Novos lançamentos no Brasil

Criado por Marcinho · 21 postagens

Marcinho

Pessoal, queremos saber como está o interesse da comunidade nos títulos, então hoje, dentre os títulos abaixo, quais os dois que vocês gostariam de ver traduzidos e lançados aqui no Brasil?

01 - As Crônicas do Deus Máquina
02 - Vampiro o Réquiem (2ed)
03 - Lobisomem os Destituídos (2ed)
04 - Mago o Despertar (2ed)
05 - Changeling os Perdidos (2ed)
06 - Hunter the Vigil
07 - Geist the Sin-Eaters
08 - Mummy the Curse
09 - Demon the Descent
10 - Promethean the Created
11 - ou mesmo Lobisomem o Apocalipse (edição 20 anos)

Drakon

Eu mesmo creio que seria importante lançar As crônicas do Deus Máquina e ficaria em duvida entre Hunter e Geist e Promethean.

Mas com certeza seria ideal primeiro traduzir aquilo que faltou e só depois trazer material novo ao mercado.

Rodrigo_Ragabash

Também priorizaria a segunda edição do Mundo das Trevas, contendo A Crônica do Deus Máquina. Os demais em seguida seguiriam os lançamentos de segunda edição dos demais livros de seres sobrenaturais.

Marcinho

A gente ficou com aquele sentimento de que falta alguma coisa nos lançamentos que vieram aqui pra gente. E ficou faltando mesmo.
Fizemos essa enquete porque pretendemos usar para apresentar às possíveis eidtoras que se interessem em lançar eles por aqui. Por isso seria bom que além da opinião de vocês como texto, também deixassem objetivamente os dois títulos :)

Drakon

Bem eu vou argumentar para a Crônica que ele traz atualização de regras necessárias que deixam o jogo mais divertido e interpretativo. E da linha antiga então eu ficaria inicialmente com Hunter que oferece um jogo interessante. O ideal seria lançar os cenarios da primeira edição e depois da segunda para que todos tivesse umaaior riqueza de cenário.

Rodrigo_Ragabash

Assim como o Drakon, também ficaria com a Segunda Edição contendo a Crônica do Deus-Máquina como o primeiro livro.
Já o segundo poderia ser feito uma espécie de votação para decidir qual jogo de ser sobrenatural seria o mais desejado.

Nicolas_Salermo

Hunter The Vigil e Demon The Descent.
Nada contra Crônicas do Deus Máquina, mas acho complicado traduzir um material da segunda edição sendo que os demais da primeira continuam em inglês.

Rodrigo_Ragabash, essa votação está sendo feita agora. hehe

Rodrigo_Ragabash

Nicolas, os jogos que ainda não foram traduzidos ainda são com as regras da 1ª edição do Mundo das Trevas. Como já existe uma nova edição com atualizações de regras, não acho muito viável investir em jogos com regras que foram deixadas para trás.

Quanto ao Demon: The Descent, ele foi lançado usando a atualização de regras da Segunda Edição de Mundo das Trevas, o que reforça a escolha de publicação da Segunda Edição.

Quanto à votação, de fato Nicolas, não raciocinei direito. Sendo assim, tenho duas escolhas: Mundo das Trevas 2ª Edição + Vampiro: O Réquiem 2ª Edição, considerando a sequência de lançamentos; ou Mundo das Trevas 2ª Edição + Changeling: Os Perdidos, considerando meu gosto pessoal e que a segunda edição de Changeling já está em desenvolvimento e logo estará disponível.

Nicolas_Salermo

Acabei errando também ao escolher Demon The Descent por ser da segunda edição. Entãããoo ...
Hunter The Vigil e Geist The Sin-Eaters são minhas escolhas. 

Entendo que a segunda edição veio para "retirar" a primeira edição do foco, e até concordo com isso apesar de não ter lido a segunda edição justamente por estar em inglês. Mas se formos seguir para segunda edição acredito que ficaremos como no Antigo WoD com somente as criaturas principais traduzidas e aguardando alguns anos para a atualização das demais. Por isso que insistindo na veiculação nacional da primeira edição. 
Além de ser mais simples haveria mais material traduzido para novos jogadores.


- Atualizado em

Drakon

A possivel solução seria ir lançando o material da segunda edição e para as criaturas que nao foram lançandas ainda da primeira lançar da primeira e depois da segunda

Nicolas_Salermo

Mas qual seria a prioridade?
Terminar o "básico" da segunda edição ou finalizar a primeira edição?

Drakon

Eu ficaria com a segunda edição, creio que a Onyx não anunciou se ia atualizar o geist e o hunter e mummy. O que se tem de informação de atualização para segunda edição é o vampire, werewolf, mage, promethean e changeling. Eu preferiria que lançassem primeiro toda a segunda edição e lançassem as criaturas que não recebessem uma segunda edição. Se houvesse interesse talvez pudessem lançar também da primeira.

Marcinho

Eu sou adepto de lançar logo de primeira o God Machine, que é o básico da 2ed. Depois lançar algum da primeira que a Onyx não anunciou para a 2ed, como Hunter. Porque? Primeiro que mesmo querendo o trio vampiro/lobo/mago a gente já viu esses livros até enjoar. Então porque não lançar algo novo? Daria mais gás para os próximos lançamentos

Marcinho

Também existe um detalhe, o livro básico da 2ed ainda NÃO foi lançado. Não é o Cronicas!!! No site da Onyx diz claramente:

If this sounds interesting to you, head over to our DriveThruRPG storefront to get World of Darkness Rulebook and The God-Machine Chronicle. Full second edition rulebook coming soon!

danielsdh

Bem, se for pra lançar a segunda edição, acho que seria necessário percorrer o esquema padrão de lançamento. Começando com o básico (que eu acho que venderia muito pouco, visto que não é mais estritamente necessário) para, em seguida, lançar as três linhas principais (Vampiro, Lobisomem e Mago), para então lançar as outras linhas.
Porém, eu preferiria que fossem lançados algumas linhas da primeira edição que foram esquecidas. Eu, particularmente, votaria em Hunter: the Vigil Promethean: the Created, pois os dois jogos foram muito bem recebidos por crítica e público, e apresentaram muitas novidades para o sistema e cenário. Além deles, existem alguns livros da "linha azul" que também mereciam ter sua versão traduzida. Caso dos Second Sight Armory, que chegaram a ser anunciados, e do Book of Spirits que apresenta um material precioso para todas as linhas do Mundo das Trevas.

Não sei se mais alguém compartilha da minha opinião, mas o que percebo nessa segunda edição é que apesar do aperfeiçoamento do sistema (e isso é algo que não se pode negar) os livros estão com um texto muito fraco. Acho que priorizaram demais a mecânica do jogo e esqueceram de dar uma profundidade ao texto. Quer dizer, é só comparar os contos introdutórios e mini-contos entre capítulos das duas edições para perceber isso. Ainda é cedo para falar, pois o "livro básico" da segunda edição ainda nem foi lançado. Mas ainda não vi na edição atual um livro com um texto tão bom quanto o básico da primeira edição. Aquele é um livro que dá prazer de ler, e os mini contos para ambientação do cenário são melhores do que muitas creepypastas que existem espalhadas pela internet.

Nicolas_Salermo

Ainda não li nenhum livro da 2º edição Danielsdh, mas com certeza a ambientação proposta no livro básico da 1º edição foi excepcional. Fiquei muito surpreso em ler esse tipo de coisa quando comecei a jogar o NWoD, já que no OWoD a ambientação parecia mais um horror para iniciantes com seu baixo poder e um jogo de super-herois para os que tem muito xp. Agora independente de "qual nível" esteja, o clima e o tema do jogo sempre ficou bem implícito e determinado. 
O NWoD transformou o Mundo das Trevas no que ele deveria ser, e os contos fazem isso para que nós entendamos de melhor forma. Caso o livro básico da 2º edição não tenha essa ambientação, acredito que o 1º ainda será usado pelo menos para essa finalidade. 
Com relação a 2º edição cheguei a ver muitas regras, mas não todas. Sei que aperfeiçoaram o sistema para algo melhor, mas a adição de regras pra mim não foi uma boa escolha. Pretendo jogar a 1º edição por um bom tempo ainda.

Marcinho

Como eu tinha dito antes, a verdadeira intenção desse tópico é ver a opinião da galera como uma pesquisa para mostrar o que deveria ser lançado primeiro aqui no Brasil. Vocês sabem, estamos entrando em contato com possíveis substitutas da antiga editora que lançava os títulos por aqui, e uma delas está bem promissora.
Claro, sabemos também que a movimentação aqui não é tão grande a ponto de dar uma amostragem satisfatória em termos de pesquisa. Então fizemos também lá na comunidade do facebook uma prévia de pesquisa. Usamos uma ferramenta experimental que permite poucos votos, pra teste e o resultado parcial está na foto abaixo.
Malphus deu a ideia de reformularmos a pesquisa e vamos soltá-la essa semana ainda.



Marcinho

Pronto galera. Aprontamos a pesquisa. Agora é com vocês.
O link está nesse Zine https://mundodastrevas.com/zines/pesquisa/posts/link

Rodrigo_Ragabash

Peço permissão para estender essa pesquisa à comunidade do Portal RPG Pará. Temos um grupo interessado em poder participar nesse processo.

Marcinho

Rodrigo, tem toda permissão. A ideia é essa mesmo de compartilhar a pesquisa. Quanto mais gente participar, maior vai ser o número base para relatarmos à editora interessada.

Fernando_Bondan

Demon the Descent! Eu acho que na verdade, o melhor ao invés de lançarem as segundas edições, seria lançarem todos os outros títulos que ainda não foram publicados da primeira edição. kk