klaives e a forma gauru

Criado por tuelho · 14 postagens

tuelho

klaives e forma gauru
quando lemos em fúria, vide forma gauru, vemos q o lobisomem nao pode usar itens complexos como armas de fogo, computadores e carros. la da um exemplo q ele pode suar um porrete ou um lata de lixo para arremessar. dai eu entendo q armas brancas mais comuns como machados ou espadas pesadas(de certa forma funcionam como porretes)poderia ser utilizadas na forma gauru. jah na parte de klaives o livro diz q em fúria nao da para usar, mas ai em baixo fala q elas foram feitas pra ser usadas em momentos de fúria. 
uma página depois mostra um gauru usando um klaive(desenho).
entao o gauru nao ativa uma klaive devido a fúria ou nao usa de maneira alguma(o q para mim seria incoerente já q as armas foram feitas para guerra)

J_N

Ja já eu arrumo tempo.
- Atualizado em

tuelho

Eu tava vendo agora um npc do livro do mestre, um puro, tem a vantagem klaive, uma espada. e ele lá na parte de dano tem na sua forma gauru o dano da espada contabilizado...

J_N

Entendo sua dúvida Tuelho. Aliás, você não é a única pessoa que conheço na internet com esta dúvida especificamente. Na comunidade do jogo no Orkut, houve muito tempo atrás umas discussões sobre o assunto.

Bem, entendo o jogo Lobisomem: os Destituídos (e todo o novo Mundo das Trevas) como um jogo onde a mecânica e mesmo as imagens apresentadas no livro não tem um poderio maior de manipulação dos eventos do que o próprio conceito do jogo. Ele é um jogo de terror, ruim, sem falsos moralismos ou enredos prontos. Sim é verdade, existem imagens de urathas em sua malditas formas de batalha empunhando uma klaive. Sim é verdade, existem a contabilização desse artefato e de seu respectivo dano na ficha deste personagem. Agora vou utilizar dois exemplos para desmoralizar este caso que você nos apresentou.


É verdade também, se falamos de imagens, a mais estranhas formas e proezas dos lobisomens possíveis graças às estas mesmas imagens no livro. Procure com calma, e verá que algumas são incomuns demais para serem "realistas" para o jogo. Perceba que são apenas imagens EVOCATIVAS. Que tentam passar um sabor ao leitor do livro. Não se atente tanto à detalhes quando as contemplar. Perceba o que realmente são em sua maioria: imagens ilustradas por desenhistas profissionais (e não os "game-designers". Taí uns dos possíveis motivos para estes furos. O cara que desenha pode não saber todas as regras do jogo. Ele é um artista!) para criar em você narrador e jogador, a sensação de estranheza necessária para que o jogo transcorra em sua devidas linhas de "normalidades". Ou seja, elas são mais subjetivas, e não objetivas.


O segundo ponto que utilizo para descrer esta sua percepção, é o fato que existem diversos erros contabilizados nestas mesmas fichas que você mencionou, e que mais tarde foram retratados na errata que a Devir lançou. Alguns que eu mesmo já tinha percebido, nem foram colocados nesta mesma errata, provavelmente por que mais ninguém da editora deva ter percebido. Personagens com contabilizações erradas nos Atributos nas diferentes formas, Manipulação "zerada"  em outras formas (n livro explica que não se pode zerar nehum atributo por causa de modificadores negativos de outras formas.), Puros sem o Renome de Pureza...Enfim, nada que retrate a sua dúvida de "Klaives e a forma Gauru, más eles (os erros) estão lá. Existem para comprovar que o sistema não é perfeito, e não tem aspiração a isso (mesmo os sistemas que se preocupam demasiadamente com isso não o são).

Então meu caro. minha dica, depois disso tudo é: ignore estas imagens. Ou mude, crie e faça do seu jeito. O jogo ( eo próprio livro, imagino) é SEU! Ninguém vai tomá-lo por estra narrando errado, e talvez seus jogadores nunca percebam que um dia você teve esta dúvida.

=)

J_N

Viu como eu disse que "jajá" eu arrumava um tempo?! Rsrs!

tuelho

olha só no livro changing breeds tem uma quadro informando que os destituídos também são changing breeds... só que eles não se dão bem... nesse mesmo livro tem outro quadro informando armas feitas especialmente para formas de guerra meio homem meio fera. tem um machado por exemplo de F+6 explosão do nove. ou seja ficou claro e explicíto para mim que é uma regra oficial do jogo que formas de guerra usam sim armas brancas. a regra de casa aqui no caso é não usar, mas numa mesa somente com regras oficiais com certeza é permitido sim. 

J_N

Pois é. nunca li o CB. Então meu caro amigo, xeque-mate. Você finalmente matou a charada.

Marcinho

Sem olhar o livro agora no momento, mas utilizando minha experiência como narrador de lobi, acredito que essa regra do livro do Uratha na forma Gauru não poder utilizar armas mais complexas seja simplesmente pelo fato dele não raciocinar. Ele está em um estado de fúria e ataca com o que o seu instinto de predador lhe propõe atacar: suas armas naturais. O que não impede dele atacar com uma arma (um porrete, por exemplo). Mas ele só não usaria de forma correta.

Mas ai que entra uma pequena regra que está na parte que fala da forma Gauru. O lobisomem pode fazer um teste reflexo para agir de forma consciente por um turno (para ações bastante limitadas). Mas tem uma parte que foca numa exceção, ele pode usar um Dom ou fetiche cuja ativação exija apenas uma ação reflexa e que complemente, de maneira direta, sua capacidade de atacar.

Por outro lado, na descrição das klaives, como você citou, tuelho, diz que um lovi na forma Gauru não pode usa-las. Isso é contraditório, já que a ativação é reflexa e complementa diretamente a capacidade de atacar. (com exceção daquele exemplo de nível 4 que limita a forma).

Ou seja: Como disse o J_N (independente do CB), cabe ao narrador bater o martelo final. Uma sugestão seria utilizar aquele teste reflexo de Perseverança + Autocontrole para o Gauru poder usar naquele turno a klaive dele.
- Atualizado em

tuelho

Na minha mesa deixamos usar armas brancas na fúria, mas não manobras de combate.

Marcinho

É uma boa opção também.
Mas por exemplo, sem aquele teste, se um lobisomem estiver com uma lança, ele não daria uma estocada no oponente e sim usaria ela como um porrete. Aquela coisa bem bruta, sabe? rs

tecnowancer

Estava também em dúvida sobre isso.

Além disso, as vantagens de luta como boxe não podem ser usadas com garras e etc, mas acredito que isso pode ser remediado, qual a opinião de vcs?

Marcinho

No clássico mundo das trevas a forma bestial era tratada como mais uma forma. Tinha lobisomem que raciocinava direitinho mesmo na forma crinos. No novo é bem diferente. Essas manobras exigem disciplina para serem executadas e em estado de fúria o gauru não tem essa disciplina, ele é uma besta selvagem.
Claro, isso em condições normais. Não duvido ter em algum suplemento algo que quebre as regras básicas.

tecnowancer

Realmente, entendi isso e faz todo o sentido...

Acredito que pelo mesmo motivo klaives não seriam aceitáveis, não daria para ativá-las.

felipewulf

muito bom os comentários acho que no LOD 2.0 eles devem ter ajeitado isso vlw galera qualquer novidade sobre regras novas e mecânicas podem postar