A Serpente Conquistadora: Dzarumazh

por rafahygino em

Revirando os livros de Changeling, achei esse dragão. Considerei interessante fazer uma tradução e disponibilizá-la por alguns motivos. Primeiro porque discutir produtos de língua inglesa faz com que nosso passa-tempo seja desnecesáriamente elitista, fui motivado pela discussão sobre Dragões no Forum e também porque a ideia usar esses seres terríveis no Mundo das Trevas é irresistível. (tradução livre à partir do original em Changeling the Lost, and Night Horrors Grim Fears p.34)

Você é um esporte fino, de fato, para uma tão pequena coisa!
You are fine sport, indeed, for so small a thing!

 

A Serpente Conquistadora

Outros nomes: O Sem-Morte, Sr. Dorian Hargrave

Histórico

Uma das primeiras coisas pensadas por qualquer changeling é que os Outros (Others) não podem suportar o toque de ferro frio. Sua carne recusa sua substância manifestadamente terrestre, e mesmo sua presença causa dor e desconforto. Muitas histórias diferentes são contadas a respeito do porque isso acontece, apesar da tradição dos Perdidos concordarem que os da Baixa Nobreza (Gentry) foram, por qualquer razão, incapazes de chegar a um acordo com aquele elemento primitivo. Talvez seja porque eles ofenderam a essência fundamental do ferro ou jamais foram capazes de chegar a um acordo com ele, ninguém pode dizer com certeza, e a maioria dos Verdadeiros Fae estão, aparentemente, bastante contentes em deixar as coisas desse jeito.

A maioria, mas não todos.

Isto não é surpreendente, sério. Qualquer desses seres poderia decidir romper um acordo com a substância mais odiosa aos Outros, o que seria uma potente – talvez insuperável - vantagem em todas as interações com seus parceiros da Baixa Nobreza (Gentry). Imune ao beijo escaldante do ferro, tal Fae poderia violar Arcádia e estabelecer a si mesmo como preeminente tirano entre seus inumanos habitantes feéricos. Talvez seja apropriado, então, que um dos chamados "imperador das bestas" seja o Fae que procura este pacto indescritível. Dzarûmazh, às vezes chamado de Sem-Morte, é um dragão de Faerie e, como a maioria de sua espécie, uma criatura impiedosa, egoísta, ambiciosa, impulsionada pelo desejo de poder cada vez maior.

Ninguém sabe exatamente quando o dragão começou a sua busca ambiciosa. Alguns dizem que Dzarûmazh sempre andou pelo mundo mortal, de uma forma ou de outra, em busca do segredo indescritível do ferro frio. Outros acreditam que a sua vinda é muito mais recente, inspirado, talvez, pelas façanhas de pretensos caçadores de dragões, ambos mortais e changeling, que só pensavam na glória de derrubar um dos mais poderosos monstros, e das fortunas que devem vir como recompensa de ato tão heroico. Seja qual for o caso, não há registros conhecidos da existência de Dzarûmazh, em qualquer Território Livre (freehold), antes de meados do século 18, quando William Wolf, Crimson King da Ilha Roanoke, recebeu o dragão em desafio aberto no Dia de Verão (Midsummer’s Day). Foi um esforço vão para defender os outros Perdidos de seu Território Livre contra a busca incessante da criatura para obter o segredo que tão desesperadamente ansiava (um indício de que aparentemente Dzarûmazh acreditava existir algo importante em algum lugar ou em torno do local da colônia perdida). O nome do dragão, berrado por Wolf, foi posteriormente contada por Maggie Twopence, um sobrevivente Fae Outonal (Autumn Fae) da invasão, um escrivão de seu Território Livre, na província de Pensilvânia.

Daquele tempo em diante, Dzarûmazh aparece cada vez mais em histórias de changelings. Às vezes, o diário perdido de um sábio morto ou os pergaminhos elegantemente escritos de alguns Faés contará a história de uma interação com o dragão, durante a qual ele tentou negociar a sabedoria esotérica de ferro frio. A maioria das outras vezes, porém, há apenas pânico registrado, enquanto a vida do escritor se esvaia em sangue em meio a páginas carbonizadas, ou em letras gravadas freneticamente em lascas enegrecidas de pedra com a ponta de um punhal, “DZARÛMAZH chegou”. Por vezes, o Sem-Morte tem deixado em seu rastro ruínas desoladas de Territórios Livres inteiros, quando Perdidos impertinentes pareceram reter alguma desejável peça de informação consigo, alguns idiotas pretendendo ser "heróis" tentaram jogar com o dragão, ou mesmo quando apenas um ataque de ofensa e frustração tem levado o monstro à surtos de raiva incompreensível para os seres mortais.

Ainda assim, a passagem do dragão é algo mais sutil e elaborada do que os jogos normalmente desempenhados pelos outros e alguns changelings têm lembranças pacíficas - ainda que extremamente tensas - de interações com Dzarûmazh. Um punhado acabou com a sensação de que algo está guiando o dragão, algo muito mais profundo do que mera ganância ou mesmo a curiosidade amoral característica dos Verdadeiros Fae (True Fae). Talvez motivado por estranhos costumes de hospitalidade e de gratidão que governam seu tipo, Dzarûmazh tem (geralmente) um tratamento justo com aqueles que sinceramente compartilham conhecimentos sobre o seu objeto de curiosidade, o ferro frio. Às vezes, se uma informação é particularmente boa, o dragão os recompensa. Alguns poucos fugiram mentindo para a criatura, mas a maioria dos supostos enganadores não são tão afortunados. Os mais sortudos sofredores dessa sina infeliz são devorados rapidamente. Um ou dois do resto deles ainda podem estar vivos, embora certamente desejando o contrário.

Naturalmente, o dragão também têm tido ao longo dos anos várias identidades como mortal ou changeling. Sem nenhuma empatia real para as criaturas efêmeras do mundo humano - e pouco respeito pelas memórias de tais seres frágeis de espírito - Dzarûmazh só se preocupa em mudar seu nome terrestre a cada meio século ou mais, e sua aparência entre os mortais ou os Perdidos (e apenas superficialmente, neste último caso). Uma vez que, as façanhas de Dorian Hargrave e seus antecessores ainda existem em trilhas de documentos, desde registros de hotel, até notas fiscais, de listas de passageiros de navios até registros de bibliotecas de certos Territórios Livres. Na casa herdada do Rei do Inverno ao Rei de Budapeste, Hungria, uma pintura de Sir Isaac Duvall pende sobre a lareira, os olhos e pose aristocrática do Fae estão quase idênticas às possuído por Dorian Hargrave. Mantido pelo camareiro do Território de Hong Kong, uma tapeçaria bordada retrata um homem de aparência similar, Gavin Cosgrove, tomando chá com uma princesa em forma de serpente. Na parede interior de uma caverna perto do mar, no noroeste dos Estados Unidos, pigmentos habilmente aplicados revelam a imagem de Gerhardt Fire-Eye envolvido no comércio local com changelings, seus cabelos brancos, rosto anguloso e olhos luminosos são surpreendentemente familiar para qualquer pessoa que conhece Sr. Hargrave.

Decrição

Enquanto Dzarûmazh pode assumir qualquer forma humana ou animal que deseja, ele tende a favorecer certas formas acima dos outros. Nos tempos modernos, a sua forma mortal mais comum é a do cavalheiro Sr. Dorian Hargrave: alto, imponente, um cavalheiro de meia idade de uma linhagem nebulosa. A maioria dos que o viram tendem a concordar que ele reflete aspectos característicos dos grupos étnicos e sociais dominantes no local - quem está no comando, que é o que parece ser Hargrave. Suas feições são severas, mas atraente e tem traços vagamente selvagens. Seus olhos são marrom-avermelhados e estão sempre estudando os outros, avaliando-os tanto como peões quanto como presas, e ninguém se sente realmente confortável em sua presença. Quando ele está perto, seu hálito tem um cheiro acre, como um veneno mortal que se apagou e deixou de arder. Suas unhas perfeitamente bem cuidadas tem uma aparência vítrea e seus dentes são muito brancos e perfeitos para uma boca humana. Ele é geralmente suave, mas sua voz é estranhamente atraente e convincente, aqueles em sua presença são atingidos pela sensação de que não se pode desafiar os seus desejos.

Conforme sua própria vontade, o dragão pode alterar sua manifestação como Dorian Hargrave, o que afeta sua aparência na percepção dos changeling. Ele pode ou restringir essa visão apenas aos olhos dos Perdidos ou revelar-se abertamente aos mortais (embora ele geralmente opte pelo primeiro quando tenta se misturar entre os Perdidos). Nesse caso, a boca de Hargrave expele um fluxo constante de fumaça escura quando ele fala e seus olhos  emitem um brilho vermelho escuro. Seus dentes são afiados e as unhas afilan-se em garras. Escamas finas salpicadas de marrom-esverdeado surgem nas bordas do rosto e se espalham nas laterais do rosto, na nuca e sobre as costas das mãos, enquanto seus cabelos brancos parecem ainda mais selvagens. Chifres negros brilhantes brotam de seu couro cabeludo e se curvam para trás em sua cabeça, enquanto seus ouvidos tornam-se pontiagudos.

Ao usar a forma humana de Dorian Hargrave, Dzarûmazh frequentemente afirma ser um Faé Dracônico (Fairest Draconic). Se for perguntado sobre sua corte, ele vai responder que geralmente não tem necessidade de uma, ou vai alegar filiação em alguma corte estranha, o Tribunal estrangeiro. Se necessário, ele pode criar efeitos de pequeno porte que podem ser indicativos de um manto (Mantle) potente, mas desconhecido.

Naturalmente, Dzarûmazh pode optar por adotar formas menores, e, por vezes, o fará na perseguição de seu objetivo maior. Gatos, cães, pássaros, cobras e outras criaturas podem ser imitados, juntamente com todos os seus recursos naturais. Se desejar fazê-lo, Dzarûmazh pode alterar a forma de qualquer animal, assumindo tanto mudanças aparentes (adicionando cornos de carneiro, espinhas de metros de comprimento e uma aura de chama fantasmagórica azul no corpo de um lobo, por exemplo) quanto mais sutis (como quando adota o poder da fala humana, enquanto vestindo a pele de um gato doméstico).

Quando ele abandona toda pretensão de mortalidade, o grande dragão não é tanto exatamente como ele é chamado mais tarde quando alguém tentar se recordar, mas somente como um pesadelo que desafia qualquer descrição consistente. Geralmente, os relatos concordam que o monstro é marrom esverdeado, com luminosos olhos cor de sangue. Ele é cumprido e sinuoso, garras realmente do tamanho de cimitarras. Os poucos relatos dispersos sobre a aparência de Dzarûmazh - comumente relatado pelos sobreviventes aleijados no corpo, na mente ou em ambos - em geral, concordam que ele é grande demais para caber em qualquer espaço menor do que um ginásio da escolar, e depois se enrola repentinamente para dentro de si mesmo. Ele é uma criatura titânica e pode muito bem ser capaz de alterar até mesmo o tamanho de sua forma "verdadeira".

Embora em sua forma de dragão, Dzarûmazh seja a própria arrogante encarnação do poder. Quando ele fala, a Terra treme e seres inferiores caem de joelhos por temor e terror. A Serpente Conquistadora não faz pedidos - emite mandamentos que devem ser atendidos. Aqueles a quem ele revela a plenitude de sua majestade sentem-se privilegiados por gozar a fortuna de sua magnificência. Mesmo changelings, que instintivamente compreendem a natureza de Dzarûmazh quando ele é tão ruidosamente revelado a eles, não podem ajudar, mas desejam servir o dragão e agradá-lo, até mesmo em seu próprio prejuízo. Olhar Dzarûmazh o Sem-Morte é contemplar um deus, vestido com carne terrena: um deus monstruoso avarento cujo poder pode facilmente devastar a maioria Territórios Livres (freeholds) em uma única noite.

Dzarumazh

(Números listados antes da barra diagonal são para as formas humana ou changeling de Dzarûmazh, enquanto aquelas depois são para sua “verdadeira” forma).

Atributos Mentais: Inteligência 7, Raciocínio 5, Perseverança 10

Atributos Físicos: Força 4/20, Destreza 5, Vigor 6/20

Atributos Sociais: Presença 6/12, Manipulação 7, Autocontrole 9

Habilidades Mentais: Erudição (Pesquisa) 8, Ofícios 4,

Investigação (Artefatos) 9, Medicina 6, Ocultismo (Alquimia) 10,

Política (Changeling) 6, Ciência (Metalurgia) 5

Habilidades Físicas: Esportes 3, Briga 4/10, Condução 2/0, Armas de Fogo 1/0, Dissimulação 2, Sobrevivência 7, Armamento 8/0

Habilidades Sociais: Expressão 6, Intimidação (Desafios Formais) 10, Persuasão 4, Socialização 4/0, Manha 2, Astúcia (Mentiras) 8

Vantagens: Aliados (inumeráveis; apenas disponível para Dorian Hargrave), Contatos (como Aliados), Memória Eidética, Conhecimento Enciclopédico, Fama (Colecionadores de Antiguidades; Dorian Hargrave apenas) 1, Mente Meditativa, Nova Identidade 4, Recursos 5, Status (Hargrave Importações; Dorian Hargrave apenas) 5, Striking Looks 4

Força de Vontade: 10

Virtude: Fortitude

Vício: Orgulho

Iniciativa: 14

Defesa: 5

Velocidade: 14 (forma humana ou changeling) ou 30 (“verdadeira” forma)

Vitalidade: 11 (forma humana ou changeling) ou 40 (“verdadeira” forma)

Wyrd: 10

Contracts: Artifce ••••; Dream •••••; Elements (Metal) •••••; Vainglory •••••

Glamour/por Turn: 100/15

Defesa: 3/3 (forma humana ou changeling) ou 7/7 (á prova de balas; “verdadeira” forma — nessa forma, armas de fogo modernas são inúteis contra Dzarûmazh)

Armas e Ataques

*(h) – Forma humana

**(v) – Forma “verdadeira”

 

Aspectos Fae

• Monstro das Lendas: A Maioria dos Fae Verdadeiros (True Fae) são limitados ao máximo de 6 em qualquer característica enquanto se manifestam no mundo mortal. Dzarûmazh transcende esta limitação; ele é capaz de trazer todo seu poder a este mundo.

• Fúria do Dragão:  Dzarûmazh normalmente faz apenas um ataque (garras ou mordida) por turno. Gastando três pontos de Glamour Glamour por ataque como uma ação reflexiva, entretanto, o Sem-Morte pode adicionar dois ou mais ataques num dado turno (para um total de dois ataques com garras e uma mordida). Independentemente de quantos ataque ele faze m um turno, porém, a enormidade do dragão funciona como uma desvantagem em lidar com alvos muito pequenos: para cada três pontos de Tamanho em que o alvo de seu ataque é menor do que ele mesmo, o dragão perde dois dados na sua parada —ainda que ágil para seu tamanho, o Sem-Morte tem problemas para atingir o que, para ele, são alvos minúsculos.

• Coração Infernal: Um fogo venenoso revolve no ventre do Sem-Morte, que ele pode regurgitar num vicioso, rápido jorro de vapor tóxico. Pelo gasto de cinco pontos de Glamour e como uma ação instantânea (requerendo um teste de Destreza + Esportes), Dzarûmazh pode expelir sua baforada horrenda em um alvo, infringindo dano agravado num ataque bem sucedido. Note que o dragão não poderá fazer outros ataques durante o turno em que empregar suas labaredas fatais.

• Carne Imortal: Como um Fae Verdadeiro manifesto no mundo mortal, to dragão pode permanecer indiferente a alguns aspectos mundanos. Dano contundente não afeta Dzarûmazh afinal, a menos que ocasionado por um bastão de Ferro Frio. Ferro Frio causa dano agravado, desde que alguém seja habilidoso o bastante para atingir a criatura com isso.

• Guiado pela Paixão: Os Fae Verdadeiros são entidades que quase encarnam suas paixões e vícios, a moralidade e a abnegação são pouco mais que um capricho para eles. Por isso, paixão e virtude, Para eles, a paixão é a virtude, a negação da paixão é uma afetação. Sua amoralidade de natureza supranatural reflete-se em uma maneira inversa de ganhar Força de Vontade. Dzarûmazh recupera um ponto de Força de Vontade por agir conforme sua Virtude, mas restaura todos os pontos quando sacia seu Vício.

• Dez Mil Formas: Mediante o gasto de três pontos de Glamour e como uma ação reflexiva, Dzarûmazh pode alterar sua forma à vontade em qualquer forma viva que supra suas necessidades: humano, animal ou algo ainda mais fantástico. Ele tende a manter por “padrão” certas formas (como esta Dorian Har Grave), enquanto nada o prende expressamente a qualquer uma das formas familiares. Dzarûmazh pode usar este Aspecto para incrementar o Tamanho da sua forma dracônica, bem comol, adicionar um ponto de Tamanho a sua forma padrão de 20 por ponto de Glamour gasto. Como efeito colateral dessa habilidade, o dragão pode falar qualquer língua terrena, bem como é capaz de ler qualquer forma de escrita.

• Explendor Profano: Quando em sua forma “verdadeira”, o Sem-Morte projeta contínuamente uma Aura do outro mundo de reverência e temor. Qualquer tentativa de atacá-lo ou mesmo desafiá-los requer o gasto reflexivo de um ponto de força de vontade, que permite um personagem agir à revelia de Dzarûmazh pelo resto da cena. Gastando três pontos de Glamour como uma ação instantânea, o dragão pode redobrar o poder de sua aura, forçando qualquer personagem que não seja bem sucedido num teste de Autocontrole + Wyrd não ser bem sucedido faz com que o personagem caia prostrado pelo resto de seu turno. Apenas através do gasto reflexivo de outro ponto de Força de Vontade tal personagem poderia agir novamente contra o Sem-Morte.

 

Caçando o Dragão

Como fica evidente na descrição de Dzarûmazh, matar a criatura em combate aberto é virtualmente impossível, afinal, deveria ser uma decorrada de escopo monumental. Personagens que descobrem a verdade do Sem-Morte e desejam por um fim em sua jornada centenária tem uma jornada épica a sua frente.  Eles precisam buscar conselhos de sábios e profetas, debruçar-se sobre empoeirados tomos de conhecimentos esquecidos, reunir armaduras e armas que podem perfurar as antigas cicratizes escondidas de Dzarûmazh e permanecer firme diante de suas garras de aço e seu hálito fumegante de veneno, e talvez ainda lidar com a Baixa Nobreza (Gentry) rival.  Derrubar tal inimigo é algo decididamente maior do que matar algum hobgoblin rebelled ou bater um violento cabeça-quebrada (crackhead) que quer a carteira de um personagem, e isso preicisa ser tratado com o senso de gravidade apropriado.

Certos aspectos da história do dragão foi deixado deliberadamente vago, então sera mais fácil incorporá-lo nos eventos da sua crônica. Quem foi o guerreiro que feriu mortalmente o Sem-morte, por exemplo? Esta identidade individual deve ser decisiva na derrota de Dzarûmazh. Do mesmo modo, as Fragilidades (Frailties) não foram detalhadas aqui, então você pode costurar isso ao pano de fundo da história que você gostaria de contar. Talvez o dragão realmente tenha feito algum progresso em forjar um pacto com o element do ferro frio; os personagens desejariam roubar esse segredo de Dzarûmazh ou eles estão trabalhando com os Fae Verdadeiros para reaver isso? Claro, se eles matarem o dragão, eles podem ter muitos conhecimentos para si mesmoms, mas como?

A grande questão é que derrubar Dzarûmazh é algo muito maior do que ter pontos em Força ou Armamento, ou como muitos Contratos (Contracts) um personagem pode trazer contra o monstro. Matando esse Outro em particular é sobre uma jornada ousada por muitas estradas perigosas em que os personagens precisam andar antes de estarem prontos para trazer toda sua determinação, coragem, astúcia – e sim , força – para transpor um inimigo aparentemente insuperável. Essa é uma das Lendas quintessências: a história dos caçadores de dragão.