densidade sobrenatural

Criado por xzar · 24 postagens

xzar

proporção de vampiros é de 1:100.000 mortais, certo?

e de outros bichos (lobisomens, magos, fadas)?

se somar tudo, qto dá? proximo a 1:1.000? (ou seja, a cada 1.000 pessoas, uma é carniçal, desaurido, homem-tubarão, fomori, tem pacto com demonios, ou algo parecido?)

- Atualizado em

rafahygino

Caramba seu exemplo no final me fez imaginar um zoológico de horrores... uahuahuah

 

Bom, eu não faço o cálculo já que não vou pensar em todos os monstros que existem numa cidade. Um bom recurso é criálos à medida em que entram na história. Lembre-se de não superpovoar... carniçal, desaurido, homem-tubarão  e fomori na mesma cidade VALHAMEDEUS

 

huahau

valeu!

XD

xzar

pois é, a idéia é exatamente fugir disso... diante da imensidao de variadades sobrenaturais no WOD, é preciso se ter uma idéia da facilidade/dificuldade de encontrar outra coisa estranha vagando pelas esquinas das cidades.

 

se não, vira tipo um power rangers punk-gotico: os herois contra o monstro da semana.

abs

LordIvel

Cara.... sabe quantas fadas são por pessoas? 1:1 !! Mas 99,9999% vivem no mundo de Arcádia. Ou seja, quase nenhuma no mundo humano!

Sobre Promethean.... eles são rarissimos!! 1 à cada 1.000.000.000 e olhe lá!

Sobre lobisomens.... cara eles são herdeiros da cultura antiga! Pra vc ter uma ideia, se pergunte... QUANTOS INDIOS TEM NO BRASIL? Mesma proporção!

Vampiros como vc disse... 1:100.000 ...

Magos, não sei te dizer direito! Ainda não li o sistema de magos!

Geist... cara, os geists são mortos, com certeza existem mais mortos que vivos.. em faixa de 100.000 mortos por pessoa viva hoje em dia!! Mas, pouquissimos saem do submundo! POUCOS MESMO!!! MUITO POUCO MESMO!!!!

rafahygino

Lord, acho que seu mundo está superpovoado, como assim todos os nativos são Uratha?

Aerialis

Eu suponho que ele esteja falando de Proporção, e nesse caso faz bastante sentido terem mais lobisomens no mundo. Lobisomens afinal são instintivamente promiscuos. Não que genghis Khan fosse um Lobisomem, mais existem extimativamente 20.000.000 de decendentes dele, em um mundo de por volta de 8.000.000.000, o que quer dizer Que de cada 8.000 pessoas 1 é descendente de Genghis Khan. Quanto a prometheans, acho que a proporção é um pouquinho maior, pelo falado nos livros, deve haver por volta de uns 2000 prometheans em todo o mundo (o que é bem pouco afinal). Quanto a fadas o fato do livro por enfâse na existência das cortes e do comportamento social das fadas, não é dificil de imaginar elas existindo em uma proporção parecida com a dos vampiros. Devoradores são Humanos que possuiam poderes sobrenaturais ligados a morte e depois morrem e se encontram com Geist(Espiritos/Fantasmas poderosos) e aceitam a barganha, ou seja Raros, uma cidade grande (1000000+) geralmente tem  1 Krewe ou nenhuma por que Geists se atraem (ou seja, quando surge 1 vem outros em seguida).

Ou seja o mundo possui uma quantidade razoável de criaturas sobrenaturais, mas é interessante lembrar que todas elas mantém suas atividades em segredo, então não constumam se envolver (ou ser envolvidos) nos negócios dos outros

CBury

O Vampiro Réquiem dá essa proporção (1:100.000) ou vocês estão aproveitando da Máscara? Eu não li vampiro ainda mas tinha ouvido falar que não tem.

Mago não dá nenhum número, no máximo conseguimos um exemplo de Boston: uns 60 magos para uma cidade de uns 600 mil. Mas claro que cidade menores teram proporções menores, afinal, um único mago numa cidade de interior pode chamar muita atenção.

Promethean também você dificilmente encontrará mais de um numa cidade, e numa cidade pequena também é impossível que algum sobreviva muito tempo.

Acho que de modo geral quanto maior a cidade mais sobrenaturais você pode colocar nelas. Mas tudo depende do foco da sua crônica.

rafahygino

Exceto para seres bucólicos...

 

Aerialis, parece que lance de Gengis Khan é lenda. Segundo um professor meu afirmou (não garanto que seja verdade também), quando os russos dominaram a mongólia, obriagaram as pessoas de lá a manter apenas o primeiro nome, por conta de uma tradição local baseada em clans, para aumentar o sentimento de unidade. Quando a URSS acabou o governo independente convocou a população para recadastrar seus sobrenomes e a maioria alegou ser descendente de seu maior símbolo nacional, Gengis Khan.

- Atualizado em

Aerialis

Na verdade eu estou me baseando em uma pesquisa que apareceu em uma edição da superinteressante, e segundo lá era baseado em projeções matemáticas. Só não procuro quala dição exatamente pq tenho quase 5 anos de revista como alvo, e algumas não estão em casa no momento...

xzar

bom, levando-se em conta o que foi discutido antes.

 

sim, estou usando 1:100 mil fornecidos em a máscara, nao em requiem (nao li)

considerações:

cidades do sabá devem ter entao 1:50mil

magos 1:10mil

eu acho que apesar da reproduçao dos lobisomens e licantropos em geral ser mais facil, cara, eles estao em extinçao, morrendo as pencas (o apocalipse). entao, mesmo que uma população de 10 dobrasse em 25 anos, seriam 20. se levar em conta os de raça lupina, aí danou-se: nao existe funai nem reserva para os lobos (outra coisa que acho sem pé nem cabeça é lobos espalhados pelo Brasil, mas isso é assunto pra outro topico).

a consequencia obvia é: se for acontecer um "encontro aleatorio" com seres sobrenaturais, serão provavelmente magos?

um abraço

PS: eu acho que o semen do gengis khan tem pouca relevancia nessa discussao LOL

rafahygino

Não, agora eu quero falar do Gengis Khaaan!!!! uhauahu

tô brincando...

O ponto aqui é, as desventuras no Mundo das Trevas são sombrias, lida-se com o desconhecido, com a desesperança e com o terror. Então não acredito que seja útil calcular quantos seres sobrenaturais existem numa região, a menos que seja um último recurso.

De uma maneira geral, isso me parece muito matemático porque busca uma exatidão que é contrária à essência do terror, o desconhecido. Com disse o mestre Lovecraft: "A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." Acho que isso é uma das coisas mais importantes de um cenário no Mundo das Trevas...

Minha opinião... agora voltando a falar sobre Gengis...

- Atualizado em

murilodada

Eu sou um pouco crítico com algumas coisas do WoD e uma delas é a população de aberrações. Faz tempo que não mestro nada, mas sem dúvida faria assim: a crônica é de mago? Então uns 10 magos pra 1.000.000 de habitantes é válido. Talvez exista um grupo de 3 a 5 vampiros? OU (e não os dois) um grupo de lobisomens? Uma outra aberração X solitária?

Outra coisa que não vi na discussão: para vampiro faz sentido uma proporção por pessoas, afinal elas são a caça. Mas... para mago a história é outra. Existe algo na cidade que pode ser um chamariz para os magos? Como um grande sacrário comunitário? Ou então a cidade tem alguma tradição mística (uma São Thomé das Letras da vida). Isso atrairia mais magos.

Quando você enche muito o mundo de seres, o jogo fica político demais ou porrada demais e deixa-se de lado um pouco do terror e mistério.

Aerialis

Eu acho exatamente o oposto. A variedade de criaturas é algo que fortalece o  Horror, "Ei aquele mortal faz as coisas flutuarem... e ele descobriu meu nome! e por que eu não consigo usar meus poderes nele? Do que mais ele é capaz?". Já estimativas são uteis para jogos com criaturas antigas e/ou poderosas. Elas notam a aglomeração de outras e "ei, por que de repente o reduto dos magos está tão movimentado?". Dizem que uma morte é uma tragédia, mas um milhão é uma estatística, mas quem realmente vai atrás de estatísticas pode encontrar coisas assustadoras... Que o diga Anúmeros, um dos poderosos Acamoth do Abismo.

 

Mas admito, esse tipo de conta eu faço só por que sou fanático por números mesmo....

jotape

Vamos lá, Matemática básica: 1/100.000 vampiros, lobisomens, magos, caçadores e prometheanos (vou deixar as fadas e os geists de fora). Isso é 5 x 1/100.000 = 5/100.000

e não 1/1.000 como dito, a proporção ainda é muito grande de seres sobrenaturais para mortais.

viniciusventrue2

Eu concordo que a estimativa é importante, mas não creio que ela deva ditar as regras.

 

Se precisar de uma proporção de 1:25:000 eu uso numa boa para Vampire. idem ára os outros. 

 

Sobre a farofa sobrenatural pelas proporções de TODOS os "monstros" jogáveis... é realmente necessário existir todos em um mesmo lugar?pode ser que uma cidade possua muitos lobisomens, alguns vampiros, quase nenhum mago e nenhum dos outros.

 

Outra cidade pode ser repleta de Faeries, possuir um promethean, alguns Geist e nenhum dos outros...

 

Todos podem existir mas isso não significa que estão concetrados em um mesmo lugar! Deal with it! hauhauahauhau

 

Introduzir membros solitários em uma cidade que já possui suas "patotas" estabelecidas é interessante. Nada precisa ser estático como a aparência dos vamps.

 

Cruj Cruj Tchau!

rafahygino

Cruj Cruj Tchau?

 

hahahaha

httblyonn

Gente, nunca na vida eu levei essas proporções em consideração!

 

Se eu preciso de "x" vampiros, esses "x"  vampiros serão os  que  existem  na cidade! "y" Lobisomens,  idem!

 

Sei lá, não me apego muito a essas coisas!!!

 

Acho que são regras muito dispensável!!!

rafahygino

Mesmo que eu não tenha usado ao pé da letra, seria razoável confabular uma proporção para o número de vampiros, por exemplo. Não que isso seja rígido, como já se disse.

viniciusventrue2

O problema só é quando isso fica preocupante... na hora de você montar um cenário, é chato perder tempo com estimativas. 

 

Pq diaxo eu me preocuparia com a alimentação de um NPC? É um fucking NPC meu! Ele que dê seus pulos hauhauahuhuahau

rosa

Como assim mais fácil?!?!?!?!?  Tem que ter a cruza certa pra nascer um Garou e a chance de nascer um filho de Gaia(não, não é a tribo) é algo em torno dos 10% É por isso e por causa das guerras que eles estão morrendo. Magos tem menos ainda devido ao despertar ser algo raro e para pouquissimos e Vampiros são uma praga como era de se esperar. A possibilidade de se encontrar um mago por aí dando mole é razoavel, mas de se saber que é um mago é infima, as auras só mudam quando eles estão fazendo algo magico e eles são discretos ou são apagados da realidade.


As "densidades" populacionais de cada um estão presentes em seus respectivos ST handbooks Revised. 

J_N

O engraçado é que ninguem parece ter se tocado que os post se alteraram entre o novo e o velho Mundo das Trevas. isso pode fazer a maior diferença na discussão. O xzar criou o fórum falando do Old eintercalaram no meio o new.

No mais, só uso essas estatísticas em último caso. Mais como uma linha limítrofe que deve ser lembrada para se ter certeza que o pacto de verossimilhança não foi rompido. E mesmo assim, só serve como um guia. Uma alerta. No final, se precisar passo por cima dos números.

vitorhp

Realmente faltou nos livros um parâmetro pelo qual a gente pode estabelecer a densidade média das criaturas. Eu tabmém acredito numa escala mundial os lobisomens devam ser mais numerosos, seguidos pelos vampiros ao passo que os Prometheans devem ser bem raros. Fadas e Geists eu não sei dizer, pois ainda não li os básicos (e quero mt que o Changelin saia logo em Portugays).

No fim das contas, você coloca tantas criaturas quanto você PRECISA pra sua crônica. Se eu vou narrar uma crônica de Mago e eles vão passar por uma cidade pequena e eu preciso que hajam duas cabalas guerreando lá, dane-se proporção. Desde que você não saia tropeçando em criaturas sobrenaturais toda vez que vai comprar pão preto pro lanche da cabala, forçar um pouco a quantidade pra um lado ou para o outro. não tem problema nenhum.

ninguem

Os devoradores devem ser tão comuns quanto magos, mas os magos, changelings, e devoradores devem ser raros, pois não geram outros como eles

Glaubercss

Pessoal eu acho mais facil estabelecer a população de seres que vc vai precisar para sua campanha e depois estabelece a quantidae da população humana. Assim você tem todos os npc's que precisar e estará dentro das estatisticas