Vantagens

Criado por Jormun · 22 postagens

Jormun

Saudações à todos...

    Gostaria de saber se vantagens (relacionadas com mortais) existem apenas no livro básico de regras, ou se tem algum suplemento contendo mais.

    Desde já agradeço...

Hentges

Todos os suplementos (ou quase todos) trazem novas Vantagens, boa parte delas acessíveis a personagens mortais.

issak_sirko

resumçao com todas as vantagens de varios livros. em inglês

 

http://www.4shared.com/document/FSdUjP5m/The_World_Of_Darkness_-_Merits.htm

- Atualizado em

viniciusventrue2

Se você procura novas vantagens... tem uma penca, muitas mesmo no Second Sight...

Jormun

obrigado pelas dicas galera...

estamos coletando materiais dessse sistema só agora, ainda não tinhamos jogado.

valeu pela colaboração de todos...

httblyonn

Bem vindo ao Mundo das Trevas!!!

kkkkkkk

Abs a todos!!!

Victor_Leal

Galera, eu jogo Vampiro: A Máscara a uns 8 anos, e estou querendo migrar para o novo sistema agora. Lendo o livro básico me veio uma dúvida sobre como comprar vantagens com pontos de experiência.

No início do livro ele fala claramente que devemos comprar índice por índice quando estamos comprando coisas nas fichas, e cita o exemplo de se subir dois pontos de um atributo, tipo do 2 para o 4... temos que comprar o nível 3 primeiro. Até aí tudo bem. Mas e quanto as vantagens que não são compradas por nível?? Algumas, como estilos de luta, são por nível, é mais fácil de entender.

Mas se tiver uma vantagem de 2 círculos, onde só há aquele nível, eu tenho que comprar o "primeiro" nível (que no caso, não me daria nada) e depois comprar o segundo - pagando aí 2 + 4 = 6 pontos?

Ou eu compro logo o 2º círculo da vantagem, pagando 4 pontos?

Perdoem-me a ignorância! Valeu! xD
- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Pessoal, como funciona a regra de poderes relacionados à Mediunidade, coisas como possessão e algo do tipo para humanos? E como fazer fichas de entidades espirituais como demônios, fantasmas, espectros, etc?

Marcinho

Acredito que pelo tempo da postagem, o Victor Leal já não tenha mais esta dúvida, rsrs, mas pra ficar como referência ao pessoal que ler aqui, vamos ao modo que utilizo ao comprar pontos de vantagem:

...se tiver uma vantagem de 2 círculos, onde só há aquele nível, eu tenho que comprar o "primeiro" nível (que no caso, não me daria nada) e depois comprar o segundo - pagando aí 2 + 4 = 6 pontos?

Exatamente assim que fazemos no meu grupo. Compramos o primeiro círculo pelos 2 pontos e o segundo círculo pelos 4 pontos, num total de 6 pontos. Isso não precisa ser de uma vez só, as vezes gastamos os 2 pontos para ter o primeiro círculo só pra "abrir" a vantagem. Não vai fazer diferença porque não da pra usar a vantagem ainda, mas é como um investimento do tipo "o personagem está em processo de aprendizagem".

Marcinho

Rick, essas sobre mediunidade e possessão estão espalhadas pelos livros. No básico já fala alguma coisa no capítulo dos fantasmas. Nos livros Lobisomem e Mago também fala um pouco quando descreve os poderes dos espíritos. Mas são nos livros ainda não traduzidos que há coisas mais detalhadas. O Book Of Spirits e o Book of the Dead tem muita coisa legal pra usar. Também tem o Ghost Stories e o que trata especificamente de poderes para mortais, Second Sight.
Este último parecia até que que a ¬¬ Devir ¬¬ ia lançar. Mas nem precisa dizer que o que essa editora promete, ela não cumpre né.

Pois dê uma olhadas nesses livros que vai encontrar muita coisa.



Rick_Dreadfull

Opa, vou procurar sim, meu inglês é razoável, mas talvez eu tenha que tirar mil dúvidas com vocês depois.

Rick_Dreadfull

Galera, existe algum resumão com a lista de vantagens e desvantagens do novo mundo das trevas em português?

Dúvida sobre a compra de novas habilidades.
Qual o valor de uma Habilidade Nova? 3 pontos e depois fica Novo Índice x3, correto?
Exemplo: Primeiro círculo numa habilidade gasta-se 3 pontos de XP, segundo círculo na mesma, gasta-se 6 pontos, certo?

Dúvida 2: Há certas vantagens que não se comprar em progressão de níveis, como Recursos que vão de 1 ao 5. Em Aparência Surpreendente, por exemplo, são dois níveis com valores de 2 pontos (primeiro nível) à 4 pontos (segundo nível). Qual o custo em XP para alguém que compra o segundo nível?
Exemplo: Iniciei minha crônica de Penny Dreadfull com amigos, como coloquei que fossem personagens levemente experientes eles têm a pontuação básica + 35 pontos de XP para gastar no personagem. Um dos jogadores quer ter o segundo nível em Aparência Surpreendente, qual o valor total que ele vai gastar?
Aguardo resposta! 
Vlw

- Atualizado em

Marcinho

Rick, eu nunca vi um resumão só de vantagens em português (já vi um em espanhol) mas tem esse resumo do livro básico que tem todas as vantagens no bolo. Postei aqui pois não lembro onde consegui originalmente:

http://www.4shared.com/web/preview/pdf/KFLXejG_ce

Dúvida 1: o valor das novas Habilidades é Novo nível x 3. Ou seja, se você não tem nenhum ponto, o primeiro vai custar 3 pontos (o nível que você quer comprar multiplicado por 3 pontos).

Dúvida 2: Quando você dá esses pontos de XP extras para o jogador gastar no início da crônica, eles continuam sendo pontos de xp para todos os efeitos, e não podem ser gastos como pontos normais de criação. Primeiro eles devem fazer TODO personagem utilizando os pontos iniciais normais e SÓ DEPOIS disso utilizar os pontos de XP (no seu caso +35)
Exemplo: Os personagens tem 7 pontos de Vantagens para gastar na criação de personagem. Se ele quer comprar Aparência Surpreendente ( * * ), então ele vai gastar 2 pontos dos seus 7 totais. Caso ele queira comprar Aparência Surpreendente ( * * * * ) ao invés de ( * * ),  ele vai gastar 4 pontos dos seus 7 totais. (Ele gasta 2 ou 4, e não 6 pontos).
Vamos dizer que ele gastou 2 pontos e ficou com Aparência Surpreendente ( * * ) e utilizou os outros pontos de Vantagem em outras vantagens. Agora que ele acabou fazer o personagem, correu para gastar os 35 pontos de XP que você deu. Ele quer aumentar o nível de Aparência Surpreendente de ( * * ) para ( * * * * ).
O custo em xp para Vantagens é Novo Nível x 2. (ou seja, o nível que ele quer multiplicado por 2).
Ele vai gastar 8 pontos (novo nível 4 x2 = 8). Restando agora 27 pontos de XP pra gastar.

- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Entendi, Marcinho.
Obrigadão pela orientação.
Abraços!!!!

Sobre as vantagens eu queria saber se é viável colocar algumas do antigo sistema para este novo, por que senti muita falta das vantagens sobrenaturais para os personagens humanos. Que acham?

- Atualizado em

Marcinho

Existem vantagens sobrenaturais no suplemento Second Sight, além disso, nesse novo God Machine, elas já vão estar no livro básico.
Você está pensando em alguma específica?

Rick_Dreadfull

Na verdade, algumas que faziam sentido, como Sentidos Aguçados, Noção Exata do Tempo, etc etc etc
Mas outras que eram interessantes e complementares do cenário do WOD e achei bem interessantes.

Marcinho

É bem capaz dessas estarem em algum suplemento. Como eu não li todos (muuuuito longe de ler todos kkkk) não sei nem dizer em qual.
Vou olhar naquela compilação em espanhol pra ver se tem.

Rick_Dreadfull

Obrigado, Marcinho.
Achei todas no sistema antigo e tentarei adaptá-las ao cenário de Penny Dreadful, mas aceito sugestões.

JoaoRPaulon

Pessoal, o que eu fiquei mais chateado no sistema WoD é a quase total não correlação de vantagens e desvantagens como era no sistema antigo para todos os jogos (vampiro e lobisomem) No antigo sistema achei que eles exploraram muito bem as desvantagens, que são considerados estímulos positivos para a interpretação. 
Fui fazer uma conversão do meu melhor personagem de Lobisomem: O Apocalipse para Lobisomem: Os Destituídos e simplesmente fui um fiasco. Meu personagem era um Lobisomem com desvantagens: Amaldiçoado, Futuro Negro, Pesadelo, Fobia, Acropatopsia (enxerga em preto e branco), Segredo Sombrio, e várias outras desvantagens que faziam dele um rejeito na sociedade lupina e simplesmente não existem tais características ao mesmo tempo que era incrível interpretar ele.

O que fazer nesses casos?


Marcinho

É João, eles mudaram isso sim. Apesar de ainda ter desvantagens, não é como no Clássico. Porém, eu até gostei mais dele assim, porque as desvantagens do sistema Clássico sempre acabavam virando apenas maneira dos jogadores ganharem mais pontos de bônus na criação de personagem. Isso era ótimo apenas para personagens overpower.
O que fazer então para jogadores que querem aproveitar o potencial dramático de seus personagens sem as Desvantagens no WoD? Simples: se acha importante ele ter todos esses defeitos, informe ao narrador, através de um prelúdio, que ele tem e ele terá.
Assim como você deve ter feito nesse seu personagem (pois ele está obviamente fora das regras de criação de personagem, pois tem mais de 7 pontos), converse com seu narrador para aceitar um personagem assim. Se as desvantagens são importantes, não precisa ganhar pontos por ela. Embora, você possa ganhar XP no final das sessões em que a desvantagem te atrapalhe naquela sessão.

Marcinho

obs.: com todas essas desvantagens, eu não queria estar na pele desse seu personagem kkkkkkkkk

JoaoRPaulon

Pois é @Marcinho o que eu queria era uma troca justa, pq determinadas desvantagens tinham efeitos concretos sobre o jogo, na época eu usei para comprar algumas vantagens os pontos que também tinha a ver com o personagem. Achei que o novo sistema ao não contemplar tudo acabou prejudicando.