Linhagem Lasombra

por issak_sirko em

Linhagem inspirada nos antigos Lasombra de VtM, com algumas modificações minhas.

                                                                                                                 Lasombra

Os Lasombra estão envolvidos com a Igreja desde o início, mas não por bons motivos...Foi na Espanha, século 16 que um nobre da época, Ian Valek foi perseguido pela Igreja Católica ate finalmente ser capturado. Este Mekhet havia cometido muitos assassinatos contra religiosos da época, despertando a ira de vários homens ligados a Igreja. Uns dizem que Ian Valek odiava o clero pelo ato de venda de indulgências ou por terem excomungado um parente seu por motivos desconhecidos.

            Quando capturado, não demorou pra descobrirem que não se travava de um homem comum. Tendo sido descoberto como um vampiro, a Igreja da época manteve isso em segredo. Durante o cativeiro, Valek tentou fugir varias vezes, mas sem sucesso. Nos dias em que esteve capturado foi torturado por inquisidores tentando descobrir o máximo possível sobre ele e sua condição de amaldiçoado.

            Ate quem um dia, os inquisidores vendo que não conseguiriam vencer a tenacidade de Valek e obter respostas decidiram lhe dar um castigo que ele jamais esqueceria. Ele foi enterrado e  trancafiado em um caixão de ferro extremamente resistente. Seu sepultamento aconteceu nos fundos de uma igreja, onde os inquisidores confiantes e orgulhosos do que fizeram comemoraram seu feito por uma noite antes de irem embora.

            Dentro do caixão Valek tomado pelo desespero e pela fome entrou em Frenesi varias vezes. Ele mesmo não sabe dizer quanto tempo passou ali, se foram horas, semanas, dias ou ate anos... Após os raros períodos sem Frenesi, aos poucos ele foi desenvolvendo um pequeno controle sobre a escuridão completa que o cercava. Naquele instante, ele criou a Tenebrosidade. Um poder que se tornaria à marca registrada dessa linhagem. Com esse poder ele escapou e iniciou sua vingança.

            Ao escapar, ele caiu sobre seus algozes com uma fúria assassina. Atacados ora pelas próprias mãos de Valek ou pelas sombras que ele dominava, todos homens que cruzaram o seu caminho não tiveram a menor chance. Atacando e depois se alimentando de todos que enfrentava ele cruzou Roma em busca daqueles que o trancafiaram. Suas vitimas gritavam aterrorizadas com as sombras que ele dominava, daí veio o nome Lasombra.  

            Foi uma busca longa, mas que lhe rendeu frutos. Após um ano ele conseguiu matar um a um seus raptores. Nesse período aperfeiçoou sua condição e poderes, ganhou seguidores que também se revoltavam com a Igreja da época. Na época, Ian escolheu 5 com os quais mais simpatizou. Ele os treinou e os cinco e deu a eles o nome de a Foice, logo eles se tornaram depravadores e inimigos de toda a Igreja Católica.

Um ano após se vingar, Valek ficou obcecado em descobrir a origem dos vampiros. Cada vez mais mergulhava em buscas por livros antigos, lugares, pistas, tudo. Toda lenda ele buscava averiguar, objetivo que se espalhou entre os membros criados por ele. Ate que um dia desapareceu. Uns dizem que foi destruído, outros que entrou em torpor. Um versão pouco aceita e que ele encontrou a lendária Golconda, mas essa ultima hipótese é pouco aceita. A verdade e que os Lasombra são ferrenhos inimigos da Igreja e muitos são acabam influenciando o surgimento de caçadores, fazendo um ciclo eterno de morte e sangue.

Clã de Origem: Mekhet

 

Alcunha: Hereges 

Coalizão: O Circulo da Anciã proporciona aos Hereges a aceitação e liberdade necessária para adorar outros Deuses. A linhagem ocupa geralmente posições de alto nível dentro da Coalizão Ordo Dracul. Nos Dragões, eles podem continuar a evoluir sua condição de vampiro.  Alguns Lasombra também gostam do poder que se pode conseguir no Invictus, buscando ascensão social e poder para lutar contra os cristãos. Existem alguns poucos que entram para o Lancea Sanctun, tentando expiar os pecados de antes e descobrir mais de si mesmos através da historia da coalizão.

Aparência: Muitos Lasombra antigos são descendentes de espanhóis ou italianos. Alguns dizem ate descender do próprio Valek, embora isso não passe mais de especulação e engodo. Nos dias de hoje podem surgir membros de diferentes etnias e lugares. A maioria é razoavelmente atraente, com belas características raciais aristocráticas. A grande maioria dos Lasombra sempre veste bem, de forma discreta e preocupada com uma aparência erudita. Cabeças raspadas tatuagens de símbolos de poder não seriam nenhuma surpresa.

Refúgio: Os Hereges preferem locais grandes e com segurança pra protegerem seus caixões. Grandes casas ou apartamentos são comuns entre os membros dessa linhagem.

Histórico: Os Lasombra tentam abraçar aqueles que saberão respeitar seu genitor e também se virar sozinhos. É tradição entre eles criar primeiro um Ghul e ver como eles se comportam durante 7 anos e só assim efetuar o Abraço. Se o Genitor vê que fez uma má escolha destrói o Ghul antes de abraçá-lo.

Criação de Personagem: Os Lasombra de qualquer origem dedicam muito de seu tempo a pesquisar os mistérios do universo e a complexidade da vida. Lasombras procuram apresentar uma boa gama de variedades entre Habilidades e Atributos, tendo uma leve queda para os físicos. Durante a criação de personagem, um ponto extra de Potência de Sangue é requerido.

Disciplinas de Linhagem: Auspícios, Ímpeto, Ofuscação e Tenebrosidade.

Fraquezas: Alem da Fraqueza original de todos os Mekhet, os vampiros dessa linhagem são obrigados a dormir sempre em caixões. Para cada dia em que eles não fizerem isso, sofreram uma penalidade cumulativa de -1 dado em todas as suas ações ate o máximo de -5. Todas as penalidades sumirão após um dia de descanso em um caixão. Alem disso, toda vez em que estiverem dentro de  uma igreja de religião cristã sofreram -2 dados em todas as suas ações.

Organização: A estrutura dos Lasombra é formal. Respeito e homenagem são proporcionados aos membros mais velhos. Uma vez por ano todos os Lasombra se encontram para reunir informações e saber o que uns e outros descobriram sobre a origem dos membros e desaparecimento de Valek. A Foice ainda existem e são eles que tomam as maiores decisões em nome dos Lasombra.

 Conceitos: professor de história, inquisidor pagão, assassino, guarda-costas, detetive, nobre rico, antiquário, estudante de teologia.

TENEBROSIDADE

O campo de atuação dos Lasombra, a Disciplina Tenebrosidade concede ao seu usuário o poder sobre a escuridão. A origem exata dessas sombras são fontes de discussão ate hoje. Alguns acreditam que elas são sombras, enquanto outros, talvez mais corretamente, acreditam que o poder concede aos Membros o controle sobre a matéria prima de suas almas, permitindo a eles moldá-la em algo tangível. Com o tempo depois de comandar as sombras, o Lasombra se torna uma.

1-      Visão Sombria.  

Um estudante da Tenebrosidade aprende logo cedo a ver na mais total escuridão. Suas pupilas escurecem ate seus olhos ficarem completamente negros. Nesse estado ele não poderá distinguir cores, vendo apenas em preto e branco.

             Custo: Sem Custos

            Parada de dados: este poder não requer rolagens de dado.

            Ação: Instantânea

O vampiro pode ativar e desativar a Visão Sombria quando quiser. Este poder não funcionara contra uma fumaça espessa ou se o vampiro estiver de olhos vendados. Muito menos se o vampiro tiver os olhos arrancados. Um outro poder também adquirido é a capacidade de ver fantasmas sem a necessidade deles se manifestarem(pág 210 do livro Mundo das Trevas). Perceba que o poder pode ser perigoso, pois o fantasma saberá que foi visto. Como ele vai reagir fica a cargo do narrador.

2- Jogo de Sombras

O usuário pode manipular as sombras que já existem. Ele pode crescer, encolher, deformar ou a dar a forma que quiser as sombras.  Todas essas imagens permanecem sombras e portanto não podem causar dano real em alguém. Embora, ver sua própria sombra tentando atacar outra pessoa, poderia revelar-se bastante perturbador.

             Custo: 1 de Vitae

            Parada de dados: Raciocínio + Intimidação + Tenebrosidade.

            Ação: Instantânea

Resultado dos Testes

Falha Dramática: O personagem falha, o Vitae é gasto do mesmo jeito e este poder não poderá ser usado ate o próximo anoitecer.

Falha: O personagem falha em manipular as sombras, mas o Vitae é gasto.

Êxito: O personagem manipula as sombras com um alcance de 15 metros desde de si mesmo. A zona de alcance do poder pode ser mudada como ação reflexa, porem no máximo tem que estar no campo de visão do personagem.

Êxito Excepcional: Igual ao sucesso normal, porem o alcance é de 30 metros.            

            Os mortais ficam extremamente perturbados ao ver essas manipulaçõesmanipulações e além do que o poder também concede um pouco de ocultação. Some +2 em todos os seus testes de Dissimulação e Intimidação. As sombras podem ser manipuladas ate o fim da cena, suas mudanças e formas são mudadas como uma ação reflexa. Apenas uma utilização deste poder pode estar ativa por cena. Assim, sombras em áreas distintas não podem ser mudadas ao mesmo tempo.  As sombras voltam ao normal se o usuário for deixado inconsciente, em torpor, destruído ou perder as sombras de vista.

 3- Mortalha da noite.

O praticante de Tenebrosidade pode criar sua própria escuridão tanto para esconder seus atos ou amedrontar os outros. Mortalha da noite suprime a luz, um Membro pode fazer isso numa sala iluminada ou numa rua da uma cidade a noite. Luz elétrica ainda conduz corrente e fogo ainda queima, mas as luzes são totalmente suprimidas. Este poder não oferece proteção contra luz solar. A luz do Sol penetra e anula a Mortalha automaticamente. Apenas vampiros com Tenebrosidade podem ver dentro da Mortalha. Todos os outros estarão temporariamente cegos enquanto estiverem na Mortalha.

             Custo: 1 de Vitae

            Parada de dados: Inteligência + Ocultismo + Tenebrosidade.

            Ação: Instantânea

Resultado dos Testes

Falha Dramática: O personagem falha, o Vitae é gasto do mesmo jeito e este poder não poderá ser usado ate o próximo anoitecer.

Falha: O personagem falha em manipular as sombras, mas o Vitae é gasto.

Êxito: O personagem manipula as sombras com um alcance de 20 metros. Dura 1 cena.

Êxito Excepcional: Igual ao sucesso normal, porem o alcance é de 50 metros.            

            O usuário não precisa estar na área afetada, mas precisa ter ela na sua linha de visão. Ele pode dissipar a escuridão sempre que precisar ou quando cair em torpor ou destruído. Todos serão cegos dentro da mortalha. Porem, vampiros com Potência de Sangue maior que o usuário e possuidor do nível 1 de Auspícios ou nível 1 de Tenebrosidade, pode ver na mortalha normalmente.

            Modificadores Sugeridos

            Luz da Lua ou ruas mal iluminadas +2

            Crepúsculo ou rua pouco iluminada +1

            Sala mal iluminada  ---

            Sala bem iluminada -1

            Brilhante como o dia(mas não luz do Sol verdadeira.) -3

4- Tentáculo de Sombra           

            O vampiro ao refinar o controle sobre a escuridão, pode criar um tentáculo que emerge de remendos de escuridão. A forma que este poder assume é de um tentáculo sombrio com garras. Este tentáculo pode erguer pesos, empurrar objetos ou atacar inimigos.

            Custo: 1 de Vitae por turno.

            Parada de dados: Inteligência + Ocultismo + Tenebrosidade.  

            Ação: Instantânea

Resultado dos Testes

Falha Dramática: O personagem falha, o Vitae é gasto do mesmo jeito e este poder não poderá ser usado ate o próximo anoitecer.

Falha: O personagem falha em criar o tentáculo, mas o Vitae é gasto.

Êxito: O personagem cria um tentáculo com um alcance de igual a sua Potência de Sangue em metros. O poder dura 1 cena.

Êxito Excepcional: Dobre o alcance do tentáculo.

            O teste de invocação já é considerado o teste de ataque do usuário contra o alvo no primeiro turno. Sendo necessário um teste adicional de ataque a cada turno com o tentáculo. Os ataques do tentáculo ignoram qualquer blindagem mundana oferecida pelo alvo e provocam dano agravado. Ataques direcionados ao tentáculo não surtem efeito. Enquanto estiver usando o tentáculo, o personagem não poderá se mover ou fazer qualquer ação que não seja atacar ou usar o tentáculo. Isso também faz com que o Membro perca o seu valor de Defesa enquanto estiver com o poder ativo, pois o poder exige muita concentração. Inclusive o vampiro fica impossibilitado de usar outras Disciplinas, exceto Tenebrosidade.Se em algum momento o personagem receber 5 ou mais de dano letal ou agravado num mesmo turno, ele perde a concentração e o tentáculo é desativado. Se for usado para erguer ou empurrar algo, considera-se que o tentáculo possui uma Força equivalente a Tenebrosidade + metade da Potência de Sangue do usuário(arredonde para baixo). Alem disso, o tentáculo dificilmente poderá ser usado para tarefas delicadas, como abrir uma porta sem fazer barulho, digitar em um teclado...

                        Modificadores Sugeridos

                         Sala bem iluminada -1

                         Brilhante como o dia(mas não luz do Sol verdadeira.) -3

                        Usar para tarefas delicadas -4.

 5- Corpo de Sombras

            Um mestre de Tenebrosidade pode literalmente se tornar uma sombra. Nesta forma, um personagem pode deslizar através de paredes, através de uma rachadura em uma porta ou através de uma janela sem quebrar o vidro. Nenhuma força física pode prejudicá-lo porque sua forma não é sólida. Ela parece uma sombra (nesta forma é possível usar Jogo de Sombras em si mesmo para fazer se ainda mais difícil de reconhecer). O personagem pode também desafiar a gravidade e andar pelas paredes livremente.

            Custo: 1 de Vitae

            Parada de dados: Inteligência + Ocultismo + Tenebrosidade.

            Ação: 1 turno

Resultado dos Testes

Falha Dramática: O personagem falha, o Vitae é gasto do mesmo jeito, o turno é perdido e este poder não poderá ser usado ate o próximo anoitecer.

Falha: O personagem falhou em tentar se transformar, mas o Vitae é gasto e o turno perdido.

Êxito: O personagem começa a se tornar uma sombra. Dura 1 cena.

Êxito Excepcional: Igual ao sucesso normal, porem a transformação é instantânea sem a necessidade de esperar um turno.

            O personagem se torna uma sombra bidimensional e pode se deslocar com velocidade igual a seu deslocamento. Também é possível andar pelas paredes e tetos com igual velocidade. O personagem é livre para usar Jogo de Sombra para manipular sua própria forma, dando-lhe a aparência que quiser. Ele não pode falar ou afetar nada fisicamente. Sendo também invulnerável a qualquer dano físico ou poderes que afetem a mente. Porem, luz do Sol ainda continua mortal. O personagem não pode usar Disciplinas, somente Tenebrosidade será possível e apenas se ele tiver Vitae ainda para ativar. Fazendo isso ele poderá usar seus outros níveis de Tenebrosidade, estando ainda limitado a não poder se mover quando usar o nível 4.