Influências Culturais

Criado por volmer · 40 postagens

volmer

Vampiros não têm alma, não têm coração. Na Danse Macabre, a ausência de sentimentos vivos faz membros da família simularem paixões, gostos e apreciações artísticas, numa tentativa de tornar seu Réquiem algo mais pitoresco, digno talvez de um lugar em um tomo épico ou em uma pintura barroca.

A não-vida com certeza imita a arte. Neste tópico, vamos discorrer sobre as influências do cinema/música/literatura/etc em Vampiro: o Réquiem. Apresentem suas preferências e os artistas ou obras que os têm influenciado em suas crônicas.

Rafael

Em questão de ambientação, eu acho interessante usar como referência Sin City, histórias em quadrinhos de Frank Miller.

Mas claro, sempre fazendo algumas modificações e adaptações dependendo da linha de jogo d'O Mundo das Trevas escolhida.

juliocesar

Atualmente, Crepúsculo, amor eterno e vampirimos ganham cada vez mais espaço na mídia. Alguns textos não são tão esclarecedores e outros não trazem, na minha opinião, o clima da Danse Macabre.

Contudo, existe uma série de TV que tem tudo para simbolizar o clima do cenário, de uma forma madura e chocante, o que faltou muito em Kindred the Embrace. Chama-se True Blood.

http://pt.wikipedia.org/wiki/True_Blood
http://www.fangtasiabrasil.com/
http://ilovetrueblood.blogspot.com/

Apesar dos textos acima, assistir a série é uma experiência que as palavras não conseguem passar. Temos um pouco de tudo por lá, mistério, poder, bestialidade, beleza, e etc.

juliocesar

Acabei de postar algumas opiniões na comunidade do Réquiem no Orkut e me lembrei de uma outra referência que é tão boa, quanto True Blood. O filme Deixe Ela Entrar (o original e não a versão americana que ainda não foi lançada)

.

O filme consegue sem muita dor de cabeça oferecer um enredo maduro, assustador e realista onde a eternidade, a sede de sangue e o sombrio relacionamento mortal e imortal são elementos visto com uma sensibilidade e inteligência sem igual.

.

http://omelete.com.br/cinema/critica-deixa-ela-entrar/

volmer

Deixe Ela Entrar é um dos melhores filmes de vampiro já feitos. O original sueco é chocante, sutil e carregado. Não garanto nada desse remake gringo que vai sair.

Na época de estréia não senti firmeza em True Blood, daí não passei do primeiro episódio. Mas nos últimos tempos a série tem sido bastante comentada por narradores de O Réquiem, logo vou dar uma segunda passada por ela.

volmer

Sem comentários para Crepúsculo... que esse sol purpurinado se ponha logo e não volte a nascer.

Fabiomoron

Atualmente tem tanta coisa sobre vampiro que fica dificil de falar "o que gerou o que".

 

Vampiro o Réquiem é fruto de Vampiro a Mascara que por sua vez é fruto da mitologia clássica. Creio que o importante é pegarmos um pouco de cada mitologia, ver o que presta, jogar no liquidificador e aproveitar.

 

True Blood eu consideraria uma situação. Se Vampiros se mostrassem ao publico, talvez (talvez) aquilo acontecesse. A sociedade vampirica mostrada na série realmente mostra muito da Danse Macabre (vide o pouco que aconteceu na 3ª temporada). Eu diria que True Blood tem mais referência para o WOD num todo. Já temos vampiros, metamorfos, lobisomens... agora falta os velhos magos hehe

 

Ainda não vi Deixe Ela Entrar, mas tem tantos comentários bons que to interessado =D

gessica-chan

Realmente Låt den rätte komma in é um ótimo e belo filme... Todo o clima criado durante o filme é fantástico. Eu super recomendo que assistam. Assim como o filme "O lobisomem" é um tapa na cara dessa nova ondinha de lobisomens estilo "boy band", "Deixe ela entrar" dá um tapa na outra face... com essa eu já teria vergonha de fazer esse tipo de filme com vampirinhos (gays) que brinham no sol! u.u

LordIvel

Cara... acho que crepúsculo, true blood,  entrevista com um vampiro perfeitamente para o mundo das trevas (o antigo!)....

Posso ser criticado por vocês... mas vampiro ficou MUITO PIOR quando entrou na nova versão!! Tou falando de história e temas, não do sistema!!

Achava o vampiro: a mascara completo. Até gostava de assistir filmes de vampiros imaginando que clãn eles seriam!!!

volmer

É aquela história, o Réquiem não é continuação da Máscara. É um jogo novo, com uma proposta e temática distintas. Vampiro: a Máscara é um rpg completíssimo e muito bom, com suas características próprias. Já o Réquiem apareceu com uma proposta diferente, seguindo um enredo mais sombrio e misterioso, onde verdades universais dão lugar ao desconhecido e figurões ultra-poderosos cedem a monstros procurando sobreviver na danse macabre. Cada jogo tem seu valor.

renatorecife

Eu acho que True Blood é uma boa inspiração sim para uma crônica de Réquiem,

Personagens como o Eric, a Pam e a Lorena personificam muito bem o vampiro que já perdeu alguns pontos de Humanidade e já mergulhou de cabeça na Danse Macabre, vendo os mortais como meros peões e alimento.

Já o Bill representa bem o vampiro que luta para manter sua pontuação de Humanidade e que apesar de não gostar da sociedade vampírica se vê preso a ela.

Sem falar no clima de sensualidade e brutalidade, especialmente na 3ª temporada.

juliocesar

Eu gosto de muito de citar exemplos para os cenários de Horror, que funcionem como exemplos e não como adaptações literais. E neste sentido eu acho que, igual ao velho WoD e ao novo WoD, não existe um filme ou seriado que abrace todos os pontos, principalmente as adaptações do mestre e o estilo dos jogadores.

True Blood, a serie de livros, Deixa Ela Entrar, Entrevista com o Vampiro e etc possuem cenas e abordagens que na hora podem ser transportados para uma cena ou motivo de um crônica inteira. 

As cenas entre o maker e a sua "criança" em True Blood são muito interessantes de serem utilizadas no Requiem, não literalmente iguais, mas como uma forma de pensamos os elementos de drama na relação.

E assim por diante.

Radhra

Acho que uma das melhores coisas desse novo vampiro é que podemos colocar as influencias culturais que quisermos. Sinceramente, chega de Anne Rice, os anos oitenta já se foram faz tempo. Com as bloodlines podemos fazer o jogo ser realmente nosso, e refletir a cultura onde escolhemos jogar, afinal a maioria dos personagens de um jogo de vampire estará enraizado nessa mesma cultura por eras. 

Escolheu um cenario russo, latino, árabe? Procure as questões culturais locais, nem todo vampiro é importado da Europa. As bloodlines são perfeitas pra adaptar o jogo ao cenário como uma luva. 

 

PS.: Pra que Lasombra e Malkav quando vc inventa o seu proprio?? Anyway, tem sim é só procurar nos livros extras.

UivadorNegro

Não acho que True Blood seja uma boa inspiração.. Assisti só a primeira temporada. Não sou o melhor pra falar da série, mas interrompi no final da primeira porque achei muito 'tosco'.

Acho que é mais uma série com vampiros pra garotada que curte sangue. Pra ter sucesso buscaram um diferencial com uma salada de criaturas folclóricas, vampiros poderosos, humanos indefesos, aquela intriga de cidade pequena  e muito sangue.. Sem contar que passa em uma cidade que fica no meio do nada, acho que pra forçar aquele suspense básico..

E aquela vaca no final da primeira temporada... meu deus..

Não sou nenhum crítico de cinema, mas sei lá, se a idéia da série tivesse sido trabalhada pro lado da intriga, drama e outros pontos caracteristicos do WoD a série poderia ser uma ótima inspiração. :)

Mas é como a Radhra disse: podemos colocar as influências culturais que quisermos no novoWoD. Então podemos abordar da forma que acharmos melhor, fica a critério de cada um, né. ^^,

Filipe

Cara... Deixa Ela Entrar "na sua vida" (Tive que mandar este trocadilho ^^) Este filme é muito bom mesmo e retrata exatamente como um vampiro deve ser (Sendo criança).

Agora... esqueça todos estes romances toscos da atualidade. Quer um Vampiro ligado a um mortal (Ecos de uma Paixão mortal, melhor dizendo), assista infinitas vezes ao grande Clássico: Drácula de Bram Stoker. Sim, o filme é velho e tem efeitos toscos mas, mostra exatamente como um vampiro "apaixonado" deve agir. Vampiros são possessivos e egoístas e matam tudo o que tiver no seu caminho para alcançar o objeto de seu desejo (Claro, vampiros antigos... existem também aqueles que procuram manter sua humanidade mas, por quanto tempo?)

 

Quanto a True Blood? Se existissem apenas os Vampiros na Série, seria realmente ótima mas... A salada sobrenatural desta série passa dos limites (Sem contar que todos os outros seres sobrenaturais apresentados até agora, exceto os vampiros, são muito toscos.) Eu acompanho pois, como diz um amigo, os vampiros desta série são "oldschool", ou seja, são exemplos dos dois extremos da "vida" vampírica, ou o cara é sanguinário e insensível, ou o cara rpesa a humanidade e luta para mantê-la mesmo com tudo jogando contra.

 

Agora, mais uma vez concordo com a Radhra. O Melhor do Réquiem... e de todo o NWoD, é a liberdade de criação e adptação para o que melhor lhe convier.

 

Valeu!

httblyonn

Que isso!

Gosto é gosto definitivamente!

Mas True Blood é uma fonte de inspiração pra mim sim!!!

Eu tô narrando uma crônica aqui parecida!!!

Só tirei o "true blood" e uma coisa ou outra!!!

Mas o comportamento dos vampiros pra mim, é o mesmo que espero dos meus players!!!

A série é sensacional!!!

Abs a todos!!!

viniciusventrue2

Não apenas para Vampiro o Requiem, mas como também para Mundo das Trevas, eu gosto particularmente de tirar idéias e conceitos que sirvam para a história de games de Survival Horror, em especial Resident Evil Rebirth, R. Evil 2, R. Evil 3 e Outbreak, depois Silent Hill 2 e 3 e Fatal Frame 3 The Tormented.

 

Fora isso também acho que alguns animes oferecem visões interessantes sobre fantasmas, maldições, culturas e regionalização, como xxxHolic.

 

Filmes eu ainda acho que Underworld (aka Anjos da Noite), Blade e Entrevista com Vampiro são os melhores. Claro, agora a lista ganhou um novo membro: Deixa ela Entrar.

 

Opinião Pessoal: Não gostei de true blood, achei tão afetado quanto CRAPusculo. 

viniciusventrue2

Ah sim, tinha me esquecido, nos livros, acredito que tanto quanto Anne Rice, H. P. Lovecraft e Stephen King possuem bons contos sobre vampiros ou suspense e horror em geral.

gessica-chan

Já que você citou xxxHolic como referência acho então que Mushishi também poderia ser interessante.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mushishi

viniciusventrue2

Ghost Hound, do mesmo criador Serial Experiments Lain é muito boa referência para quem gostade fantasmas e mitologia (ou mesmo para experimentar um pouco de "Second Sight").

 

Na linha das séries... eu acredito que a que mais se aproxima do NWoD é Supernatural.

httblyonn

Concordo com vc Vinícius, a respeito de Supernatural ser uma fonte de inspiração e tanto!

Desconrdo porém a respeito de True Blood!!!

Acho que não tem muito do lado "teen" do Crepúsculo!!!

Embora tenha suas falhas!!!

Mas isso já é questão de opinião!!!

Abs a todos!!!

viniciusventrue2

httblyonn

Com certeza, como eu disse, é questão de gosto!!!

Me ajudou algumas vzs essa série!!!

Agora esse Ghost Hound é anime?!

Fala um pouco dele aew!!!

Flw!!!

Abs a todos!!!

viniciusventrue2

Ghost Hound em resumo é um anime centrado em três jovens, cuja vida foi marcada por eventos traumáticos que mudaramm seu p´roprio jeito de ser.

 

O protagonista Tarou, foi sequestrado quando tinha 3 anos, junto de sua irmã mais velha, que veio a falecer no cativeiro.O outro jovem é Masayuki, um estudante transferido de tóqui que "zoava" um dos rapazes da escola que um dia se suicídou e deixou uma mensagem de maldição para ele. E por fim temos Makoto, cujo pai se suicidou em sua frente e a mãe o abandonou.

 

Estes três começam a tentar se "tratar" de formas alternativas e acabam beirando o limiar entre a psiquiatria neurológica e o próprio mundo dos espíritos quando por acidente fazem uma projeção astral.

 

O anime é muito denso, possui uma história bem amarrada e particularmente, uma sonoplastia de dar inveja!!!

 

Recomendo!

httblyonn

Ops, valeu!

Vou conferir!!

Abs a todos!!!

nephastus

Não é sobre vampiros, mas o conto de Edgar Allan Poe, "The Mask Of The Red Death" é muito inspirador, com certeza, vale a pena conferir...

httblyonn

Anotado!!!

Abs a todos!!!

viniciusventrue2

Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft são sempre boas sugestões.

httblyonn

HP eu conheço alguma coisa!!!

Allan Poe eu vou procurar agora!!!

Abs a todos!!!

Corifeuagourento

Pô, conhecer Lovecraft e não conhecer Poe?!

O primeiro com certeza te daria de comida para um shoggoth por essa heresia, hahahahaha.

Mas falando sério, qualquer conto de Edgar Allan Poe é referência para qualquer jogo do Mundo das Trevas.

httblyonn

kkkkkk

Bom, estou começando a ler!!!

Antes que eu vire comida!!!

kkkkkk

Qual título acha melhor pra eu começar!?!?

Quero começar a comprar os livros!!!

Abs a todos!!!

viniciusventrue2

Do H. P. Lovecraft eu sou particularmente fã do compilado de contos entitulado "A Tumba e Outras Histórias".

 

Gosto muito do compilado de contos do Stephen King também: "Sombras da Noite". Há diversos contos que inspiraram filmes famosos como Colheita Maldita, Salem's Lot entre outros.

 

httblyonn

Alguma coisa do Allan Poe pra indicar?!?

Abs a todos!!!

nephastus

O conto The Mask Of The red Death é um otimo conto.

Corifeuagourento

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/traduzidos/download/A_Queda_da_Casa_de_Usher.pdf

 

Primeiro conto do Poe que eu li. Muito bom.

httblyonn

Valeu galeraaaa!!!!

Abs a todos!!!

viniciusventrue2

Estes contos, com o perdão do jargão vulgar minha estima coterie, são  fodas.

Samhain

Olá a todos,sou novo por aqui,gostei da discussão.

Na minha opinião um filme ou livro não precisa nem mesmo ter a temática da sua crônica,mas boas idéias sempre podem ser aproveitadas,por exemplo Blade Runner é um filme de ficção científica,mas a imagem de sua cidade superpopulosa,suja e poluída me dá uma idéia de como é minha cidade.Eu comecei mestrando e utilizando muito de Anne Rice em minhas crônicas,mas hoje procuro me distãnciar o máximo dela,vamos combinar que os bons livros dela são só 4,entrevista com o vampiro, o vampiro Lestat,a rainha dos condenados (que já começa a ficar massante) e com boa vontade o Vittorio o vampiro(que não faz parte da cronologia oficial...vamos dizer assim),depois descanbam pra enxeção de linguiça.Fome de Viver é um filme com uma temática otima de vampiros sensuais(todo fã de Daeva deveria ver este filme),mas podemos utilizar vários conceitos dentro de diversos gêneros cito alguns filmes não de vampiros mas com boas ideias para se usar em suas cronicas - o corvo,Blade Runner,Aliens o oitavo passageiro(Um vampiro sem humanidade deve caçar daquele jeito),Watchmen (esta historia nasceu para vampiro),do Inferno,O Dia da Besta,o Exorcista,Los Angeles cidade proibida o silencio dos inocentes etc...

Samhain

Alguns bons livros que lí que podem também ajudar.

De vampiros - O Historiador,A Hora do Vampiro,O Vampiro Lestat e Entrevista com o Vampiro,Dracula,Nortuno(tá...esse é bem mais ou menos,na verdade mais pra menos,mas é de vampiro)

Não de vampiro mas com boas ideias a serem usados - Sherlock Holmes (todos),Edgar Alan Poe conforme o mencionado (Com atenção a queda da casa de usher e ao simplicimo e fantastico a carta roubada),Hp Lovecraft (Se quiser criar horrores cosmicos e antigos),a Guerra dos Tronos (pela intriga),Nevasca (Cyberpunk,mas mostra como você se ferra quando a informação errada vai parar nas suas mãos)Vários do Stephen King (Tem um livro de contos dele que é muito bom aborda vários temas dentro do horror,senão vale o hora do vampiro, it,Saco de Ossos,Celular qualquer um)O fortim de F;Paul Anderson(Seres milenares e antagonistas despertam em um castelo na romenia em plena segunda guerra mundial),a Triologia do Rei do Inverno.

Quadrinhos - Watchmen,Cassidy - Sangue e Wiskey(Nem todo vampiro gosta de ser gotico),Hellblazer,O Vampiro Americano (tah saindo na vertigo atualmente,é bem mais ou menos e o pior que é Stephen King),Raça das trevas,As aventuras da Liga Extraordinária, Do Inferno,Walking Dead (Se ignorarmos os zumbis e pensarmos nos sobreviventes como um grupo,ou circulo,temos uma aula de interpretação),Os livros da Magia,Monstro do pantano,Demolidor - A Queda de Murdock,30 dias de noite,dias sombrios e retorno a Barrow.

É o que me lembro no momento, se lembrar de mais alguma coisa eu posto,espero ter ajudado.

Samhain

Só voltando ao tópico,concordo com quem disse que as Bloodlines em VTR são excelentes para ciar um crônica inteiramente sua e culturalmente exótica.Diria até que continentes isolados teriam uma "Fauna" vampirica totalmente exótica,onde o arquétipo do clã seria o estranho,e talvez até o interior do Brasil fosse assim.Neste caso o quadrinho vampiro americano que sai pela Vertigo mensal,seria uma boa inspiração,ele é o primeiro da raça que absorve sua força da luz do sol,ele é o monstro entre os monstros,não digo para ser algo tão extremo a sua bloodline regional,mas algo que fosse naturalmente grotesco aos olhos dos clãs poderia ser aceito naturalmente naquela região.