Cap. 1 Who we are Tonight - Covenants - A Lancea Sanctum pags. 41 até 43 Traduzido

por Czar_Tebas em

A Lancea et Sanctum

Os Santificados

 


O sermão do cenobita na missa do sol poente usa o texto de Escatologia 12:13, “Mas Deus não abençoara aqueles que perderam sua fé nele”.  Os vivos, ele diz, são salvos pela fé na graça de Deus, mas os mortos, não tem recursos. A nossa, diz, é uma fé de práxis: fazemos a vontade de Deus, fazendo sempre, sempre visando e é na ação que nossa maldição é santificada.

 

Os quatro no banco se remexem com inquietude. Ela faz este sermões quando precisa de algo. Os outros não precisam se preocupar, eles são leigos. Mas, eu sou parte da Junta Paroquial. Depois da maldição final e fim da reunião, espero o tempo necessário para sair, mas ela está na porta da capela. Baixo a iluminação da vidraçaria com a imagem de São Longinus, todo em rubro, posso ver algo se mover em baixo de seu hábito, acima das sobrancelhas. Imagino que os vermes cavem buracos na frente.

 

Assim é como te perguntam: como vais, apertam sua mão e oferecem a benção e agem normalmente como podem, no momento em que eis mais vulnerável.  Nunca ordenam, mas é um pedido de Deus, e não podes recusar. Ela sabe coisas sobre mim que eu não confessei. Algum tempo antes pediram que eu mantivesse um pedaço da armadura de São Daniel, em um medalhão no meu pescoço. Antes disso, pediram que roubasse uma cópia do libro sobre o Anjo da Peste da coleção restrita da Biblioteca da Universidade e a queimasse. E antes disso, tive que visitar o sacerdote e descobrir se ele era digno.

 

Me falaram que os vampiros não sonham. Mas, ainda tenho pesadelos sobre esse momento. Eles sempre pedem que faças algo simples, até que... até que não o é.

 

Porque unir-se a Lancea et Sanctum: você valoriza a tradição. É possível que penses que as coisas não estão boas, como são, mas acreditas que vão ser piores se mudarem. Buscas um sentido na sua condição vampírica. Eis curioso do passado. Você teme o inferno.

 

O panorama: a Lancea é a igreja organizada dos Amaldiçoados. Deus amaldiçoou os vampiros com a fome e mortos, e em sua condenação são chamados a fazer a obra de Deus. No livro de Jó, o Diabo é um instrumento de Deus no tormento de um homem, tentando-o a blasfêmia. Os Santificados se vem como fazendo o mesmo: atormentando os inocentes e erradicando aqueles com uma fé fraca.

 

A Lancea et Sanctum é uma igreja universal onde o vampiro é para o crente vivo: um parasita; um monstro que se alimenta, e corrompe e imita. Mas ao fazê-lo, os Santificados fazem a vontade de Deus. Produzem as provas e perseguições que refinam os fiéis e eliminam os descrentes. Enviando os fiéis a direita de Jesus, um lugar negado aos condenados.

 

A relação ambivalente dos Santificados com seus rebanhos é um exemplo disso. Enquanto mantem uma regra secular de não adorarem junto com os vivos, os pastores vampíricos fazem tudo o possível para garantir a sobrevivência destas igrejas, caçando aqueles que perseguem ou ferem a igreja. Mas também acreditam que devem manter o rebanho forte, usando o medo, um monstro Santificado mantem os filhos da Mãe Igreja de saírem do caminho correto. Com as tentações, os monstros eliminam os fracos. Com uma frequência alta, aqueles que são pegos nas tentações dos Santificados se tornam a próxima geração de Santificados. Os devotos da Lancea se consideram como o centro moral dos Membros.

 

Os monstros divinos da Lancea são arquivistas e bibliotecários da Família. Da mesma forma que os monges medievais eram guardiões do conhecimento, os Santificados são os que mantem os registros mais antigos da Família e as cidades com uma importante presença Santificada possuem uma impressionante coleção de textos. Além de realizarem a impressão de texto sagrados sob demanda, somente distribuída entre os mortos. Mas eles também suprimem ou destroem a maioria de livros que mantem, além de manterem artefatos e textos fora de bisbilhoteiros, tantos vivos como mortos.

 

De onde viemos: Longinus, o centurião que perfurou as costelas de Cristo, foi (diz nossa tradição) transformado pela sangue derramada do Salvador, e se converteu em único entre os mortos, um vampiro diferente dos outros. Compilando o Testamento de Longinus, um testamento para os mortos, os discípulos de Longinus fundaram uma igreja vampira que muitos mortos ainda seguem, a lancea et sanctum, a capela e a lança.

 

A “Capela” representa a igreja fundada pelos seguidores de Longinus; a “Lança” é a lança que perfurou Cristo, que agora é vista como uma metáfora para o papel da igreja como uma espinha ao lado da igreja dos vivos, e da consciência moral da igreja dos mortos.

 

Foi a Lancea que presidiu a queda da Camarilla, o lendário governo vampírico da antiga Roma, e junto com o Invictus que ascendeu das cinzas da Camarilla, foram a força motriz do principal governo da Família. Foi um Bispo Santificado de Constantinopla que criou as tradições, e foi a Lancea que aplicou a pratica da Máscara. São seus os textos mais antigos dos Membros. O Invictus trouxe a ascensão de novas coalizões – os Cartianos, a Ordo Dracul – e suas novas formas; e retidão da Lancea na mente dos mortos diminuiu, ao igual que a Igreja começou a fraquejar. Quando o Círculo da Anciã se unificou e se converteu em uma coalizão em si própria, a Lancea se transformou mais uma vez, em apenas mais uma coalizão entre tantas outras. No entanto, não subestime a força da igreja dos mortos. A fé continua sendo o grande motor milhões de vidas, e onde existem expressivos números cristões, os Santificados são.

 

Nossas praticas: a Lancea trata, em quase tudo que fazemos, de manter as velhas formas, para manter as coisas como são, ou como os Santificados creem que deveriam ser. Mesmo que um Santificado leve o caos e a tragédia a uma comunidade de vivos, sua intenção é evitar as grandes mudanças.

 

A pregação Santificada. Cremos que todos os Membros existem no contexto da Eterna Igreja de Longinus: os sacerdotes e teólogos (Lancea et Sanctum), os leigos (todos de fora da coalizão que respeitam e seguem os sacramentos), e o hereges (o resto, principalmente o Círculo da Anciã). Por isso nos comportamos como uma igreja, organizando serviços, e por que interferimos na política temporal dos Amaldiçoados – facilitam nossos fins, que alguns consideram o mais conservador das coalizões. Este conservadorismo nos leva a conflitos com o Círculo da Anciã, cuja sínteses neo-pagã é tudo aquilo que os santificados vem como heresia e apostasias amargas.

 

O estudo santificado, e este estudo oferece perigo, pois é o momento em que buscamos e adquirimos documento históricos e artefatos – ou os destruídos e todas suas evidencias. As verdades que a Lancea procura é perigosa, e muitos neófitos já receberam pedidos para protegerem, roubarem ou destruírem todo tipo de verdade sem descobrirem que verdades são. Um livro, uma maça incorruptível de dois milênios de antiguidade, uma pena de coruja em um relicário de ouro.

 

Um aspecto importante do estudo é a feitiçaria tebana, os milagres sombrios ensinados pelos cenobitas egípcios. Os maiores segredos de nossa feitiçaria é conhecida pelos sacerdotes da Lancea – segredos passados com moderação.

 

Os Santificados também manipulam os líderes de igrejas e congregações para seus próprios fins. Poderíamos enviar um neófito tentar a um ministro da fé com sexo ou drogas, ou coisas mais escuras. Ou sussurrar ao ouvido de um evangelista na noite, para melhor controlar a política da cidade. Um local de alimentação benéfica da igreja é um bom lugar para se esconder e fácil fonte de vitae; um protesto na frente de uma clínica de abortos cria uma ótima distração para roubar sangue e drogas.

 

Vínculos humanos são uteis, pois são importantes para nós, talvez mais importantes que em outras coalizões, exceto pelos Cartianos. Não há outra maneira de encontrarmos o conhecimento que buscamos, suprimimos e usamos.

 

Alcunha: O Segundo Estado (pelo Invictus); os Santificados (dentro da coalizão); a Eterna Igreja (antiquado); os Juízes (geralmente depreciativa).

 

Conceitos: pregador apocalíptico das ruas, estudante do evangelho, abandona desiludido, conselheiro da igreja, gerente noturno de orfanato, serial killer “reformado”, entusiasta antigo de BDSM, bibliotecário.

 

Quando estamos no poder: em alguns lugares do mundo – Roma e o Vaticano, Seul e algumas partes da América do Sul, por exemplo – os Santificados tem um enorme poder. Nestas cidades, a luva de seda em nossos punhos se faz do mais forte aço. Eucaristia longuinas são usadas para criar lações de sangue como quase todos os vampiros são escravos do Bispo. Mesmo nesses lugares temos que usar um príncipe que pertença ao Invictus ou (mais raramente) aos Cartianos, que são em todos os aspectos uma marionete Santificada, que põe seu nome as ordens e comandos. .

 

Quando estamos em problemas: na aurora do cristianismo foram tempos de perseguições. Nas cidade onde somos fracos, são onde o rebanho cristão é perseguido ou são uma minoria numa cidade secular. Porém, neste lugares é onde os Santificados são mais ferozes. Somos secretamente ciumentos e abertamente depreciativos das outras coalizões, travando guerras silenciosas contra os poderosos. Cuidamos e protegemos nossos rebanhos daqueles que os matariam, e trazendo vinganças terríveis contra as autoridades que os perseguem. Quando contra a parede, os Santificados encontram seu verdadeiro significado. Quando ameaçados, realmente cremos que fazemos a vontade sombria de Deus.