O RPG está morrendo

Criado por Razgriz · 105 postagens

Razgriz

Olá pessoas, eu raramente posto aqui, mas já havia pensado nisso a um bom tempo.

 

Todos nós aqui acho que tem mais de 20 anos (ou não?) e pelo menos pra mim e meus amigos é muito difícil de se jogar RPG. Falta de tempo, trabalho, dificuldade para se encontrar em um lugar. Essas coisas vão desanimando a gente e acabamos preferindo por ficar em casa, jogar videogame ou jantar fora, cinema etc....

O fato é:

 

O RPG está praticamente morto

Afinal de contas, ninguém compra os livros, a propaganda é muito fraca e os jovens de hoje preferem o videogame. Que é muito mais simples de se jogar.

Mas o pior de tudo na minha opinião somos nós mesmos, os players e narradores. Eu vejo mta discussão sobre narradores tiranos ou que não respeitam os jogadores e jogadores que não respeitam as histórias e os narradores. 

Eu tenho muito de "ah, ele não sabe jogar rpg, não sabe interpretar" ou "eles só pensam em hack'n slash"

Acho que no momento não se da pra pensar nisso apenas, eu estou ficando velho, a empresa que faz os livros de rpg q eu mais amo está falindo (white wolf) assim como várias outras de rpg. Eu não sei bem mas pelo menos a white wolf está cada vez mais fraca, fazendo livros apenas em pdf etc.

Acho que alguns de vocês aqui passam pela mesma coisa, então resolvi compartilhar o que eu sinto.

Tenho uma proposta q eu pretendo fazer gostaria de passar a vocês também.

O que vocês acham de cada um de nós apresentarmos RPG a um amigo nosso? Narrar uma sessão de teste, explicar o que é, como se joga, ensinar mesmo. E essa pessoa se gostar de apresentar a um outro amigo dela também, assim fazendo uma corrente.

Pode ser que não dê certo com vc ou comigo, mas se todo mundo tentar é certeza q deve ter alguém q vai gostar.

É muito triste de sermos obrigados a jogar por forum, e-mail....Eu tenho conversado com um amigo sobre RPG e pretendo tentar narrar pra ele, só um play teste, se ele se interessar, se não der certo procuro outra pessoa. O importante é jogar, independente da pessoa jogar mal ou bem, se criarmos novos jogadores talvez eles possam virar narradores e narrar suas proprias historias pra outros amigos.

A outra coisa seria comprar os livros, não comprar da devir, mas pode-se comprar diretamente do exterior, afinal não pagamos impostos por livros! Eu comprei todos os básicos de nwod e agora pretendo comprar alguns complementos de changeling mesmo tendo o pdf no computador. Não é caro, na amazon tem livros por 5 dolares.

Quem gostar da idéia e tentar pode postar suas experiências aqui, deste modo também contribuimos com a atividade do fórum, que é uma iniciativa exelente por sinal.

:) stay strong

httblyonn

Pow cara, eu discordo de ti!

Não acho que o rpg está morrendo. Nós apenas ficamos presos à falta de tempo e a pirataria influencia muito para a diminuíção nas vendas.

A velha guarda. Pessoas que vieram da primeira edição do V:tM ou do AD&D, hoje são em muitos pais de família, trabalhadores e etc. O que os obriga a deixar de lado esse hobby fantástico em prol de suas prioridades.

Qtoa  narradores/ jogadores que desprezam novatos. Isso realmente é uma pena, pois várias pessoas se afastam do rpg por conta disso (jogadores intolerantes). O pior de td, é que esses jogadores intolerantes, são os mesmos que reclamam da falta de jogadores!

Qto à sua idéia, vamos tentar sim! Inclusive eu já comecei! Com uma mesa composta por um jogador experiente e seis que nunca tinham jogado antes!!!

Vamos tentar tocar pra frente essa idéia, ela é válida. Afinal, qto mais jogadores, mais incentivo, mais mestres, mais possibilidade de jogos e etc...

No mais, parabéns pela idéia!!!

Tenho certeza que se alguns contribuírem, poderemos colher os frutos!!!

httblyonn

Quero inclusive chamar a atenção da velha guarda, que formou jogadores e principalmente mestres memoráveis. Simplesmente sensacionais. Para incentivarem essa nova geração de rpgistas a trilhar seus passos no caminho do nosso hobby mais foderástico de todos!!!

Conto com v6 meus queridos dinossauros, que viram o rpg ser criado, se espandir e chegar ao patamar que um dia atingiu!!!

P.S. Espero que tenham entendido o "queridos dinossauros" como figuras pré-históricas no rpg!!!

Aerialis

Devo concordar com Blyonn, não acho que o RPG esteja morrendo. Eu (que tenho 18 anos, mas já jogo a algum anos) atualmente mestro em 4 mesas e, um dos meus jogadores que começou a jogar nesse ano, já me pede materiais emprestados para começar a mestrar para um grupo de amigos. O Hobby pode estar realmente passando por problemas com as grandes editoras, mas ele já é sólido o suficiente para andar com as própias pernas. Afinal olha a infinidade de material que esta disponivel na internet! a WoD BR Wiki, a Wiki e a Wikia de Wod em inglês,  o /tg/ do 4chan (embora esse seja mais indicado para D&D), e diversos outros forums pela internet (incluindo esse própio) estão criando materiais constantemente para utilização grátis. Claro, os livrões de capa dura vão fazer falta, mas isso não quer dizer que o Hobby realmente está morrendo

Razgriz

Como vocês explicariam então a venda da white wolf para uma empresa de mmorpg, os complementos que só saem em PDF hoje em dia? 

Cada vez mais os jovens preferem jogar mmorpg ou videogames ao invés de rpg, não vemos mais propagandas e cada vez se ouve menos falar em rpg. Claro q RPGistas entre seus amigos falarão disso ainda, mas olhe lá fora e vc verá q o RPG tem MUITO menos força do que tinha a 8 anos atrás.

Aqui em campinas haviam duas terras médias, uma no iguatemi e uma no dom pedro, a do iguatemi fechou e a do dom pedro tem cada vez menos livros de RPG e mais bonequinhos de filmes e blu rays do crepúsculo.

 

Solido é a industria dos games, a do RPG está em decadência suprema. Pq raios as empresas pararam de imprimir livros e só vendem em pdf? É falta de dinheiro, de público para comprar etc.

Hentges

É muito fácil saber se o RPG está morrendo ou vai morrer.

A quantas pessoas vocês apresentou o jogo e para quantos novatos narrou/mestrou nos últimos seis meses?

- Atualizado em

Slambrer

Bem, eu passei e passo mais ou menos o descrito acima! Muitos rpgista da minha cidade desapareceram( fazem outra coisa) e montar um grupo de antigos amigos ficou dificil pelos horarios!! Apresentar o rpg a novos recruto soa me como uma boa ideia pois tudo começa com um "oi rpg", mas as fafilidades de games virtuais deixa o rpg um pouco de lado. É triste ver esta arte morrer que tanto nos dá entreterimento e paixão. E muita pretensão da minha parte, a maioria não gosta de ler praticamente analfabetos, como estes comprariam livros? É foda mesmo um povo inculto e ainda mais com a arte que mais parece um copo com água e um gota de óleo rpgistico!

Hastoya

Acho que o mais triste não é só ver o rpg morrer...

Mas não fazer nada para mante-lo vivo, :3 peço desculpas se estou me intrometendo no assunto afinal de contas sou novata no fórum, mas jogo rpg a quase 10 anos, começei nas fraldas quando tinha 10 anos numa mesa de D&D sistema que hoje eu não gosto mas que me abriu as portas pra esse mundo maravilhoso.

Nós jogadores e narradores tinhamos no minimo a obrigação de tentar manter essa arte viva, afinal de contas em alguns estados do pais falar em rpg é o mesmo que se preparar pra ouvir piadas idiotas como " que isso? é de comer? " ou algo do genero. Alem disso tambem queria chamar atenção para outro assunto, o machismo dentro do rpg.

Gente eu não gosto de me gabar, mas pra alguem que joga a 10 anos eu tenho conhecimentos bons e sei que tenho capacidade de ajudar e é obvio de jogar, porem sofro constantemente com um monstrinho verde chamado machismo, pense você chegar numa loja que vende livros de rpg num dia de mesas de apresentação do wod 2.0 e nenhum mestre se dignar a te aceitar na mesa, porque "rpg não é jogo de mulher" ou "você não vai entender as regras de legado de mago". Eu fiquei horrorizada e extremamente ofendida, na hora não pensei bem e dei uma aula de Legados do Mago O despertar uma vez que ja tinha os dois suplementos Legacies comprados em ingles mesmo.

Sei que talvez este não seja o topico correto, mas tambem queria mostrar esse ponto de vista, Rpg é algo a se manter vivo, e cá entre nós é uma chama de glamour ardendo no centro de toda a banalidade em que vive a nossa época e principalmente o nosso pais.

Deixo aqui meu apelo para que não só salvem o rpg, mas tambem que salvem os jogadores de rpg, que respeitem as diferenças e não julguem antes de tentar. Todos merecem uma chance quer joguem a 1 ano, 10 anos, ou nunca tenham jogado.

Deixo meu convite pra quem for de Campo Grande MS e queira jogar, aberto até aqui, sou mulher e rpgista, tenho orgulho disso e aqueles que quiserem partilhar da minha mesa, serão muito bem vindos...

Zender

parabens pra vcs q em suas cidades o rpg esta morrendo , pois na minha ja morreu ,ninguem aki joga mais , o mestre do meu grupo desanimou apos conhecer mmorpg, nao existe nenhuma loja especializada aki , e hoje eu e mais um amigo [ o ultimo apaixonado pelo hobby ] passamos os dias relembrando nossas antigas aventuras em conversas melancolicas , ''a banalidade esta tomando conta de tudo ,nem as crianças conseguem fantasiar mais'' ...moro em volta redonda

Zender

a proposito comprei o livro nwod apenas para ler e chorar de saudades...=[

httblyonn

Eu continuo achando que o rpg não está morrendo!

Falta muita paciência por parte da velha guarda em atrair a nova guarda para o jogo, o povo não compra mais pq pode baixar na net e é claro, os dias estão cada vez amis curtos.

Isso tudo influencia para dificultar nosso hobby.

Entretanto, no msn mesmo eu sempre me deparo com pessoas contando sobre crônicas, tentando arrumar mesas para jogar ou me perguntando "como é esse tal de rpg"!

Eu sempre apresento meu hobby as pessoas interessadas.

E aqui na minha cidade (Juiz de Fora) o rpg vai mto bem, mesmo sendo o D&D o sistema dominante aqui.

Quanto aos livros saírem em pdf, não creio que isso seja somente uma medida econômica desesperada de uma WW que esteja falindo.

Credio que a idéia central seja criar mais material, com preços menores e mais facilidade em se manusear, entre outras, como o fato de livros virtuais serem ecologicamente corretos e é claro, o corte de gastos pela WW.

É isso, a cada dia eu venho conhecendo novos jogadores e mestres, a maioria novatos.

Acho realmente que é hora da "velha guarda" deixar os preconceitos e os "só jogo na minha mesa" ou "novato atrapalha o andamento do jogo" e se abrir aos neófitos.

Assim, quem sabe um dia poderemos popularizar nosso hobby e torná-lo realmente popular.

Mestre

Pessoal,

Meu nome é Léo, acho que esse é um problema geral, pois aqui em Belém temos enfrentado os mesmos problemas, mas acho também que devemos ter um olhar mais critico a respeito de tudo isso.

Fui iniciado no RPG quando o AD&D havia acabado de ser lançado e logo em seguida conheci vampiro, que narro ate hoje.

É dificil apontar um motivo do por que dessa falta de interesse nos dias de hoje, mas com certeza quem joga RPG a mais de 10 anos vem de uma epoca em que computador nao era tao difundido na casa das pessoas e video game nem fazia ideia do que significa RPG; era uma epoca em que aida se brincava nas ruas(eu pelo menoss brinqui muito) ou se reunia com a galera pra fazer algo.

Hoje em dia isso eh rarissimo, vejo pelos meus irmaos, todos mais novos que eu, para eles RPG é coisa de doido por que o que vale muito eh computador.

OUtras pessoas mais novas que conheço quando pergunto se sabem o que é RPG me respondem que sim e quando pergunto o que jogo me dizem nome de jogos de computador. POWs e cade a mesa a galera junta, os dados e afichas?

É claro que também nao podemos exigir muito das editoras sejam nacionais ou internacionais visto que elas depender de grana pra sobreviver e é obvio que vao fazer de tudo para conseguir isso( ate desagradar a galera old school) mas fazer o que, mercado é mercado.

As vezes digo que posso me considerar um felizardo, pois narro vampiro a 11 anos e quase sao os mesmos jogadores, salvo algusn que se mudaram ou que estoa impossibilitados de jogar por algum motivo.

Galera o RPG nao vai morrer nunca, por que interpretar personagens é e sempre vai ser uma coisa que todoss vao fazer, agora quanto a iniciar novos jogadoress, a unica forma qu tem de se fazer isso é correndo atras, por que sentado e somente falando eles nao vao mesmo cair dos ceus!

Abraços,

Mestre.

AndBecker

Altos pontos foram levantados aqui, machismo, afastamento dos players, perigo de falência, corrente pela nova geração. 

eu jogo há cerca de 15 anos. E posso dizer que fiz muito pelo hobbie por pelo menos 5 anos, eu fundei um grupo na internet que passou a promover encontros pessoais, formando grupos, apresentando o jogo a várias pessoas, aqui em são paulo a situação rpgista parece bem diferente de várias partes do brasil, pois eu não vejo dificuldades em montar um grupo; o orkut é um grande aliado do RPG, pois há comunidades pro RPG em São Paulo, RPG em Santos, RPG em Belém, etc...

As redes sociais foram uma revolução para o rpg, já que as vezes haviam jogadores de uma mesma cidade que não se conheciam, mas descobriram outros jogadores por perto na internet. 

O afastamento do grupo é um mal inevitável, pq as pessoas arrumam empregos em horários loucos, casam, entram pro exército, namoram, viajam, desencanam, se decepcionam, etc. Mas esta regra cai diante de um... NOVO grupo. por isso é importante divulgar o hobbie pra diversas pessoas e pedir aos jogadores da mesa que façam o mesmo, pois uma hora vai ser preciso achar mais gente pra jogar.

Machismo é um ponto lamentavel desta conversa, pois é uma vergonha em saber que a agradavel companhia feminina seja repudiada em algumas mesas. As mulheres interpretam mais, trazem ao jogo cenas mais elaboradas, pelo menos é o que penso das 8 ou 9 jogadoras que eu conheço e já tive o prazer de jogar. 

Sobre a crise em editoras de rpg, isso não é motivo para preocupr a velha geração. O RPG está em um nivel onde sempre teremos material para jogar, seja por material online ou impresso. Quem já foi a eventos de RPG sabe quantos livros usados estão a venda, além disso é realmente improvavel que TODAS editoras de rpg parem de publicar material, sendo assim o hobbie nunca vai morrer.

A corrente pela nova geração de rpgistas já uma boa iniciativa para difundir nosso hobbie. Mas o rpg não vai morrer sabe porque? porque contar histórias faz parte dos seres humanos. Fazer isso em grupo é tão natural que as crianças fazem sem regras.

Assim continuaremos a jogar RPG com nossos filhos, e seus amigos, e as histórias vão continuar povoando nossas imaginações.

Mestre

Galera,

Machismo em mesa de RPG, que isso?

Século XXI eu acho!

Concordo como foi dito...é da natureza humana contar histórias; por sí so já sabemos que o RPG vai não vai morrer.

Acho que a maior preocupação da velha guarda quanto a isso é pelo fato de que o numero de novas iniciações de jogadores está ocorrendo numa velocidade muito inferior ao que gostariamos de ver.

Queremos mudar isso, vamos jogar então.

FLWS

Mestre

Slambrer

Enquanto o homem puder falar e imaginar ele jogara RPG...talvez nao do jeito que nos jogamos, mas ainda sim RPG.

abssyntho

O RPG não está morrendo, apenas se adaptando.

O mundo mudou, as tecnologias mudaram e as relações humanas junto com elas. Natural que os nascidos na década de 90 se interessem mais por eletrônicos. Diferentes de nós - que nos adaptamos as novas tecnologias - eles nasceram num era de comunicação revolucionária.

Pra essa geração tudo tem de ser rápido, imediato e dinâmico. Ficar sentado durante 1h fazendo uma ficha não é algo que me agrade - veterano de 15 anos - quanto mais a um jovem destes. O que parece ser um principio do fim, nada mais é do que um período de readaptação.

O RPG tem mudado para se adequar a esta nova realidade. Prova disso é a "invasão" de títulos indies no mercado internacional - e agora no nosso. Jogos temáticos, rápidos, com regras claras e com foco estrito ao cenário.

As novas modalidades de impressão sob demanda, também são um reflexo desta adaptabilidade. Uma maneira eficaz de combater a pirataria - ou pelo menos de ter um prejuizo menor. Se a editora não gasta imprimindo livros que nunca vão vender, é muito mais fácil comercializar apenas o PDF ou, a um custo mais alto, imprimir por encomendas.

Quanto a venda da White-Wolf, não significa que empresa esteja à beira da falência. Aquisição de empresas menores por conglomerados é uma prática comum no mundo empresarial. A Marvel foi comprada pela Disney e nem por isso os Mickey passou a ler o Clarim Diário ou o Dr. Estranho à tomar chá com a Maga Patalógica.

abssyntho

Quando a TSR vendeu a marca D&D, o jogo tava no fundo do poço. Suplementos ruins, lançamentos atrasados, a coisa andava muito mal ds pernas mesmo. Jogadores abandovavam o sistema em prol de títulos alternativos sob a mesma temática. Vale lembrar que RPG de fantasia medieval aos moldes de Dungeons & Dragons existem aos montes na língua inglesa, logo não foi muito difícil encontrar substitutos à altura.

Mas quando a 3a edição foi lançada o que se viu foi o retorno do D&D ao posto que lhe é de direito. Como o primeiro RPG do mundo, era justo que ele continuasse a ser o mais jogado. Quanto a afirmação de que suplementos caça-níqueis isso é algo que existe em toda grande linha, até mesmo na White Wolf - hoje bem menos, graças aos céus. No caso específico do licença D20, o D&D só teve a ganhar, pois muitos bons autores puderam publicar trabalhos que de outra maneira nunca encontrariam a luz.

Caça-níquel foi a decisão de 'atualizar' a linha para uma versão 3.5, lançando novos livros básicos. Concordo também que o movimento D&D 4th foi outra tentativa absurda de ganhar dinheiro, mas o que levou as demais editoras à se posicionar contra não foi um sentimento de solidariedade com os jogadores, mas sim por que desde o inicio a Wizard havia dito que a nova versão não teria uma licença aberta, logo, todo o material para D20 já publicado até ali por elas se tornaria 'obsoleto'.

Um discussão como essas passa por tudo isso. Não é só uma questão sobre o que é ou não bom. O RPG é um hobby sim, mas por trás dele existem empresas e a finalidade de toda empresa é gerar lucro. Os custos envolvidos na criação de um livro básico e um conjunto inicial de suplementos é enorme, sabemos disso. Nossos jogos preferidos - ou pelo menos os que foram citados aqui na discussão - são produzidos por editoras norte-americanas, em solo norte-americano, que nos últimos 2 anos atravessa um crise economica que obrigou grande empresas e até bancos a fecharem as portas.

Esta tudo associado.

murilodada

A única coisa que vejo, do meu ponto de vista (como adulto de 30 anos, que precisa trabalhar pra pagar as contas), a maior diferença é que eu não tenho mais tardes inteiras livres e com amigos com o mesmo tempo livre para jogar. Só disse isso para gente lembrar disso na discussão.


Sobre as novas versões dos clássicos D&D, e por que não dizer, nWoD, não achei que houve muita influência mercadológica em cima do conteúdo dos livros básicos. Achei muito boa a história de pulsos de cura pro D&D, ficou cinematográfico como o jogo deve ser. No caso do nWoD, o sistema ficou muito mais ágil e assim a história saiu mais valorizada.

Só para lembrar um jogo clássico que foi reeditado e nenhuma grande mudança foi vista foi o GURPS, e assim, não vejo a menor necessidade de comprar a nova edição. Quem já jogou o GURPS em cenários difentes sabe que fica dificil equalizar personagens mágicos com outros por um motivo: só existe um atributo básico para inteligência. O mago/ psíquico do grupo só precisa comprar IQ enquanto o guerreiro/ladrão/perito precisa investir muito em 3 atributos (ST, DX, HT). Enfim, o GURPS ficou para trás por não ter admitido falhas e mudar.

Meus parabéns para o D&D da 4 edição, para o novo Mundo das Trevas e principalmente para todos aqueles que descobriram que jogar RPG depois de adulto (e bem adulto) traz novos prazeres.

Slambrer

SINCERAMENTE, NA MINHA OPINIAO QUEM NARRA TEM QUE TER LIVROS MAS NAO SE ESQUEÇA QUE A MAIOR MAGIA DO RPG E NOSSA IMAGINAÇÃO, ENTAO TEMOS QUE FICAR MENOS DEPENDENTES DOS LIVROS E USA MAIS A CACHOLA. OBS: LIVROS SAO IMPORTANTES, MAS NAO SÃO 100% DO RPG...

- Atualizado em

httblyonn

Tá morrendo? Até hoje?

Gente, em vez de lamentar vamos à luta uai!!!

Meu rpg só morrre comigo!!!

Mas até lá eu já viciei e vou ter viciado muita gente!!!

RSrsrsrsrs

Esse sabadão eu apresentei o rpg pra minha namorada e mais duas pessoas!!!

Resultado: Estamos loucos pela continuação!!!

dracotemor

Saudações a Todos aqui! Sou novo neste forum e descobri ele pelo simples acaso, mas gostei da ideia dele e tentarei postar com alguma frequencia!

Bom não sou da geração dinossauro, ou da antiga geração xerox, mas não sou um novato...digamos que sou o meio termo ( jogo a 9 anos)

Bom um grande problema que temos não só no wod e sim em todos os sistemas (cito o D&d) foram os lançamentos de novas edições que não atrairam todos os antigos jogadores e que sofreram muito com a pirataria.

Bom mas a ideia de atrair novos jogadores é muito nobre não importa o sistema mas para isso precisamos realmente atrair os antigos jogadores a voltar a jogar e principalmente mestrar! 

 

viniciusventrue2

No fim... acho que fico do lado daqueles que apenas "cresceram", possuem outras prioridades e/ou falta de tempo livre pra jogar. 

 

Era fato que um tempo atrás eu via mais jogadores por aí. Mas pode ser também que eu estou mais recluso e não me misturo mais com a molecada de 14-15 anos pelo simples fato de ter 23 e estar com a cabeça em outros lugares. 

 

Concordo que impressão por demanda é algo fantástico e não sinônimo de falência; Compartilho também da opinião de que a relação entre antigos jogadores e novos sistemas é problemática em sua maior parte, assim como novos jogadores com antigos sistemas, mas acho tão natural como envelhecer. 

 

Eu (como sou o melhor exemplo que posso citar) joguei muito V. a Máscara, mas tive poucas oportunidades de jogar/narrar o Réquiem. Pq? Pq o grupo inteiro arrumou emprego :) *sorriso singelo*. 

 

É triste não poder jogar mais. Mas não creio que por isso seja o fim. 

dracotemor

No meu caso viniciusventrue foi um pouco diferente a minha relação com a a mascara e o requiem. Eu comecei a jogar vampiro e wod  quanda ja estava perto do lançamento do novo wod mas como na epoca ainda só existia a mascara eu resolvi comprar meu primeiro livro assim mesmo e acabei por me apegando com o wod antigo e todas as suas regras (mesmo as de combate que são o ponto fraco do wod em relação ao nwod) e sinceramente recusei muito a ideia do Requiem (principalmente quando folhei ele pela primeira vez e vi os poucos clãs que tinham...) isso me fez ficar preso num sistema antigo e que a cada vez tem menos jogadores visto que os antigos estão parando.

Um fator que me deixa muito triste é por exemplo este: para quem é de são paulo capital, ir no centro cultural são paulo na vergueiro e ver que o espeçao dsetinado aos jogadores de rpg esta sendo ocupado por jogadores de yu gi oh nada contra quem gosta mas deixemos bem claro que aquele espaço é de rpg e card game não é rpg! A culpa é deles??? Acho que no fundo não é....infelizmente a culpa é que não existem grupos e mesas de rpg suficiente para ocupar o espaço que com muito trabalho os antigos rpg (vulgos dinossauros ou geração xerox) conquistaram com tanto trabalho.

Temos que nos movimentar tanto os jogadores e grupos de de wod, nwod e todos os outros sistemas, ocupar os espaços que são reservados a nós e no nosso caso aqui de são paulo temos ainda um evento de rpg a antiga Internacional que agora se chama RPGCON.

     

viniciusventrue2

Pô cara eu moro perto de sampa (ribeirão pires), tinhamos um grupo legal aqui de aproximadamente 9 pessoas... e o que aconteceu/ Todo mundo meio que parou...

 

Só eu ainda me mantenho no ramo.

 

Se necessário até iria pra Santo André no grande abc ou até pra sampa puxar umas partidas!

Já que meu grupo não rola eu vou rolar dados com outro ué!

dracotemor

Sim o importante é não parar vinicius, vai nesse evento que eu estou te falando e quem sabe voce arranja um grupo para jogar durante o ano!

Slambrer

VOU CONTAR A MINHA HISTORIA... FIQUEI MAIS DE UM ANO MARCANDO SESSOES QUE NUNCA, SE REALIZAVAM... MAS AGORA DEPOIS DE UMA ANO E 2 MESES DE PLANEJAMENTO, AS SESSOES SE EFETIVARAM, ESTAMOS JOGANDO NUMA BOA E ATE UM TEMA QUE ELES NAO GOSTAM MUITO, E ESTA SENDO MUITO DIVERTIDO.

httblyonn

É isso aew garoto!!!

 

Boas crônicas pra ti!!!

Chairim

Legal essa discussão. Ainda mais hoje que estou vagando pela net procurando simplesmente alguma coisa legal sobre RPG para me distrair.

Como assim? Bem, eu jogo RPG a mais de 10 anos, e me assusto quando penso nisso. Já joguei em mesa, narrei, me diverti. Virei madrugadas assim... Depois comecei a trabalhar, estudar, faculdade... Consegui me manter "ativa" graças a orkut, comunidades... não é a mesma coisa, todos sabemos disso, mas bem...  quem não tem cão caça com gato e foi como consegui...

Depoois de um tempo, como já foi comentado, viramos "pais e mães de familia", fica dificil até manter essa rotina. Mesmo assim, conheci pessoas legais nas comunidades dos orkuts da vida e consegui manter RPG por msn. Nem sei se é realmente RPG, ou uma forma de contar história em conjunto... dá na mesma, não é? rs...

Mas hoje... nem isso estou tendo. E foi isso que estava procurando pela net, alguém aew pra jogar por msn comigo sem compromisso nas madrugadas da vida rs...?

Mas bem, fechando o raciocinio... é como foi comentado, precisamos tentar manter, passar adiamte, ensinar...

Dei aula durante dois anos de artes num colégio para crianças de 5ª a 8ª série. Ensinei artes para eles com RPG. Foi muito bom, uma experciencia bem legal e foi prazeroso ver a molecada ansiosa para a nova partida, para o novo jogo, crainado personagens e o melhor (!) aprendendo jogando!

Slambrer

BEM LEGAL INTRODUZIR COMO UMA FORMA DE ESTUDO... MUITAS PESSOAS QUE NAO ENTENDEM O RPG ACHAM COISA DE MALUCO, MAS SE FIZESSE PARTE DA EDUAÇÃO SERIA MAIS NORMAL... NOA DESISTA, JA TENTEI PARA DE JOGAR VARIAS VEZES E COMO DITO ACIMA, PERSISTI COM MEU ANTIGO GRUPO POR MAIS DE UM ANO MARCANDO PARTIDAS QUE NUNCA ACONECIAM, MAS AGORA ESTAMOS JOGANDO E ESTA SENDO BEM LEGAL. QUEM COMEÇA A JOGAR RPG E GOSTA NUNCA PARA...

Chairim

INfelizmente hj em dia não dou mais aula, trabalho com publicidade e meus amigos de mesa todos começaram faculdade, se mudaram... é dificil, a gente segue como consegue, bem sempre é possivel. Mas o que importa é passar adiante, apresentar a amigos!

httblyonn

Chairim, me add aew se puder!

Eu também costumo vagar pelas madrugadas da vida procurando rpgistas de plantão!

Bons jogos a todos!!!

httblyonn

msn: lyonntsn92@hotmail.com

 

Esqueci do  e-mail!!!

 

kkkkkkkkkkk

Chairim

certo ^^ add =D

Corifeuagourento

Olha, eu acho que também cabe aí estar aberto aprocurar - e formar - novos grupos.

Por exemplo, o grupo original de jogadores do qual eu fazia parte desintegrou-se por motivos semelhantes aos mencionados. Eu comecei a contatar algumas pessoas que conhecia via fóruns de discussão, joguei com alguns deles e boa parte dessas pessoas são um dos grupos de jogatina. Recentemente, alguns dos meus antigos companheiros de RPGezagem retomaram o hábito e eu estou entre eles. Ou seja, nem sempre rola com aqueeeela frequencia, mas estamos sempre com mesa marcada.

Claro, eu dei uma puta duma sorte, pois a moça que se casou comigo não apenas me libera pra jogar como também participa de algumas sessões. Mas falo que se, por um acaso, os meus grupos desmancharem, eu vou procurar por outros numa boa.

httblyonn

Show de bola!

Ensinei minha namorada a jogar também!

Estamos a todo vapor por aqui!!!

E quem tá com dificuldade, que continue tentando!

Se não encontrar jogadores, incentive novatos!!!

Slambrer

Sempre me faço essa pergunta, se está morrendo de verdade, mas outro dia estava comentando com uma colega minha que nao sabe muito e veio a resposta que procurei... " não conheço muito, mas sei que isso era uma febre nos anos 2000 ate 2003." O jogo antigamente antigiu seu apice e agora esta se estabilizando, pessoas sempre jogaram porque é um bom jogo (na minha opinião o melhor que se tem a jogar). Relaxem galera, apresente a novos jogadores e naturalmente a vida no rpg vai ganhando sequencia. Eu parei por uns 6 anos, mas agora voltei com a corda toda. 

Att

Slambrer

É com pesar que a espada cai, ao chão, e com agonia que alivia a vida que contempla a morte, marcando o fim de uma batalha que se estava envolvido. A Vista agora cansada chama o corpo a dormi enquanto o sangue covarde foge pelas fissuras e o corpo vai esfriando. A adrenalina não mais importa até por que não haverá necessidade de usar os músculos daqui a pouco. Uma Derrota veio como uma flecha que causou seus ultimos instantes...Chegou a morte.

Bem galera fico triste toda vez que leio esse topico. Acho uma palavra muito forte para um passa tempo tão legal.

Mas ja pensei nisso, que ele poderia estar meio que indo em direção a morte final. So que esbarrei em um site http://newtonrocha.wordpress.com/nitrovideo/ e vi que é realmente o contrario a ideia do topico. Não ta morrendo so que o processo de novos jogadores que esta mais lento devido a passatempos concorrentes.

São Icones como o Tio Nitro que nos motivam a se empenhar no que mais gostamos e que vale cada esforço. O rpg não ta morrendo e sim selecionado apenas as pessoas que entendem o valor desse passatempo incrivel.

Vlw Tio Nitro, gostei muito dos videos.

- Atualizado em

raoni

Não acho que o RPG está morrendo. Mas com certeza está envelhecendo. A média de idade dos jogadores subiu muito na última década. E com o envelhecimento, vêm as responsabilidades, tão faladas nesse tópico. Realmente, não sobra tempo.

A imaginação das crianças tem ficado preguiçosa. Não acham que o gráfico dos video-games de hoje em dia vai ser superado pela sua imaginação. Como convencer um garoto a jogar RPG?

Mas ainda há esperança! Eu tenho visto muita esperança, pelo menos. Há uns três anos juntei um pessoal do meu trabalho naquela época, e narrei uma campanha inteira de Exalted por um ano. Daquelas que tem começo, meio e fim, pois os jogadores estavam compromissados e empolgados. O grupo tinha em média (variava com o tempo) 6 pessoas. Metade era iniciante.

A Wizards Of The Coast fez um revival e começou a lançar caixas básicas introdutórias para D&D. Comprei uma para meu cunhado de 13 anos. Ficou empolgadíssimo! E ele tem vários amigos.

Minha namorada, que por anos jogou RPG apenas em chat (raramente em mesa), e tinha problemas com regras e livros, tomou coragem para narrar, e vai mestrar uma campanha de Falkenstein! E tá montando um grupo novo (além do grupo que jogamos normalmente, no qual atualmente narro Mago).

Eu tava jogando Munchkin no McDonald's esses dias, e um garoto, de uns 12 anos começou a assistir e não tirava os olhos. Depois disse que jogava RPG (3D&T, Dragon Ball, algo assim). Outro dia no Subway vi um pessoal fazendo fichas com The Shinning Host (Mind's Eye Theater para o Changeling). E sempre que encontro um amigo da adolescência ou da faculdade que jogava RPG a pessoa comenta que quer voltar a jogar.

O grupo de Lives de Vampiro a Máscara que eu tinha em Taubaté voltou a se reunir a pouco tempo, em outro projeto. Existe um jogo principal da Camarilla, mas querem começar um do Sabbat e um de Lobisomem.

Muitas pessoas ainda querem jogar RPG. Muitas pessoas ainda jogam! E ao meu ver as coisas continuam acontecendo. E quem quer jogar... DE VERDADE... sempre dá um jeito! :D

Ainda veremos, daqui uns (5?) anos o RPG ganhar mais força pelo revival dos anos 90. Algo parecido com o que aconteceu com as coisas dos anos 80.

BlooDark

RPG continua a mesma coisa de DEZ ou mais anos atras, ninguém sabe direito o que é, e quem joga he uma das coisas mais fodas da humanidade. ehhehehe... quem cresce e se distancia acha que a coisa não existe mais. Mesmo que diminua, o RPG nau vai morrer... o ato de contar histórias está na alma do homem

Renarius

Eu tenho que reclamar, a propaganda é muito fraca a primeira vez q li e passei a gostar do que o rpg , eu vi na internet ,hoje vc não ve prpagandas na tv ou cartazes, o rpg esta morrendo? não sei, na minha cidade ele ja morreu e, se não, os jogadores daqui realmente são muito isolados.

Moro em Volta Redonda, a Cidade sem rpg.

ninguem

O RPG morreu na minha cidade antes do meu nascimento! Agora eu  procuro grupos de idades próximas a minha para jogar o "hobby perdido"... Sem sucesso.

 Moro em Campinas, a Cidade Sem RPG

Slambrer

'NINGUEM". Vamos com calma, conheço um pessoal que joga rpg ai em campinas e olha que nem sou daí.  Se vc sabe o que é o rpg então tem que ensinar o pessoal ai (dificil, mas nao impossivel)... Boa sorte, tbm estou passando mais ou menos isso. Porém estou conseguindo algumas boas partidas. A maior barreira do Rpg é a fisica.

veja os videos do  link

newtonrocha.wordpress.com

ninguem

A maioria dos RPGistas que conheço tem mais de 25 e outras prioridades! É raro achar alguem disposto a experimentar algo que só necessita de imaginação em plena geração dos games!

manny

Fio (niguem), eu to tentando montar uma mesa de nWoD, aqui em campinas, (possivelmente vão virar geist, se um dia eu entender como funciona os Krew) tem 3 pessoas jogando por enquanto bora jogar?! (aproposito to tentnado pq eu narro mal pra kct, mas eu quero jogar, e não vou ficar esperando)

Slambrer

Olá manny! Boa iniciativa... na minha opinião não existe narrar bem ou mal, cada narrador tem suas qualidades e defeitos eu por exemplo sou uma pessoa muito concisa (falo so o necessario, nao sou uma pessoa que consegue facilemente descrever detalhadamente a cena gastando varios minutos, curto e grosso resume o "eu narrador"), porém consigo facilmente passar para os meus jogadores a ambientação por meio dos npcs nas interpretações. Ninguém é perfeito o que importa e uma boa historia e a diversão do pessoal. E no site tem varias referencias. Att 

poderia ser explicar melhor quem sabe posso te ajudar "se um dia eu entender como funciona os Krew?"

- Atualizado em

Renarius

Ninguem nunca pensou em montar um cadstro nacional de rpgistas pela internet?

Imagina, vc se cadstra no site onde todos os dados são guardados com sigilo, o jogador vai lá e faz uma procura com o nome de sua cidade,então da la os jogadores que tem na cidade e qual o rpg q eles jogam,mas apenas mostando o e-mail do jogador e o bairro,ai se vc quiser mais detalhes daquele jogador vc manda uma mensagem neste site de cadastro (Que tem que ter um forum) ou manda um e-mail pedindo pra se conversar, e quem sabe um dia também formar uma mesa de rpg.

eu acho ser uma boa ideia, a maioria dos rpgistas (99,9999%)participam de um forum,se eles tomam conhecimento de um site desses possivelmente ele vai falar nos forums q ele participa,então outros tambem irão tomar conhecimento,em maioria se cadastrarão e ai teremos dados para saber se o rpg esta morrendo ou não.

manny

Seria interessante esse tipo de cadastro, mas acho que rpgistas são desorganizados por natureza quando se refere a contatos. Não conheço uma ferramenta de armazenamento segura e boa para isso xD

Em si isso não resolveria os catatonicos e desesperados que falam que o RPG esta morrendo ou que a bolha do rpg vai estourar, isso eh balela. Mesmo se tivesse um cadastro essas pessoas não iriam usa-lo e continuariam falando que não conseguem formar grupos e tals

Prova disso eu estava com um grupo por anos, sai e comecei outro chamei gente nova gente velha e tals, e ta andando, e tenho colegas que reclamam que tão sem jogar rpg pq acham q ta morrendo o roleplay (mesmo eu chamando pra minah mesa). È tudo uma questão de ponto de vista -depressivo- de quem não quer jogar.

Vonts

Boa tarde, pessoal!

Sou novo por aqui. Fiz a inscrição neste forum justamente para poder participar deste tópico, que reflete a realidade que estou vivendo. Nem me lembro mais quando comecei a jogar RPG, mas já deve fazer 20 anos. Ficava namorando o primeiro livro de Vampiro: A Máscara na estante da Saraiva pq não tinha grana para comprar...

De lá para cá joguei muitas campanhas e narrei algumas. De GURPS a World of Darkness, passando por BluePlanet e Ars Magica, já me diverti muito com este hobby, passando noites em claro comendo besteira e tenso pelo desenrolar da aventura...

De uns 5 anos para cá começou a ficar mais difícil, como muitos daqui já postaram. Apesar disso mantive (e mantenho) jogos por e-mail, justamente para tentar continuar os jogos sem todos os jogadores estarem fisicamente presentes ao mesmo tempo. Não é a mesma coisa, as aventuras e crônicas se arrastam, porém ajuda a conter a abstinência. E é mais fácil de conciliar com casamento, filho(s), emprego(s) e etc.

Tenho que admitir que muitos dos comentários que eu lí me surpreenderam! Recentemente a minha impressão era a de que o RPG estava realmente moribundo. Mas vcs me deram esperanças!

Oque vcs acham destes instrumentos virtuais (play by e-mail, play by forum) como substitutos do RPG de mesa? Até há alguns anos atrás existiam vários destes jogos, mas agora não encontro um sequer! Mesmo para os jogos que eu narro (Vampire Dark Ages, Star Wars e estava querendo começar Scion) é tarefa árdua encontrar novos voluntários. Onde vcs conseguem "carne fresca"?

Renarius

se voçe se refere que atualmente falta ferramentas para se narrar online posso lhe indicar uma que é o rpg 2ic.

funciona mais ou menos como um msn mas lá tem diversas ferramentas que ajudam a narrar.entre no site da rpg online,lá voçe vai saber detalhadamente das coisas.

"Ergamos nossas taças com sangue,licores ou poções,Vampiros,elfos ou humanos.Haverá o dia em que o mundo festejará livremente orgias regradas a bebidas e sangue".

"Rpgistas do mundo Uni-vos!!!!!!!!!"

Vonts

Pois é, Renarius, ouço muito falar destas ferramentas para mestrar/jogar online. Para mim elas parecem resolver o problema da distância, mas não o do tempo: todos precisam estar logados ao mesmo tempo para jogar (pelo menos até onde tenho conhecimento).

Play by Forum e Play by E-Mail, em teoria, podem ser jogados por pessoas em locais e momentos diferentes. Liberdade maior porém velocidade de jogo menor.

No meu post anterior eu queria saber a opinião de vcs sobre os Play by Foruns e os Play by E-Mails em substituição dos jogos "normais", "de mesa". Pq eu simplesmente não consigo mais encontrar jogadores em lugar nenhum! Nesses últimos 20 dias entrei em uma série de fóruns e percebo que existe mais gente na mesma situação que eu, mas nem com esses consigo contato.

Onde diabos estão se escondendo??? Ou será que eu estou procurando por jogadores de jogos "fora de moda" (Vampire Dark Ages, Scion, Castelo Falkestein). Às vezes é por isso que não encontro ninguém...

Renarius

Eu acho a idéia do Play by forum bem interessante,até recomendaria a criação de um blog para rpg a distância pois como vc sabe nem todos tem tempo livre num determinado momento em que começa um jogo online.

Acho bem interessante essa ideia apoio.

se vc começar a mestrar alguma coisa por forum me comunica que eu to dentro.

"A leitura da alma é uma habilidade que exige tempo para ser cultivada,as primeiras vezes podem ser um tanto incômodas,ainda mais quando se tenta ler a mente de um vampiro."

Vonts

Por forum eu ainda não animei. Quer dizer, eu até animei, mas não encontrei ninguém disposto. Aqui no World of DArkness me deram uma dica de que iria começar um jogo por fórum, mas eu não encontrei. E agora vc mencionou que toparia.

Eu já tenho alguns jogos (Scion e Dark Ages) por e-mail, através de listas de discussão no Yahoo. Se interessar manda uma mensagem que eu te passo os links.

Ebbers

O Fato é que RPG nunca foi um troço muito popular, exige leitura e imaginação, coisa que infelizmente a maioria dos jovens de hoje, e de ontem, não se davam ao esforço. Ainda bem que por aqui tenho um grupo que joga a pelo menos uns 12 anos juntos, as mesmas figuras, com o recente acréssimo de dois jogadores.

Quem for de Recife, e quiser jogar pelo menos uma vez por semana, é só entrar em contato. Estamos jogando duas campanhas; uma de Destituídos e outra de o Despertar, ambas postadas aqui no site pra quem tiver interesse.

Mas acredito que o RPG não morre não, se a White Wolf bugar de vez, sempre vai sobrar o bom e velho GURPS.   

Renarius

É triste saber que a mais admirada (por mim) editora de rpg esta falindo ou já faliu, digo isso com muita tristeza no coração, pois o primeiro jogo de rpg que eu joguei era da White Wolf.

A culpa é da internet. As pessoas so querem saber de jogar os mmorpgs, mas a culpa em parte não é delas mas sim dos pais e familiares que não incutiram nessas pessoas o hábito de ler desde menores, e se incutiram incluiram também o enorme preconceito contra o Rpg.

Conheci um amigo que era louco pra jogar mas a familia disse que se ele jogasse teria um castigo considerável, ele tentou convençer os pais dele falavam que se ele começasse a jogar, iria se envolver com drogas,magia negra e pessoas ruims. Ele tentou convençer os pais de que aquela verdade não se aplicava á todos os jogadores, mas á uma pequena e destrutiva parte.

aquilo não adiantou e os pais dele o proibiram de conversar comigo e meus outro dois colegas.

Um certo dia ele chegou na minha casa dizendo que havia convencido os pais,e eles o permitiram jogar,como naquela hora estava marcado uma sessão GURPS e, como ele já havia lido os livros escondido dos pais fomos logo para a meesa assim que os meus outros dois colegas chegaram, e começamos o jogo.

passados pouco mais de uma hora e meia ouvimos batidas fortes no portão da minha casa, e fomos lá ver o que acontecia.Quandoabrimos o portão lá estava o pai dele com uma corrente grossa de ferro na mão procurando meu colega, e quando abrimos ele bateu o olho diretamente nele.Nem eu nem meus colegas conseguiram segurar o homem, que avançou como um toro em direção a ele.

Tenho certeza de que aquela foi uma das piores surras que pode existir na façe dessa terra.

as pernas foram quebradascostelas,a bacia,os braços,a clavicula,uma fratura craniana,os ossos das mãos totalmente amassados, foi terrivel.

Ele escapou por pouco de morrer, hoje nós o chamamos de "Highlander" ele mora longe dos pais, é um ávido jogador, faz sistemas amadores e é professor de ciência politica em portugal.

Sabemos de que se não fosse característica do jogo atrair pessoas que representam o jogo com comportamentos desses,e, se houvesse menor meios de se chegar a intenet, e aos video games teríamos muitos mais jogadores do que há atualmente.

Nós rpgistas devemos passar a abominar o uso de drogas, e é claro, proferir essa idéia ao mundo.

Com essa atitude muitos poderão jogar rpg livremente, e evitarão que muitos outro sejam surrados por esses comportamentos.

 

"O maravilhoso mundo do rpg foi construido como um castelo de areia, a areia secou, e o vento, vem destruindo".

manny

Cara, o que o pai desse seu amigo tinha não era preconceito, era doença 

Renarius

Aquela cena de espancamento foi monstruosa,sangue, os ossos dos braços quebrados,me sinto triste de um dia ter presenciado tanta brutalidade por que simplesmente um filho queria jogar um jogo.

JessicaLang

Renarius, nunca tinha visto nenhuma reação como essa. Confesso que fiquei surpresa, pois não poderia imaginar tamanha aversão pelo RPG.

Inclusive acho que esse é o maior problema: o RPG está sendo sufocado. As pessoas não tem uma opinião sobre ele simplesmente por que não sabem do que se trata. E quanto tem uma opinião, ela é fortemente influenciada pelo sensacionalismo dos meios de comunicação que gera preconceito.

Além disso também concordo com uma frase que li a alguns posts atrás:

"O Fato é que RPG nunca foi um troço muito popular, exige leitura e imaginação, coisa que infelizmente a maioria dos jovens de hoje, e de ontem, não se davam ao esforço."

Kraton

Realmente ocorre muito preconceito com jogadores de RPG, posso dizer porque vivo isso. Comecei a jogar no meio do ano passado (D&D 3.5) junto com 5 amigo, todos novatos, inexperientes e estudantes da mesma escola. Jogávamos após a aula numa loja de RPG e afins ali perto. No final do ano, quando já não rolava mais matéria e os professores permitiam a bagunça generalizada, começamos a jogar na sala de aula e as pessoas começaram a nos achar esquisitos e chegaram até a nos ofender, causando a saída de 2 jogadores da mesa. Não jogamos mais dentro da escola para evitar constragimento, mas é triste ver como as pessoas desvalorizam um jogo tão divertido apenas porque desconhecem.

Hurricane

Olá. Sou novo aqui no fórum e gostaria de opinar a respeito do que vivi até agora no RPG. Jogo a 5 anos, sou professor e joguei com vários alunos e amigos D&D, Pathfinder e agora MdT.

Aqui na minha cidade, que é bem no interior, não tem ate uma quantidade razoável de jogadores, acredito que 1 a cada 5mil habitantes (a cidade tem 100mil) asuhsusahuh.

O problema que enfrentamos é a falta de mestres! Do grupo todo somente um amigo meu e eu mestramos. Alguns até tentaram, mas faltou dedicação. Outros só querem ser jogador. Eu sei que existem pessoas que gostam somente de mestrar, mas nós não somos assim. Geralmente jogamos 2 campanhas intercaladas pra todo mundo poder jogar. Eu tenho pretensão de ir embora logo logo e vejo que por falta de mestre os grupos irão morrer.

Já to até pensando em passar um intensivão do pouco que sei em mestrar para alguns alunos que aparentemente tem o potencial para tal e se interessam pra ver se dá frutos. Lembro de ter falado algumas vezes de RPG em algumas salas e de cara tinha pelo menos uns 15 alunos querendo saber como era esse RPG de mesa, porque a maioria jogava online.

Eu não vejo lugar mais propício para conseguir jogadores novos do que em escolas e faculdades. Já pensamos em inclusive fazer um evento pequeno para divulgar mais o hobby e distribuir algumas cópias de sistemas livres, mestrando uma aventura rápida. Porém todo mundo trabalha, tem sua vida complicada e tals e o projeto acabou não indo pra frente.

Carlos_Leal

Sobre o assunto principal de que o RPG esteja morrendo eu discordo. É fato que as novas tecnologias, videogames, games de PC,os MMOs e outros estão contribuindo para diminuir o hobby, mas sempre existirá uma parcela de jogadors fiéis, mesmo pq o mercado sempre atrai gente nova para o hobby, é a mesma coisa quando inventaram a TV, achavam que o rádio iria sumir, e não sumiu! O rádio existe até hoje, assim como os livros. As pessoas ainda leem livros. Os desenhos animados não acabaram com as histórias em quadrinhos. O telejornal e a internet não acabou com o jornal de papel. Os MMOs e videogames não acabarão tb com o RPG. A White-Wolf realmente mingou, mas não morreu. A editora preferida aqui de muitos lançou recentemente o Vampire - The Masquerade 20th Anniversary Edition, o famoso "V20" (que tive a oportunidade de comprar graças à iniciativa do Volmer aqui da comunidade). Em parceria com a DrivethruRPG muitos livros antigos do Mundo das Trevas Clássico voltaram a ser impressos e NUNCA DEIXARAM de serem vendidos em forma de PDF, e eu mesmo comprei recentemente o Dark Ages Vampire e Guide to High Clans (tb da linha Dark Ages) de forma impressa pelo DrivethruRPG. Além disso a White-Wolf ressucitou a linha do Mundo das Trevas Clássico com a linha "Onyx Path", então acho que a editora esteja LONGE de morrer... E mesmo que feche algum dia, não acho que os livros deixarão de serem vendidos, pelo menos em pdf. Além do que existem muitas outras editoras de RPG, inclusive boas editoras nacionais, como a Daemon. Tem tb a iniciativa nacional do Tagmar 2, que são livros distribuídos de forma gratuita, e acho que iniciativas como essa surgirão mais futuramente.

Chegará um dia porém que muita coisa já terá sido publicada, e muita coisa estará disponível em pdf que não terá mais motivo para lançar mais livros, todos terão acesso à eles, e de forma gratuita, e poderão escolher o que jogar, e dependerá dos Mestres manter nosso hobby vivo. Além disso creio que no futuro muitos livros e suplementos surgirão na forma de "fanmade", feito pelos fãs e não mais por editoras de RPG, da mesma forma que hoje muitos fãs se organizam em grupos de tradução e traduzem vários suplementos que talvez nunca sairiam aqui em português.

- Atualizado em

Andrio_Mandrake

Olá, também sou novo por aqui, e percebi que muita gente citou o fato de a White Wolf estar publicando muito mais em pdf do que de forma impressa. Bem, além do óbvio baixo custo de se construir um pdf ao invés do impresso, a editora não parou de fazer os impressos. Esse investimento no virtual, nas versões pdf e afins, tem relação com uma política que está sendo adotada por várias editoras americanas, não só as de RPG, de que se use papel apenas no que for necessário. O objetivo é amenizar pactos ambientais. Os títulos principais provavelmente continuação a ser impressos, mas pelo que já vi, é pravável que suplementos e livros menores sejam publicados apenas em pdf. Isso está se tornando muito comum.

Concordo com o colega acima, o RPG não está morrendo, tudo é questão de perspectiva. A cada dia qua passa conheço gente que joga ou se interessa pelo jogo, o que falta mesmo é um narrador ou alguém mais experinte para poder esclarecer certas coisas, porque, ao que posso perceber, a falta maior para os grupos aqui na minha cidade é o mestre, ou alguém que se ache capacitado a narrar.

Vivo no interior do RS, em uma cidade de 63 mil habitantes, conheço mais de 20 pessoas daqui que jogam, e muitas interessadas. O que falta mesmo é mídia, e um lugar onde as pessoas possar buscar por informações e um apoio mais pessoal do que o que encontramos na internet.

Aqui não há lojas de RPG. Temos que comprar livros online. Muitas pessoas não houvem falar porque os livros não chegam até aqui, porque não há evidência, o jogo não aparece. Talvez se acontecesse o contrário, o RPG ganhasse mais adéptos.

E eu não acho que os MMOs afastam as pessoas da mesa. Eu não gosto de RPG online, acho limitado, mas muita gente que encontro e que se interessa pelo jogo de mesa, foi por ter jogado muito MMO e querer algo mais complexo e variado.


- Atualizado em

Carlos_Leal

Andrio, hoje com internet se torna muito fácil comprar os livros, basta ter cartão de crédito (de preferência interncional para poder ter acesso aos importados tb). Tb sou do RS, natural de Porto Alegre e residente atualmente no município de Rio Grande. Aqui na minha cidade tem uma lojinha pequena de RPG e cards, assim como tb se encontra livros de RPG em livrarias (e já vi até alguns da Devir em bancas de jornal, como Changeling - O Sonhar e Vampiro - O Réquiem). Mas mesmo assim eu prefiro comprar pela Internet, pois muitas vezes saem mais barato. De que cidade do RS vc é? ABração!!!

Andrio_Mandrake

Carlos, sou de Cruz Alta, tenho família em POA, mas faz tempo que não consigo passar por ai. 
Aqui já teve uma lojinha de RPG, Comics, Miniaturas e coisas assim, mas fechou uns três meses após abrir. Comprar os livre pela net é fácil, não dá para negar, mas o que me refiro é um espaço um pouco mais visível para o RPG em questão de mídia, sabe. 

Por exemplo, eu curto Rock e Metal, e conheci muita banda legal porque aqui na minha cidade tinha uma loja de Cds, DVDs e Instrumentos que era voltada a esse tipo de público. É esse o ponto. É difícil encontrar livrarias assim por ai...

manny

Amigos, todos, leiam essa reportagem

http://goo.gl/Qurx9

[tipo aquele caso, lembram?]

 

ou o RPG fica mais popular ou afunda de vez

Carlos_Leal

Andrio, entendo o que vc diz. E tb sou fã de Metal, principalmente melódico, power, gótico, folk e épico. Mas na falta de uma loja que sirva para divulgar, cabe aos Mestres de RPG essa tarefa. Sua cidade tem um blog ou site? Procure divulgar no Blog ou no site. Marque algum "evento RPGísitico" (por ex. narrar ou mestrar uma aventura curta para iniciantes, com personagens prontos, para novatos conhecerem o RPG). Se sua cidade não tem um blog ou site, divulgue numa comunidade do Orkut, o orkut ainda é bom para isso (aliás excelente como fóruns, pela que o pessoal está abandonando). Se sua cidade tem algum "point" marque algum jogo de RPG por ali, isso atrai a atenção de curiosos e pode ajudar a cativar alguém para o hobby.

Carlos_Leal

Manny, sobre a reportagem, é realmente ridículo, mas esperamos que isso seja um ponto positivo e as pessoas acabem vendo um lado "positivo" no RPG. Infelizmente mostram crianças lidando com um RPG mais maduro, o que não concordo. Vampiro (e similares) são RPGs ADULTOS, feitos para pessoas maduras, e não para crianças. Nenhuma criança tem capacidade de jogar Vampiro de forma decente (às vezes nem mesmo alguns adultos tem, hehe). Só espero que no decorrer dos capítulos ninguém "se machuque" por causa di RPG. Hehehe. Pq daí sim vai ser ridículo demais.

Hurricane

Eu concordo Carlos.

Penso que 3D&T ou até mesmo D&D seja um ótimo sistema para iniciar a juventude no RPG. Tem os novos também 2D6 e o Old Dragon que ainda não testei, mas parecem ser muito bons.

 

Sobre o assunto da morte do RPG, a falta está mais em narradores. Em várias comunidades onde alguém decide mestrar, aparecem vários jogadores, o que mostra que há público.

 

No nosso grupo temos 2 mestres, um amigo meu e eu e estamos tentando iniciar os demais, para que, no caso de algum de nós ir embora - o que é muito provável nos próximos 2 anos - alguém continue o hobby em nossa cidade.

Renarius

Acredito que o RPG tem um espaço muito pequeno na mídia, e, quando têm geralmente esse espaço é preenchido com algo negativo.

procurem saber dum caso que ocorreu no EUA na década de 90, sobre um Jogador de The Vampire mascarede, que, decerto que o cara tinha problemas mentais, pois saiu pelos estados unidos assassinando pessoas depois de algums tempo jogando.

Acredito que o RPG não é um jogo para mentes fracas, pois ele é um jogo que necessita de mentes fortes para que de certo. é um jogo de interpretação, então, voçê encarna seu personagem, e, o grande problema é que as mentes fracas não o desencarnam assim que a sessão acaba.

Espero que na novela , assim como o Carlos_leal, ninguém se machuque por causa do RPG.

Carlos_Leal

Pois é Renarius, vamos torcer... Pessoas doentes e com problemas mentais existem em tudo quanto é lugar, só não sei pq uma dessas pessoas acaba tendo relação com o RPG de alguma forma o "impacto" na mídia é grande, pura bobagem!!!!! Se um doido mata alguém no trânsito por estar bêbado ou por mera imprudência ninguém quer proibir os carros... Se um torcedor fanático mata alguém numa briga de torcida ninguém sequer toca no assunto de se proibir o futebol. Se um ator mata alguém, ninguém fala em proibir o teatro ou as novelas. Mas se um jogador de RPG que, tb tem problemas mentais, mata alguém, daí a culpa é do RPG!!!! Daí o RPG é culpado, é ruim e devia ser proibido!!! Quanta bobagem!!!!!! Mas felizmente até agora nunca deu em nada, mesmo pq seria babaquice demais!!!

 

Agora Hurricane, com relação ao Old Dragon, ele não é um RPG pra iniciantes. Ele é pra "velha guarda", jogadores dos tempos em que tinha-se que interpretar bastante as ações dos personagens, e não apenas rolar um dado e comparar com um valor de perícia etc. No Old Dragon pra vc desarmar uma armadilha vc tem que dizer direitinho o que está fazendo e como está fazendo e o Mestre determina um teste e diz se vc foi bem sucedido ou não, mas mais baseado na interpretação da ação do que no resultado do teste, e jogadores iniciantes não tem uma boa capacidade para isso. No Old Dragon pode existir um monstro ou um inimigo muito forte que os jogadores NÃO PODEM vencer, e cabe aos jogadores evitar esse encontro ou perceberem que são incapazes de vencer e procurarem uma forma de escapar, e os iniciantes geralmente iriam acreditar que o inimigo está ali para ser superado e iriam ficar até o fim, até serem derrotados. Old Dragon é para jogadores veteranos e experientes, e não para jogadores iniciantes. Para iniciantes eu sugiro principalmente o 3D&T, principalmente pela temática mais leve e descontraída, pelo gênero anime/mangá (ou seja, não existem vampiros e demônios para "polemizar"). Eu poderia pensar tb em outros RPGs para iniciantes, a versão mais "leve" do GURPS 4ª Edição (o GURPS Lite, disponível de forma gratuita) ou mesmo o Tagmar 2 que é gratuito, mas acho que nem esses são ideais para iniciantes. A caixa introdutória do D&D 4ª Edição é uma boa pedida tb para jogadores iniciantes, mas tenho um certo preconceito com relação ao D&D 4ª Edição, e acho que poderia "acostumar mal" os jogadores, e fazerem eles pensarem que RPG é um jogo táctico avançado. O nacional 3D&T continua sendo a pedida ideal mesmo, e depois o Mestre pode apresentar pros jogadores seu RPG preferido mesmo (Vampiro, Lobisomem, Mundo das Trevas 2.0, Pathfinder, Tormenta, Rastro de Cthulhu, GURPS, Trevas, Arkanun, Mutantes & Malfeitores, Dragon Age, etc).

Renarius

Já faz um tempo que eu to Mestrando Old Dragon Pra um pessoal. Todos iniciantes, por enquanto o considero o melhor RPG para iniciar alguém nesse mundo. O livro é relativamente pequeno, as regras são fáceis, e o jogo é divertido, Comparando com o Gurps, que também mestro.

Ceoris

Saudações. Sou da Bahia, hoje moro em Salvador e jogo RPG desde 1992. Não li todas as páginas desse post, mas gostaria de opinar mesmo assim. Realmente acho que o RPG passa por um momento "estranho". Mas não creio que vá acabar simplesmente porque essencialmente para se jogar RPG só é necessário lápis, papel e duas pessoas. Talvez o RPG comercial esteja se transformando em algo modernizado, certamente está mudando, mas não acabará. Mas não sei até quando o mercado vai suportar essa quantidade incrível de livros pirateados através de arquivos pdf. Não sei até que ponto o RPG impresso é viável comercialmente. Não sei se vale a pena traduzir um livro só para vê-lo circulando gratuitamente na internet 8 dias após o lançamento, ou antes do lançamento como já ocorreu anos atrás. Não sei se as pessoas que dedicam suas vidas ao hobby conseguem viver como gostariam, nem se os jogadores se importam com isso. Acho que eu não dedicaria minha vida ao RPG, creio que há caminhos em que dá pra viver melhor e sofrer menos. E se as pessoas perceberem que não podem ganhar dinheiro com RPG, será o fim do RPG comercial. Mas não do RPG. Creio que teremos pessoas lançando arquivos gratuito, com sistemas e ambientações precariamente descritos e toscamente apresentados, com arte e diagramação amadores, mas sabemos que mestres e jogadores criativos superarão isso sem problemas. Nesses tempos de tablets e smartphones é complicado desenvolver um hobby feito à mão. O RPG começou a mudar há alguns anos, sobretudo com a popularização do MMORPG, que tem mais a ver com socialização do que com RPG. Lamento se o RPG comercial acabar, mas continuarei jogando. Hoje jogo menos, mas mesmo assim compro livros no intuito de incentivar a indústria. Tenho quase 100 livros acumulados ao longo dos últimos 20 anos. Continuarei jogando...

tuelho

me considero sortudo então, no último ano iniciei um cara no rpg e meu grupo joga uma ou duas vezes na semana.

Carlos_Henrique

Eu espero que o antigo jeito de reunir os amigos "de sentar ao redor da fogueira de noite e conversar" seja preservado com outras coisas alem do RPG, acho que o vinculo que se forma quando as pessoas são amigas, ajuda e muito as pessoas para que não abandonem os camaradas do RPG. Pois que eu vejo muitas pessoas abandonaram o RPG por não se identificar mais com o pessoal.

Felizmente, apesar da rotatividade, meu grupo de RPG continua a jogar sagradamente todo fim de semana! Não sei se o fato se dá por termos um mestre fixo ou por tentarmos de todos os meios manter o povo unido, sendo para ir no cinema todo mundo junto, ou fazendo um churrasco de domingo, quando alguem importante da campanha vai faltar naquele dia.
- Atualizado em

Malphus

É isso aí Carlos, também acho que a coisa não vai terminar. Na verdade o RPG vai dar uma renascida das cinzas em 2014. Teremos Path Finder e D&D 5° Ed pra sair aqui no Brasil... e mais uma novidade que pouca gente sabe... a Devir esta conversando com a Onyx Path e eles vão voltar a trazer livros do novo mundo das trevas para o Brasil. Acho que esse pessimismo todo do rpg acabar foi pq a Devir parou trazer os livros pra cá, a comunidade deu uma esmorecida hahah, e o D&D que sempre foi o grande nome dos rpg's deu um passo para trás com a 4E... não tivemos NWoD e pouca coisa de D&D nos últimos anos. Mas em 2014 esse panorama vai mudar.

JessicaLang

As pessoas estão mais ocupadas, os dias estão mais corridos, mas ainda há muito jogadores e possíveis jogadores por aí.
Eu moro numa cidade pequena com 60 mil habitantes e ainda assim quando postamos no facebook "quem aí está disponível esse final de semana para jogar RPG?" o tópico explode em comentários e conversas animadas sobre personagens e sistemas.

Além disso, não acho que cenários novos publicados pela internet são menos interessantes ou mal escritos, tanto que no cenário brasileiro de Tormenta já aconteceu de a editora oficializar suplementos escritos por jogadores.

Os cenários de fantasia medieval no Brasil parecem estar com tudo! Talvez seja uma fase ruim para WoD com toda essa explosão de Guerra dos Tronos e afins.

Carlos_Leal

Pois é Malphus, e lá fora o RPG está mais vivo do que nunca, principalmente com essas iniciativas de impressão sob demanda, como a linha Onyx Path. Eu mesmo tenho comprado muitos livros importados, tanto da linha Dark Ages Vampire, como V20 e o novo Lobisomem edição de 20º aniversário. Eu acho o Mundo das Trevas 2.0 legalzinho, mas eu ainda prefiro o antigo, e torço para que a Devir publique em português o V20 e o novo Lobisomem tb.

Umas iniciativas legais que tem surgido é de financiamento coletivo tb. Tem uma editora tentando trazer o Call of Cthulhu. Vamos ver. Eu achei legal o Rastro de Cthulhu mas o Chamado é bem clássico tb e torço para que consigam.

E você esqueceu tb da Galápagos agora trazendo, pela primeira vez pro Brasil, um RPG de STAR WARS!!! Sempre achei falta de termos uma versão em português de algum RPG de Star Wars e a Fantasy Flight Games, como de costume, está fazendo um excelente trabalho com a nova linha de RPGs da franquia. Aliás sou um grande fã da linha Warhammer 40.000 da FFG e pena que nenhuma editora trouxe pro Brasil, mas eu compro os importados. Gosto principalmente do Rogue Trader, sobre piratas espaciais e exploradores no universo de Warhammer 40.000. 

Slambrer

Acho que ta morrendo não. Pessoal ta passando livro por cada preço salgado e outros comprando num instante, tenho conhecido varios grupo. Acho que hj ta igual a Hunter the Vigil, divido em pequenas celular e unidos em um grande pacto.

Malphus

Huhau... é por aí mesmo. O negócio é que o mercado Brasileiro é uma lentidão danada. Lá fora o RPG está forte. Existe uma diversidade enorme de cenários e sistemas. Toda hora sai coisa nova. Se fosse pra eu comprar tudo que a Onyx Path lança em inglês (e em dólar), acho que eu nem iria ter dinheiro pra comprar tudo isso. O rpg esta em alta, o negócio é que tomamos uma pernada da Devir no nWoD, outra pernada no D&D 4E, e ai nossa expectativa começou a cair. É isso.

ZhyZhak

Faz tempo que nao posto aqui tipo muito, mas sobre essa questão do RPG morrer, é muito pessoal, eu joguei storyteller por 15 anos...e realmente tinha essa visao que ninguem jogava mais e etc... a questao é que depois que voltei a jogar o D&D aprendi  e outros jogos como Dragon Age, Reinos de Ferro percebi que o RPG esta forte como antes e muita gente nova joga RPG.
Não há mais jogadores do mundo das trevas novos, isso realmente é muito raro, nunca mais houve falar nem vi ninguem jogando vampiro, lobisomem nem nada, porem outros jogos aos montes.
Os orfãos do velho WOD que nao gostaram no Novo WOD foram pra outros jogos como eu, fui pro D&D e Dragon Age, porem estou voltando pro WOD pra jogos que nunca joguei como o novo mago e changelling e num futuro quero tentar o lobisomem o apocalipse com o manual de conversao pra forsaken.


Mestre

Hoje já repenso meu posicionamento a respeito desse evento...a a meu ver o que está acontecendo é que temos uma gama grande de jogadores e pouco Narradores/Mestre que estejam dispostos a mestrar/narrar uma boa história..Acho que os Narradores/Mestres mais veteranos deveriam investir mais na formação de novos Narradores/Mestres.

Carlos_Leal

Vou dar um "copy + paste" num texto que fiz pra SPELL RPG, exatamente sobre isso: O forum indicou que a mensagem excede o número máximo de caracteres permitido, então postarei em partes:

Lembro muito bem de alguns anos atrás falarem que o mercado de RPG estava encolhendo, principalmente no Brasil. Lembro quando alguns “profetas” disseram que os MMORPGs e outros RPGs eletrônicos iriam substituir o RPG de mesa gradualmente… Bom, eu cheguei a me preocupar mesmo, houve um “boom” de MMOs e muitos títulos “free” no mercado.

Mas o RPG de mesa está mais vivo do que nunca!!! Lá fora a White Wolf revitalizou a linha do seu antigo Mundo das Trevas, agora chamado simplesmente de Mundo das Trevas Clássico, com novos suplementos saindo a cada ano. Mais suplementos do outro Mundo das Trevas, e um Exalted 3ª edição “no forno”. D&D chega em sua 5ª edição e ainda no bom formato livro, sem uma versão 100% eletrônica como alguns previram, através do D&D Insider. Call of Cthulhu ganha uma 7ª edição. Star Wars ganha toda uma nova linha de RPGs pela Fantasy Flight Games, que já publica de forma magnífica Warhammer Fantasy e a linha de RPGs de Warhammer 40k. Fora isso temos muitas outras coisas boas saindo toda hora. E o RPG de mesa está morrendo? Acho que nunca esteve tão forte!

E no Brasil? Ah o Brasil… Quem disse que brasileiro não joga RPG? Sim, começamos bem mais tarde que os gringos, mas jogamos, e é um hobby forte em nosso país, ainda é!


Carlos_Leal


Qual minha surpresa quando vi no site da Rede RPG o anúncio da publicação de Legend of the Five Rings em português?  Bom, já tinham tentado trazer numa campanha de financiamento coletivo, fracassada duas vezes. Então não acreditei até ler o artigo no site oficial.

Agora sim!! Agora levo fé que o famoso e tão premiado/elogiado RPG de Fantasia Oriental, Legend of the Five Rings, em sua 4ª edição (a atual) será lançado em português!! O anúncio foi do site oficial do Legend of the Five Rings, da editora AEG. A 4ª edição de Legend of the Five Rings será publicado no Brasil pela New Order Editora, que está trazendo também Yggdrasil e fará uma campanha de financiamento coletivo para trazer o NUMENERA, do Monte Cook.

Mas Lot5R não será lançado via financiamento coletivo! Seu lançamento é CERTO!!! De acordo com a REDE RPG, a AEG publicou a seguinte nota em seu site oficial:”A AEG tem o prazer de anunciar que firmou uma parceria com a New Order Editora para produzir os produtos de RPG de Legend of the Five Rings em português. Sediada no Brasil, a New Order Editora demonstrou uma grande paixão pelo jogo de interpretação de L5R e desejamos que tenhamos um relacionamento forte com eles para levar nossa marca para mais jogadores ao redor no mundo!


Com o lançamento de Yggdrasil (Um RPG sobre a mitologia nórdica), Numenera e agora o Legend of the Five Rings, não seria exagero dizer que a New Order Editora tem tudo para se tornar uma grande editora no Mercado Nacional de RPG.

Acredito que nem na “Era de Ouro” do RPG no Brasil (entre 1995-2000) tivemos tantos títulos e opções no Mercado Nacional. Pela primeira vez teremos um RPG de Star Wars em português (pela Galápagos Jogos), temos Savage WorldsDragon AgeMutantes & Malfeitores (em breve a 3ª edição), Guerra dos TronosGURPS 4ª edição (ok, só os dois básicos, mas temos), Um AnelMundo das Trevas, provavelmente o D&D 5ª edição/Next muito em breve (assim esperamos), Call of Cthulhu 6ª EdiçãoRastro de CthulhuDust DevilsBlood & HonorShotgun DiariesYggdrasil e as ótimas promessas da New Order, como Numenera e Legend of the Five Rings 4ª edição. Fora outros. Cada vez mais o RPGista brasileiro tem mais opções de curtir seu hobby. E isso que deixei de fora os RPGs nacionais, vou falar deles agora.



Carlos_Leal

O RPG 100% nacional (criado no Brasil), começou com Tagmar, ainda no início dos anos 90. Tido como “cópia barata” do D&D na época, ele angariou uma legião de fãs, e evoluiu. Hoje temos muitas opções de RPGs nacionais no mercado. O manual básico mais atual do 3D&T Alpha é disponível DE GRAÇA na loja virtual da Jambô! Está lá para você baixar se quiser. Apesar de muitos terem preconceito com o 3D&T, ele ajudou a ensinar e divulgar o RPG para muita gente, hoje jogadores veteranos do nosso querido hobby, alcançado pontos distantes do país quando era vendido em bancas. E cá entre nós, apesar de simples, ele cumpre MUITO BEM SEU PAPEL, que é ser um RPG sem muito compromisso e para campanhas e aventuras estilo anime/mangá. Excelente para iniciantes, é ainda muito divertido! Não sou “puxa saco” do Cassaro, mas devo admitir que o 3D&T deu certo e funciona muito bem até hoje!


E para quem quer um pouco mais de interpretação e complexidade, Alexandre Lancaster mostrou isso de forma magistral com seu cenário Brigada Ligeira Estelar! Ele mostrou que 3D&T também pode ter história e interpretação!!! É um belo cenário, fiz questão de comprar todos os 3 livros já lançados.

Além disso temos Tormenta RPG, Old Dragon eOhmtar! Ok, eu sei. Muitos vão dizer que não são “100% nacionais” pois se baseiam nas regras do D&D. De fato. Utilizam como “esqueleto” de regras o famoso sistema D20, sendo Tormenta mais voltados para a edição 3.x, já o Old Dragon para um D&D mais “old school” e o Ohmtar é uma ambientação que usa regras da 4ª edição do D&D, além de aceitar regras de outras versões, assim como o próprio Old Dragon.


Mas são criações nacionais sim. Não deixam de ser “D&D” em essência, mas são modificados para atingir seus objetivos. Tormenta cumpre muito bem seu papel como um “D&D 3.75” nacional, e o Old Dragon também cumpre muito bem seu papel como um excelente D&D “Old School”. Tormenta é também provavelmente o cenário nacional de fantasia mais jogado no país.

Não vamos nos esquecer também de Terra Devastada, um bom RPG de sobrevivência ao apocalipse zumbi, e o Abismo Infinito, um excelente RPG de horror psicológico no espaço profundo!!! Achei ambos meio “deixados de lado” e injustiçados. Talvez faltou uma melhor campanha de divulgação. Mas são boas obras e rendem horas de diversão!!!



Carlos_Leal

E por último, e não vamos esquecer dele, o TAGMAR II !!! Tagmar, o primeiro RPG nacional, voltou com tudo em sua 2ª edição. Mas ele não é apenas importante por ter sido o 1º RPG nacional, mas também por ser 100% GRATUITO!!! A “iniciativa Tagmar II” não visa o lucro, apenas a divulgação do hobby. E não é apenas o livro básico que é gratuito, todos os seus suplementos e aventuras também o são e podem ser baixados gratuitamente do site em PDF. Além disso qualquer um pode colaborar com o projeto, seja ajudando em diagramação, ideias de aventuras, novos suplementos, ilustrações, etc. O fato de ser livre e aberto, contribui para uma maior divulgação do hobby além de ajudar novas mentes criativas a colaborarem com a evolução e expansão do jogo e do cenário.


Calma, não esqueci dos livros da Daemon!!! Acontece que não estão sendo feitas novas reimpressões que eu saiba. Mas a Daemon também possui um sistema de qualidade e bons cenários! Tormenta já teve uma versão para Daemon. Invasão é um bom RPG sci-fi e de conspiração. Além das duas grandes obras de horror, Arkanun e Trevas! Arkanun e Trevas iriam ganhar uma nova edição, mas parece que o projeto foi cancelado, o que é uma pena. A Daemon também publicou um RPG de supers, de anime e um de guerra, o Cães de Guerra, muito bom! Além disso no projeto Tagmar II existe uma versão do livro básico do Tagmar com as regras do sistema Daemon. Mas mesmo com o cancelamento de uma nova edição de Arkanun e Trevas, outro RPG querido pelos fãs tupiniquins está voltando: RPGQuest! Ele funciona muito bem para iniciar novos adeptos ao nosso hobby mas também não deixa de ser um sistema funcional, simples e divertido para quem gosta de fantasia medieval.

Então, será que o nosso hobby “está morrendo”? Será que o RPG de mesa está “definhando”? Acho que não! Acho que nunca tivemos tantas opções, lá fora e aqui no mercado nacional. Quem domina o inglês tem uma infinidade de opções, e mesmo que não lê nada em inglês, ainda tem MUITAS OPÇÕES no mercado nacional de RPG.

Vocês concordam?


Bom voltando unicamente ao assunto MUNDO DAS TREVAS, o CLÁSSICO e o "novo", nem tão novo assim já que tem 10 anos, e eu vou chamar aqui de Mundo das Trevas 2.0. Vale lembrar que o Mundo das Trevas Clássico é o cenário de Vampiro - A Máscara, Lobisomem - O Apocalipse, Mago - A Ascensão, Wraith - The Oblivion, Changeling - O Sonhar, Hunter - The Reckoning, Demônio - A Queda, Múmia - A Ressurreição e Dark Ages Vampire, dentre outros. Já o Mundo das Trevas 2.0 é o cenário que surgiu em 2004, com um único "livro básico", genérico e voltado para mortais (e toda uma linha própria), e seus suplementos de "criaturas", como Vampiro - O Réquiem, Lobisomem - Os Destituídos, Mago - O Despertar, Changeling - Os Perdidos, Promethean - The Created, Hunter - The Vigil e, mais recentemente, Mummy - The Curse e Demon - The Fallen. Ambos hoje coexistem juntos lá fora. A White Wolf renovou ambos os cenários com a Onyx Path, e a venda dos PDFs e livros impressos sob demanda na DrivethrRPG. Ambos os cenários coexistem de forma independente e tem sua própria legião de fãs e jogadores. 


Aqui no Brasil a situação é mais complicada. Quem não domina o inglês ficou abandonado pela Devir, que não reimprime mais livros do Mundo das Trevas Clássico já há algum tempo, e praticamente esqueceu a linha do Mundo das Trevas 2.0. Tinha sido anunciado os suplementos Arsenal e Sexto Sentido, mas sem novidades. Talvez nem saiam mais. A editora também manifestou interesse de traduzir o V20, o livro básico de 20º aniversário do Vampiro - A Máscara (ou "4ª edição", se preferirem). Mas também sem novidades. 


Mas quem lê em inglês, está muito bem servido obrigado!! :) Basta vermos as iniciativas de compra coletiva com o próprio V20, inclusive a organizada por este site. Além disso a DriveThruRPG faz um excelente trabalho, Comprei vários livros físicos da linha por lá, inclusive livros da linha Dark Ages Vampire, os novos do Werewolf - The Apocalypse 20th Anniversary, e alguns suplementos do V20 (Companion e Hunters Hunted II), e chegaram MUITO RÁPIDO! Como nenhuma encomenda importada já havia chegado. Sempre que peço livros da loja leva uns 10 dias pra chegar! Estupidamente rápido!!!


Além disso devemos lembrar dos grupos de tradução que por um bom tempo traduziram material do Lobisomem - O Apocalipse e de Mago - A Ascensão, principalmente dessas duas linhas, e em GRANDE QUANTIDADE, possibilitando àqueles que não dominam o idioma inglês de ter suplementos a vontade e com uma qualidade profissional.


O que eu penso? RPGista, principalmente fãs do Mundo das Trevas (Clássico ou 2.0), por favor, se vocês GOSTAM de RPG, e GOSTAM de World of Darkness, APRENDAM inglês! Façam um cursinho, e não parem no básico... Vão até o avançado. Vale a pena aprender, para se liberar das amarras do idioma pátrio. É importante tb para a vida profissional e acadêmica (para aqueles que fazem alguma faculdade).

- Atualizado em

Malphus

Hoje já repenso meu posicionamento a respeito desse evento...a a meu ver o que está acontecendo é que temos uma gama grande de jogadores e pouco Narradores/Mestre que estejam dispostos a mestrar/narrar uma boa história..Acho que os Narradores/Mestres mais veteranos deveriam investir mais na formação de novos Narradores/Mestres.

Mestre
O que acontece, é que pras editoras isso é um negócio, todo investimento precisa ser viável. A Devir mesmo vive falando que não tem dinheiro pra fazer divulgação (péssima desculpa, quando eles precisavam ao menos um boa relação com os jogadores e blogueiros). Mas ultimamente estão com um esquema de reunir pessoas pra jogar nos fins de semana, não sei como isso anda. Mas foi bom ver isso de volta.

Para os jogadores o RPG é um hobby, mas nem todos vêem necessidade de fazer com que todos conheçam o RPG. Já ouvi muito narrador dizendo "particularmente, eu não vejo utilidade em eventos para mim e meu grupo". Então pra quem joga, fazer eventos e divulgações só começa a ser algo valoroso quando a editora diz "estamos vendendo pouco, talvez vamos abandonar o título" kkkkk. A partir desse momento, começa a afetar o seu bolso e o seu grupo, ai o pensamento muda.

Pra concluir: Entre editoras (negócio) e jogadores (diversão), é preciso uma relação comunicativa para que o hobby se mantenha em pé. Essa estrutura precisa ser mantida dos dois lados. Veja a Jambo tendo o Reduto do Bucaneiro ai participando intensamente de todo o processo de edição da nova versão dos Reinos de Ferro - o Reduto é o site mais completo sobre Reinos de Ferro aqui no BR. Então, quando uma editora esta disposta a reunir jogadores e oferecer um espaço para discussão e participação da comunidade de jogadores(seja online ou em ambiente fisico), esse já é um bom começo pra tornar o hobby viável e incentivar a divulgação quando for necessário.

Carlos_Leal

Vale lembrar também, Malphus, que a Jambô possui um FÓRUM, com diversos tópicos e sob-tópicos, uns exclusivos para suas várias linhas de RPG, como Tormenta RPG, 3D&T Alpha, Guerra dos Tronos RPG, Dragon Age RPG, Mutantes & Malfeitores e Reinos de Ferro.

A Jambô TEM UM ESPAÇO para discussão. A Devir não tem. Infelizmente eu acredito que a Devir já largou de mão o RPG faz tempo...

ZhyZhak

Continuando o que havia dito, o RPG nao morreu simplesmente desapareceram os jogadores de WOD ou NWOD, como eu, fui jogar outros jogos como D&D e Dragon Age, nesses jogos ainda esta cheio de jogador...
Eu estava narrando uma mesa de Forgotten Realms 4th, parei agora pra poder jogar outros jogos, estou jogando uma mesa de Dragon Age, jogando uma mesa via Skype de D&D, vou começar a jogar uma mesa de Mago o Despertar ou Lobisomem os Destituidos e estou jogando outra mesa de D&D pessoalmente.
Ou seja RPG tem de monte, o que depende é quais jogos tem.
Eu era bem preconceituoso com D&D,Dragon Age e outros jogos, e me surpriendi com o mundo jogo sensacional e interpretativo.
Recomendo a todos que estao carente de RPG que façam o mesmo.




Malphus

Reforçando uma fala anterior do Carlos, uma das coisas essenciais pra quem quer aproveitar rpg ao máximo é aprender inglês. Isso não quer dizer que vc não vai mais comprar livros em pt, mas quer dizer que vc sempre pode completar sua coleção com o material que não sai aqui (é assim no nwod, por enquanto).

Quanto ao Fórum da Jambo, eu havia elogiado isso no primeiro contato que fizemos com o editor deles (o Guilherme), e inclusive havia pedido que eles abrissem um espaço pra nós no fórum caso peguem as licenças de tradução ou que indiquem o nosso site pra reunir os jogadores por aqui, estaremos ajudando na divulgação. Essa perspectiva de trabalho em conjunto é muito boa. O que tem acontecido entre a Jambo e o site do reduto do bucaneiro é o melhor exemplo disso que posso encontrar. Os Goblins me contaramque a Jambo parece ter indicado o site do reduto a privater press, veja só que bacana, colocando os caras em contato direto com a editora estrangeira na tentativa de torna-los um site filiado ao site da editora. Sensacional.



 

Slambrer

Morrendo? Esse ano to vendo ele mais agitado do que o mar num dia de tempestade!

Marcinho

Depende do lugar... preciso me inteirar ainda, mas aqui na cidade não vi eventos exclusivos de rpg florescendo. Apesar de ter alguns eventos voltados para o público geek na pauta que geralmente abrem espaço para o rpg.
Mas como eu disse, ainda preciso garimpar os eventos que acontecem pra ver até onde se estende a teia do rpg. ("a teia do rpr... ficou bem dramático isso kkkk)

Carlos_Leal

Depende do lugar... preciso me inteirar ainda, mas aqui na cidade não vi eventos exclusivos de rpg florescendo. Apesar de ter alguns eventos voltados para o público geek na pauta que geralmente abrem espaço para o rpg.Mas como eu disse, ainda preciso garimpar os eventos que acontecem pra ver até onde se estende a teia do rpg. ("a teia do rpr... ficou bem dramático isso kkkk)

Marcinho

Este ano voltamos a ter o EIRPG no Brasil, após um longo tempo. Dizem que na GENCON americana foram muitos brasileiros, até os gringos de lá se surpreenderam com a quantidade de brasileiros que havia.

Você também não quer que tenha eventos em tudo quanto é lugar não é mesmo? Além disso aqui em meu estado, em Porto Alegre, todo ano na AnimeFriends (que é um evento "nerd" de maneira geral) tem espaço para o RPG tb. Na JediCON RS, que também acontece todo ano em Porto Alegre, também tem espaço para o RPG. Aqui em Porto Alegre também tem um espaço público conhecido como Casa de Cultura Mário Quintana, batizado em homenagem ao escritor de mesmo nome. Nesse espaço rolam jogos de RPG também. O pessoal se reúne para jogar.

MarcioThrasher

Aqui em Florianópolis/SC e região, o pouco que vejo é que o RPG foi substituído em muito pelos card games, mas ainda persiste na forma do D&D 4.0. Não acho isso muito animador, pois vejo o 4.0 mais como um MMORPG misturado com boardgame, mas essa é minha opinião pessoal de velho rabugento. A galera da "velha guarda" que eu conheço ou perdeu o interesse no hobbie, ou as responsabilidades da vida adulta não permitem jogar. Admito que, no meu caso, eu ter me tornado um eremita e não fazer novos contatos com pessoas novas não ajuda muito.

Ainda assim, vou fazer minha parte. Tô pra começar uma crônica de Hunter (difícil conciliar os horários de todos, mas dessa vez vai) e quando meu moleque crescer, tenho planos de fazer tardes de RPG aqui em casa, jogando em família e também mestrando coisas leves pros futuros amiguinhos dele, iniciando assim uma nova geração de rpgistas. E isso é algo que todos os pais rpgsitas devem fazer. Bons hábitos e boa educação vem de casa. Estimular seu filho a ler livros e quadrinhos, assistir bons filmes e programas educativos, tocar algum instrumento musical... tudo isso é responsabilidade e dever dos pais, e isso certamente inclui o RPG. O hobbie e a humanidade como um todo agradecem rs.
- Atualizado em

Carlos_Leal

Legal Márcio, é realmente por aí que a coisa funciona. Aqui no Rio Grande do Sul, morei 11 anos numa cidade ao sul do estado, Rio Grande. Lá participei de um projeto vinculado ao Brazil By Night, o Rio Grande By Night, Cheguei a jogar com dois personagens Ventrue. A cidade teve muitos jogadores de Vampiro - A Máscara, mas agora esse volume diminuiu bastante. Tem ainda um pessoal que joga Vampiro, e tem um projeto com a cidade vizinha, Pelotas, mas ainda é apenas uma sombra do que já foi. Mas tem. Rio Grande também já teve um projeto de Lobisomem, vinculado ao Rage Across Brazil. O município teve muitos jogadores de Vampiro, Lobisomem e também Dungeons & Dragons.

Desde 2012 não moro mais lá, mas nos últimos anos que morei cheguei a jogar D&D 4ª Edição, Tormenta RPG e Pathfinder. E e estava num grupo de Pathfinder quando voltei a morar aqui na minha cidade, perto de Porto Alegre. O D&D 4ª edição não vingou lá. Aliás nosso grupo "aguentou" jogar por um ano, depois migramos para o Pathfinder. Vários compraram os livros do Pathfinder, por serem regras melhores e mais próximas do D&D 3.5, aliás uma clara evolução do D&D 3.5.















- Atualizado em

Carlos_Leal

Aliás, quando saí de Rio Grande em 2012 eu sabia de grupos e pessoas que jogavam D&D 3.5, Pathfinder, Tormenta, Vampiro - A Máscara, Vampiro - O Réquiem e Pathfinder. E isso que a cidade tem cerca de 200.000 habitantes.

Aqui na minha atual cidade, Guaíba, que fica distante 30 km da capital gaúcha, Porto Alegre, meus amigos jogam ainda desde a época da nossa adolescência, em meados dos anos 90. Uns pararam, por causa de filhos, casamento etc, outros novos entraram... O pessoal jogou muito AD&D 2ª Edição, D&D 3.5 e, atualmente, mestro Tormenta RPG para o pessoal. Estava com uma campanha desde 2012, num cenário próprio que criei (usando apenas as regras do Tormenta RPG), mas agora comecei a mestrar as aventuras prontas no próprio cenário de Tormenta por falta de tempo de preparar aventuras. Estava querendo começar uma crônica de Caçadores Caçados, mas não tive tempo de me organizar para tal. E neste mês (ou no outro) também pretendo começar a campanha Tyranny of Dragons, do D&D 5ª Edição. Pretendo ainda em breve mestrar as aventuras prontas do Star Wars Edge of the Empire, outro RPG que curto bastante. Em Porto Alegre conheço pessoas que jogam de tudo, desde D&D até Star Wars, passando por Shadowrun, Call of Cthulhu, 3D&T Alpha, Vampiro - A Máscara, Changeling - O Sonhar e muitos outros. Acho que, muitas vezes, é só questão de encontrar as pessoas certas para se jogar, ou melhor, saber procurar. Por falta de tempo temos jogado aqui uns dois finais de semana por mês, às vezes um só, geralmente nas madrugadas de sábado para domingo.


Carlos_Leal

Sobre aqueles que pretendem ensinar os filhos a jogar RPG, principalmente desde pequeno (criança), recomendo sistemas como o 3D&T Alpha e RPG Quest (que parece estar voltando). São sistemas mais simples, e deve despertar a atenção das crianças. Serve também para iniciar os adolescentes,

E no caso do 3D&T Alpha, tem um cenário muito legal: Brigada Ligeira Estelar! Apesar de ser 3D&T, o cenário é bem maduro com muita história. É um cenário Sci-Fi com Mechas (robôs gigantes), mas também com muita política. Ajuda no amadurecimento de iniciantes. De início um Mestre que queira usar o cenário para iniciar crianças e adolescentes no hobby pode bolar histórias sem muita trama, e sem muita história, mais focada em ação e nos combates de robôs e sabres de luz (sim, tem isso também no cenário). Mas conforme os jogadores forem amadurecendo, o Mestre pode começar a colocar intriga política no meio, e muito roleplay, aumentando a complexidade da história e preparando os jogadores para outros cenários e sistemas (ou não, pois o cenário em si, como eu disse, é bem "maduro" e rende boas histórias!).

No caso do RPG Quest, o que pode chamar a atenção das crianças são as miniaturas cartonadas, os monstros e os mapas. Não sei se a nova edição do jogo, que deve sair em breve, terá isso. Mas eu acho uma característica marcante do jogo e acho que deveria ter.  


Marcinho

Muito bacana ler a experiência de jogo de outros jogadores "das antigas" porque a gente que joga há muito tempo se identifica!
Conheci o RPG num anúncio que estava na contra capa da revista HERO. Procurei muito mas não achei nada a respeito na época, até que encontrei um clã book Brujah. Comprei e nem sabia como funcionava. Li que era um suplemento de outro livro (vampiro a máscara) e voltei a garimpar o mercado atrás desse livro. Até que encontrei. Devorei o livro e narrei para minhas duas irmãs. Elas gostaram, mas não tanto quanto eu.
Até onde eu sabia ninguém jogava rpg na cidade onde eu estava morando na época. Estava enganado. numa conversa com um amigo comentei sobre o jogo e ele falou que ouviu outro amigo dele falando sobre o jogo, e me deu o endereço dele. Bati na porta sem nem saber o nome do cara e perguntei pra mulher que apareceu na porta "é aqui que mora um rapaz que joga rpg?" (quando lembramos disso choramos de rir).
O grupo (único na cidade que na época tinha 200 mil habitantes) era formado de 8 jogadores ativos e alguns outros que apareciam as vezes. Jogávamos principalmente lobisomem e vampiro.
A partir disso, formei outro grupo com o pessoal da escola e pouco tempo depois, os dois grupos se juntaram, então resolvemos divulgar nosso hobbie numa feira de cultura que acontecia todo ano nas escolas da cidade.
O resultado foi um sucesso além do esperado e depois dessa feira, a cidade passou a ter muitos grupos. A gente fez o papel de "agência" pegando o cadastro das pessoas que queriam jogar e separamos por proximidade de moradia, grupos de 5 a 6 pessoas, narrávamos uma primeira aventura e deixamos eles se virarem depois. Alguns vingaram, outros não.
Alguns jogadores de outros grupos se juntaram ao nosso, cadastramos nossa cidade no By Night (eu e mais dois narradores coordenamos isso).
No final das contas, como todo grupo, o tempo fez cada um seguir por caminhos diferentes. Eu mesmo voltei pra Salvador. Outros jogadores do meu grupo também vieram pra ca. Sempre que dá jogamos.
Meu grupo atual ativo, joga aos domingos pela manhã.
Eu vejo que aqui em Salvador tem muitos jogadores, mas evento mesmo, são poucos.
Aquilo que o Márcio falou de educar seus filhos jogando em família, é uma das coisas que com certeza farei e aconselho todos os pais jogadores fazer também! :)

MarcioThrasher

Tô aqui digitando agora com um garoto lindão de quase 6 meses no colo, futuro frequentador aqui do fórum!

Pô Marcio xará, eu que gosto de ouvir relatos de jogadores da mesma geração ou de uma geração anterior a minha, faz a gente sentir aquela nostalgia da era de ouro do RPG aqui no Brasil. Vou aproveitar e falar um pouco do cenário em que conheci o hobbie.

Como muita gente aqui no Brasil, conheci o RPG através da Dragão Brasil (que viverá eternamente em nossos corações). Mais especificamente, pela revista-irmã Só Aventuras. Foi em 1997, quando passei na banca de revistas e me deparei com um pacote "duas pelo preço de uma" das edições 6 e 7. Vi a capa da edição n°7, com uma silhueta sombria e pingos de sangue, e uma chamada pra algo relacionado a vampiros e pirei! Já era um moleque fanático pelo mito do vampiro desde bem pequeno, então comprei na hora.

Li e reli as revistas zilhões de vezes, sabia todos os caminhos das aventuras-solo de cor e salteado. Depois disso, arranjei uns livros de First Quest e adorei. Mais pra frente, no ano de 2000, fiz amizade com um rapaz numa locadora de videogame (bons tempos de locadora...) por ele estar jogando Vagrant Story, puta action-RPG da Squaresoft pro PS1. Vendo minha empolgação pelo tema medieval do jogo, ele me perguntou se eu conhecia RPG de mesa, ao que eu disse que conhecia mas nunca tinha jogado. Ele falou que tinha os livros do Advanced Dungeons and Dragons e tava afim de gente pra jogar com ele. 

Daí pra frente, o resto é história como dizem. Joguei e mestrei muito AD&D (tinha até o xerox do Livro do Jogador), depois tive acesso ao Vampiro: A Máscara (tirei xerox do livro de um antigo professor de Matemática do ginásio) e comecei a narrar. Em determinado momento, um grupo aqui do meu bairro descobriu que eu narrava Vampiro (por eu ter comentado com um deles que era meu amigo na época) e numa noite de sexta-feira apareceu o grupo inteiro no portão da minha casa, e me sequestraram pra narrar Vampiro: Idade das Trevas pra eles hueheuehe! Nunca tinha narrado o cenário medieval de Vampiro, tive que deixar eles preenchendo ficha enquanto eu tentava fazer leitura dinâmica do livro, mas foi muito divertido!

Mesmo tendo tido muitos hiatos longos sem jogar, nunca deixei de gostar do hobbie. São histórias como essas que contei acima, e muitas outras, que fazem o RPG valer a pena. E isso é algo que não pode se perder jamais.
- Atualizado em

MarcioThrasher

E Carlos_Leal, dicas mais que anotadas!

Até o moleque ter idade pra jogar e entender vai mais alguns anos ainda, mas é bom já ficar ligado em alguns desses títulos porque talvez estejam esgotados no futuro, ou tenham sido substituídos por novas versões com mudanças ruins *cof cof* D&D 4.0 *cof cof* 

Carlos_Leal

De nada Marcio!!! 

Assim, para dar uma geral, caso tu não conheça os sistemas que citei:

- 3D&T Alpha: É um RPG nacional estilo Anime/mangá, com regras simples e até bem divertido. Cumpre muito bem o papel para o gênero. Usa apenas dados de 6 lados. A criação de personagens é feita por uso de pontos. Surgiu de dois RPGs de comédia, gozação com as séries japonesas (principalmente as séries tokusatsu): DEFENSORES DE TÓQUIO e ADVANCED DEFENSORES DE TÓQUIO. Ambos publicados em bancas, como edições especiais da Dragão Brasil. O nome "Advanced Defensores de Tóquio" era tiração de sarro com o "Advanced Dungeons & Dragons" que estava no auge na época. Mas não era um RPG "mais avançado", na verdade apenas uma segunda edição do primeiro e com mais vantagens e desvantagens. Posteriormente a Editora Trama, da Dragão, adquiriu licença com a Capcom Romstar do Brasil, representante nacional da Capcom,  para publicar material de Street Fighter, e além de publicar uma mini-série nacional em quadrinhos e a tradução do Street Fighter - The Storytelling Game da White-Wolf (publicado no Brasil como Street Fighter - O Jogo de RPG, que usava nosso querido sistema Storyteller), a editora publicou, também em bancas, o Street Fighter Alpha 3 RPG, que usava as novas regras do Defensores de Tóquio, chamada simplesmente de 3D&T (Defensores de Tóquio 3ª Edição). O RPG era considerado material oficial licenciado, e ganhou mais dois suplementos, Final Fight (trazendo o cenário de Final Fight e as fichas dos personagens de Final Fight para o 3D&T) e Shadaloo, com detalhes da organização criminosa chefiada por Bison, uma aventura pronta e fichas dos vilões da Shadaloo. A Trama ainda lançou módulos do 3D&T do Mortal Kombat, Darkstalkers e Megaman. Não sei como conseguiu publicar o do Mortal Kombat, pq que eu saiba, ela tinha licença só da Capcom. Mas enfim, o 3D&T foi um sucesso e logo saiu, como suplemento especial de uma Dragão Brasil, o Manual 3D&T (capa vermelha). O jogo que antes era uma "tiração de sarro" com os heróis japoneses, acabou se tornando um jogo "sério" (ok nem tanto assim) para campanhas estilo animes e mangá. O jogo recebeu inúmeras
atualizações e suplementos em bancas, como o Manual 3D&T Revisado, Ampliado e Turbinado. A edição mais atual é publicada pela Jambô, e se chama 3D&T Alpha. O Manual 3D&T Alpha pode ser baixado gratuitamente em PDF da loja da Jambô, basta ter um cadastro! Já os suplementos só comprando mesmo. 

 - RPG Quest: O RPG Quest era também outro RPG nacional publicado em bancas, e em módulos, pela Daemon Editora. Era um pouco parecido com o Sistema Daemon, mas bem mais simples e sem as porcentagens, que só usava dados de seis lados. O RPG Quest era voltado para iniciantes, trazia um livreto de regras básicas e miniaturas cartonadas, assim como um mapa. O primeiro módulo era Nova Arcádia, de Fantasia Medieval "normal". O segundo módulo, Velha Arcádia, trazia criaturas baseadas na mitologia grega, e personagens também nesse estilo. O terceiro módulo, "Cavaleiros Templários", era baseado nos cavaleiros templários, e trazia algumas criaturas demoníacas e um dragão negro. O quarto e quinto módulos eram orientais. Cada módulo era um RPG stand alone, funcionando sozinho por si só, sem precisar dos outros, mas juntos eles se complementavam. Depois a Daemon lançou todo material num único módulo básico chamado RPG Quest - Módulo Básico, mas sem as miniaturas cartonadas (que poderiam ser compradas separadamente na loja da Daemon). Muitas as miniaturas cartonadas usei em jogos do D&D e do Tormenta RPG. E ainda as utilizo hoje! São bem legais aliás. A editora RedBox adquiriu os direitos do RPG Quest e publicará uma nova edição do jogo.                                                                                                                                                                                             Tanto o 3D&T Alpha como o RPG Quest são ideais para iniciantes, e também muito aconselhável para iniciar crianças no hobby. Mas não podemos considerá-los "jogos infantis", pq não o são. São jogos mais simples e com temática mais leve é fato, mas podem ser muito mais que isso. Como exemplo já tinha citado o cenário de ficção científica "animesca" com mechas, Brigada Ligeira Estelar, do 3D&T Alpha. O cenário é muito bem escrito e amarrado, com uma boa história e muita intriga e politicagem, para fazer inveja à Vampiro - A Máscara e à politicagem da Camarilla por exemplo. Só saíram 3 livros até agora, mas mais estão programados. Brigada Ligeira Estelar veio para mostrar como são possíveis jogos maduros com 3D&T Alpha. 















- Atualizado em

Carlos_Leal

Bom já que o pessoal acabou comentando como conheceu o RPG, também vou dar um pequeno história de minha "vida RPGística".

Podemos dizer que tudo começou na minha infância, com meus 9 anos de idade, quando conheci o personagem Conan, o Bárbaro, em 1990. Vi Conan - O Destruidor numa Sessão da Tarde, e logo depois descobri A Espada Selvagem de Conan em bancas, e foi paixão à primeira vista!!! As histórias de Espada e Feitiçaria, a arte em preto e branco, e as belas capas pintadas me cativaram!!! Conan (junto com Batman e o Capitão Kirk) foi um de meus heróis da infância e adolescência. E foi um dia, lendo uma revista, que não lembro qual era, mas desconfio que era uma Super Interessante, me deparei com os Livros Jogos da editora Marques Saraiva. Aquelas belas capas pintadas me lembravam muito as artes de capa das Espada Selvagem de Conan, além dos monstros me chamarem a atenção. Uma delas era Mares de Sangue (se não me engano o volume 9 do Aventuras Fantásticas). Logo achei os livros nas livrarias e comecei a jogar e a colecionar. Apesar de ter uns com temática de ficção científica e até super-heróis, a maioria era Fantasia Medieval. De início eu achei que estava jogando RPG, pois mencionavam também essa estranha "sigla", que conheci mesmo dos videogames mas nunca entendi direito o que era. Após o lançamento do RPG Aventuras Fantásticas e, posteriormente, do Aventuras Fantásticas Avançado - Dungeoneer (que apesar do "avançado", era até bem mais simples que os mais simples RPGs hoje). Mas apesar de ter comprado esses livros na época, nunca cheguei a jogar, de fato, o RPG Aventuras Fantásticas. Meu primeiro grupo e minhas primeiras experiências com o RPG foi com o GURPS, através de colegas de escola. E isso eu já estava com 13 anos. Jogávamos na casa de um de meus colegas, e às vezes lá em casa. Mas ao contrário da maioria, nossos jogos eram de FAROESTE! Jogávamos no Velho Oeste Americano, e foi uma boa experiência! Cheguei a jogar mais como Mestre, mas também joguei como personagem. Depois conheci o jogo de tabuleiro Hero Quest, o qual devido à minha pouca experiência com o RPG, comecei a achar que era também RPG. E então o Dragon Quest da Grow e, finalmente, o Dungeons & Dragons, da Grow! Como lia bastante quadrinhos na época, e ia direto nas bancas, não foi difícil esbarrar na Dragão Brasil, a recém no número 2 (e ainda com o nome "Dragon"), e começar a ler e conhecer de fato o RPG! Logo adquiri a edição 1 e comecei a comprar todas, tão religiosamente como comprava as revistas do Conan. E logo saiu o AD&D no Brasil!!! Comprei o kit do First Quest e apresentei para uns amigos, não os mesmos que jogavam GURPS, que, aliás, estavam abandonando o RPG, trocando o hobby pelo futebol e pelos jogos de computador. Meus outros amigos se apaixonaram pelo hobby, e logo estava montado meu grupo de AD&D! Uns saíram, outros entraram. E desses alguns continuam até hoje! De início eu mestrava apenas aventuras prontas, muitas da Dragão Brasil.

Foi aí que em 2000 fui estudar em outra cidade, fazer faculdade longe de casa. Não era muuuito longe, 4 horas e meia de ônibus, mas não dava para ir sempre. Fui morar e estudar em Rio Grande, com 19 anos. Universitário, e morando numa cidade estranha à mim, logo dei de cara com uma loja de RPG (bem específica mesmo, LOJA DE RPG). Lá acabei fazendo amizades com um pessoal, e virou também um "ponto de encontro". Entrei num projeto de Vampiro - A Máscara e joguei muito Vampiro.  Em Rio Grande havia o "Rio Grande By Night", ou "RGBN", um projeto vinculado à BBN (Brazil By Night), nacional. Na época mais de 50 pessoas participavam do projeto em Rio Grande. Havia mesas de Vampiro no shopping (e na casa de algumas pessoas) e lives mensais.

Alguns anos depois com o lançamento da 3ª edição do D&D, eu voltei a jogar fantasia medieval. Jogava nos finais de semana com meus amigos do AD&D, quando ia pra casa, uma vez por mês. Posteriormente entrei num grupo de D&D 3.5 também em Rio Grande, e ainda jogava Vampiro também. Ainda em rio Grande, cheguei a montar um grupo do Senhor dos Anéis RPG, mas nã durou muito, mas também foi uma experiência legal.

Minha vida universitária em Rio Grande se estendeu mais do que eu previa, acabei fazendo outro curso também e logo passei num concurso público num município vizinho. Então chegou o D&D 4ª edição, e logo entrei num grupo desse jogo. De início pareceu divertido, mas após um ano nos aborrecemos com o jogo e migramos para o Pathfinder, o qual jogamos por mais dois anos a fio. Em 2012 fui chamado no concurso da prefeitura de minha cidade, e não pensei duas vezes. Fiquei triste por me afastar de vários amigos que fiz por mais de uma década quando morei em Rio Grande, mas aqui voltei a ter mais contato com meus amigos de infância e adolescência, além de conhecer novos amigos também. E então comecei uma campanha de Tormenta RPG, mas num cenário próprio, apenas usando o sistema de regras do Tormenta. Desde 2012 eu e meus amigos temos jogado pelo menos uma vez por mês. Tenho interesse em jogar outros jogos tb, como Caçadores Caçados,  Star Wars Fronteira do Império e o novo D&D.

Durante meus mais de 20 anos no RPG eu já joguei várias coisas. Algumas foram experiências rápidas, outras duradouras. De experiências rápidas posso citar o próprio 3D&T, Arkanun, Trevas, Mago, Vampiro - A Idade das Trevas, Star Wars Saga Edition, Dark Heresy, Mundo das Trevas 2.0 (usando mortais), e outros. Eu tentei começar uma crônica do Mundo das Trevas com mortais via fórum, mas não consegui. Mas é algo que ainda tenho vontade.










































Marcinho

Repararam que atraves das historias, apesar de ter visto pela primeira vez o RPG em anuncio de revista, ainda assim eu acho que falta muito investimento em propaganda nesse hobbie. Hoje, quem ja ouviu falar na sigla, geralmente liga a jogos eletrônicos.
Bacana as historias de vocês, Carlos Leal e xará Márcio. Uma coisa é certa... mesmo que o RPG morresse comercialmente, ele é feito principalmente da imaginação dos jogadores. E, pelo menos, enquanto tivermos vontade de jogar, nem que seja poucas vezes, vamos arrumar um tempinho para juntar os amigos próximos e os familiares e atraí-los em alguma aventura!
:)

Carlos_Leal

Pois é Marcinho, mas como já foi dito, "comercialmente" o RPG está LOOONGE de estar morrendo, tanto nos EUA como no Brasil. 

E eu acho que, se um dia o hobby diminuir radicalmente, e talvez, morrer comercialmente, ainda ficarão aqueles que irão manter nosso hobby vivo através de sites na internet, projetos não-comerciais distribuídos gratuitamente (como hoje é o Tagmar 2) e outros. 

SamCromwell

Bom cara, tenho de discordar. Embora às vezes pareça que o RPG desapareceu, ele simplesmente se esconde da vista.
Comecei a jogar RPG uns 9 anos atrás com uma turma da velha guarda daquelas que têm 3 exemplares capa dura de cada livro de D&D(eu tinha pouco mais de 10 anos de idade) que hoje quase não joga mais, exceto por campanhas one-shot duas ou três vezes no ano, mas nesse meio tempo joguei muito e narrei mais ainda.
Passei longos anos narrando pra 3 amigos meus, sempre meses só com os três (porque eles eram meio cabeça dura e tremendamente machistas - não aceitavam garotas, porque RPG é "jogo de mano"). Um deles foi pra fora do país pelo Ciência sem Fronteiras e paramos de jogar.
Mas daí, seis meses atrás, um grupo de amigos veio me perguntar se eu podia narrar pra eles, imagine minha felicidade. De fevereiro pra cá tenho narrado todos os fins de semana pra um grupo (5 caras e 2 gurias) que nunca tinham jogado RPG antes na vida. Alguns dos caras compraram livros pela internet, muitos dados além dos que eu já tinha... Dei meu exemplar segunda edição de Vampiro A Máscara pra uma das minhas amigas e hoje já estão falando em comprar toda a coleção do NWoD pra jogar depois que a campanha medieval acabar (ambientada num mundo e com um sistema que eu mesmo criei pra simplificar regras).
- Atualizado em

httblyonn

Caraca, hoje fazem exatamente 4 anos que esta postagem foi criada!
E ela perdurou com vários comentários. 
Reforço meu ponto de vista.
"O RPG NÃO ESTÁ MORTO!"...
Tenho jogado 2-4 vezes por mês com dois grupos, um fixo e outro variável.
Vejo também nos grupos do FACEBOOK, vários grupos se juntando para jogar.
Mês passado a REDBOX fez o OLD DRAGON DAY 2014 que resultou em mais de 100 mesas de RPG no sistema em apenas dois dias.
Vida longa ao nosso querido hobby!!!





Slambrer

Já comentei aqui por algumas vzs. E até tenho saudade de combater o "O rpg está morrendo". Agora nas paginas do Facebook rolam os pedidos de financiamento coletivo e vemos que aqui o pessoal tem apoiado bem a vinda de Rpg.