Resenha: Hellblazer

por VCarity em

Talvez o jeito mais simples de descrever essa obra magnífica seja fazendo uma simples pergunta, se você não leu ainda que diabos você esta fazendo lendo essa resenha? Porem se você ainda não leu o quadrinho você provavelmente esta lendo esse texto para se convencer a lê-lo, então pode ir porque eu não tenho argumento algum sem termos pejorativos para explicar o quanto eu gosto dessa série. Ainda por aqui? Então caro leito imaginário você vai ler mais um texto não patrocinado.

O protagonista é mal, e ser mal é ser legal. Isso não quer dizer que ele mate criancinhas ele é apenas o anti-herói que nos tanto amamos nesse século, acho que muita gente conhece John Constantine, se não foi através da sua série em quadrinhos talvez tenha sido através do filme (que adaptação fraca!). Então deixe me roubar algumas palavras da própria descrição do quadrinho “Uma das coisas que você pode esperar de John Constantine é que seu passado sempre da um jeito de voltar. E dificilmente para ajudá-lo”.” e “ Tem mais uma coisa que você pode esperar de John Constantine ele sempre tenta dominar o lugar que esta, não importa o custo.” John é um cara que só se importa consigo mesmo na grande maioria das vezes e podemos dizer que ele é um cara bastante esperto, afinal só ele conseguiu enganar a trindade que governa o inferno a retirar seu câncer do pulmão (eu mencionei que ele fuma muito?) e fazer com que o próprio Lúcifer se tornasse seu anjo da guarda. O cara é um vigarista dos bons e é britânico. (filme mal adaptado!)
imageimageimage
A série em si trata dos problemas que John tem que resolver que geralmente chegam a ele justamente devido ao seu passado que o persegue. Eu não conheço o começo da série afinal só comecei a ler a mesma com devoção agora que a Panini começou a distribuir o selo Vertigo pelo Brasil, e tenho que dizer que temos ótimos encadernados nas bancas como o Highwater. Uma das coisas mais legais do quadrinho são seus temas polêmicos no encadernado citado acima exemplo ele esta viajando pelos Estados Unidos em busca desse tal Highwater e lá ele acaba por se meter em uma “confusão” com um bando de Skinheads. Quem escrevia o quadro de Hellblazer nos EUA era Azzarello que saiu após uma confusão com a revista por não querem publicar uma de suas historias em que Constantine se metia em uma roubada numa escola americana em que aconteceria um tiroteio entre menores (mas esse encadernado finalmente vai sair!). Basicamente em suas histórias você sempre encontra mesclado o tema Magia e Sobrenatural, em que seus personagens utilizam de rituais, feitiços e pactos demoníacos para conseguirem atingir seus objetivos. Em minha opinião para você que joga Mundo das Trevas essa série pode lhe proporcionar muita inspiração.

“Só tem um jeito para mim; o meu jeito!” Pois é e ele realmente consegue que as coisas funcionem do jeito dele, se você se interessou por esta série ela esta sendo mensalmente publicada na revista Vertigo, sem contar os encadernados ou edições antigas que pode achar. Você pode ver o filme também que eu ate gostei, mas se você conhece o quadrinho sabe que o filme é bom apenas como filme, afinal John perdeu muito da sua personalidade (ele é britânico, fuma e é ignorante com as pessoas). Pode esperar sangue, tripas e coisas macabras,  afinal assim é Hellblazer um quadrinho inteligente, agressivo e nem um pouco sutil.

Victor Carity espera ansiosamente Hellblazer todo mês, para lhe trazer felicidades.