House Rules: Enxames e Bandos Genéricos

por Br86 em

Esse texto foi originalmente publicado como parte do artigo "Novos Antagonistas Animais", mas após algumas atualizações resolvi que ele ficaria melhor como um artigo isolado. O objetivo aqui, como o próprio título diz, é apresentar regras genéricas para criaturas que andam em grupo. Provavelmente existirão algumas discrepâncias, mas espero chegar o mais próximo possível de algo equilibrado.

Características dos bandos e enxames:

  • O bando/enxame ataca como um só indivíduo, fazendo apenas um teste de ataque por turno.
  • O tipo de dano provocado sempre será Letal.
  • O bando ataca utilizando as manobras de Corpo-a-corpo (MdT pág. 157)
  • O nível de vitalidade indicado reflete a quantidade de dano necessária para dispersar o bando (os animais fogem).

Regras para Enxames

Enxames são formados por criaturas minúsculas (Ex.: insetos).

Ataque/Dano: dois pontos mais o nível de tamanho.
Vitalidade: dois pontos por nível de tamanho.
Defesa: sempre 4.
Deslocamento: 10 (15 no caso de enxames alados).

Exames são formados por formigas, vespas, abelhas e outros seres minúsculos que podem facilmente penetrar em qualquer roupa ou proteção e evitar tentativas do alvo de se proteger. Eles ignoram a Defesa e a Blindagem do Alvo.


Regras para Bandos

Os bandos são formados por dois tipos de criaturas: pequenas (Ex.: morcegos, aves, ratos) ou médias (Ex.: cães selvagens, lobos).

Ataque/Dano: igual ao da criatura base mais o Índice de Tamanho do bando.
Defesa: igual ao da criatura base.
Vitalidade: igual ao da criatura base mais o Índice de Tamanho do bando.
Deslocamento: igual ao da criatura base.

Criatura base é a espécie animal da qual o bando é formado.

Índices de Tamanho

O Índice de Tamanho de um enxame é determinado pela equivalência entre a sua massa compactada e uma criatura de mesmo Índice. Em outras palavras, um enxame de Tamanho 5 reunido em um só ponto ocupará o mesmo espaço que um ser humano adulto.

No caso dos bandos, o Índice de Tamanho é determinado pela quantidade de indivíduos.

4 - Tamanho equivalente a um animal médio ou sete indivíduos;
5 - Tamanho equivalente a um ser humano adulto ou nove indivíduos;
6 - Tamanho equivalente a um gorila ou onze indivíduos;
7 - Tamanho equivalente a um urso cinzento ou treze indivíduos;
15 - Tamanho equivalente a um elefante;
50 - Tamanho equivalente a uma nuvem.

Exemplos

  • Um enxame de vespas de Tamanho 5 terá 7 dados para ataque/dano, 10 pontos de vitalidade, Defesa 4 e andará 15 metros por turno.
  • Um bando de cães com onze indivíduos (Tamanho 6) terá 15 dados para dano, 13 pontos de vitalidade e Defesa 4.