O antigo problema (Pa. 25 a 27)

por Malphus em

O antigo problema

É um exagero dizer que os demônios não têm poder contra o virtuoso, mas também não é algo longe da verdade. Não é fácil para um demônio escapar do Inferno. Se houver um portão, ele rasteja pela abertura apenas durante atrocidades. Se há uma parede barrando o caminho, o pecado cria uma fratura de curta duração. Demônios escoam para fora em um fluxo para o mal. Um dia, algo nos ciclos secretos do universo poderia deixar que demônios pisem a terra mortal à vontade, mas por agora, a imoralidade é a única coisa confiável que abre as portas para o nosso mundo.

Religiões, filosofias e, agora a ciência cognitiva, tenta de tudo para explicar o que torna os seres humanos suscetíveis ao que os cientistas chamam de "comportamento anti-social", e moralistas chamam de 'mal'. Pode ser parte do genoma ou um bloqueio na essência espiritual da humanidade, ou pode ser algo que todos nós escolhemos. Todas essas narrativas tentam explicar o que é o mal, e por isso que é tão atraente. Essas histórias são histórias de demônios, também, porque os demônios e maus pertencem a uma essência. A natureza do mal é a verdade do Inferno.

O Adversário

Satanás. É uma palavra e ideia com origens antigas. Uma etimologia diz que vem do verbo "acusar", e em hebraico, ha-Satanás tem essa conotação. Ele é o acusador, que testa a fé de Deus. Uma raiz possível significa "andarilho". Em Jó, Deus diz a Satanás que ele terá "de ir para lá e para cá na terra, e andando para cima e para baixo dela." Ele é um ser de outro mundo, dado a autoridade para trilha-lo e testar almas humanas.

Estirpes diferentes do judaísmo conflitem sobre o papel de Satanás, mas em geral, ele não é o grande inimigo de Deus, mas apenas um. Estando com um papel a cumprir, no entanto este não é o único. Alguns escritos dizem que Satanás inventou a morte, ou era um príncipe da Grigori: uma ordem que assistiu aos anjos que ensinaram artes e ciência a humanidade, mas foram finalmente corrompidos pela luxúria.

Alguns historiadores acreditam que Satanás foi levado de servo de Deus a um inimigo por influências do Zoroastrismo e Maniqueísmo. Ambas as religiões (a última é descendente da primeira) dizem que existem duas potências, governando o bem e o mal, lutando pelas almas de toda a humanidade. Zoroastrianos modernos acreditam que Spenta Mainyu tenta levar a humanidade à verdade e sabedoria de Ahura-Mazda, o criador último, enquanto Angra Mainyu leva a maus atos. Maniqueístas (e, possivelmente, zoroastrianos antigos) não acreditam em um Deus supremo, bom em tudo, há apenas os gêmeos do bem e do mal, lutando nos corações humanos e espíritos subordinados.

Talvez isso tenha preparado o palco para a ideia popular moderna de Satanás como um anjo rebelde que balançou parte das hostes para o seu lado. Algumas tradições dizem que um terço dos anjos caiu e até mesmo há pretensão de saber seu número, mas os valores estão na faixa dos 200 ou até milhões deles.

A partir desta perspectiva, os demônios são anjos caídos, ou os espíritos de uma hierarquia que flui da menor para a raiz de todo o mal. Os demônios são parte de um plano épico, e seu sucesso ou fracasso vem balançando as almas humanas ao determinar o caráter do cosmos. Se eles capturarem muitas almas, ou inspirarem alguns para realizar algum mal ato já a muito profetizado, então o adversário vai vir ao mundo, ou Deus pode destruí-lo para salvar os justos.

O Jinn

No Islã, a tradição diz que Iblis o adversário não era um anjo, mas um dos gênios, um povo invisíveis feito de "fogo sem fumaça". Os gênios, os anjos e os seres humanos são as três criações de Allah. Allah elevou Iblis até o poder e a beleza dos anjos, mas quando ele ordenou que se curvasse diante da humanidade, Iblis recusou, dizendo: "Eu sou melhor do que eles. Tu me criaste de fogo, enquanto criaste eles da lama". Iblis, assim, se tornou o primeiro dos Shaitan, ou espíritos malignos. Iblis influenciou muitos dos gênios, embora não todos, ainda há gênios justos no mundo que secretamente ajudam a humanidade.

Uma diferença importante entre Iblis e seus pares é que ele não é o inimigo de Deus, porque seria impossível para um ser onipotente realmente ter inimigos. Ele está sendo punido por seu orgulho, mas também serve ao propósito de testar as almas humanas.

Deuses da Escuridão e os maus espíritos

Se há um Deus, ele (ou ela) prefere confiar na fé, onde a prova é difícil de se encontrar e nunca incontestável. Talvez hajam muitos deuses, governando um universo em convivência caótica. O bem eo mal são afiliações ou aspectos do caráter divino. Este pode ser um mundo onde Set, deus das trevas, envia as forças do mal contra os seus rivais no panteão, onde os xamãs ficam em guarda contra o venenoso coração de bruxas e espíritos, onde os Titãs foram esculpidos no sangue que fez o mundo, ou arremessados para a cova sem luz.

Politeísmo e 11 panteísmos cobrem o mundo, e em muitos lugares ainda são as religiões dominantes, até mesmo prosperam ao lado de grandes e organizados monoteísmos e filosofias. No Japão, por exemplo, o budismo é a fé de funerais e retiros silenciosos, enquanto Xintoísmo é a prática do dia-a-dia. Deuses e teologias formar relacionamentos complexos e instáveis ​​inspirando teorias a respeito da criação e formando uma imagem do cosmos. Esta complexidade Aplica-se a questões morais também. O mal não é uma frente comum contra toda a moralidade, mas abarca dezenas de perspectivas corruptas. Em alguns mitos, até os bons deuses têm momentos maus. A paixão de Ares leva soldados a se destacar, mas sua fúria derrama o sangue de forma armada e desarmada. Ele é a guerra sem restrições. Existem alguns deuses dedicados ao mal, mas mesmo o melhor que conheci em setembro tem outras funções. (Na verdade, setembro foi considerado um Deus benevolente, que durante o meio da tarde deu início a novos reinos.) Muitas vezes, eles são evitados porque representam coisas desagradáveis. Enma (ou Enma-O) é um juiz dos mortos e um príncipe dos demônios Oni, mas mesmo que ele seja conhecido por sua carranca dura e sentenças duras, se faz necessário que ele exista. Deuses menores e espíritos locais às vezes supõem terem se tornado malignos quando seus protetorados causaram sofrimentos. Um lugar doente deve ter um espírito de um demônio mal.

Se o mundo tem muitos deuses, não há nenhuma força demoníaca única, mas espíritos individuais e malignos que compartilham apenas um amor pela imoralidade. Eles querem atender ao aspecto integral de um deus, ou deuses do mal em si. Eles são furiosos ou temem personifica-los. Na verdade, um demônio pode ser um mal avatar de um deus amoral ou mesmo benevolente que se revela quando os seres humanos se afastam do comportamento justo. O inferno é uma parte particularmente desagradável do submundo, onde as almas mortas se embaralham por causa de uma existência inútil, ou sofrem as torturas ordenadas pelos deuses da morte. Se esta é a verdadeira natureza de seu mundo de escuridão, você pode querer omitir Domínions do jogo e concentrar-se nos Diaboli, como eles dão mais apoio à ideia de que o mal tem muitas fontes. (Obs. do tradutor: Domínions e Diaboli são dois tipos de demônios, descritos mais a frente).

Mentes envenenadas

Os budistas falam sobre os "três venenos" que barram o caminho para a iluminação: a ignorância, ganância e ódio. O budismo é um dos muitos sistemas de crenças que não atribuem o mal a uma força externa sobrenatural. Nestas místicas doutrinas psicologicamente focadas, o mal surge do afastamento do caminho para a iluminação. Neoplatônicos disseram que o mal não era uma força independente, mas uma falta de sabedoria, assim como a escuridão é a ausência de luz e não uma força em si.

No entanto, os adeptos nem sempre negam os efeitos sobrenaturais da ignorância espiritual. Os infernos da cosmologia budista estão cheios de encarnações que deve sofrer por bilhões de anos para trabalhar com o karma acumulado de seus crimes terríveis. Os piores crimes não só levam os outros a sofrer, mas interferem com o objetivo da libertação universal. As maiores condenações são por ter assassinado um ser iluminado, ou semear a discórdia em uma comunidade espiritual legítima.

Thumb sem t tuloNão há divisão entre os maus pensamentos e más ações, ou conseqüências mundanas e sobrenaturais. Um demônio é a personificação da própria turbulência interna, mas os pensamentos escuros são transpessoais: eles se manifestam no universo em geral. Alguns místicos dizem que demônios são formas-pensamento que os tibetanos chamam tulpas, que crescem com a paixão e a vontade. Segundo a tradição, um místico qualificado pode criar ou dissolver uma forma-pensamento à vontade, mas fantasias coletivas e desejos podem gerar-los também. Quando uma comunidade tolera os três venenos, eles adquirem carne efêmera.

Esta não é a única forma de demônios nascerem nessas tradições. Ações têm conseqüências. Quando um pecador acumula karma a lei universal exige consequências. O mais extremo karma atrai a mais extrema resposta. Ao contrário da crença popular clássica, o Budismo não acredita que o karma é bom ou ruim. Em vez disso, ele representa um apego mental e metafísico para os ciclos de causa e efeito que definem o universo em movimento. No entanto, há uma consequência para cada ação, e quando uma pessoa falha profundamente cometendo um ato terrível, a ordem cósmica o condena ao Inferno. Alguns demônios são as encarnações de miseráveis ​​pecadores, que experimentam tanto sofrimento quanto eles causaram. Há alguns, no entanto, que são a lei universal personificada, e soltam a sua ira incontrolável sobre os seres mais imorais.

Se essas idéias são verdadeiras em seu Mundo das Trevas, um demônio adquire seus traços dos pecados aos quais ele responde. Diaboli's astrais fazem excelentes modelos para formas-pensamento e fantasmas demoníacos (também chamado Larvas, ver p. 60) habilmente representam encarnações demoníacas, mas quando alguém comete um crime que ofende o princípio iluminador o suficiente, os dominadores entram no mundo. Demônios estão menos interessados ​​em ganhar almas, porque estas não são parte da premissa central de seu sistemas de crenças. Neles, pode haver ou não essa coisa de alma, ou eles tem uma natureza transpessoal e afastada da divindade, ou do princípio supremo da iluminação.