Regra 7: Insira um subtexto

por LordIvel em

Regras de mestre para outros mestres.

Para quem não entendeu (como eu mesmo não entendia, até uma amiga estudante de letras me explicar): um subtexto é uma "história por trás da história". Não é a mesma coisa que a moral da história: é um relato que está "nas entrelinhas".

Difícil? Não mesmo. Guerra nas estrelas é uma aventura de fantasia e ficção científica. O subtexto é o conflito de um jovem para chegar à maturidade e descobrir suas origens. Em Homem-Aranha encontramos a mesma coisa. Uma história sobre super-herói, mas o subtexto é o conflito de um garoto chegando à idade adulta. O Homem-Aranha nos diz como chegar à idade adulta? Não (por isso o subtexto não é a moral da história), mas fala sobre o processo pelo qual Peter Parker passou. (Em tempo: a moral da história do Homem-Aranha poderia ser aquela famosa: "grandes poderes trazem grandes responsabilidades")

Qual a vantagem de incluir um subtexto nas aventuras? Isso dá aos jogadores em que pensar depois do jogo. Não precisa ser algo totalmente cerebral, nem fazer eles questionarem o sentido da vida: por ser simplesmente uma pista sobre as motivações ou passado de um NPC.

Os aventureiros ficaram numa torre dos magos (clara! hehehe!). A maga maligna que comanda o lugar tenta extrair informações de cada um deles. Um dos personagens diz saber algo sobre o antigo marido da maga, que ela pensava estar morto. Tentando conseguir mais pistas, a vilã faz um acordo: coloca os personagens em uma arena. Se eles vencerem, podem obter a liberdade. Se perderem, deve revelar o que sabem.

Simples? Simplérrima. Na verdade, uma adaptação muito muquirana de uma aventura que até foi bem legal. O que há de diferente aqui? Há um subtexto. Na superfície, esta é a história de como os heróis foram capturados e como, atravéz de sua inteligência e poder de combate, conseguiram escapar. Por trás disto, há a história da vilã, que pensava há muito ter perdido seu amor do passado, mas que faria quase qualquer coisa para tê-lo de volta. Isto pode ser usado contra ela no futuro. Diabos, isto pode ser um usado a favor dela! Talvez os heróis resgatem o homem e reúnam o casal, adquirindo uma nova aliada. Isto é um subtexto. Os jogadores podem simplesmente resolver a aventura e não pensar mais nisso, ou podem maturar um pouco e extrair algo mais dela.