Duvida sobre magias - Moros/Moroi

Criado por Nicolas_Salermo · 11 postagens

Nicolas_Salermo

Falae pessoal,

To narrando WoD para um casal de amigos e um deles é assombrado por um fantasma. 

No livro básico fala que lugares, objetos e até pessoas podem ser âncoras de um fantasma, então optei que a esposa falecida do personagem do meu amigo fosse um fantasma que tem o próprio marido como âncora por ele entrar em depressão e se tornar um alcoólatra.

Na próxima sessão de jogo ele vai encontrar um mago Moroi (sendo que o jogador que se tornar um mago Moroi futuramente) e tinha pensado neste mago "cortar" a âncora do fantasma, mas tanto no livro do mago somente informa que através da magia tem como cortar o vinculo destruindo o objeto ou local, e no livro básico somente pode ser feito a partir de um exorcismo. 

Gostaria de saber como um mago Moroi consegue destruir a âncora de um fantasma sem matar o "hospedeiro".  Ajudem ae galera !! 
 


Marcinho

Além do exorcismo, há sempre a opção de descobrir o que está prendendo o fantasma ao mundo (assuntos inacabados), resolver isso e o fantasma fica livre. Sem precisar matar o cara!! rs
No caso de um mago tenho que te dizer uma coisa: magos podem tudo. Tudo mesmo. Com o nível certo, conhecimento e criatividade é possível fazer qualquer coisa.
Neste caso específico, se tratando de um fantasma, logicamente vamos utilizar a esfera de Mortes. Como não há nenhum clássico com esse efeito, vamos usar a taumaturgia criativa. Veja que isso pode ser uma prática de "Tecer" ou "Padronizar" (pg 131), e como no livro tem um clássico de nível 4 que é justamente o contrário (prender um fantasma em uma âncora), eu ficaria com Padronizar que é de nível 4.
Resumindo: Um feitiço improvisado de Mortes 4 "desancora" o fantasma. Daí você pode colocar complicadores, tipo, ser um teste resistido se o fantasma não quer perder a âncora. Pode ter um número de sucessos (Força de Vontade do fantasma) pra atingir.
Será que deu pra ter uma luz?

Nicolas_Salermo

Claro cara !! Ajudou muito !!
Eu já havia pensado na parte criativa do mago, já que ele pode "fazer qualquer coisa", mas queria saber se tinha alguma regra em específico. 
Percebei que não tem  e com sua ajuda , já me deu uma luz legal pra colocar na minha mesa. =)
Ainda não me habituei com essa ideia dos praticas: tecer, padronziar, criar, e tantas outras...
Mas vou ler essa parte. 
Muito obrigado. 

Marcinho

Beleza Nicolas.
No Mago a Ascensão essa parte criativa é bem mais explicada e clara do que no Despertar, que colocou os Clássicos para ajudar, mas termina prendendo o jogador a eles.

Nicolas_Salermo

"Prende o jogador" ne? Bem entre aspas pq a criatividade sempre foi uma parte marcante do Mago. 
Problema é que como inventaram os clássicos, os jogadores preguiçosos não querem ter trabalho pra criar nada e usam só ele, e acabam por não usar todo o potencial do Mago.
Mas convenhamos que pra você criar uma magia quando você ta bem no inicio aprendendo ainda é beeeeeeeeem trabalhoso, acho que são 10 passos cara. 
Muita coisa ! 
Uma das coisas que o Mago sempre me preocupou foi essa liberdade toda que ele tem. 
Os jogadores ficam meio perdidos no que fazer e acaba se tornando uma mesa demorada por conta de qual magia ele vai usar. Sei la, se tivessem trabalhado nele como a Magia Tebana e Cruac do Vampiro e talvez como a magia das bruxas no suplemente de hunter (não li, mas lembro q eram rituais) perderia um pouco a graça, mas ficaria "mais fácil" de jogar... Menos divertido, mas mais fácil.

tecnowancer

É possível transceder o conhecimento de um arcano?

O que isso acarretaria? isso seria um nível 6 em arcano?

Com nível 5 é possível fazer, teoricamente, qq coisa relativa a área de efeito do seu arcano?

Marcinho

Tem coisas absurdas que nem com o nível 5 é possível fazer. Então ai que entra a arquimagia, que é o nível 6. Como ainda não utilizei esse nível de poder em minhas crônicas (e acho que nem pretendo) não lembro onde fica esses textos no livro.

Acabei de encontrar, fica na página 290. Quatro parágrafos falando sobre arquimestria. Um dos exemplos que ele cita é: o mago com Forças 5 consegue criar energia nuclear, mas apenas com um nível superior poderia criar uma explosão nuclear.
Tem outros exemplos.
- Atualizado em

tecnowancer

Vlw Marcinho, vou procurar aqui para ler, acho que passei batido nessa parte...

Nicolas_Salermo

Na minha opinião o livro do mago é um pouco trabalhoso Tecnowancer, mas vale a pena !
Tem bastante termos e regrinhas pra serem seguidas se for levar ao pé da letra o livro. 
Tem muitas coisas legais! Você vai gostar !! 

tecnowancer

Pois eh, tem muitas coisas espalhadas de forma um pouco mais sutil...

tem de ler com bastante atenção mesmo...

Nicolas_Salermo

Tem mesmo.
E as coisas mais legais são que você tem que ter mais esforço pra entender.
Por exemplo o Imago do Mago. Pra mim é algo simplesmente excepcional, mas é bem subliminar e sutil como você disse ...