V20 em Português?

Criado por jrmariano · 22 postagens

jrmariano

O Eddy Webb da White Wolf afirmou na sua última reunião semanal: ‎"Starting to discuss translation rights for V20 with publishing companies that want to print translated versions. (France, Spain, Italy, Germany, maybe Portugal, maybe Brazil)"

É verdade que é apenas o início das conversações mas seria excelente haver uma edição em português (e talvez nos dois países em vez de apenas no Brasil). :) 

Carlos_Leal

A Maria do Carmo Zanini, responsável pela linha do Mundo das Trevas da Devir já manifestou o interesse de traduzir essa obra prima para o nosso idioma, mas depende principalmente da liberação da White-Wolf. 

Ceoris

Tenho certeza que tenho no mínimo 90% do conteúdo dessa bíblia espalhados em meus livros. Mas compraria com certeza se a devir traduzir.

Velkan

To mega afim de comprar, algué sabe onde tá vendendo na net?

HaroldoNVU

Idriell, você pode comprar o pdf ou encomendar a impressão no http://rpg.drivethrustuff.com/

E
u acredito que a Devir irá traduzi-lo sim, especialmente agora que a Onyx Path está trazendo de volta o Mundo das Trevas Clássico e receio que essa seja o prego final no caixão do Mundo das Trevas atual aqui no Brasil. O jogo não pegou aqui, a Devir escolheu mal os suplementos pra publicar e divulgou menos ainda. Com sorte ela ainda publica os 2 livros que anunciou e fica nisso.

No entanto eu acho que a Devir devo publicar todos os básicos da linha 20 Anos. Eu seguirei com o Mundo das Trevas atual e devo só comprar esses por coleção e apoio a indústria nacional.

Velkan

o.O sério??

Acho que vou aguardar um pouquito.

Tu curtiu esse novo Mundo das Trevas?

HaroldoNVU

oh, bastante, tem sido meu jogo principal desde o fim de 2005, embora eu preciso descontar uns 4 anos e meio que fiquei parado. Acho que no início eu tive a mesma reunião da maioria quando li superficialmente o novo Vampiro: "Uh, que droga, Ventrue doido com animalismo!"

Foi só quando saiu Forsaken que tive a chance de ler melhor e apesar de Lobisomem: o Apocalipse ter sido meu jogo favorito da linha clássica eu apreciei o novo e passei a aceitá-lo como um jogo diferente nos seus próprios méritos ao invés de uma adaptação do antigo. Aí voltei pra ler Requiem, dessa vez inteiro e vi que a razão de eu não ter gostado dele era pensar como uma versão ruim de Vampiro: a Máscara ao invés de um novo jogo, comparação que o jogo meio que convida por ser tão parecido e usar muitos dos nomes e mecânicas do outro.

Aí finalmente li o módulo básico de World of Darkness e me apaixonei pelo sistema novo e obsevar as caracteristicas dos jogos como a modularidade, a padronização, a preferência pelo mistério e o abandono da metatrama.

Velkan

Vish .. então vou me dedicar a ler com mais carinho.

Digamos que pelo fato de a maioria ter repudiado o Réquiem de tal orma, aderi isso para mim. Comprei o Destituídos e ninguém joga no meu grupo .. alegam que o Apocalipse é 1000vzs melhor.

 

Quanto ao World of Darkness ainda não vi, nas livrarias aqui não encontrei e tals.

HaroldoNVU

o Módulo básico de Mundo das Trevas tá meio que dificil de achar por aí, espero que a Devir lance mais uma tiragem, mas caçando na internet você acha. Réquiem é bem parecido com a Máscara na minha opinião, você vai ver muita coisa similar com nomes diferentes e coisas de nome igual mas que não são as mesmas. Apocalipse em comparação é bem diferente de Destituídos, principalmente os antagonistas principais. Acho que todos são jogos bons, a diferença é mais questão de gosto.

btw, que legal que você comprou Destituídos.

Carlos_Leal

Cara realmente é um outro jogo, e o livro básico do novo MUNDO DAS TREVAS realmente é EXCELENTE e eu tb já joguei bastante. Mas gosto de jogar o novo World of Darkness com MORTAIS!! Pra mim os mortais são a estrela do novo Mundo das Trevas, os outros eu acho legal apenas como antagonistas. A linha "básica" pra mim é a melhor. O clima de mistério dá um ar especial pra linha do NWoD, tem um "quê" de Arquivo X misturado com suspense policial e investigação. Dá inclusive para se narrar crônicas sem nenhum elemento sobrenatural, apenas com enfoque em terror psicológico e serial killers por exemplo. 

 

Mas quando o assunto são Vampiros, Lobisomens, Magos e Changelings, eu prefiro o Mundo das Trevas Clássico. Mas claro, são jogos e cenários diferentes, com climas diferentes.

HaroldoNVU

@Iriell conversei com um amigo meu que tem uma loja de RPG e Boardgames e segundo ele a Devir tá soltando uma nova tiragem do módulo básico de Mundo das Trevas no fim de setembro.

@Carlos_Leal pois é, eu mesmo sinto falta da linha medieval Dark Ages. Se relançarem é possível que eu adote realmente. Dark Ages: Vampire só não foi o meu jogo principal há uma decada atrás porque eu jogava com um pessoal com muita preguiça de ler e eu só toparia narrar pra uma galera que fizesse um pouco de esforço pra estudar um pouco a história do período entre sessões. Sim, chato assumido. :P 

Carlos_Leal

Harold eu gosto bastante da inha Dark Ages do Mundo das Trevas Clássico. E concordo com vc, o Narrador preparar toda a crônica e os jogadores não se esforçarem o mínimo pra conhecer o cenário é brabo.

Velkan

Sério Haroldo? *--*

Oh God .. eu quero, eu quero !

Zender

A segunda tiragem do livro básico ja do Nwod ja esta a venda na internet

HaroldoNVU

Excelente. Eu fiz o teste ontem e consegui comprar um na Cultura. O meu módulo basico da primeira tiragem tá bem surrado, vou deixá-lo só pra levar pra mesa mesmo.

ZhyZhak

A Devir editora é perto (apenas um metro) e depois de anos... longe da wYRM como chamamos a loja.... voltei la e realmente como as coisas mudam...

Bom isso nao vem ao caso, uma duvida que tenho é essa serie de 20 anos, Vampiro 20 anos, Lobisomen 20 anos e etc... vai usar qual sistema? o Storytelling ou o Storyteller? se for o Storyteller vai ser o maior tiro no pé de todos os tempos no RPG.

 

Eu mesmo tenho todos os livros de Lobisomen o Apocalipse da 1-2ª edição lançados no Brasil, pra que vou comprar esses novos? apenas pelo desenho?

 

 

 

HaroldoNVU

Eles usam Storyteller do Dark Ages revisado. Hoje alguém comentou o mesmo comigo e o que eu respondi foi o seguinte: Não acho que erraram. Desde o começo do desenvolvimento a edição de 20 anos eles estiveram em contato com a comunidade e usaram o feedback deles pra construir o hoje. O Mundo das Trevas Clássico segue com Storyteller porque a maioria dos jogadores quis assim. Tem muita gente que sentia falta de Natureza/Comportamento, de não ter um sistema de Moralidade/Humanidade em jogos como Mago, que gostava da separação entre Antecedentes e Vantagens, que gostavam das Desvantagens dando pontos na criação, das ações múltiplas, etc. Eu não sou um deles, eu considero a maioria dessas mudanças um retrocesso, mas eles essencialmente fizeram o que a comunidade ditou.

 

Quando ao apelo para comprar realmente vai de cada um. O V20 é um livro novo, não é só um catadão de informação de livros básicos e suplementos. As regras foram revisadas, o feedback dos jogadores foi incorporado, além de retornar a impressão um livro um jogo que passou mais de meia década sem tiragem. Você pode perfeitamente continuar a jogar com seus livros 2ª edição no entanto, a essencia do jogo é a mesma, mas definitivamente há mercado pra edições novas.

ZhyZhak

Concordo com voce, em certo ponto

Escutar os fãs acho legal, porem isso deve ser muito dozado.

O que interessou muito nesse sistema novo foi o sistema de combate é INCRIVEL, (vc faz um teste de "ataque" e nesse um teste, voce vê acerto,esquiva,dano e absorção) no antigo era um teste de  ataque, um teste de  esquiva,um teste de dano e um teste de  absorção, ou seja 4 testes para um unico golpe... uma luta inteira demorava uma eternidade, isso se fosse 1 contra 1, no caso de Lobisomem que é o jogo que sempre narrei , uma batalha de alcatéia.... pela força de GAIA.... tinha que ter saco.

 

HaroldoNVU

Nem me fale, eu odiava o sistema de combate antigo, em Lobisomem especialmente que você citou em que todo mundo fazia ações múltiplas seja por divisão das grandes paradas de dado (outro sistema que detestava) ou por uso de fúria. 

O sistema apresentado no V20 é basicamente aquele que a gente já conhece:

fase 1 - iniciativa: Todo mundo rola iniciativa e declara as ações na ordem inversa. Nesse estágio se declara tudo que vai fazer, inclusive ações múltiplas e defensivas. Os jogadores podem abortar ações ofensivas declaradas e substituir por uma defensiva mas isso exige um teste de Força de Vontade ou gasto de ponto de Força de Vontade. Primeiro fecha o turno da primeira ação de todos, aí faz a "volta" e começa as segundas ações de quem declarou ações múltiplas. Aí terceiras, quartas, etc...

fase 2 - ataque: rolagens de ataque e defesa pra quem declarou. 

fase 3 - resolução: dano e absorção. O narrador descreve o resultado. 

É desajeitado e primitivo comparado com o combate do Storytelling, seja qual for sua opinião sobre o resto do sistema. É desnecessariamente complicado e praticamente implora ser adaptado com houserules no momento em que o jogador lê. Uma que eu gosto de sugerir é que pra ataque/defesa e dano/absorção se faça uma rolagem apenas. Como Ataque e defesa são a mesma dificuldade em situações normais (6) então a rolar 8 dados contra 5 é a mesma coisa que rolar 3 dados apenas. No entanto pra isso funcionar eu sugeriria eliminar a regra de falha crítica para rolagens de ataque. 

ZhyZhak

Humm entendi,

 

Nossa eles mesmo com os fãs ajudando, ainda vão fazer um novo livro usando o sistema antigo de combate? GAIA tenha piedade...

 

Entao na mesa onde narro fazemos cada teste, por que... no caso de uma falha critica no ataque, a situação muda completamente, e o cara pode se dar mal, e o combate muda de rumo (geralmente se encerra mais rapido) entao sim, eu torço para uma falha critica em combates.

 

Poxa realmente agora me desmotivou total a comprar esse livro novo, isso se ele for lançado aqui né, RPG hoje em dia esta tão fraco. eu tento manter a chama acesa com meu pessoal, mais realmente é dificil

 

Falando nisso vamos jogar Demonio a Queda sabado, se tiver interesse esta convidado.

 

mudando de cerveja para cachaça, esse lobisomen novo, acho que não pegou pq no Apocalipse a galera se acostumou a ser os paladinos de GAIA, os defensores e bla bla bla, nesse novo voce meio que luta por voce e sua alcateia, no maximo... ou seja vc nao luta mais por uma entidade "superior".

 

Mais no final é questao de costume mesmo.

HaroldoNVU

"Nossa eles mesmo com os fãs ajudando, ainda vão fazer um novo livro usando o sistema antigo de combate? GAIA tenha piedade..."

Como disse antes, eles acataram a voz do público. Se o pessoal que se manifestou não teve interesse em mudar de sistema, seja por qual for a razão, acho que era o jeito. Eu comprei por curiosidade, mas dificilmente usarei como narrador. Sigo com o (novo) Mundo das Trevas.

"mudando de cerveja para cachaça, esse lobisomen novo, acho que não pegou pq no Apocalipse a galera se acostumou a ser os paladinos de GAIA, os defensores e bla bla bla, nesse novo voce meio que luta por voce e sua alcateia, no maximo... ou seja vc nao luta mais por uma entidade 'superior'."

Em o Destiuídos eles mantem o equilíbrio entre o mundo físico e o mundo dos espíritos. É o tema principal, mas há outros secundários. Como fã de Apocalipse eu considero Destituídos um jogo no mínimo tão bom quanto.

ZhyZhak

Como fã eu tambem gostei, porem na hora de narrar percebi que os jogadores ficam procurando algo pelo que lutar....

Nessa hora que acho que fã pode atrapalhar as coisas.