Panoramix e a poção da força!

por Druantia em

Na minha opinião, é um dos personagens druidicos mais dignos que já criaram. Perspicaz e autêntico, usou sua sabedoria para o bem, ajudou guerreiros a se livrarem de tiranias e insultos! Grande Poder.

Panoramix é um druida celta que ajuda Asterix e Obelix a vencer os romanos. Asterix e Obelix e muitos outros inclusive Panoramix, foram criados pelos autores franceses Albert Uderzo e René Goscinny em 1959. Panoramix inventou uma poção que dava poderes sobre humanos aos soldados gauleses. Obelix, ainda bebê, caiu no caldeirão de Paronamix com a poção e não precisa toma-la, pois seu organismo reagiu á poção o deixando para sempre forte. Os soldados tomam a poção e por alguns instantes, enquanto a poção faz efeito, eles são invencíveis. Com esses poderes os soldados varriam os romanos que se atrevessem a entrar na aldeia. Ele ficou lendário, e até ajudou um engenheiro egípcio, Numerobis, á construir um palácio a César no Egito, onde a rainha Cleópatra teria feito uma aposta com o imperador romano. Quando a construção ficou pronta todos sabiam que estava faltando um lindo jardim e lá foi Paronamix com sementes mágicas, onde as plantas nasciam "num piscar de olhos".

Em relação ao cinema, que pode ser de grande valia, para aumentar o conhecimento:

Asterix e Obelix contra César (1999): César descobre que a Gália não foi totalmente ocupada pelos romanos, e vê pessoalmente suas legiões derrotadas por uma aldeia de resistentes que tomam uma poção mágica que lhes dá força. Decepcionado, pensa com Lucius Detritus um meio de acabar com os gauleses, e resolve fazê-lo capturando Panoramix, o druida responsável pela poção. Porém Detritus pega a fórmula para virar imperador. Asterix e Obelix terão de fazer de tudo para salvar Panoramix e deter os romanos, mas com uma ajuda inesperada.

Asterix e Obelix : missão Cleópatra (2002): Um legionário do campo entricheirado de Aquarium é apurado para os Jogos olímpicos despertando o interesse dos gauleses pelo desporto. Para poderem participar nos jogos auto proclamam-se romanos (pois só os romanos e os gregos podem participar) e todos os homens da aldeia partem para a Grécia para assistir a Asterix e Obelix a participar nas provas olímpicas. Os romanos receosos de uma derrota denunciam que os gauleses pretendem usar a poção mágica para vencer as provas. Como efeito Obélix fica impedido de participar, ficando Astérix como único participante galo-romano.

Os jogos são facilmente dominados pelos atletas gregos, por esse fato os organizadores são obrigados a promover uma prova só para atletas romanos (para os jogos não perderem interesse). Astérix monta uma armadilha de modo a todos os atletas romanos tomarem poção mágica. Como era evidente os romanos venceram a prova e acabaram sendo denunciados por um corante que Panoramix acrescentou à poção, acabando Astérix por vencer a prova.