Suplementos Favoritos

Criado por HaroldoNVU · 6 postagens

HaroldoNVU

Me refiro aqueles suplementos da linha geral que mesmo quando tem conteúdo mais voltado para uma linha ou outra eles servem para o Mundo das Trevas em geral, como Slasher. São aqueles informalmente chamados "Blue Books"

Eu to voltando de um Hiatus em RPG desde 2007 quando o livro mais recente era Changing Breeds. Dei uma olhada superficial em alguns esses dias e achei alguns bem interessantes, mas não tive tempo para olhar melhor e queria saber quais são os que vocês mais gostam. O meus favoritos até agora são:

Ghost Stories: eu adoro histórias de fantasmas, são meu "monstro" favorito. A idéia de uma livro só com Histórias prontas de fantasmas me encantou e mesmo sendo o primeiro suplemento é até hoje meu favorito. Infelizmente a saturação de J-horror nos cinemas na última década deixou a maioria dos jogadores que conheço dessensibilizados e até cínicos para essas histórias e tenho evitado usá-los como antagonistas há alguns anos. 

Shadows of Mexico: eu sou daqueles mestres que adora cenário pronto. gosto de criar detalhes e adaptar as minhas necessidades, mas quero o grosso pronto. Adorei a ideia da linha "Shadows of", uma pena que não continuaram. Shadows of Mexico mostra um Mundo das Trevas um pouco diferente daquele EUAcentrico que eu e muitos usam, e isso é bem legal.

Chicago: livro de cenário gigante pros três jogos principais? sim, por favor. Chicago nem é um livro brilhante, mas a Cidade em si é. Muitas possibilidades a serem exploradas, a cidade tem uma história bem legal e de fato acredito que esse livro deveria ter sido lançado aqui ao invés de Nova Orleans, embora imagino que o custo final do livro seria meio proibitivo. Ao menos seria um cenário com apelo pra todos os jogos lançados aqui (até o lançamento de Changeling) e Chicago meio que sempre foi a cidade standard do Mundo das Trevas, desde o Clássico.

Armory: é aquele livro que quando olhei a primeira vez foi com desdém. De cara me lembrou aqueles guias de armas mal feitos da Daemon e como meu estilo de jogo não envolvia tanto armamento, achava o material do livro básico mais que suficiente eu ignorei por um tempo. Mas aí vi como ele detalha bem o equipamento e não é só um catálogo do samurai urbano, além de novos merits. Virou um dos meus suplementos obrigatórios.

Second Sight: Caçadores Caçados era meu suplemento favorito de Vampiro: a Máscara 2ª edição. Por mais que hoje eu odeie o conceito de caçadores com super poderes, eu meio que sentia falta das regras pra psionicos e magia menor. E o capítulo final desse livro é simplesmente incrível.

Tales from the 13th Precinct: Eu adoro drama criminal. Prefiro a perspectiva dos criminosos como em Os Sopranos, Breaking Bad e outros, mas ainda assim gosto de conhecer mais sobre procedimento policial e esse livro foi uma mão na roda pra isso. Algum dia penso em narrar uma História estilo SWAT/BOPE e nem sei se usarei elementos sobrenaturais ou não.

Mirrors: eu posso apreciar os colhões de terem feito esse livro, boa parte do que ele faz é jogar uma lupa sobre as costuras do sistema. Eu não sou muito de adaptar jogo, eu gosto de adotar um flavor mais fiel ao que eu interpretei como sendo a proposta do livro. Acredito no entanto que eu esteja na minoria baseado em observação. E mirrors é uma mão na roda pra quem quer idéias para modificar o jogo para adapta-lo ao seu estilo pessoal. 95% é inútil para mim, fora o fato de provocar reflexão, mas admito que nunca achei que o sistema de Virtude e Vício funcionavam tão bem na prática quanto no livro e considero usar sugestões do Mirrors para criar uma alternativa em Crônicas futuras.

Muller

Eu tenho os livros em inglês no computador mas não tenho muita paciência pra ler em pdf. Dos que eu já li eu gostei bastante do Lugares Misteriosos e to aguardando bastante o Second Sight chegar por aqui.

HaroldoNVU

Second Sight e Armory estão na página "Vem Aí" da Devir. Sexto Sentido e Arsenal respectivamente. Torço pra que ambos sejam lançados, eu acreditava que se esses livros tivessem saído aqui anos atrás ao invés de Antagonistas e Lugares Misteriosos o Mundo das Trevas seria um jogo bem mais popular aqui no Brasil do que é agora. 

Muller

To sabendo. Inclusive já tentei entrar em contato com a Maria do Carmo Zanini, que é a encarregada dos RPG's da Devir, mas ela não me responde. Ela estava muito ocupada com o "O Um Anel" que foi recentemente traduzido e está em fase final de produção e só depois voltará a se preocupar com o MdT novamente.

Na minha opinião, a temática do MdT é realmente incrível e teria tudo pra dar certo por aqui. Eu não sei porque a Devir não se preocupou em trazer os materiais pra nossa língua, já que existem materiais grandiosos na língua original como o - já citado por você - Ghost Stories. Eu dei uma breve lida no Innocents e achei muito boa a idéia também, embora não tenha ido à fundo na leitura.

Daqui a pouco eu mesmo fico invocado e me ofereço pra traduzir algum desses suplementos, hehehehe.

Hentges

Eu acho o Book of Spirits um dos melhores suplementos genéricos do cenário. Ele apresenta seres que podem ser antagonistas ou aliados perigosos; entidades completamente alienígenas, vivendo em um mundo paralelo ao nosso, e que nada entendem do ser humano, apenas necessitando das sensações extremas que exalamos e das quais se alimentam.

É excelente para Changeling, e imagino que também para Lobisomem. Para Hunter é muito bom também, pois cria uma espécie de ameaça para a qual a maior parte da soluções físicas não tem serventia.

- Atualizado em

HaroldoNVU

Book of Spirits é um que confesso que ainda não arrumei tempo para ler, mas preciso. Espíritos estão presentes com muita força na maioria das linhas lançadas. Sobre a possibilidade que você mencionou em Hunter eu meio que fiz algo assim em uma crônica breve de mundo das trevas onde um espírito era o antagonista principal e boa parte da história foi o processo do grupo aprender como poderia afetá-lo, já que armas normais só afetavam os corpos que ele possuia.