Onde? Como? Quando? Por que?

por Lincoln em

Este post fala sobre dúvidas de como passar o clima de suspense e mistério para os jogadores, problemas com falta de mão de obra especializada nas narrativas: Narrador. Esse post fala sobre muita coisa, leia se tiver a fim e/ou souber como ajudar. Não é um post de ensinamento, mas de dúvida, é um post de desespero.

Despertos, magos, feiticeiros, artífices da realidade, chame-os do que quiser, a verdade ainda é a mesma - são donos do maior poder que o Mundo das Trevas jamais ousou ter - a possibilidade do infinito. Os magos são portadores de uma conexão direta de suas almas com reinos superiores, o que pode fazer deles seres altamente poderosos, as únicas criaturas em todos os jogos de RPG que existem que tem possibilidade de usufruir da tapeçaria do tempo e do destino. Para outros seres, manusear algumas linhas dessa tapeçaria requer conhecimentos e sacrifícios secretos que nunca imaginariam pensar, quanto mais conseguir. Mas mesmo dotados de tamanho poder, os magos não são deuses, muito pelo contrário, eles ainda assim são limitados como todos os seres humanos, podem adoecer, levar ferimentos fatais que outras criaturas encarariam como arranhões, morrerem afogados ou mesmo infecionados por tétano por exemplo. O que eles possuem de fato são possibilidades. Capacidade de chegar ao infinito não quer dizer que eles ja venham com esse poder, apenas podem chegar lá, com MUITA força de vontade, perseverança, trabalho duro, suor de sangue, paciência e muita.. MUITA sorte - sem falar é claro da dádiva de permissão do narrador lol

Mas sério, com um poder assim, o que eles temeriam? Claro, não começam assim, eles tem um início igual a qualquer ser humano do Mundo das Trevas, tendo uma vida normal, com pensamentos normais (ou não) e um dia-a-dia normal, até um dia ser chamado para sua jornada espiritual em uma das torres. Depois, se passar nessa jornada, ele acorda para um mundo de possibilidades infinitas e maravilhosas, mas com um certo limite, claro - fosse contrário seria muito fácil, e quem ja leu o livro, sabe que não é.

Novos poderes, novos pensamentos, novas visões. Mage Sight permite ao mago estudar de certa forma o padrão das coisas, emoções e pessoas (para não dizer várias outras coisas), e o mago como um ser de Sabedoria (ou não) é muito curioso pelo desconhecido, tendo como principal objetivo aprender mais e mais, não em relação a ampliar seus poderes, mas ao aprendizado sobre as coisas do mundo, a magia é apenas um método para chegar lá, e cavar esse conhecimento requer um certo esforço e rotinas clássicas de cada um, seja por estudar o conhecido e o desconhecido ou alterá-lo - conhecimento é poder afinal.

Mas... como manter uma atmosfera de tensão, medo e pavor dessa maneira? Como manter o mistério? O desconhecido?

Um grupo de magos cada um de uma Ordem e cada um de uma Senda pode ser o calcanhar de Aquiles de qualquer Narrador.
"Narrador: ok pessoal, façam um teste de percepção aqueles com o Arcano Espaço.
Jogador 1: tirei 2 sucessos ;D
Jogador 2: 1 sucesso aqui lol
Narrador: Certo... vocês sabes que tem alguém observando vocês, mas não sabem de onde.
Jogador 2: Ok, ativo Mage Sight e com efeito simpático de Espaço, vou rastrear.
Narrador: ok.. 1 sucesso.. você conseguiu, mas você não sabe o que é.
Jogador 2: Ativo Falar com Espíritos.
Narrador: Ok, mas nada acontece, aquilo não é um espírito.
Jogador 2: porcaria.. e agora...
Jogador 1: eu ativo Falar com os Mortos no Jogador 2.
Narrador: ok.. mas.. bem.. também não é um fantasma.
Jogador 1: nem um vampiro ou sei lá?
Narrador: mesmo se fosse, você não saberia, pois você nunca viu um.
Jogador 2: ok, vou estudar a ressonância dele e decorar ela, caso eu concontre alguém com ressonância parecida vou estudar e saber o que é.
Narrador: ta, mas se você não encontrar?
Jogador 2: continuar procurando, falar com o Jogador 1 que tem Biblioteca 5 e pesquisar a respeito até achar.
Narrador: ok.. ok.. ok... deixa eu ver... ahhh, bem, existe poucas coisas nos livros sobre o que estava observando vocês.
Jogador 1: deve ser um espírito do abismo então, a gente ta ferrado. E aí, vamos fazer o que na próxima ficha? Eu to a fim de fazer um Thyrsus!
Narrador: ESQUECE o que eu falei, você não conseguiu ver a ressonância do que estava te observando, nem estudar nem nada!!
Jogador 2: então o bicho é foda mesmo, a gente não pode fazer nada, é continuar a vida agora, se eu morrer, falo um Mastigos da próxima vez, gosto de como eles são manipuladores, me arrependi de não ter começado como um ¬¬
Narrador: PORRA!! ESQUECE TUDO, não tinha ninguém observando vocês, vocês não viram nada, não aconteceu nada.
Jogador 1: ahh.. ok.. então vamos continuar de onde paramos, cadê aquela guria estranha que a gente tava seguindo mesmo!?
Narrador: pra pqp.. bando de jogador noob, affe!! =____=
Jogador 2: nossa.. que foi cara? O que a gente fez? só estamos jogando oõ
Jogador 1: que cara revoltado.. chama a gente pra jogar depois fica com mimimi, pelo menos nos jogos de computador não rola isso..
Narrador: voces não jogam!! não interpretam! os personagens de vocês não tem vida, nem medo, nem nada! Só estão lá existindo e fazendo o conceito de Matéria - ocupando lugar no espaço.
Jogador 2: pow cara, a gente não ta se divertindo tanto, estamos só aqui, li o livro e é muito legal, mas morre lá, você não passa aquele clima que o livro passa, assim fica moh difícil prender nossa atenção..."

Acredito que muitos narradores se frustraram com esse tipo de acontecimento, como passar um clima de suspense, mistério, tensão para quem pode saber o que está acontecendo e até o que vai acontecer? Tenho tido essa dificuldade com meus jogadores. A única tensão que consigo passar pra eles é aquela de quando tem literalmente algo fodão querendo matar eles, mas é coisa de momento, é medo-ação. O suspense ainda é algo incompreensível de passar pra mim. Com o básico do Mundo das Trevas é fácil, pois são seres humanos normais que não sabem de nada nem tem como se defender, o cenário de mago é bem diferente dessa realidade, ao mesmo tempo que bem parecido.

Sei que mago é um jogo de pessoas com uma certa maturidade – aliás, o Mundo das Trevas inteiro é, mas se nós narradores ou jogadores fossemos atrás apenas de pessoas aptas a jogar o jogo com seriedade e interesse no que o jogo de fato é, acredito que todos nós ficaríamos sujeitos a um fracasso iminente de “forever alone” e “cada um no seu quadrado”.

Uma coisa atribuladora pra mim é que jogadores novatos, quando de verdade se encantam pelo RPG, tem uma tendência avassaladora de querer narrar e mostrar aos outros seu próprio universo. Só que jogador veterano algum vai querer jogar o jogo de um novato – o que eles fazem? Vão atrás de novos grupos, com seus conhecidos, amigos e familiares, espalhando as boas novas do RPG. Mas eis um problema – ele não tem experiência nem conhecimento para passar um jogo para outras pessoas. Inúmeras vezes vi pessoas que teriam um ótimo potencial em jogo falarem que não tem interesse em RPG porque já haviam jogado quando mais novos e não gostaram da experiência. Narradores incompetentes – eles estão por todos os lados, chamo gente assim não de narradores, mas de metido a Narradores. Culpa deles? Não. Assim como as pessoas pobres ou violentas de morros e favelas, eles simplesmente não tiveram a oportunidade de aprender. E se tiveram, não tiveram um grupo legal, ou um bom professor. O material não é tudo. Um livro desses como Mago o Despertar, pode ser lido e assimilado de maneira belíssima, porém, se não tiver pessoas com mente pra isso, é como pérolas aos porcos. Como empurrar cultura a quem não quer receber, simplesmente por achar RPG jogo de criança ou de mongoloide. Aliás, eu queria saber quem foi o filha da puta que inventou que Anime e RPG são a mesma coisa e/ou andam de mãos dadas. Isso aos meus ouvidos é blasfêmia, pois todo mundo sabe (deveria saber) que no anime você enxerga e se vicia na histórias de outros. No RPG, você é a história. Existe um salto gigantesco entre as duas coisas.

Mas estou divagando, o fato principal desse tópico é – como fazer pra juntas a bunda de três ou cinco pessoas numa mesa e manter a atenção delas na história, fazendo-a sentir o que quer que sintam? E como ensinar outros narradores a fazer o mesmo? Não estou aqui para aconselhar ninguém ou para ensinar ninguém, estou aqui para pedir ajuda a quem souber ou puder me ajudar, pois tenho me frustrado bastante por não prender a atenção dos meus jogadores nem passar pra eles um pouco do que seus personagens sentem. E eu nem vou falar a respeito de chamar novatos pra esse tipo de jogo. Todo bom novato tem como um dos principais interesses: matar, pilhar e destruir. E isso numa mesa com veteranos... bem... Fora que pelo menos aqui onde moro, veteranos de Storyteller/Storytelling tem como Passa-Tempo acabar com a diversão de novatos, se aproveitando de sua falta de conhecimento e falta de atitude para com o jogo. É carne fresca? Vamos arrancar um pedaço lol
Além do mais, é dificílimo disputar atenção das pessoas com jogos de computador. É você narrador, inexperiente (ou não) contra uma equipe de profissionais especializados na área de jogos. É muito complicado isso, pelo menos na minha opinião. Eu estava conversando com a MC Zanini outro dia e falando pra ela que deveria existir um curso para Narradores, para saber chamar e entreter o público com suas histórias. Não vejo o RPG como uma coisa de grupo seleto de poucas pessoas, gosto de ver com Sentidos de Mago, RPG pra mim é um universo de possibilidades e ensinamentos novos, pronto para serem explorados e conhecidos, mas pouquíssimos tem algum domínio sobre o assunto, e menos ainda tem tempo e boa vontade para espalhar esse conhecimento para novas pessoas, ou mesmo para antigas.

RPG pra mim é arte, é cultura, não simplesmente diversão. O conceito de arte que eu tenho é o de sentimento e de aprendizado. Saber entreter as pessoas sem passar mensagem alguma (ou até passar mensagem, mas essa não fazer sentido ou ser irrelevante pra vida das pessoas – vide Restart/Justin Bieber na música – não ensinam nada, apenas mostram como é gostoso estar apaixonado, coisa que qualquer retardado de 15 anos já sabe) é muito idiota! Seja na música, em filmes, esculturas, teatro ou RPG, pra mim deve também passar uma mensagem de aprendizado, não apenas entretenimento. Afinal, ninguém é inteligente o suficiente que não possa aprender, nem burro o suficiente que não possa ensinar. Todo conhecimento ainda é um conhecimento, e vocês sabem, estamos falando de Mago o Despertar, tem um atributo bem legalzinho à direita um pouco abaixo, chama-se Sabedoria. E quem leu o livro, sabe que quanto mais alta a Sabedoria do Desperto, maior sua tendência em virar professor.

Concluindo,  se alguém souber por onde devemos começar a procurar por essas respostas, por favor me diga. Estou desesperado a procura disso.