Saiba mais sobre Cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans

por volmer em

O suplemento de Vampiro: o Réquiem é aguardado há tempos pelos rpgistas brasileiros e chegará às lojas no início de setembro, trazendo novidades exclusivas. Saiba mais sobre o que te aguarda neste livro imperdível!

Uma das características das linhas principais do Mundo das Trevas é ter associada a cada criatura da noite uma cidade dos EUA que represente um cenário ideal. Para Vampiro: o Réquiem os autores selecionaram a particular cidade de Nova Orleans, Louisiana. Desde a Apêndice II do livro básico pudemos conferir o ambiente e a sociedade maldita da Big Easy, com seu tom sacro e profano, personagens marcantes e numerosas intrigas.

A trama passada na cidade tem sua premissa em uma das características históricas mais marcantes de Nova Orleans: a religiosidade. Os colonizadores franceses trouxeram consigo o catolicismo, crença predominante, consolidada também com a ajuda dos espanhóis. Os imigrantes negros e caribenhos adicionaram o misticismo das religiões afro e o vodu, sincretismo entre elementos cristãos e pagãos. A miscigenação desses e de outros povos deu origem à riqueza cultural pela qual a cidade é conhecida mundialmente. No background vampírico temos a dominação quase que absoluta da Lancea Sanctum, que vê seu tradicionalismo católico ser circundado pelo paganismo voduísta e pelas práticas profanas do submundo. É aqui que os santificados acabarão se mostrando como os verdadeiros demônios. Esses elementos dão à Nova Orleans do Mundo das Trevas fortes características caóticas, com uma sociedade degenerada e tomada por sadismo e pecado. Um palco perfeito para as criaturas amaldiçoadas de Vampiro: o Réquiem.

Cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans vai muito além de ser apenas uma versão expandida da apêndice II de Vampiro: o Réquiem. O livro inclusive apresenta descrições e regras com diferenças em relação ao texto encontrado no módulo básico, abordando de forma mais aprofundada os membros da Família que habitam a cidade. Em Nova Orleans, a Danse Macabre fervilha com a guerra de influências envolvendo três frentes: do lado mais predominante e tradicional temos a temida figura de Augusto Vidal, poderoso vampiro de origem espanhola que exerce o posto de Príncipe, irredutível nos princípios sagrados da Lancea Sanctum; de outro lado existe a facção oposta a Vidal encabeçada por Antonie Savoy, que busca através de políticas aparentemente mais liberais e joguetes tomar o poder; por fim, também existe o domínio periférico do Barão Cimitére, misterioso nosferatu do Círculo da Anciã que lidera a parcela pagã que vive sob a perseguição inquisidora da Lancea Sanctum.

Uma curiosidade é que o livro foi lançado pela White Wolf em 2005, alguns meses antes de Nova Orleans ser devastada pelo furacão Katrina. Porém os autores já citam a probabilidade desse destino, dando idéias para crônicas que se passem nessa realidade e as possíveis consequências para a Família.

A versão brasileira, que chega cinco anos após o lançamento da original, trará diferenciais exclusivos. Um deles é a reorganização do texto em certas partes, onde foi buscado apresentar os vampiros da cidade agrupados por sua idade: neófitos, ancillae e anciões, cada um no seu lugar. Mas o principal item exclusivo da versão nacional é um brinde muito bem-vindo: um mapa-pôster colorido da cidade medindo 90 cm x 60 cm, com os principais vampiros e locais de Nova Orleans. Já está disponível no site da Devir uma demonstração em PDF com as primeimageiras páginas do livro e também uma app onde é possível dar uma espiada no mapa (links abaixo).

Cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans é um lançamento impredível. Este suplemento é leitura recomendada mesmo para os narradores que não desejam desenvolver suas crônicas na Big Easy, pois traz uma visão intensa e bem trabalhada sobre a Família que pode resultar em diversas adaptações interessantes para as suas sessões de jogo. O livro foi enviado para a gráfica na quarta-feira, e a previsão é que esteja disponível nas livrarias na primeira semana de setembro. Já existem lojas fazendo a pré-venda, sendo que nestas o preço do suplemento está por volta de R$ 40,00. Algumas webshops até negociam o frete.

Em tempo, a Devir também anunciou que vai lançar uma versão revisada de Vampiro: o Réquiem, prevista para o fim de 2010/ início de 2011. Estamos de olho nas novidades!

 

"Você sabe disso porque conhece a voz da cidade. Essa é uma das músicas favoritas de Nova Orleans, e você já a ouviu muitas vezes. Quando se mora em Nova Orleans há tanto tempo quanto você, passa-se a saber como a cidade vive, respira e se comunica. E o que ela está tentando lhe dizer agora é a simplicidade em pessoa: Vem chegando uma tempestade". Cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans, pág. 5.

Nova Orleans é um reflexo distorcido do próprio Réquiem, um ambiente perfeito e acolhedor para a Família. A cidade é um misto infinito de devassidão e fé, de alegria e medo. Catedrais imensas se elevam sobre as ruas e, se suas portas oferecem consolo, suas silhuetas ficam assustadoras à luz bruxuleante da noite. Os rosários competem com o jogo de dados e o carteado. Uma dicotomia intrínseca, numa cidade definitivamente vampiresca.

A Cidade dos Amaldiçoados trará:

  • Um cenário detalhado e interessante para jogadores e Narradores de Vampiro,desenvolvido a partir das idéias lançadas no Apêndice Dois de Vampiro: o Réquiem.
  • As histórias oficial e secreta da Nova Orleans do Mundo das Trevas, os vampiros importantes que se estabeleceram na cidade, as relações de poder e as leis que regem suas noites.
  • Uma profusão de personagens, ganchos narrativos e dicas de interpretação que podem ser úteis em qualquer crônica de Vampiro.
  • Uma história completa que o Narrador pode usar para apresentar o cenário e começar a jogar imediatamente.
  • Esta edição especial traz encartado um belo mapa (80,0 cm × 55,0 cm) de Nova Orleans, apresentando os membros mais importantes da Família que ali residem e suas relações conturbadas.


Ficha técnica:
Autores: Ari Marmell e C. A. Suleiman
Ilustradores: vários
Formato: 21,0 cm × 28,0 cm
Capa: Capa dura, 4 cores, reserva de verniz
Miolo: 144 páginas, em Preto e Branco


Prévia de Cidade dos Amaldiçoados: Nova Orleans:
http://www.devir.com.br/mundodastrevas/downloads/vor/new-orleans_intro.pdf

Espie o mapa-poster, brinde da edição brasileira:
http://www.devir.com.br/mundodastrevas/vamp_nova-orleans_mapa.php