Narrador Novato

Criado por Pumba3d · 18 postagens

Pumba3d

Iae glr, jogo rpg já faz um tempo e nunca tive a oportunidade de narrar. Sempre me interessei pelo universo de WOD, mas nunca pude jogar. Narrar uma campanha nesse universo é muito difícil ? Gostaria de narrar no novo mundo das trevas.

tuelho

talvez seja melhor começar com aquelas aventuras prontas que vem no site da devir só para pegar o clima

Pumba3d

Poderia me manda algumas ?

Mestre

Fala pessoal,
Seguinte, sugiro que antes de narrar você leia os livros básicos da linha como o God-Machine e algum específico de linha que queira seguir; quanto as aventuras prontas não estão mais no site da Devir, mas se quiser posso mandar por e-mail, é só me enviar o seu...ah! E a história pronta são para os 1ª Ed., uma vez que para os da linha CofD não existem ainda histórias escritas prontas.

MDSS

@Pumba3d: o sistema é bem simples e intuitivo (é fácil até de improvisar lançamento de dados pra coisas loucas que os jogadores queiram fazer), no entanto, aviso: cuidado com sua primeira aventura, para não perder o foco! minha primeira narrativa eu tava tão empolgado pra explorar as várias possibilidades do cenário (ainda no antigo mundo das trevas) que comecei um grupo de vampiros na resistência francesa da 2ª guerra, e acabei com um lobisomem, 2 Mokoles (dragão) e um demônio caçando nazistas de Paris a Berlim (obviamente, a campanha não durou muito, já que perdeu completamente o nexo).

Escolha o tipo de história que você quer narrar (lembra que se for pra fazer super herói é pra abordar de um jeito mais "kick-ass" do que "avengers" pela maneira como o sistema funciona, os personagens não são super-heróis voando por ai espancando hordas de vilões com seus poderes) e então escolha o tipo de criatura que você quer ver protagonizar aquela história, e somente um tipo. (lembre-se que humanos são sempre uma possibilidade interessante, nem tudo precisa acontecer ao redor de vampiros, lobisomens, magos etc) e atenha-se ao que escolheu, se se empolgar de mais com novos conteúdos e tentar misturá-los no cenário, ou ceder de mais as vontades dos jogadores de jogar com espécie X, Y ou Z numa crônica para outra criatura, vai dar ruim.

Dica final: Não comece, sob hipotese alguma, com um jogo de Mago. Deixe uma eventual Crônica de mago pra lá da sua 10ª crônica. E depois de reler o livro umas 20 vezes, ao longo de 5 anos. Sério, até hoje tem coisa que eu não entendo do livro do mago que as vezes eu dou uma relida em certos trechos e penso "aaaahhhh, então era isso... agora sim, isso faz mais sentido". Talvez seja melhor ignorar por completo o cenário de mago, a não ser que você queira adaptar uma ou outra coisa prum cenário que seus jogadores (e você mesmo) não precisem dedicar mais tempos que dedicariam a uma tese de doutorado pra entender.

Nicolas_Salermo

Ótima dica MDSS sobre Mago: O Despertar! kkkkkkkkkkkk
Minha primeira história envolvia 4 jogadores: 3 aceitaram serem hunter, mas 1 deles quis ser Mago. Achei na minha ingenuidade que daria pra adaptar tranquilamente. Que cagada ! kkkk
A mesa não durou. hehe 

Pumba3d, o sistema é bem simples até certo ponto. Se vc quiser começar devagar, leia o livro básico (1º edição) ou o God-Machine Chronicles ("básico" 2° edição). A 2° edição tem tudo da primeira com algumas adições interessantes. E comece com todos eles humanos pra você se acostumar com o sistema e eles também. Mesmo que todos já tenham escolhido a criatura sobrenatural a se jogar, faça a transformação deles em jogo, pois vai ajudar na evolução do jogo, na interpretação dos personagens e principalmente no aprendizado das regras!
Boa sorte ! =D

dgconti

as aventuras que estavam no site da devir eram apenas a 1ª de algo maior, se vc souber inglês no site do drivethrurpg tem esses pdf de graça e comletos.

Pumba3d

Muito obrigado glr, vou começar com algo bem simples como zumbis. O cenário é bem definido, todos serão humanos e o roleplay é mais o foco da história. Agora é se acostumar como sistema...

Nicolas_Salermo

O sistema em si é simples, com algumas coisas um pouco mais complicadas que nunca havíamos visto como a Moralidade, mas é fácil se acostumar. 
Eu mesmo comecei com histórias de zumbi tb. kkkkkkkk 
Se quiser compartilha conosco da comunidade com um Zine sobre sua aventura!
Boa sorte ! 

Pumba3d

Alguém sabe onde posso conseguir mapas de cidades atuais para usar no rpg ? cidades pequenas e tal. Existe algum material pra isso ?

MDSS

olha, quando eu precisava eu ia no google maps e printava mesmo... fora isso eu acho que talvez sites de prefeituras talvez tenham. Mas se tratando de cidades pequenas... talvez a prefeitura nem tenha site XP

MDSS

ps: se for fazer história de zumbi, sugiro fortemente pegar pesado com a moralidade. Se for só um jogo repetitivo de "caramba um zumbi, vamos correr/bater"->pegar o loot pra se manter vivo-> próxima seção, os jogadores vão enjoar rápido de lançar dado (nesse caso seria melhor jogar zombicide, apesar de mais caro), o sistema vai brilhar se você cobrar testes de moralidade quando a pessoa tiver que atirar num familiar transformado, quando tiver que pensar se mata alguém vivo pra sobreviver ou não, ou até mesmo quando forem atormentados pelo incessante gemido dos mortos, e não se esqueça dos testes de degeneração, sempre que perderem moralidade podem acabar adquirindo uma perturbação. Adicionar terror psicológico no cenário só torna as coisas num cenário de zumbis :) "e ai, o que é mais importante pra você, sua moralidade, ou seus suprimentos?" - pergunta o narrador ao jogador cujo personagem foi passar em casa pra pegar uns enlatados e deu de cara com os pais zumbificados.
Ah, claro, não cometa o erro de botar personagens sem família ou amigos em jogo, o maior temor (depois de ser comido vivo) de qualquer um num apocalipse zumbi é ter aqueles com que se importa devorados vivos.

Nicolas_Salermo

Cara, tem um suplemento de Vampiro: O Réquiem que se chama Damnation City !
Acho que não foi traduzido, mas esse suplemento serve para criar cidades e bairros para jogos de VoR e qualquer outro do Mundo/Crônicas das Trevas! 
Acho que vale a pena dar uma olhada !

Pumba3d

@MDSS Exatamente cara, jogo com meus amigos faz um tempo já e eles só querem saber de dano, itens fortes e tal. O objetivo dessa crônica é estimular a interpretação deles colocando esses tipos de situações.
 Eu gostaria de usar meu estado como mapa pra campanha, só quem uma realidade diferente. Penso num Brasil dividido em 3 regimes diferentes após uma guerra civil, República do Norte(norte e nordeste), Estado Democrata Brasileiro(centro-oeste e sudeste) e República Parlamentar do Sul. A campanha se passaria na república do norte à alguns anos mais a frente onde toda a região seria mais desenvolvida e haveria pobreza em poucas cidades. Num determinado momento desse período, surgiria um virus que atuaria nas regiões portuárias da região do CEARA e dae começaria o apocalipse. Os jogadores partiriam de uma viagem de navio para essa região e no tempo que estivessem em alto mar, começariam os surtos da doença. quando eles chegassem em terrra firme, tudo já estaria desolado.
Acham que isso é uma boa premissa pra a aventura ?


- Atualizado em

Pumba3d

Tava pesquisando os mapas aqui e lembrei que a região aqui do ceará é muito limitada quanto a clima, Quero explorar o máximo dos personagens e com essas limitações n dá

MDSS

é uma boa, mas, a quanta informação eles teriam acesso no navio? se eles acreditarem que ta acabando o mundo e conseguirem dar um jeito de convencer outros passageiros/tripulantes disso (talvez quando tivessem a costa a vista e vissem tudo arrasado), possam simplesmente ficar no navio e ir pra outro lugar, sem nem parar no porto (a não ser que também tenha infectados a bordo e eles estejam justamente tentando fugir pro porto mais próximo)

Pumba3d

@MDSS Todo o recurso no navio seria esgotado até chegar a cidade, eles n teriam combustível pra ir para outro lugar e nem comida pra ficar lá. Os jogadores teriam que sair de lá pois haverá surtos no navio, eles terão que sair com botes até a costa...