Os Mitos de Cthulhu e o Mundo das Trevas

por Br86 em

De tanto ouvir falar em H.P. Lovecraft, seja em revistas, livros ou até mesmo em blogs, decidi adquirir alguns de seus contos. Recentemente comprei o “O Chamado de Cthulhu e Outros Contos” e “A Sombra de Innsmouth”. Não vou fazer uma resenha sobre os livros, apenas focar no que interessa para nós: como usar os elementos desses livros em uma crônica.

Se você está mestrando uma crônica no Mundo das Trevas, os livros servem como uma luva. Cada historia relata como seu respectivo protagonista fez contato com os “horrores indizíveis”. Nos contos, o autor faz uso de seitas profanas, criaturas humanóides desconhecidas, mistérios macabros, superstições, lendas, boatos, deuses monstros e lugares bizarros. Se você já leu os suplementos “Lugares Misteriosos” e “Antagonistas” vai ter uma boa noção de como utilizar os contos de Lovecraft em sua crônica.

Os contos encaixam-se perfeitamente na premissa do MdT. Você não precisa adaptar quase nada para ter uma boa dose de terror. Claro que os locais e eventos descritos tinham como objetivo um conto e não uma mesa de RPG, mas de uma forma ou de outra, você pode usar os elementos das histórias para criar algo maior. Ex.:

Em “A Música de Erich Zann”, o protagonista conhece um violinista mudo que reside no apartamento acima. O músico toca todas as noites acordes que não lembram nada conhecido. Isso atiça a curiosidade do protagonista, que busca saber mais sobre a música singular e acaba por descobrir coisas além do que a sanidade permite.

Isso é pouco para uma crônica com vários jogadores, mas o conto poderia ser parte de uma historia maior. Um dos protagonistas receberia um violino de herança, o qual possuiria um passado de pactos profanos a um preço altíssimo. Como esse preço pode ser evitado? Onde conseguir informações? Alguém já conseguiu sobreviver ao instrumento?

De qualquer forma, aconselho aos mestres lerem os escritos de Lovecraft. Eles não só são uma rica fonte de inspiração para mestres que estão sem idéias, como também são ótimos exemplos de como utilizar elementos de terror na mesa. Espero que tenham gostado desse post e ainda mais dos livros.

 

Dica: "A Sombra de Innsmouth" daria uma ótima mesa, no google você pode encontrar exelentes imagens e até mesmo um mapa da cidade. Usando o suplemento "Lugares Misteriosos" como guia, você pode criar uma narrativa memorável.