Terra Devastada - RPG BRASILEIRO com temática de apocalipse zumbi!

por Aramil em

Você já se imaginou em uma terra devastada por zumbis? Quanto tempo você acha que sobreviveria em meio ao horror e a violência extrema? Terra Devastada é um RPG focado em uma narrativa simples, porém medonha, sobre essa realidade apocalíptica. Os personagens deverão testar suas próprias capacidade de sobrevivência em um mundo como este, tentando se manter racionais mesmo diante dos atos mais desumanos. E o melhor: é de brasileiros para brasileiros!

Hiho, criaturas da noite! Faz um tempinho que não apareço, hun?

Estive envolvido com infinitos projetos e, depois de muuuito tempo, eu mesmo vou ter a honra de apresentar um delas ao público. E, obviamente, escolhi o nosso WoD BR pra trazer minha primeira resenha sobre o projeto. É com muito orgulho que apresento pra vocês o TERRA DEVASTADA, um RPG brasileiro de horror sobre zumbis. image

O Terra Devastada é uma criação de A Casa de Plástico Game Design, com a ajuda de diversos colaboradores. A arte e boa parte da criação fica por conta de John Bógea, que traz um traço animal nas ilustrações. A criação de parte do conteúdo histórico e de alguns textos, inclusive os textos que precedem os capítulos, fica a cargo de Thiago Fernandes. Isso mesmo, este que vos fala é também uma das mentes por trás dessa criação.

“Não se sabe ao certo como ou quando tudo começou. A origem é um mistério. Tudo que se sabe é que os noticiários falavam sobre uma nova gripe, mais forte e mais contagiosa. Mas agora sabemos que não era uma gripe. Era algo bem pior. Em pouco menos de seis meses a terra foi completamente tomada pelas criaturas. Nossos amigos, parentes e conhecidos, foram convertidos em monstros famintos. Em mortos-vivos.”

Os zumbis de Terra Devastada são pútridos, aterradores e nauseantes. Como de praxe, o seu único objetivo é consumir a maior quantidade de carne fresca possível. Seriam criaturas invencíveis se não fosse por sua irracionalidade e por seu único ponto fraco: o cérebro.

Os personagens precisam apenas sobreviver. Não se sabe até quando, mas enquanto estiverem vivos e racionais, a luta pela sobrevivência continua. Terra Devastada não é um jogo de combate intenso, pelo contrário, é um jogo de atos e conseqüências, de horror e irracionalidade, sendo o combate apenas consequência, mas não o foco da história. Aqui, um dos maiores desafio para um personagem é a simples convivência entre pessoas tão desesperadas quanto ele mesmo.

Então.. alguém aí pensou em The Walking Dead? Pois é.

O Sistema

O sistema segue um conceito narrativo simples e que deixa os jogadores muito a vontade para customizar seus personagens. Tudo se baseia apenas na criação de características. Não existem listas e nem nada do tipo, toda criação parte da imaginação do jogador. O objetivo do sistema é justamente dar asas e não trilhos.

As características não são quantificadas, isto é, não existe nenhum número ligado elas (na verdade, a matemática é muito suave no sistema). Basta escrever a característica e pronto, o seu personagem é aquilo que escreveu. Parece diferente? Sim, mas acredite, funciona muito bem aqui.

A mecânica é simples: Você rola uma determinada quantidade de d6 e tenta ter como resultado a maior quantidade de números pares possível. Cada número par equivale a 1 ponto de desempenho. Dependendo do que se pretende fazer, o Narrador estabelece uma meta de desempenho a ser atingida (a dificuldade). Você declara o seu objetivo, joga os dados, o narrados declara as conseqüências desse objetivo e pronto. Simples, não?

É claro que existem mais regras por trás disso, mas isso resume bastante. O sistema é simples, dando mais espaço para a interpretação e os conflitos morais.

image Além disso há os chamados Pontos de Horror, representando as experiências desumanas e traumas psicológicos do personagem. Quanto mais o personagem se envolver em cenas de horror, maior fica a sua pontuação de horror e mais suscetível ele está de se tornar uma pessoa moralmente decaída, perturbada, etc.

Por outro lado, também há uma medida de convicção, representando o poder motivacional do personagem, a fé do personagem em alcançar um determinado objetivo. Mecanicamente, ele gasta pontos de convicção para ganhar pontos extras de desempenho. Mas para isso, é necessário gastar uma quantidade de pontos de convicção equivalente ao horror atual do personagem, ele literalmente tem que impor sua vontade ao horror que está sentido.

Resumindo: Terra Devastada é um RPG de sobrevivência, de traumas psicológico, de relacionamentos e, é claro, de lutas contra diferentes tipos de mortos-vivos. E o melhor de tudo: feito de brasileiros para brasileiros! TD ainda está em produção e não tem data de lançamento, mas será um RPG publicado nas livrarias, nada de só material online, não!

E é isso. Espero que curtam o RPG que, posso garantir, está ficando MUITO bom, mostrando que não só de material estrangeiro (e Tormenta) vive o nosso mercado de RPG. Iniciativas como essa são indicativos certos de que o mercado está crescendo e abrindo as portas para o nosso passatempo preferido. Hurray!

image

E aí? Curtiram? Mais notícias podem ser conferidas no blog oficial: http://www.terradevastada.blogspot.com

E pra facilitar a vida de vocês, deixo aqui o link pro download das regras básicas:

http://www.4shared.com/document/Yc9lrjko/Terra_Devastada_-_Resumo_de_Re.html

Nos vemos por aí,

Cheers!