Se você fizer uma pesquisa no Google vai encontrar muita coisa sobre um método que o marketing está utilizando para realizar suas ações de propaganda que se chama Storytelling. Mas assim como RPG não é “Reeducação Postural Global”, Storytelling não é “propaganda em forma de história”. 
O que estamos falando aqui é do sistema de regras do Novo Mundo das Trevas, uma evolução do seu “pai”, o sistema Storyteller utilizado no Clássico Mundo das Trevas.

O sistema evoluiu para se tornar mais ágil e equilibrado, tanto nas cenas de combate quanto na criação de personagens e interpretação dos mesmos.
Todos os livros lançados dentro do cenário (Vampiro: O Requiem, Lobisomem: os Destituidos, Mago: o Despertar, Changeling: os Perdidos, Promethean: the Created, Hunter: the Vigil, Geist: the Sin-Eaters, Mummy: the Curse e Demon: the Descent) utilizam o sistema. Hoje, o próprio Storytelling já foi melhorado com o lançamento da Crônica do Deus-Máquina, que marca uma espécie de Novo Mundo das Trevas 2.0.

Estes são os livros básicos de cada cenário do Novo Mundo das Trevas publicados em português pela editora Devir:

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Outros livros e diversos suplementos do cenário básico - e também de cada um dos outros cenários - podem ser encontrados em inglês na Drive Thru RPG, tanto em formato impresso como em pdf. Originalmente estes e mais títulos foram publicados pela editora White Wolf, e agora estão sendo lançados pela Onyx Path Publishing - todos em inglês.

Veja outros cenários básicos do mundo das trevas em inglês:

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Você também pode encontrar a descrição de alguns suplementos do sistema básico e outros cenários no nosso Guia de Publicações.

Mas como funciona o sistema?


O Storytelling, se utiliza de dados com 10 faces. Os personagens possuem características que variam de 0 a 5. Os testes básicos são realizados somando um Atributo + uma Habilidade + os modificadores. Para cada círculo que tiver nessas características rola-se um dado. Qualquer resultado que seja 8, 9 ou 10 nos dados é considerado um sucesso. Exemplo: O personagem de Pedro precisa saltar um obstáculo. Para isso ele tem 5 dados (Força 2 e Esportes 3). Ele lança os dados e obtém os resultados 2, 9, 7, 3 e 3. Então ele consegue 1 sucesso, portanto como era um obstáculo simples, ele consegue o que queria.

Existe a Regra da Explosão do 10. Caso, em sua jogada, o jogador tire um 10, ele é rolado novamente. Se cair outro 10, ele continua sendo rolado e assim, acumulando sucessos.

As ações podem ser de 4 tipos: 

    Instantânea: Resolvida na hora, 1 sucesso resolve, mais sucessos melhora o resultado.
    Prolongada: O Narrador determina o número de sucessos necessários, tempo mais longo.
    Disputada: Dois ou mais personagens fazem testes, o que tiver mais sucessos vence.
    Reflexa: Passiva, pode acontecer enquanto o personagem faz outras coisas. 

Os combates são testados somando-se o Atributo do Combate + Habilidade do Combate + Modificador da Arma + Modificadores de Ocasião (visibilidade, distância, etc) - Defesa (do alvo) - Blindagem (do alvo). Cada sucesso obtido no ataque será subtraído diretamente da vitalidade da vítima/alvo (a característica da saúde de um personagem).

Teste da Sorte. Se a parada de dados for reduzida a 0 ou menos dados, o jogador pode fazer o Teste da Sorte: ele rola 1d10 apenas e caso saia 10, ele foi bem sucedido (e ainda poderá rolar novamente, seguindo a regra da Explosão do 10). Se ele tirar 1 no primeiro dado jogado, ele tem uma falha dramática, algo horrível acontece com o personagem.

A criação do Personagem difere de muitos outros sistemas, onde as habilidades do personagem são obtidas de forma aleatória, gerando assim, personagens excessivamente fortes (ou mais frequentemente muito fracos), no Storytelling os atributos são iguais para todos, gerando menores disparidades.

Em um rápido resumo, para criar um personagem segue-se alguns passos básicos:

1 – Crie o conceito para o seu personagem. O conceito é uma ou duas palavras que o descreva.
2 - Você deve priorizar as categorias de Atributos e assim distribuir os pontos: decidir qual é a primária, secundária e terciária entre os grupos de atributos Mentais, Físicos e Sociais.
3 - Faça o mesmo nas Habilidades.
4 - Escolha as três Especializações para as Habilidades.
5 – Aplique o modelo sobrenatural caso não vá jogar com um mortal.
6 – Determine as características derivadas dos Atributos, como Defesa, Vitalidade, Iniciativa, Tamanho, Deslocamento, Força de Vontade, além da Virtude e Vício (que funcionam como o bom e o mau caráter do personagem).
7 – E por fim, escolha as Vantagens, que são qualidades que incrementam o personagem.

Bom, esta é uma pequeníssima pincelada nas regras do sistema Storytelling, apenas para você que não conhece poder entrar no clima. Para maiores informações procure o livro 'O Mundo das Trevas' publicado no Brasil pela editora Devir, lá você vai encontrar todas as regras e também a ambientação para jogar com personagens humanos. 

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