Sonhos de Espíritos

Criado por Cleriston · 11 postagens

Cleriston

Tempos atrás, coloquei isso num tópico na comunidade de Lobisomem no orkut, e agora queria reavivar a discussão aqui. Afinal de contas, espíritos são capazes de sonhar? Se sim, que possibildades isso oferece numa história?

Radhra

Ai que medos >.<

Bem, espíritos são o que? Manifestações efêmeras puras de um certo conceito? Se for assim o que seria sonhar no caso? Imaginar conceitos alheios aos seus?

Lord_Anderson

Não acho que espiritos sonhem.

Eles ja são seres efemeros num mundo por si só onirico, mas afetado por ações no mundo mortal.

Se sonhassem oq aconteceria? Suas consciências visitariam o mundo dos humanos?

 

vitorpontes

Talvez uma pesquisa aprofundada nos ensinamentos xamanistas podem responder a sua pergunta.

Cleriston

Bom, o que você diz faz sentifo, Lord_Anderson... eu parto do pressuposto de que, pelo menos alguns, são seres pensantes - portanto, creio que em algum momento precisem descansar. Não necessariamente dormir, como nós; mas entrar num estado de repouso, por mais tenue que fosse (talvez permanecessem conscientes durante esse estado hipotético). E me perguntei se durante esse hipotético estado, eles não seriam capazes de sonhar.

Pergunto isso porque pensei numa história onde os jogadores acabassem se descobrindo dentro do sonho de um espírito poderoso, talvez até mesmo um Incarnae... mas ainda quero amadurecer essa idéia.

Cleriston

Possivelmente, Vitor... mas eu me interesso mais em saber se essa lógica é aplicável dentro do WoD. Mas não deixa de ser uma idéia pesquisar sobre isso dentro do xamanismo.

Lord_Anderson

Cleriston.

 

Essa sua ideia é muito interessante.

 

Mas vc pretende que os personagens estejam na Sombra ou no mundo mortal?

Pq se for no mundo real, vc pode dizer que ao inves de adormecido, o espirito esta "preso" talvez por algum encantamento...

Daria p/ fazer aquela classica historia de um grupo de pessoas que chegam a um lugar isolado e passam a ter sonhos estranhos ou visões aterrorizantes.

Poderia fazer os personagens passar por um inferno ,até descobrirem que suas consciências estão presas no sonho ou na mente de "algo".

 

Ai ,teriam não apenas que sobreviver, mas tb descobrir como escapar e como livrar o local da influência da criatura.

Filipe

Para mim, definitivamente isso nãos eria possível.

 

Deixa eu explicar o meu ponto de vista ^^

Partindo do pressuposto citado de que espíritos são seres pensantes, logo, sonham... Eu alego que, espíritos são seres Pensantes, não racionais, claro, podem existir exceções a regra (Incarnnae e acima certamente adquirem uma consciência racional muito elevada).

Bom, como um ser que "pensa" pode não ser racional? Simples. Porque vocês acham que Humanos não possuem Espíritos separados de suas contrapartes físicas? Na minha teoria, os humanos não podem possuir espíritos separados pois o seu intelecto liga o espírito ao corpo dando-lhes a capacidade de raciocinar, diferente de qualquer outro ser espiritual. Sendo assim, os espíritos gerados por contrapartes físicas, conceitos e etc seguem simplesmente um instinto inerente de suas contrapartes.

 

Seres dotados de Instinto (não Raciocínio) não são capazes de sonhar. Eles seguem um curso de ação determinada por sua evolução. Vampiros, por exemplo, são seres dotados de Raciocínio e Instinto... assim, seus sonhos geralmente são turvos, enigmáticos e quase sempre indefiníveis pois a dualidade interfere na clareza do sonho. Já os Lobisomens que também são seres dotados de Intinto e Raciocínio são abençoados com um Instinto Primitivo Racional. Seriam os únicos seres que possuem Intintos Racionais e portanto, possibilitados de sonhar.

 

Além disso tudo, existe um mundo onírico (Que é diferente do mundo espiritual) sendo assim, se você imaginar que Espíritos podem sonhar, então, espíritos também gerariam Quimeras (Seres compostos de material onírico). Sendoq ue as quimeras são geradas apenas pelo pensamento humano (ou originariamente humano).

 

Este assunto é bem complexo mas... Imaginar o Mundo Espiritual dando origem ao mundo onírico seria, no mínimo, algo arriscado e totalmente alienígena já que a grande maioria dos Espíritos tem comportamentos totalmente distintos dos seres racionais.

 

Acho que ficou meio confuso, mas, espero ter conseguido expressar oq eu penso ^^

 

Abraço!

felipewulf

muito bom Felipe gostei do seu argumento e bem explicativo e conclusivo. imagina as quimeras dos espíritos coitado dos changelings

Marcinho

Rapaz, não posso dizer absolutamente com certeza, mas acredito que li em algum lugar que os espíritos sonham sim. Inclusive na página 138 do Astral Realms cita, por cima, algo referente a isso "Werewolves believe these astral spirits are the dreams of the Shadow Realm."
Como não li este livro (só passei os olhos) não posso dizer com certeza, mas se tem algo referente ao assunto, deve estar nele.

felipewulf

bom acredito agora que sim espíritos podem sonhar mais com limitações e acho tbm que interdições podem levar a isso como a hibernação de um espirito urso ou coisa desse tipo