Espiritos, fantasmas, e outras coias que você não vê, mas existem.

Criado por iarwain · 8 postagens

iarwain

Antes de mais nada, desculpem se estou postando na sessão errada, mas é que minhas dúvidas são meio que 'transdiciplinares', não ficando restritas a um só livro/jogo.

Tenho pensando sobre o assunto, mas gostaria da opinião dos senhores, até porque não tenho acesso a importados, onde talvez minhas dúvidas estejam respondidas. Vamos lá:

1) Se um locus é referente a um objeto, e não um lugar (LoD, pg 262), seria possível mover este objeto, e assim 'mudar o locus de lugar'? P. ex., um locus se formou em uma estatua de uma praça no centro da cidade. Interessados na energia que este Locus gera, um grupo de destemidos personagens roubam a estatua e a levam para dentro de sua casa. Isso seria possível?

 

2) Um espirito poderia se alimentar de uma fantasma? E vice-versa? Quais seriam as consequências? (já que um espirito raposa se alimentando de essência urbana fica meio mecanico, que aocnteceria se ele roubasse a essência de um Fantasma?)

 

3) Qual seria a consequência, para um mortal, de ser lançado no Reino das Sombras? A curto, médio e longo prazo? (É, eu sei, como diabos este mortal foi parar lá?)

 

4) Um Mago no Astral (ou um Vampiro em Projeção Astral) estariam em condição crepuscular? Poderiam interagir com Espiritos que estivessem crepusculares? E um espirito ou vampiro em viagem astral conseguiria invadir a Projeção Mental de um Desperto (que estivesse entrando no inconsciente coletivo, por exemplo)?

 

Vlw,

 

 

Helton

- Atualizado em

rafahygino

Agora eu também quero saber as respostas...

AndBecker

Essas perguntas me lembram minhas pesquisas para produzir contos....

iarwain

Bem, pelo menos sobre a questão 4, acho que temos as respostas. O Vampiro usando Projeção crepuscular esta nas mesmas condições que um Espirito agrilhoado.

Sobre o Mago, pesquisei melhor, e ele não pode ter sua projeção invadidada. Na verdade, da forma como escrevi, ficou meio confuso. Eu me referia à viagem aos Reinos Interiores, como o Oneiros, o Temenos e a Anima Mundi. Creio que somente outro mago poderia invadir a viagem de um mago, e somente no Temenos ou no Anima Mundi, não no Oneiros (eu acho).

Mas são as outras 3 questões que mais me incomodam.

iarwain

Leonardo, os mundos em que o Mago viaja estão dentro dele. São mundos diferentes, uma espécie de dimnesão dos sonhos. O Oneiros é a dimensão dos sonhos do próprio mago, o Temenos o inconsciente coletivo e o Anima Mundi é o sonho do mundo. Por isso acho que não seja possível para um vampiro, fantasma ou espirito entrar nestes mundos, que estão na mente do Mago. Um Vampiro em condição crepuscular poderia ir para o Reino das Sombras, pois é um mundo externo.

Sei que vc não gosta muito de Mago, mas ele acaba por ser um jogo fascinante. Os magos tem acesso (ou pelo menos combatem) diversos mundos. Tem o Mundo Superno, que é de onde vem a magia, o Abismo (tipo um inferno cthutuliano), que separa o Mundo Superno do Mundo Decaido, sendo que o Mundo decaido é constituido por 2 reinos (o mundo superno possui 5 reinos conhecidos): O Reino das Sombras e o Reino Material. Além disso é citado em Mago que no Reino das Sombras fica a entrada para o Submundo, e que muitos poucos Magos iriam até lá (mas algum, talvez, iria).

Em relação ao humano no Reino das Sombras, seria um NPC para os personagens resgatarem. Só queria saber se ele consegueria sobreviver por lá, se ele viraria um tipo de espirito (sendo obrigado a se alimentar de essencia), ou algo assim... Porque uma coisa é certa: ao ser lançado no reino das Sombras, o humano se transformaria em Efemeridade, que por lá é igual matéria aqui. Mas um espirito não agrilhoado perde essencia rapido no Reino Material, não conseguindo ficar muito tempo aqui. E um humano comum lá?

 

Quanto a teoria de seu drugui sobre a destruição do Loci... é bem interessante. Achei até meio 'poético'...

ninguem

Sobre espíritos e fantasmas comendo um ao outro, essa é uma das possíveis origens de geists, mas prefiro eles como fantasmas que trocaram âncores por conceitos

murilodada

Espero não estar respondendo o tópico com muito atraso. Ok, eu sei que estou respondendo com atraso.

 

Pergunta 1- Acredito que sim.

 

Pergunta 2- Sim, mas ele precisaria ter a Numina Ghost-Eater. Book of Spirits, pg 142

Quando o espírito ativa este Numina com 1 ponto de essencia, ele pode tentar consumir fantasmas da mesma forma que faria com espiritos.

Resumindo: pode sim, mas teria que ser um espirito mais dedicado a isto. Como um Predador de Lugares Assombrados.

 

Pergunta 3- No Book of Spirits tem uma sessão inteira sobre isso. É muita coisa para postar aqui, mas no geral digamos que um ser humano funciona da mesma forma do outro lado. Ele precisa comer, beber, dormir, etc. Ele pode caçar ou pegar comida no supermercado no Reino das Sombras. Mas ai vai uma coisa mais de narrador: caçar um animal pode ter valor nutritivo de verdade, já comer algo no supermercado, um enlatado, pode ter efeitos relativos a ressonância, como, num exemplo tosco, comer Frooty Loops te deixar todo colorido e além de não servir para o seu corpo, ter algum efeito adverso. O livro lista doenças do Reino das Sombras que vc poderia pegar.

Se os seus personagens entraram lá, eles vão estar mais preocupados com a segurança imediata. Pode ser que um telefone seja inofensivo, pode ser que ele guarde todas os rancores da pessoa que usava o telefone.

Pergunta 4 - Não faço ideia, eheheh

Abs!

 

 

Zender

Sei que aki não é lugar pra perguntar isso , mas como é o mais recente vou fazer assim mesmo , alguem sabe dizer exatamente do que se trata do conto "a voz de um anjo" , que tipo de criaturas são os caídos , o que é o Deus- máquina , onde isso se encaixa no nwod ?