Forsaken Chronicler’s Guide

por volmer em

A onda de expansão de universos chega à realidade dos uratha. Conheça os quatro volumes do Forsaken Chronicler’s Guide, lançamento da White Wolf para Lobisomem: os Destituídos.

Após cinco anos de caçadas em crônicas sangrentas é hora de Lobisomem: os Destituídos também ganhar o seu Chronicler’s Guide. De maneira semelhante a outros títulos lançandos para o Mundo das Trevas, Forsaken Chronicler’s Guide traz idéias variadas, sugestões e regras alternativas para que narradores e jogadores possam experimentar o universo dos Destituídos de formas nunca antes vistas. O livro explora desde a organização dos uratha até a própria condição de lobisomem e o sentido da Caçada nas noites selvagens, intensificando cada tema ou mesmo sugerindo métodos nada triviais para que esses elementos sejam incorporados às crôncias.

As particularidades da obra começam pela sua organização, que foge da tradicional divisão em capítulos e tópicos dos demais livros da linha. Forsaken Chronicler’s Guide está dividido em quatro volumes distintos, que nesta primeira fase de distribuição em PDF são adquiridos separadamente, inclusive. Cada um destes volumes é composto de três ou quatro kits que apresentam idéias para crôncias, sugestões de narrativa e desafios que compartilham de um tema central. Esta organização permite que as seções estejam claramente independentes, dando ao narrador total liberdade para escolher os elementos que considere mais interessantes na hora de compor a sua história.

imageO volume um do livro chama-se To Isolate. Nele procura-se despir o universo de Lobisomem dos seus componentes mais habituais, como na seção The Moon’s Curse, que abandona o conceito de livre arbítrio tradicional que o uratha possui para se transformar e o substitui pela clássica maldição cinematográfica onde o lobisomem torna-se uma fera devastadora e irracional na lua cheia. Após o frenesi ele encontra somente o rastro de corpos dilacerados, sem qualquer lembrança do que aconteceu. Outro kit narrativo que acompanha este volume é o Lone Wolves, onde o conceito grupal das alcatéias sai de cena, concebendo os lobisomens como predadores  solitários que vivem para si próprios e confiam somente até onde suas garras conseguem alcançar.

O volume dois, To Rebuild, tem seu foco na Caçada. Traz as seções Spirit Predation, que explora a caçada a espírtos a níveis patológicos; The Circuit, que tematiza as disputas das alcatéias em competições por supremacia; e Freedom Fighters, que apresenta os Uratha como guerreiros que lutam por sua liberdade, combatendo nobremente em uma guerra que sabem que vão peder.

To Transform é o título do volume três, que oferece cenários com temas e tons bastante distintos para o enredo do jogo. Ele traz a seção Hunting Grounds: Ancient Summer, em que os marginalizados uratha dão lugar aos incríveis Ur-Sag, heróis da cidade suméria de Bau. Não mais destitúidos, os lobisomens agora são reis. Everything You Ever Wanted, bastante sugestivo, remove do jogo o Juramento da Lua (que impede relações carnais entre os uratha), possibilitando que o jogo assuma um cenário urbano fantástico, com relações amorosas e sexuais entre os destituídos. Já Packs United traz uma alta estrutura hierárquica para Lobisomem: os Destituídos, abrindo as portas para elementos de cunho político e intrigas sangrentas.

imageO quarto último volume da obra, To Rip Asunder, vem a fechar as possibilidades propostas, não apenas a nível de tema e enredo, mas desafiando o próprio sistema do jogo. Temos Wild Children, em que os lobisomens são tão somente agentes do caos, espalhando devastação a seu próprio prazer sem as amarras e consequências habituais. All Good Gifts, por sua vez, transforma os poderes espirituais dos lobisomens em um conceito mais simples, pessoal e sutil. Já The Emergent Beast otimiza e simplifica as regras do jogo, o modo de construção dos personagens e até mesmo o próprio sistema Storytelling, dando espaço para sessões onde os feitos e o Renome são priorizados. O volume se fecha com The Family, que remove as Tribos, os Auguúrios, os Dons, os Ritos e praticamente tudo que fundamenta a existência dos destituídos. No vácuo deixado por esses conceitos, a alcatéia terá que se virar para sobreviver e manter a sua unidade, passando a crôncia a ser conduzida por complexas relações de confiança e traição.

Cada seção dos volumes de Forsaken Chronicler’s Guide traz possibilidades interessantes que podem ser bem mais ampliadas quando esses kits são combinados para compor crônicas inéditas. Como, por exemplo, criando uma história de Spirit Predation aliada aos poderes holísticos de All Good Gifts. Ou mesmo uma crônica mais num estilo colegial envolvendo a sexualidade de Everything You Ever Wanted com a violência e o caos de Wild Children. Faça sua escolha. Seja bem-vindo novamente à Caçada!

 

O livro completo inclui:

  • 13 kits de crônicas que modificam, enfatizam e desafiam as suas expectativas sobre o que Lobisomem: os Destituídos pode ser;
  • Idéias para crônicas ambientadas na Suméria antiga, nas trincheiras da guerra eterna e como romance de fantasia urbano.
  • Cada kit contém ferramentas tanto para jogadores quanto para narradores, com idéias para integrá-las em crônicas já existentes bem como em novas.

 

O volume um To Isolate já está disponível no DriveThruRPG.

Update (06/04): o volume dois To Rebuild já está disponível no DriveThruRPG.