Crônica do Deus Máquina: Pontos de Ruptura

por Malphus em

Pontos de Ruptura


A característica Moralidade foi substiuída pela Integridade. Integridade mede o quão bem o personagem pode lidar com eventos traumáticos (ou sobrenaturais) durante a sua vida. Um personagem se arrisca a perder pontos de Integridade quando ele experimenta um Ponto de Ruptura.

Quando um personagem realiza certas ações ou presencia certos acontecimentos, ele pode alcançar um Ponto de Ruptura. Um Ponto de Ruptura (que substitui um “pecado” nas regras originais) significa que o ato que o personagem executou ou testemunhou excede a sua capacidade de racionalização.

Um Ponto de Ruptura pode ser categorizado das seguintes maneiras:

  • O personagem realiza uma ação que viola seu código moral pessoal, ou uma que a sociedade em que vive considera inaceitável.
  • O personagem testemunha algo traumático, terrível, ou que abale seu conhecimento de como o mundo deveria funcionar.
  • O personagem é vítima de um ataque sobrenatural, seja físico, mental ou emocional.

Pontos de Ruptura são um tanto subjetivos, certamente. Um detetive da divisão de homicídios com trinta anos de experiência em análise de cadáveres e de testemunhos de assassinos tem uma maior tolerância à depravação humana do que alguém com vinte e poucos anos, de classe média alta e recém-formado em artes cênicas. Durante a criação de seu personagem, é aconselhável que o narrador lhe cite algumas situações hipotéticas, de modo que você possa determinar se estas situações poderiam ser consideradas Pontos de Ruptura.

Note que um Ponto de Ruptura não é necessariamente algo que o personagem considera errado. Um personagem pode matar outro num caso preto e branco de autodefesa, sem nenhuma ambiguidade. Mas a experiência provavelmente ainda será considerada um Ponto de Ruptura, mesmo se o jogador - e até mesmo o personagem! - achar que a ação foi inteiramente justificada. Ações como essa sempre têm um preço na psiquê, não importando a sua racionalização.

Durante a criação do personagem, o jogador deve responder as cinco questões seguintes. Cada uma determina um Ponto de Ruptura para o personagem. Se, durante o processo de criação, Pontos de Ruptura adicionais ocorrerem ao jogador, ele pode adicionar estes à lista. Não existe um limite de Pontos de Ruptura para personagens, já que a intenção da lista não é ser restritiva. O narrador pode estipular que uma certa ocorrência será considerada um Ponto de Ruptura mesmo que ela não conste na lista do jogador. Isto posto, quanto mais bem definido for o histórico de seu personagem, melhor será o entendimento do narrador sobre o que pode ser usado como um Ponto de Ruptura para seu personagem.

As Cinco Questões:

  • Qual foi a pior coisa que o seu personagem já fez?
  • Qual a pior coisa que o seu personagem poderia se imaginar fazendo?
  • Qual a pior coisa que o seu personagem imaginaria outra pessoa fazendo?
  • O que foi que seu personagem esqueceu? (evento sobrenatural).
  • Qual foi o maior trauma sofrido pelo personagem?

OBS: Lembrando que esta postagem é um trabalho de resumo e tradução do Rodrigo, eu estou apenas fazendo as postagens. Logo estaremos postando sobre regras de Experiência e Vantagens. Qualquer dúvida ou sugestão a respeito das regras é só deixar um comentário.