SENTIDOS URATHAS

por tuelho em

SENTIDOS


Os seres humanos têm um conjunto de sentidos, mas alguns raros seres humanos podem eapiar além para ver mais do que os seus cinco sentidos tradicionais permitem. Mas uma espiar é apenas isso - o mais sintonizado só recebem vislumbres da verdade além da carne. Uratha tem três conjuntos de sentidos; eles têm as de um ser humano, as de um lobo, e os de um espírito. Unidos, estes três o fazem um caçador ideal. Um lobisomem tem todos os seus sentidos em todas as suas formas. Mesmo quando andando na pele de um ser humano, ela pode explorar os sentidos do lobo e do espírito.


SENTIDOS HUMANOS


Eu vejo uma rua. Vejo um homem com um casaco vistoso. Ele cheira a licor barato de malte. Ele provavelmente é um traficante de drogas. Está escuro, os bares acabaram de fechar, então ele não vai ficar fora por muito tempo.


Uratha têm sentidos humanos que funcionam como qualquer outro ser humano. A primeira mudança aperfeiçoa qualquer imperfeição existente. Urathas tem uma visão 20/10, audição impecável, e os sentidos do olfato agudos. Se um lobisomem perdeu um sentido antes da Primeira Mudança, ele volta em poucos dias da mudança. Isto irá forçar a regeneração de olhos perdidos ou outros órgãos dos sentidos. Mesmo se ele nasceu cego ou surdo, a Mudança traz sentidos que nunca tenha experimentado antes.

Os sentidos humanos são considerados sentidos padrão do lobisomem em forma Hishu e Dalu. Se deseja ativar seus outros sentidos, ele deve escolher conscientemente, embora essa seja uma ação reflexa que não necessita de um teste.


SENTIDOS DE LOBO

O pavimento tem cheiro de sangue e sêmen. O mesmo sangue e sêmen desse homem. Ele vitimou alguém por perto, não muito tempo atrás. Sua mão treme de medo. Ele tem medo que alguém saiba. Meu território está próximo; ele estava em meus jardins quando cometeu o crime. Ele sabe que não vai viver para machucar outra pessoa.


Sentidos de lobo de um Uratha ainda são constrangidos pelas limitações do mundo da Carne.  Mas os sentidos de um lobo se baseiam mais no intuitivo conhecimento e compreensão que eles experimentam. Eles não cheiram os detalhes; cheiram uma holística e profunda imagem.

Sentidos do lobo são considerados sentidos padrão do lobisomem em forma Urhan e Urshul. Sentidos de Lobo oferece um bônus para a teste baseados em Percepção de acordo com sua forma. Além disso, se ele deveria normalmente sofrem penalidades devido à privação (cegueira, odores fortes, ou surdez), seus outros sentidos compensam, negando inteiramente essas penalidades.



Cheiro: O sentido olfato de um lobo é importante para a identificação, navegação e para a auto-defesa. O Uratha pode usar Instinto Primitivo no lugar de um teste para identificar um personagem que ele recorda, mesmo que ele esteja escondido ou disfarçado. Se ela cheirar uma cena, em seguida, mais tarde encontra um outro Uratha que estava presente, ela pode identificar a conexão com um teste de Raciocínio + Instinto Primitivo. Se o Uratha deixou intencionalmente seu cheiro em uma cena, nenhum teste é necessário. Lobisomens também podem identificar uns aos outros e sangue lupinos pelo cheiro. Isso exige um teste de Raciocínio + Instinto Primitivo, que toma uma ação instantânea e ele tem que se aproximar do personagem para ter certeza. Se ela usar próximo de uma turba de multidão em uma boate ou uma multidão junta em um tumulto, ele tem que invadir o espaço pessoal de seu suspeito.


Audição: Audição dos lobos só perde para o sentido do olfato. Ao acessar seus sentidos de lobo, um Uratha pode ouvir a uma distância de uma milha (ou dois quilômetros) por ponto de Instinto Primitivo. Ele também pode ouvir freqüências negadas aos ouvidos humanos. Ignoram penalidades baseadas em silêncio ou alcance do ouvido. Na cidade, a distância da audição de um lobo é mais teorico. Uma vez que a cidade tem tantos sons, focalizar  em um único som é quase impossível. O lobisomem só pode discernir os sons em suas imediações.


Visão: Lobos veem menos cores do que os seres humanos, mas têm excelente visão no escuro, e pode ver movimentos com acuidade assustadora.Eles vêem as coisas que são rápido demais para os olhos humanos. Urathas usando seus sentidos de lobo reduzem pela metade todas as penalidades devido a escuridão arredondado para baixo. Ignore quaisquer penalidades para a visão, devido à movimento rápido; Urathas podem ler as placas em um carro em alta velocidade com facilidade.


Sangue: Se um lobisomem tiver provado o sangue de sua presa, ele pode sentir a localização de sua presa. Esta habilidade não é limitada pela distância, mas ela só dá a direção exata - que pode ser através de paredes, através dos oceanos, ou através de perigo. Isso se aplica aos seres humanos, animais e qualquer outro ser vivo com sangue. Um lobisomem só pode seguir uma vítima de cada vez; ela perde o rastro quando sente o gosto de sangue de outra criatura ou depois de um mês lunar.


SENTIDO ESPIRITUAL

Atrás do revestimento, um espirito incita-o. É uma bola de carne, com tentaculos que se parecem com dedos finos avermelhados e unhas polidas, e um brilho e doce perfume de uma mulher. Mas ele sabe. Ele está olhando por cima do ombro em  sua direção. Ele fez um acordo com ele. Ele tem cheiro de seu fedor, e  o sangue vai ser a única coisa para lavá-lo.


Urathas são Urathas graças à sua conexão com o mundo do Espírito. Eles estão em sintonia com a Sombra, e pode espiar através afim de experimentar isto, estendendo algum ou todos os seus sentidos através do Dromo. No entanto, os Destituidos estão para sempre negados existir em ambos os lugares ao mesmo tempo, graças aos pecados do Pai Lobo.


Com uma ação instantânea para focalizar, o Uratha pode enviar qualquer um dos seus sentidos através do Dromo. Se ela desejar fazê-lo reflexivamente, ela deve gastar um ponto de Essência. Isso pode estender seus sentidos humanos ou de lobo através em qualquer direção. Sem um Dom, cada um dos seus sentidos é binário; ele pode ver ou cheirar ou ouvir em um ou outro Espiritual ou Carne. Se ele mandar alguns, mas não todos os seus sentidos para a sombra, ele sofre uma penalidade de -2 para todas as ações que dependam da percepção ou concentração, e perde sua capacidade dos seus sentidos de lobo de ignorar penalidades sensoriais.  Um lobisomem pode somente enviar sentidos padrões da forma através do Dromo - Ele não pode passar sentido de olfato do lobo para a Hisil na forma Dalu. I Dromo coloca mais uma barreira, seus testes de Percepção sofrem uma penalidade determinada peloa força do Dromo (p. 101).

O lobisomem não necessita concentrar para sentir espiritos no Crepusculo. A menos que o espirito esteja tentando se esconder intencionalmente, Urathas sentem espiritos no Crepusculo, bem como eles estão manifestados.



RASTREANDO


Lobisomens são excelentes caçadores. Com as condições certas, um Uratha irá controlar a sua presa onde quer que ele se esconda. É só uma questão de tempo - mas o caçador não pode ter sempre o luxo do tempo.

Resistir a uma manobra de rastreamento é passiva ou ativa, dependendo se a vitima sabe que está sendo rastreado e, se ele tenta evitar o seu perseguidor. Qual habilidade de rastreamento será usada para testar depende do ambiente em que a presa está se momento - Sobrevivência para áreas selvagens, Manha para áreas urbanas. Para perseguições que se movem entre cada uma, o Narrador decide que ambiente domina.

Rastreamento leva tempo, e outros eventos não param só porque o caçador rastreia sua presa. O Narrador deve adicionar encontros, distrações e obstáculos narrativos para desafiar o personagem e fazer o rastreamento uma parte emocionante e integrante da crônica, ao invés de apenas uma série de jogadas de dados.

O Narrador pode decidir que o rastreamento é impossível, porque a distância entre o caçador e sua presa é muito grande, ou que muito tempo se passou desde que a presa deixou a trilha. Alguns Dons, como Rastro Impossível (p. 137), ou a capacidade de rastreamento inato de um Uratha que provou o sangue de sua presa, pode superar até mesmo as limitações físicas do rastreamento.








SUGESTÃO DE MODIFICADOR DE RASTREAMENTO

Circunstâncias                                                          Modificador 

Presa deixa anormalmente a trilha forte/fraca          Até +/-3

Tempo desde a trilha ser feita                                 -1 por dia

Presa de Tamanho 1-3                                            -1

Presa de Tamanho 4-6                                            0

Presa de Tamanho 7-9                                            +1

Presa de Tamanho 10                                             +2

Presa está sangrando                                             +1

Caçador é um Uratha                                              Adiciona Instinto Primitivo como bônus (p.93)




RASTREAMENTO NÃO RESISTIDOS

Mesmo quando a vitima não está ativamente tentando esconder sua trilha, o seu conhecimento e hábitos ainda tentam, subconscientemente, minimizar os rastros que ele deixa.


Se a presa descobre que está sendo caçado, a manobra de rastreamento pode passar a ser resistida (veja abaixo).

Parada de Dados:  Raciocinio + (Manha ou Sobrevivência) - Manha ou Sobrevivência.

Ação: Instantânea

Resultados do teste

Falha dramática: O caçador perde trilha e é abalado por seu fracasso, ganhando a Condição Rastreador Perdido.

Falha: O caçador perde a trilha, mas pode tentar encontrar novamente.

Sucesso: O caçador vai encontrar sua presa. O narrador determina quanto tempo isso levará, dependendo da distancia a ser percorrida e como a presa se move.

Distâncias extremamente longas ou grandes mudanças nas condições ambientais pode requerer mais testes para manter a trilha.

Sucesso Excepcional: O caçador encontra sua presa na metade do tempo, ou ganha a Condição Caçador Invisivel ( p. 308).





RASTREAMENTO RESISTIDO


Manobras de rastreamento resistido tem maior envolvimento do que rastreamento não resistido, conforme a presa tenta eliminar seu vestigio ou dar falsas pistas, enquanto o caçador tenta encontrar raastro suficiente da presa para descobrir aonde ela se esconde.

O caçador deve encontrar uma quantidade de rastros igual a Perseverança + Manha ou Sobrevivência da presa. Ele inicia a caçada com rastros igual a seu Raciocinio.

O narrador determina o tempo entre cada teste pela distância entre o caçador e presa - como um guia, testes devem levar um hora por quilometro e meio de distância. Um lobisomem pode usar suas formas para ajudar com o rastreamento resistido; dependendo de sua principal forma durante uma dada hora, adicione bônus de Percepção da sua forma.

Tempo está sempre contra o caçador conforme as pistas vão esfriando. Para cada dia de rastreamento subtraia -1 do total do caçador. Se isso reduzir o total para zero ele perde a pista. Isto assume condições climaticas levemente frescos. Sob condições de deterioração a trilha se decompoe muito mais rápido. Subtraia -1 do total do caçador a casa 12 horas em condições quentes e secas, 6 horas na neve, 3 horas na chuva leve e a cada hora em uma chuva pesada. O narrador pode também decidir que outros fatores alteram o ritmo de decomposição, por exemplo, se a pista está sujeita a alto tráfico, ou ventos fortes confudem a detecção do olfato.



Parada de Dados: Raciocinio + Manha ou Sobrevivêncoa contra Perseverança + Manha ou Sobrevivência.

Ação: Prolongada e resistida (veja abaixo)

Resultado do teste

Falha Dramatica: Caçador - ganha a condição Rastreador Perdido(p 308.); Presa- ganha a Condição Presa Fácil(p 307.).

Falha: Se ambos, caçador e presa falham, nenhum ganha mais controle. Qualquer um pode escolher mudar a falha para uma falha dramática e receber um Ato.

Sucesso: Caçador - acrescenta +1 ao seu total. Se ele ganhou rastros suficiente ele localizou a sua presa; Presa - subtraia -1 do total do caçador. Se isso reduz o total a 0, ele rompe a trilha  com sucesso e foge.

Sucesso excepcional: Caçador - acrescenta 2 ao seu total. Se ele obteve rastros suficiente ele ganhará o Condição Predador Invisivel (p 308.); Presa - subtrai -2 do total do caçador. Se isso reduz o total a 0 ou menos ele escapa do caçador e ganha a Condição Irrastreavel (p 311).