Trazendo novos Jogadores a sua mesa.

Criado por Malphus · 1 postagens

Malphus

Acredito que esse tema seja muito pertinente. 

Não é incomum que as pessoas nos perguntem 'O que é RPG?', e também não é infrequente que nossas explicações sobre o tema sejam insuficientes para esclarecer o novo jogador. As vezes, dispomos de recursos que nos ajudam a esclarecer os novatos, como o vídeo feito pelo pessoal do blog 'Só não pode tirar um', e outras vezes ainda podemos contar com hábitos do novo jogador - jogos de tabuleiro, videogame, MMO - que lhe facilitam muito na hora de oferecermos uma boa explicação. 

Mas... Como tratar os jogadores iniciantes? A primeira ficha o jogador nunca esquece, mas deve ser algo trabalhoso ou divertido? Como controlar a mesa de jogo a ponto de ir esclarecendo o iniciante a respeito das regras e acontecimentos? Como orientar as rolagem de dados e a interpretação? 

Os anos vão passando, 'Vamos ficando cada vez mais experientes e quanto mais experientes ficamos, menos jogamos', é esta frase que inicia um dos Podcast's do Vozes da Terceira Terra, sobre o tema: Pacificando os Selvagens (escute o áudio para entender melhor a discussão que vamos inciar no tópico). O Podcast discute a ocasião - tão comum - em que grupos experientes precisam trazer novos jogadores a sua mesa.

Estas entre outras questões ocupam o ponto central do tópico que estou iniciando - onde a troca de ideias deve ser orientada, de preferência, para o tema dos 'novos jogadores' no Storytelling do Mundo das Trevas.