Como a sociedade Brasileira vê o RPG atualmente!?

Criado por Slambrer · 12 postagens

Slambrer

Olá Galera! Gostaria de saber a opinião do pessoal a respeito de como a sociedade vê o jogo de RPG, ou seja como vocês entendem a opinião daqueles que não participam e tem preconceito com relação ao mesmo? Claro, como os jogadores vem este magnífico jogo!

Velkan

Foi um sacrifício convencer a minha mãe no início de que eu não ia para um cemitério perturbar a paz de alguma cova, ou que eu não faria ou deixariam fazer comigo algum ritual satânico.
Sem falar na famosa idéia de Jerico que acham que RPG é coisa de criança.
- Atualizado em

Slambrer

Entendo. Aqui to passando maior barra. Todos os leigo vem como uma brincadeira de criança, que ficam no ridicularizando, mas porque todos pelo que vejo tem suas mentes fechadas.
- Atualizado em

Velkan

Acho que já foi pior, bom .. pelo menos aqui.
Agora estão abrindo um pouco mais a mente para ver que é um hobby, um lazer nosso, algo de divertimento e afins.
Antes era mais tenso, era visto como 'arte do demônio', jogos das trevas e afins.
Lembro-me dos tempos em que quase queimaram meu deck de Yu-Gi-OH, por causa das doideiras de alguns, Espero que com o tempo isso passe!
O que está acontecendo por aí Slamber?? Tão achando que tu vai sacrificar alguém??

Slambrer

Nada demais, ou que eu não possa resolver. Sacrificar alguém sempre tem que ter, mas na imaginação mano, na historia. Meu grilo é que vou tentar levar o hobby para um lugar publico, o de pensar ja fico com receio. Por isso a questão, para eu visualizar melhor o âmbito brasileiro que esta inserido o RPG. E claro a dificuldade que o pessoal está passando.

Velkan

Po, tudo depende de como você mostra seu hobby em público.
Eu jogo em um lugar super aberto, no meio de todos, e tipo .. jogo magic e depois rpg.
É no meio de uma Vila Olímpica, todos dali já se adaptaram conosco, estamos ali há mais de 5 anos .. aí eles já sentaram por perto, perguntaram se era pokemon ou algo assim. kkkkkkkkkkkkk

Malphus

Acho que alguns eventos poderiam ajudar.

Tem um camarada aqui da UFES que fez mestrado de psicologia em cima de jogos e aprendizagem, mais especificamente, sobre RPG e aprendizagem. No evento do "Dia D do RPG" a alguns anos atrás, ele foi convidado a palestrar para o público do evento na cidade de Vitória. Foi uma palestra muito bacana, com uma abordagem técnica sobre o assunto. Penso que essa é uma boa forma de apresentar o RPG com seriedade.

Recentemente ouvi alguma coisa referente ao efeito terapêutico do RPG. Mas não procurei saber exatamente como funciona a abordagem. Mas procurando um pouco, achei um blog aqui da faculdade onde estudei psicologia, e tem alguma coisa a respeito, vejam só:

http://grupoludens.blogspot.com.br/2012/07/rpg-e-psicoterapia-carlos-fagundes.html

- Atualizado em

Malphus

Aqui no blog "rpg acadêmico" tem uma lista enorme de dissertações de mestrado e pesquisas envolvendo o RPG. É bom ter em vista este tipo de pesquisa se você pretende/costuma realizar eventos ou envolver o RPG com educação, psicologia, criação literária e outras áreas.

http://rpgacademico.blogspot.com.br

Malphus

Estes dias eu vi um vídeo chamado 'O que é RPG?' que foi feito pelo site 'Só não pode tirar um', e achei bem bacana. Isso me fez pensar o seguinte: Sempre que alguém faz a dita pergunta "O que é RPG?", seja para um mestre ou jogador, dificilmente se consegue explicar exatamente como funciona o jogo, a não ser que a pessoa esteja assistindo uma sessão no exato momento.

O vídeo é ótimo, muito ilustrativo! É uma coisa simples, explica perfeitamente as noções básicas de um RPG. Acho que precisamos de mais recursos deste tipo, que inclusive podem ser usados em eventos. Infelizmente as editoras de RPG investem muito pouco neste tipo de 'propaganda' (pois é disso que se trata para eles), o que acaba deixando todo o processo de divulgação a cargo dos próprios jogadores. É nesse ponto que a coisa complica, pois um vídeo como esse não surge sem uma boa dedicação de tempo e habilidade com os programas de edição de vídeo e áudio. 






Slambrer

TBM ACHO MANO! AQUI É A COISA MAIS DIFÍCIL DE SE ENCONTRAR, JOGADOR DE RPG. ACHO DIAMANTE MAS NÃO JOGADORES. MAS ACHO QUE O BRASIL EVOLUIRÁ. E O MOVIMENTO FICARA MAIS E MAIS FORTE. AFINAL A INTERNET ORA OU OUTRA CANSA! RPG NÃO! QUE NIMB ROLE ME BONS DADOS! E QUE KHALMIR SEJA JUSTO.

Malphus

Nesse caso - não tendo jogadores em sua cidade - acho que é mais fácil encontrar prováveis novos jogadores em outros círculos sociais. Se vc conhece pessoas que gostam de quadrinhos, mangás, animes, jogos de tabuleiro, Jogos de videogame, MMO's, e até alguns seriados como The Vampire Diaries e True Blood, podem servir de motivação pra algumas pessoas queiram participar de um jogo.

Se vc quer arranjar jogadores, a minha dica é essa: Encontre um grupo de pessoas que tenha algum dos hábitos que listei à cima, e apresente a proposta de jogo com o tema que eles já estão familiarizados. Vale ressaltar que novos jogadores raramente estão dispostos a ler as 300pg de um WoD pra começar um jogo, então prepare-se para fazer a maior parte do trabalho - incluindo boa parte da ficha, mas não toda ela - e então parta logo pra parte do jogo que eles devem mais gostar, evitando a parte chata e monótona que costumam fazer parte dos inícios de crônica. Crônica que anda de vagar é pra jogador experiente, que sabe que a cobra vai fumar no final e tem paciência, jogadores novatos ainda estão avaliando se vale ou não a pena perder seu tempo com o jogo e por isso vc precisa apresentar algo que eles realmente gostem.

É isso...
- Atualizado em

Slambrer

É devagar e sempre! To vendo aqui, já com com uma segunda mesa, mesmo a primeira estando desativada! Mas confesso que tudo conspira contra, tempo, lugar, as vzs dinheiro. Mas  te falo que nunca desisto man. Para eu colocar um papel na mesa e narrar um cronica demorou 1 ano e 2 meses (na segunda mesa 3 anos). Que retorno mais lento vc diria. Sim e não, mas o que importa agora é que to jogando e me divertindo. Quanto a maior parte do serviço, acho que todo narrador sofre com isso, hehehe, até levantei a um tempo atras sobre " bons narradores são bons jogadores ". Pq quando tu passa a narrar seja la o que for, tu ve o trabalho que dá entao na hora que muda de panorama, vc le 300 paginas, faz a ficha e ainda corrigi o mestre hehehe! Mas aqui é assim teve um ápice em 2002 + ou - e agora só existe centelhas de rpg.


- Atualizado em