O Que aconteceu com as publicações da Devir?

Criado por Mestre · 336 postagens

Mestre

Olá a todos,

Embora seja sempre muito criticada, a Devir possui os direitos de publicação da linha de jogo do Mundo das Trevas no Brasil; mas o que aconteceu em 2013? Porque esse ano foi perdido em publicações para essa linha em suplementos e módulos básicos? porque os site da linha está desatualizado? Onde esta Zanini?
Sei que são muitas perguntas mas tento entrar em contato e não consigo, ninguém de la me responde então, se alguém aqui tiver alguma informaçao ou estiver bem mais informado e puder/ quiser informar, ficarei muito grato.
Abraço. 




volmer

Boa pergunta. Não faço ideia do que aconteceu com a Devir ano passado, apesar de existirem várias especulações a respeito. É triste ver que publicações anunciadas há muito tempo (algumas cuja tradução havia sido dada como finalizada, como é o caso de Second Sight) foram simplesmente ignoradas. Não sei dizer o que houve, Zanini sumiu do Twitter, e se alguém tiver alguma informação a respeito, por favor, compartilhe.

MOA

Então, no dia 28 de dezembro de 2013, a MC Zanini escreveu no Facebook:

"Hoje é dia de romper o silêncio.

Os mais antigos por aqui devem se lembrar de 2011. Usando o Twitter e o Facebook (um pouco menos), traduzimos juntos Changeling: the Lost para o português, aquela edição da Devir que saiu na décima primeira hora, pertinho do Natal, naquele mesmo ano.

A tradução de CtL com a participação mais que feliz de tanta gente me deixou empolgada. As conversas foram ótimas, as discussões foram férteis; as ideias, incríveis. E eu, que tantas vezes me apego à ingenuidade das crianças, achei que manteríamos essa troca saudável de opiniões e conhecimentos pelas redes sociais. (Eu tenho um quê de Will McAvoy: sempre acho possível o diálogo civilizado.)

Foi um daqueles ledos enganos. Passei 2012 tomando pancada. Não das pessoas que haviam me ajudado tanto em 2011, que fique bem claro. Mas a coisa chegou a tal ponto, que qualquer manifestação minha nas redes, até mesmo uma foto fofa da minha filha, tornava-se motivo para malhar e atacar a Devir Brasil.

Aí, parei. Não sou de briga. Não há como argumentar com alguém que chega ao debate com um .38 na mão (figurativamente falando). Não tenho estômago para suportar, enfrentar e combater a acidez e a virulência. Admiro quem tem.

Acho que isso explica, em parte, por que sumi, por que parei de publicar notícias a respeito do meu trabalho como editora dentro da Devir Brasil, por que parei de responder às críticas ou aos simples pedidos por informações. Como mencionei, explica em parte.

A outra parte da explicação é muito mais complicada. Vou tentar resumi-la: não há nada que eu saiba a respeito do futuro da Devir Livraria como editora de RPG que eu esteja autorizada a discutir com vocês. As decisões importantes não são minhas para tomar. As informações importantes não passam mais por mim.

Peço desculpas aos que me procuraram em 2013 aqui no Facebook para perguntar alguma coisa, sugerir publicações, mandar currículo, colaborar com a editora ou simplesmente trocar uma ideia. Mas este meu perfil no FB não será mais usado para falar de trabalho. RPG, aqui, só se for por diversão. 

Quem quiser me contatar para discutir coisas profissionais, o email é mdtrevas@devir.com.br. Mais informações na página da Devir Brasil.

E eu desejo de todo coração um ano excelente para todos nós em 2014. Um ano cheio de produção e prateleiras repletas de quitutes errepegísticos, tabuleirísticos e cardísticos.
Fnord!"

Pelo "desabafo", parece que ela ou "pediu pra sair" ou não é mais a editora do Mundo da Trevas...claro, isso é o que aparenta, na realidade, não faço ideia se ela continua como editora na Devir ou não.

Claro, algumas pessoas comentaram a situação, mas ainda sim, nada ficou muito claro...em um desses comentários ela respondeu:

"Não estou me queixando de críticas feitas ao meu trabalho, não. Esse tipo de crítica em nada me incomoda. É preciso ler algumas delas com cautela e alguns filtros, sim, mas nós sempre aprendemos alguma coisa com a crítica. Eu parei de falar de trabalho nas redes sociais porque quase tudo que eu publicava -- artigos, comentários, notícias, fotos -- começou a ser usado para atacar a Devir, muitas vezes de uma maneira absurdamente virulenta. Parei com isso para poder preservar a mim mesma e a empresa."

Isso é tudo o que sei!
Quem quiser conferir os comentários do povo: https://www.facebook.com/themczanini/posts/443249789109043?stream_ref=10
- Atualizado em

Mestre

Até agora foi de longe a melhor resposta que poderiamos ter; é bem verdade que foi um tanto laconica e nada respondeu mas pelo menos o silêncio foi quebrado.
Um amigo meu que manteve contato com ela ano passado me informou que pelo meio do ano mais ou menos ela havia deixado de ser editora da linha do Mundo das Trevas, mas nada foi informado se havia ou não saído da empresa.
Entendo de verdade que algumas críticas ultrapassam o limite do aceitável, mas o silêncio não evita a crítica má, mas sim desrespeita aqueles que somente querem comprar os livros ou mesmo se divertir com RPG; é como me sinto, desrespeitado, mas não cabe aqui esse desabafo.
Acho que somente nos cabe por hora esperar e ver o que virá...se um ano cheio de soluções ou somente mais um ano lacônico.

volmer

Realmente. Para mim, o silêncio permanece, já que não tivemos nenhuma informação sobre os livros. Uma pena.

Fausto_Veloso

Alguém já experimentou mandar um e-mail para a Devir, e não para a MC Zannini, perguntando sobre a situação?

Zender

Eu acho sinceramente que será muito difícil a Devir lançar algo do NWoD por aqui de novo ,parece mesmo é que eles abandonaram de vez a linha do NWoD , nem os manuais de conversão chegaram a lançar , na boa a Devir já deu oque  tinha que dar...

Malphus

Olá galera...

Então... em outubro de 2013 eu entrei em contato com a Devir perguntando sobre o futuro da linha editorial do mundo das trevas no Brasil. A resposta:

"A White Wolf não existe mais. Foi absorvida por uma empresa islandesa chamada CCP que acabou por abandonar os RPGs de mesa, despediu os autores que trabalhavam com esse material e se espalharam pelo mundo. Pior, deixou com eles os direitos e os arquivos dos livros. Estamos tentando entrar em contato com estas pessoas para dar continuidade ao trabalho, pois não podemos publicar nenhum livro sem autorização contratual."

Bom, eu li isso e fui para o fórum da WW (que ainda funcionava na época, parece que não mais este ano, agora o fórum esta no site da Onyx Path) no mesmo instante , entrei em contato com a Rose, que é editora chefe da linha de Vampiro Réquiem. Eu expliquei a situação para Rose, pedi os contatos da onyx path para que eu pudesse encaminhar a Devir. Segue a resposta de Rose:

"I'd be happy to help. Your contact was partly mistaken. White Wolf did merge with an Icelandic company called CCP in 2006, but the World of Darkness games have never been abandoned. In English, White Wolf publications have continued up to the current day. There are lots of new World of Darkness books being published, with more to come for WoD, Exalted, Scion, andTrinity. The current schedule is here.
These days, White Wolf publications are created by Onyx Path, a team of former White Wolf people, including me. CCP owns the rights to the World of Darkness and Exalted, but Onyx Path publishes the books. Onyx Path also owns Scion and Trinity. We've negotiated some translation licenses in the past, and would be open to doing more in the future.

Então... se vc's atentaram para o que ela disse, e para o fato de que eu consegui estas informações em menos de 5 minutos, é de estranhar que a Devir tenha dito repetidamente nos últimos anos que perdeu o contato com os detentores dos direitos autorais da linha editorial do NWoD. Mas tudo bem... continuado... eu repassei a minha conversa com a Rose para a Devir, junto com os contatos. Alguns dias depois Rose havia me dito que a Devir entrou em contato com eles, e estavam em negociações. No mês seguinte, novembro de 2013, a Devir havia conversado com a Onyx Path, mas ainda não haviam discutido nada profundamente. Em dezembro de 2013 eu enviei e-mail para a Devir e para Rose pedindo notícias. A Devir me disse que quem estava tratando do assunto era o escritório da Devir na Europa, então eles não tinham notícias a respeito. Rose me respondeu da seguinte forma:

We haven't signed any deals for translations, but that doesn't mean we might not in the future; these things tend to move slowly. I don't have any information beyond that, I'm afraid. Sorry.
Rose.

A Onyx Path esta aberta a entrar em negociações com outras empresas aqui no BR, o que seria muito bom. A Devir é muito relutante em relação a kickstarters, enquanto a própria Onyx Path tem lançado seus títulos por meio dos financiamentos coletivos. Seria muito bom se alguém entrasse em contato com a Onyx Path para trazer os títulos para o Brasil por meio de financiamentos coletivos. Se vc's conhecerem alguém, ou uma empresa que possa assumir a empreitada, poderíamos começar a agitar isso aí...


- Atualizado em

Fausto_Veloso

Malphus, tirei o chapéu para vc cara. Foi muito foda! Isso era o que todos precisávamos.
Sofremos com a Devir o que qualquer um sofre com monopólios, mas de uns anos para cá outras editoras de RPG surgiram. A única que me lembro agora é a Jambo, não sei se vcs a conhecem. Infelizmente não conheço ninguém deles, mas acho que vale a pena mandar um e-mail explicando a situação, mostrando o mercado aberto ($$) e a oportunidade de virar a mesa!
Tá legal a conversa.

Malphus

Estou tirando a saber se eles realmente estão dispostos a conversar com outras empresas aqui do Brasil para vender os direitos de tradução. Se a resposta for afirmativa eu já tenho algumas ideias em mente. Conheço alguns tradutores também, então... vamos ver o que podemos fazer.

Mestre

Malphus, cara tirei o chapéu para você...essa foi a melhor resposta...parabéns pela iniciativa...em quinze anos como narrador, esse tipo de ação me faz quer continuar...infelizmente não tenho contatos mas como foi dito, esta claro que a Devir não tem mais o menor interesseinteresse em continuar neste nicho de mercado...as respostas diretas da Rose são o maior exemplo disso...também como foi dito, a Devir já deu o que tinha que dar..arrisco-me a dizer que essas informações deveriam ser amplamente divulgadas pois é direito de todo RPGista saber o que se passa nesse submundo...mais uma vez, todos aqui estão de parabéns!!!

Fausto_Veloso

Por favor Malphus, deixe-nos informados do processo!

Malphus

Entrei em contato com a Jambô Editora, e expus a situação. Eles receberam muito bem o e-mail, e foram bastante atenciosos. Recebi resposta de um dos editores agora pela noite.

Ele disse que a Jambô reconhece o valor inegável que os títulos de World of Darkness tem para o RPG como um todo. Ainda não podem prometer nada, mas vão avaliar a ideia com carinho, e assim que tiverem alguma posição mais definitiva vão entrar em contato. 

É isso galera... agora precisamos esperar a posição da Jambô, e confiar um pouco na avaliação deles. A Jambô tem uma ótima relação com seus fãs. Mantém um fórum ativo na página da editora, e até o material da Dragon Slayer - revista que foi cancelada pela Ed.escala - que saia em forma de revista, passou a ser publicado gratuitamente no site da Jambô. Sinceramente, só temos a ganhar se eles assumirem as publicações. Caso contrário, infelizmente teremos de procurar outra editora, não sei bem, talvez hajam outras formas de levar isso adiante. A verdade é que não quero nem pensar nisso agora. É melhor confiarmos na avaliação da Jambô, e se eles decidirem assumir o World of Darkness, tenho certeza que será uma ótima notícia para todos nós.

Se vc's preferirem, podem espalhar estas notícias. O podcast 'escudo do mestre', do vozes da terceira terra, esta elaborando um episódio sobre o NWoD. Assim que sair, eu posto o link do episódio pra vc's. Inclusive, eles leram as nossas postagens aqui no fórum, e acredito que podem comentar alguma coisa por lá.

Por enquanto é isso... qualquer novidade estarei postando.


- Atualizado em

Zender

Parabéns Malphus vc esta fazendo pelo nosso hobby mais do que qualquer outro já fez com essas tentativas , parabéns!!!

MOA

Bacana a sua atitude Malphus! Buscou a informação direto da fonte e ainda "desmascarou" a Devir, rs! Sinceramente, para mim, a Devir não merece, nem nunca mereceu, o NWod (e o CWoD).
Tomara que a Jambô assuma o NWoD!

Fausto_Veloso

Endosso os parabéns acima!
O empreendedorismo da Jambô tem garantido o destaque dessa editora no mercado dos RPG's aqui no Brasil e imagino que o nWoD muito se beneficiará dessa onda de novos ânimos. 
Aguardo ansiosamente por mais notícias. Meu sonho é ver Hunter: The Vigil traduzido. 

PatrickPorto

Boa pessoal! Eu já havia questionado ambas as empresas a respeito e observei que havia um desencontro, mas acabei não me aprofundando no assunto.
Acredito que a Jambo seria a melhor empresas para assumir o Mundo das Trevas.

Mestre

Não sei se isso pode ser um sinal de que algo pode estar acontecendo mas o link "Vem Ai" do Site do mundo das Tervas da página da Devir foi retirado do ar...não sei se algo vai mudar mas pelo menos a propaganda enganosa foi retirada.

PatrickPorto

Acredito que isso seja um presságio para o que está por vir, seja de forma positiva ou negativa.
Esse é o momento que NÓS devemos definir o destino da linha Mundo das Trevas. Com certeza mostrando que há um grande interesse em um público forte nós conseguiremos a tradução de mais livros, independente da empresa que fará isso.

Mestre

Informações importantes estão sendo veiculadas neste Forum, como ja disseantes acredito quedeveriamos divulgar isso ao grande publico a Quem interessar pelas redes sociais ou outras quaisquer pois acho que estamos em um momento crucial para o destino dessa linha de RPG uma vez que somos nós os consumidores final do produto.

Leishmaniose

Olá,

Parece que a Devir retomou os direitos, se foi realmente o caso. Entrevista do Douglas:

http://www.gurpzine.com.br/vampiro-20-anos-confirmado

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

PatrickPorto

Eu acho muito cedo para tirar qualquer conclusão, pois a mesma apenas anunciou o lançamento do Vampiro - A Máscara edição de 20 anos. Todos os outros livros foram completamente ignorados.
Infelizmente é difícil acreditar em qualquer futuro com o Mundo das Trevas na mão da Devir, mesmo que isso seja um bom sinal.

PatrickPorto

Eu acho que a nossa pressão funcionou.

https://twitter.com/DEVIR_LIVRARIA/status/435836181377347584

@DEVIR_LIVRARIA  

@PatrickPorto Olá, assim que tivermos nosso planejamento fechado para os lançamentos de 2014 divulgaremos a todos nas redes sociais! Abraços




Mestre

Esse vídeo é bem a cara da Devir...fala muito e não diz nada ou só não fala nada.
Como PatrickPorto disse, é de fato muito cedo para qualquer tipo de especulação se de fato a Devir irá apresentar ao público um bom catálogo de publicações para 2014, mesmo com todos os problemas que sabes que traduções possuem.
Mas concordo quando é dito que o que ela tinha que dar já passou.
Nem mesmo a data de um possível lançamento de tal catálogo foi dado; 
O fato é que temos que esperar para ver no que isso vai dar, mas concordo que nossa pressão deva estar funcionando, afinal de contas nós somos os clientes e é de pessoas como nós que o lucro dela vem... o/

Malphus

Mantendo vc's atualizados:

Ontem recebi um e-mail da Jambo, Guilherme Dei Svaldi, o editor chefe da Jambo, informou que eles entraram em contato com Rich Thomas (Onyx Path). O e-mail da Jambo foi enviado no dia 02 de fevereiro, mas Rich ainda não deu qualquer resposta. Então ontem nós buscamos saber o que tinha acontecido, se o e-mail não tinha chegado ou se Rich não teve tempo de dar um resposta apropriada. Acabamos descobrindo que este mês foi bastante trabalhoso lá na Onyx Path, eles estão com muitos projetos e provavelmente Rich não teve tempo para lidar com a questão no meio de tantas outras coisas. A verdade é que no início eu estava relutante em acreditar que Rich estivesse tão ocupado ao ponto de não responder o e-mail, mas olhando mais de perto comecei a acreditar kkkkkk.

Ele esta no meio de um Kickstarter, o 
Anarchs Unbound. Vc's podem ver o projeto aqui pelo Link.

Enquanto nós tentávamos saber o que havia acontecido com o e-mail, Rich estava trabalhando no catálogo de publicações da Onyx Path, e estava realmente atarefado, vc's podem conferir isso pela postagem que saiu ontem pela noite no site da Onyx... veja o Link. A lista de projetos em andamento é realmente extensa. Se vc's observarem bem, Rich menciona a contratação de mais pessoal para vencer as metas de publicação, estão contratando pessoal experiente e até mesmo quem ainda não trabalhou com rpg's - mas que possui as qualificações necessárias.

Guilherme sugeriu que deveríamos esperar mais um pouco e ver se eles conseguem responder o e-mail com mais tranquilidade. Eu concordo inteiramente. 

Estou dando este report para que vc's estejam cientes de que a Jambo realmente tem feito a parte dela. Eles entraram em contato com a Onyx para avaliar a possibilidade de assumir os direitos de tradução da linha NWoD. Infelizmente Rich ainda não pôde dar uma resposta adequada ao e-mail, pq esta muito atarefado este mês (não foram só as publicações que dão a entender isso, o pessoal da Onyx me disse que realmente é este o motivo, e que com um pouco de paciência logo teremos resposta para o e-mail). Estas coisas costumam andar lentamente... é assim mesmo.

Obs: Já viram o Hangout que a Jambo tem feito todas as terças a noite? O J.M Trevisan, Leonel Caldela, o próprio Guilherme que é Editor da Jambo, e Rogério Saladino; tem aparecido por lá para comentar as novidades que a Jambo vem trazendo e também debater temas relacionados ao rpg. Eu achei a ideia excelente, isso esta aproximando ainda mais a equipe e seus fãs. Como a transmissão é ao vivo, o pessoal que esta acompanhando pode enviar perguntas e participar das discussões pelo chat, o Trevisan sempre faz uma pausa aqui e ali para ler os comentários e integrar a opinião dos ouvintes. Hj tem Hangout.

Tendo novidades voltarei a postar. Abraço a todos.













- Atualizado em

Mestre

Malphus, mais uma vez o nosso muito obrigado por nos manter informados e PT ter iniciado todo esse processo, graças a você estou tentando visualizar uma luz no fim do túnel para o cenário do Mundo das Trevas...agora é aguardar, mas não custa nada sonhar... 0/

Fausto_Veloso

Malphus, continue na cola deles cara. A gente te dá pontos de experiência pro final de cada capítulo rs

Malphus

Malphus, continue na cola deles cara. A gente te dá pontos de experiência pro final de cada capítulo rs

rjuniormd
Que reforço positivo mais capenga rapaz kkkkk... eu mereço esses caras!? rsrs. Deveria ter falado que ia me mandar o seu exemplar de Changeling, pra eu completar minha coleção kkkk, ai simmm, seria reforço parrudo mesmo XDD. Pilantra.

danielsdh

 Sou novo no fórum, mas já faz algum tempo que o acompanho. E esse é um dos tópicos que aguardo ansioso por atualizações. Não é cobrando nem nada, mas existe alguma novidade em relação ao assunto?
 
Sobre a Jambô, eles lançaram esses dias um cronograma para o primeiro semestre de 2014. O que me chamou a atenção foi a seguinte passagem:

"Sim, estamos atrasados. A verdade é que estávamos (e ainda estamos) esperando algumas respostas de editoras estrangeiras, sobre novidades que queremos trazer para o Brasil, e nossa ideia era divulgar o cronograma apenas quando já tivéssemos essas respostas. Mas, como elas estão demorando mais do que o previsto, vamos divulgar alguns dos títulos que já estão confirmados."

 Teria alguma chance dessa editora ser a White Wolf/Onyx Path
? O fato da Devir anunciar o lançamento do V20 acaba com todas as esperanças para o NWOD? Existe alguma possibilidade de duas editoras brasileiras publicar materiais distintos de uma mesma editora gringa? Alguém conhece algum caso assim?



Malphus

Então... eu estava aguardando pra dar a notícia toda de uma vez, mas já que tocou no assunto, é o seguinte:

Vc perguntou se aquele comentário do Guilherme é sobre a Onyx Path. Sim, é isso mesmo! 

Conseguimos falar com Richt somente na sexta-feira, dia 28 de Março. Ele disse ao Guilherme que iria passar os contatos de Rose para ele, e que ela deve tratar do assunto, já que Richt esta bastante ocupado com os kickstarters de aniversário de 20 anos da versão antiga do WoD. 

Imagino que Guilherme e Rose devem estar conversando no decorrer desta semana e da próxima. Existem várias questões a serem discutidas. Desde qualidade dos livros, o tamanho do mercado, futuras publicações, preços acessíveis, acho que tudo isso acaba fazendo parte da conversa e depois entra na parte da papelada, que deve levar algum tempo também. Mas o que importa é que REALMENTE estão conversando sobre o assunto. Até este ponto, já é uma grande vitória. Agora é esperar pela grande notícia, para nossa alegria (caso de tudo certo) ou tristeza (se infelizmente não der negócio).













- Atualizado em

Malphus

Agora, me adiantando um pouco... 

Gostaria de comentar algumas coisas em relação a qualidade dos livros e etc... Eu e Guilherme não conversamos sobre isso, mas é claro que vai chegar a hora em que os jogadores vão querer saber como vai ser a impressão e tudo mais. Pensando com meus botões, gostaria de compartilhar com vc's algumas coisas que eu penso. São basicamente duas questões. Começando pela forma com que a Onyx Path tem feito seus livros, e logo vc's vão ver onde quero chegar.

A primeira: A Onyx Path não tem grana pra financiar os livros que lançou, então pra alavancar projetos eles recorrem a kickstarter's, isso não é novidade para nós. Mas observem que os livros só tem uma qualidade ótima logo de início pq existe um grande número de apoiadores (um mercado extenso). Com esse grande numero de apoiadores a Onix Path pode ir colocando metas no kickstarter, e a cada meta alcançada eles adicionavam mais qualidade aos livros. Resumindo, a qualidade foi definida pela fatia do mercado e eles n tiraram dinheiro do bolso pra financiar os projetos e correr riscos.

A Segunda: A Onyx Path não tem loja própria e nem estoque. A loja oficial da Onyx Path é a Drive TruRPG. Na Drive Thru RPG funciona da seguinte maneira, quando os títulos estão se esgotando eles pedem a impressão de mais alguns exemplares que são impressos de forma unitária e não em larga escala. Geralmente as máquinas de larga escala possibilitam que vc ganhe descontos de acordo com a quantidade de material que vc imprime, pq quanto menos paradas a máquina faz (e demora tempo pra regular a máquina pra cada projeto) mais dinheiro a gráfica ganha, então eles te dão descontos de acordo com a quantidade de material que vc imprime. No caso dos livros da Onyx não é assim, lá na Drive ThruRPG os livros são impressos de forma unitária, ou seja, tem uma média de preço por página do livro. Demon, por exemplo, arrecadou quase meio milhão em kickstarter, e isso deu uma boa qualidade inicial ao livro, mas na Drive Thru é um dos livros mais caros da nossa linha de NWoD, isso devido a quantidade de páginas.

Onde isso vai nos levar? 

Eu já vi mais de uma dúzia de vezes, livros sendo trazidos para o nosso idioma e os jogadores querendo exigir a mesma qualidade de impressão dos livros que saíram no exterior. É claro que também quero qualidade nos livros, sem sombra de dúvidas. Mas é importante observar algumas coisas:

A Onyx Path não tirou dinheiro do bolso pra iniciar os projetos, não tem estoque e não se preocupa com impressão em larga escala, então eles não tomam prejuízo nas vendas. Agora é hora de pensar qual deve ser a nossa postura diante disso, em relação a Jambo. 

A linha do NWoD estava abandonada aqui no BR - jogador de RPG já custa pra ler alguma coisa, se tiver que ler em inglês ainda rsrs aí é sentenciar a linha de jogo a morte aqui no BR -, nós estávamos começando a pagar em média 150 reais por (suplemento + frete) livros em inglês, enquanto os suplementos lançados pela Devir estavam em torno de 50 reais, em português. Ter os livros em português, na faixa de preço que a Devir tinha, era condições de comprar 3 títulos pelo preço de 1.

Antes de conversar com Guilherme sobre o assunto e antes mesmo de aparecerem as discussões sobre qualidade das impressões, e isso vai ser inevitável, já estou me adiantando e pedindo a cooperação de todos. Se estas traduções não forem lucro para a empresa, obviamente ela vai largar a linha, e se isso acontecer, voltamos aos 150 reais por livros em inglês. Espero que todos possamos ter livros iguais aos originais, estou realmente torcendo por isso, mas tb devemos reconhecer que nosso mercado de rpg é menor que o do exterior, e que talvez a empresa não possa assumir certos riscos.

Estou apenas especulando, conscientizando. Estejamos todos abertos para conversar sobre o assunto com a Editora, e se não pudermos ter qualidade idêntica a dos originais, devemos aceitar a realidade no nosso mercado editorial. Quando chegar a hora pretendo conversar um pouco com Guilherme a respeito disso, pra sabermos como eles pretendem definir a qualidade das impressões, quais livros vão sair primeiro, se vai ser por kickstarter, se vai ter alguma pesquisa pra selecionar os primeiros títulos... etc... todos estamos loucos pra saber a respeito. Então eu espero contar com a ajuda de vocês nesta hora, e a cooperação caso seja necessário minimizar aqueles comentários que podem tentar desfazer a empresa caso os livros n tenham qualidade idêntica a dos livros estrangeiros.

Agora... voltando pra 02/04/2014 huahua... eles estão conversando, não tem nada certo ainda. 

Mestre

Concordo com tudo o que foi dito...e acredito que em caso afirmativo, podemos sim ter a compreensão de todos, mas tudo vai depender do nosso envolvimento direto...e com isso quero dizer campanha massissa de conscientização do nosso pequeno mercado...e digo da nossa parte justamente pq acredito que esse seja o papel de pessoas que acreditam sim ainda ser possível o RPG no Brasil, ou seja, cada um de nós...enfim, gostei das noticias...sei que não temos nada de concreto mas só o fato de estarem em dialogo já prova a boa vontade e isso já é um início...enfim...esperar pra ver...mais uma vez, valeu Malphus o/
- Atualizado em

danielsdh

 Olá, Malphus. Apesar de não ser nada definitivo, não sabe como fico feliz em saber que o trecho que citei tratava realmente da Onyx Path. Só em saber que existe o interesse em continuar a linha já é o suficiente para me encher de esperança.
 Quanto as outras considerações, estou bem ciente do modelo atual utilizado pela OP. Acompanho o site da editora e os kickstarts realizados, e por eles dá para se ter uma boa noção de como as coisas realmente mudaram (incluindo o processo de escrita dos livros, onde os autores escrevem de sua própria casa ao invés de um lugar comum, como era na época da White Wolf, além do que você já explicou). É inevitável que, assim como o mercado editorial mudou por lá, por aqui ocorram mudanças também. Portanto, nada de reclamações se o livro não tiver capa dura, não seja colorido ou etc. Disso estou ciente.
 Quanto a forma como a linha será trabalhada no Brasil, acho que deve haver uma grande discussão com os consumidores, pois percebo que muitas das novas alternativas utilizadas pelas editoras fracassaram por aqui. Um caso que gostaria de citar é o do financiamento coletivo. Acompanhei os financiamentos do Little Fears e do Legend of Five Rings e os dois fracassaram (este último de forma miserável), e desde então fiquei com o pé atrás. Pelo menos ao meu ver, essa ferramenta foi melhor aproveitada na publicação de jogos nacionais, apesar de não saber explicar o porque, é o que venho observando (vide o caso dos dois jogos que citei, que são gringos, apesar de ter alguns que deram certo).
 Sendo assim, gostaria de esclarecer com antecedência que cooperarei de todas as formas que você apresentou, visto que nunca fui muito "reclamão" e sempre comprei o que foi lançado pela Devir aqui, independente do livro ser uma cópia fiel ao original americano ou não. (:

Fausto_Veloso

Malphus, sua argumentação foi clara e objetiva. Não tive como discordar da sua análise e cheguei à conclusão de que se fosse você que estivesse vendendo esses livros eu teria comprado agora mesmo ahahahhahah

lenderic

Pessoal boa noite, sou novo por aqui e tenho acompanhado toda essa discussão que diga-se de passagem muito produtiva por sinal, e gostaria de saber de vocês que tem mais experiencia no assunto se não seria interessante levantarmos um financiamento coletivo junto a Jambô (caso ela realmente assuma o Nwod) , e que com isso possamos trazer alguns dos tão sonhados títulos como Geist, hunter, Prometean e os novos recem lançados...
Obrigado Malphus e aos outros pela dedicação!!!

Malphus

Estive conversando com Guilherme essa semana. Ele disse que esta em conversação com Rose - e apareceu uma pedra no meio do caminho.

Uma pedra no meio do caminho. 

Depois de todo este trabalho pra conseguir entrar em contato com a Onyx, recebemos a notícia de que os direitos de tradução estão livres para serem negociados MAS os direitos de tradução do cenário de vampiro réquiem (só de vampiro) ainda estão com a Devir. Rose nos informou que o contrato não acaba neste ano, 2014, mas também não nos disse quando acaba. O contrato pode estar terminando em 2015, bem como pode estar terminando em 2020, não sabemos e não podemos passar por cima de um contrato.

Como isso afeta toda a questão?

A Jambo sabe que o cenário de vampiro é o mais conhecido, seguido de perto por lobisomem e mago. Os planos da editora eram de começar as publicações pelo cenário de vampiro, e então seguir com os outros cenários na ordem de publicação. Não ter os direitos de tradução de vampiro réquiem não quer dizer que a Jambo não possa estar publicando os outros cenários, eles tem o interesse de publicar os outros cenários. A questão, é que a falta de vampiro se torna um ponto inseguro nesta empreitada.

Minha humilde opinião.

Conhecendo bem a frustração que os fãs de nWoD tem com a Devir. Levando em conta a quantidade de críticas que a Devir recebeu dos fãs nos últimos anos. E ainda o fato da Devir estar ocupada com Pathfinder, Gurps, O um Anel e V20 - eles não vão voltar a lançar títulos de réquiem, ainda mais se os direitos dos outros cenários da linha estiverem com a Jambo.

Penso que essa situação ainda pode se converter em um marketing positivo para a Jambo, pois toda vez que alguém perguntar sobre vampiro só podemos dizer a verdade: o cenário de réquiem ainda é da Devir, que abandonou a linha e não lança nada a anos. A Jambo pode brilhar aos olhos dos fãs com isso. E se tivermos sorte e em 2015 os direitos de Réquiem estiverem livres, a jambo pode brilhar duas vezes mais e trazer os títulos que a Devir mantinha como refém. Se caso a Devir lance alguma coisa, o que eu divido muito, ainda conheço muita gente que seria capaz de não comprar só de birra hahaha. Resumindo: Este marketing pode ser um fator muito positivo pra Jambo, não pq vamos alardear essa questão, mas pq naturalmente este assunto será abordado entre jogadores de vampiro (que não são pucos) e se a Jambo estiver lançando os outros títulos mesmo com este empecilho, só temos a agradecer.

Sugeri Kickstarters a Jambo. Também sugeri que, caso queiram publicar os títulos em ordem, eles podem começar pelos suplementos básicos, escolhendo alguns títulos úteis a todos os cenários. Seria o caso de Armory e Armory Reloaded por exemplo. Enquanto isso poderíamos aproveitar pra espalhar a noticia de que a Jambo esta com o nWoD. Reunir os jogadores já existentes sob o estandarte da Jambo, conquistar a curiosidade de novos jogadores, fazer uma pesquisa sobre futuras publicações, e discutir com os fãs da linha se financiamentos coletivos podem ou não ser a melhor opção para o lançamento dos livros, até mesmo pq temos alguns títulos (muito esperados mas menos conhecidos) como Geist e Promethean.

Em que pé estamos? 

Guilherme esta conversando com a equipe da Jambo. Estão avaliando a situação. Enquanto isso, eles estão mantendo contato com Rose e obtendo mais informações. Não poderemos ter Requiém, mas as outras linhas estão a nossa disposição, se a jambo quiser pode pegar os direitos, o que já é muito bom.

Existe uma boa chance de que os financiamentos coletivos sejam a melhor opção pra iniciar essa empreitada de forma mais segura. Vamos aguardar, e ver o que a Jambo pensa sobre o assunto.

Tendo mais alguma notícia retorno a postar.








Mestre

Acredito que financiamento coletivo seria a melhor solução para os nossos problemas ma vez que colocaria o peso dos fãs do sistema em parceria direta com as publicações, o que só tende a melhorar o desempenho, ate porque quem é fã é fã; outro ponto interessante que deveríamos discutir sim, mesmo entre nós consumidores é a possibilidade real de a Jambo investir nas outras linhas ate que possa invtir também no Requiem, e com isso entrarmos em contato com a editora demonstrando nosso apoio a empreitada, acredito que isso fara com que a mesma se sinta mais segura em iniciar as publicações, mas acima de tudo, movimentarmos a a base da piramide para dar sustentáculo nessa nova vida que o sistema esta querendo ganhar, ate mesmo porque isso tudo esta sendo feito para os eternos fãs que esses jogos possuem no brasil, nós!
Vamos la pessoal, sei que muita gente acompanha esse post, é hora de se manifestar porque a luz no fim do túnel está querendo fica mais forte e precisa do nosso apoio.
E mais uma vez valews Malphus, sua ajuda tem sido in estimada para esse sonho se concretizar, vais ganhar muito XP no fim da historia... :-)

ciro_luna

O custo de se fazer uma tiragem de um livro é muito grande. Por causa disso (e de algumas péssimas escolhas editoriais) a Devir pagou muito caro e o OWoD acabou sendo puxado da tomada.

Seria viável utilizar um sistema Print on Demand (PoD) aqui no Brasil?

Outra coisa... A Devir só tem direitos sobre o Vampire: The Requiem ou ela também mantém os direitos sobre Vampiro: a Máscara e o OWoD?

Pergunto porque essas edições de vigésimo aniversário (Werewolf, Mage e as que virão no futuro) podem significar uma boa virada de jogo, até porque a Onix Path está, sim, produzindo novos suplementos para as linhas do OWoD que receberam sua edição de 20 anos.

Malphus

Sim, a Devir tem os direitos autorais de Vampiro a Máscara e também do Réquiem. A Onyx Path não vendeu os direitos da linha antiga ou da nova, e sim um pacote com o cenário de vampiro. Isso nos leva inevitavelmente a questão 'Então se a Jambo pegar o cenário de Mago ou Lobisomem, eles também poderão lançar a edição de aniversário do old wod?'. Até agora, a resposta parece ser: sim.

É uma grande oportunidade. Da mesma forma que a Devir pegou vampiro só pra lançar o V20 e prendeu o réquiem, a Jambo pode pegar Mago ou Lobisomem e prender o W20 e o M20 no contrato. Quando eu digo 'prender' não é na maldade, huah, eu gostaria de ver os dois publicados, mas é uma maneira de dizer que fica sob a decisão deles o que fazer com o cenário - eu confio na Jambo, na Devir não. 

Conversando com o editor da Jambo, o Guilherme, ele esclareceu alguns pontos bem interessantes. Suplementos vendem BEM menos que livro core. E lançar os suplementos de mago e lobisomem sem lançar um livro básico vai ajudar ainda mais a Devir em vender as reimpressões de mago e lobisomem. E se fizerem uma nova tradução? Não é negócio pq muita gente já comprou e a Devir continuaria como concorrente. Ainda iriam ter que mudar os termos, pq existe aquela questão de direitos autorais mesmo em tradução (quem diria? kkk). Fora a confusão que seriam dois livros de mago girando por aí, com termos diferentes.

Solução? Eu propus uma bem bacana. Lançar direto e reto os livros de Lobo e Mago nas regras de God Machine (lembrando que vampiro esta com a Devir e que Lobo e Mago do God Machine ainda não foram lançados, mas serão este ano). Além de ter um livro core ainda não lançado pela Devir, é um livro melhor, e que não precisa do livro básico do nwod. Quem já comprou os livros da Devir, vai se coçar pra comprar os do God Machine, quem não comprou obviamente vai preferir comprar os livros da Jambo com as novas regras. E nessa brincadeira, a Jambo ainda poderia lançar os livros do V20 e os suplementos que quiser. Alguns suplementos vão precisar de ajustes, mas nada muito sério, a maior parte do material ainda cai muito bem. Como Blood and Smoke é refém da Devir, a Jambo poderia arriscar com Demon, já nas regras de God Machine ou esperar Lobisomem que é o próximo livro que vai vir nas regras do Deus Máquina.

Nesse ponto existem várias alternativas... eu apoio a ideia de arriscar em Demon, por exemplo, ou esperar Lobisomem. E lançar suplementos de cada linha só quando ela já estiver com o core de god machine aqui publicado. Como vc's veem, são muitas alternativas, e isso precisa ser pensado. Então a Jambo esta discutindo todas essas possibilidades, e vendo qual é o melhor caminho a ser tomado. 

Com novidades volto a postar.

  


Fausto_Veloso

Malphus, vc tem uma mente diabólica, heim?
Essa sua sugestão aí pros caras foi muito estratégica. O que eles te responderam?
Agora, o que mais me pegou de surpresa foi que eu não fazia ideia de que eles estavam refazendo os livros de acordo com as regras do God Machine Chronicles... fico rezando para que reescrevam Mago de uma maneira mais interessante e menos tediosa.
Se tiver qualquer informação a respeito dessas novas versões, não nos prive delas!

ciro_luna

Malphus, essa transição de linhas de produtos entre editoras já aconteceu antes aqui no Brasil. Primeiro, quando a Ediouro não renovou a licença do Shadowrun. Em outro momento (e de forma mais expressiva por causa do título) quando a Abril Jovem jogou a toalha com o Advanced Dungeons & Dragons.

Nos dois momentos, a Devir assumiu os títulos e fez reimpressões dos livros sem problemas, então não vejo isso como um impedimento para a Jambô.

Já sobre lançar suplementos sem um livro básico, seria pouquíssimo inteligente, mas nem vejo como um suporte para reimpressões da Devir. As reimpressões inexistem e basta uma pesquisa rápida no MercadoLivre para ver que os módulos básicos de Vampiro: a Máscara, Lobisomem: o Apocalipse e Mago: a Ascensão estão sendo ofertados por preços que variam de R$ 220,00 a 280,00.

O problema mesmo seria confiar toda uma linha editorial a apenas uma "velha guarda" de RPGistas que têm os livros básicos e acabar, portanto, investindo em em algo sem grande perspectiva de renovação de público.

Neste sentido, relançar os livros básicos seria essencial, mas acho que a era de estantes de livrarias apinhadas de livros de RPGs de todas as variedades acabou. Eu vejo grandes tiragens para estes livros como bagunçadas, nem sempre chegando onde o jogador está e frequentemente ficando acumuladas em estantes de livrarias em shopping centers.

Acredito mesmo é no Print on Demand. O custo por impressão por unidade é maior, mas é um valor diretamente repassado para o consumidor final. Fora isso, evita riscos para a editora e garante que o livro chegue nas mãos do RPGista, o que permite mais ousadia de quem publica e satisfaz o cara que de outra forma não obteria aquele manual/suplemento. Foi o que, de certa forma, permitiu a reestruturação da White Wolf lá fora como Onyx Path antes mesmo deles começarem a fazer Kickstarters.

Malphus

Concordo com vc Ciro - e bem lembrado, esse episódio do Shadowrun, vc ta com cara de ser tiozão hauah.

Gosto da ideia do PoD. Eu sugeri tanto PoD quanto kickstarter a Jambo. Mas eu imagino que esse é o tipo de coisa que eles queiram decidir internamente, então não tomei a liberdade de insistir no assunto. Agora que já foi sugerido esses dois métodos pra viabilizar o projeto, temos que deixar eles decidirem. Se for por PoD, é melhor! É mais garantido pros dois lados. Torcemos igualmente por isso.

Lord, as postagens da onyx sobre essa nova versão de mago ainda não começaram. O Richard Thomas comentou na segunda-feira que mago esta quase na etapa de anunciar algumas novidades e discutir abertamente algumas modificações no cenário - coisa que eles já estão fazendo com Lobisomem. Não vejo a hora desses caras falarem logo o que estão bolando pra Mago rsrs.

PatrickPorto

A qualidade pode ser decidida pelo próprio cliente pelo modelo PoD. Acho que esse seja o melhor caminho.

Mestre

Concordo que PoD é a melhor solução, uma vez que o objeto final do livro, que é o jogador/comprador se sentirá imerso no desenvolvimento sabendo que ajudou a escolher, mesmo que indiretamente, aquele valor.

Leishmaniose

Olá,

Eles já vêm discutindo no fórum quais a novidades de Mago - o material se chamará Fallen e trará como oponentes os seres do Abismo. fizeram uns ajuestes legais nas regras, pelo que andei vendo, como algumas magias serem ativas apenas gastando mana, em vez de depender de rolagem.

Pelas informações que estão rolando, o material de Hunter - que boa parte já saiu no God Machine - talvez saia agora em julho.

E eu compraria novamente um módulo básico que viesse com o anexo de regras do God Machine - ou se a Jambô tiver autorização, com as modificações do God Machine implantadas nele e, sepá, com a ambientação do God Machine também, sei lá. :D

E o Ciro é velhão-idoso. Dinossauro, né, manolo?

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

MOA

Tomara que o NWOD consiga uma "nova casa" em breve! Que a Jambô nos dê essa alegria, seja por meio de PoD ou kickstarter!  

ciro_luna

Opa... Tiozão... hahahahahha!

Tenho meus 31 anos e, realmente, meu irmão já me deu um sobrinho.

Mas comecei no RPG aos 10 anos de idade, ainda com Blacksand e Dungeoneer (lançados em 1990), então pude acompanhar quando o AD&D (Abril Jovem) e o Shadowrun (Ediouro) foram entregues à Devir. Lembrando bem, a própria Devir foi uma empresa que arriscou bastante no começo e ficou com um monte de jogos amontoados nas prateleiras por um bom tempo (alguém se lembra de Paranóia, Toon, Cyberpunk 2020 e Castelo Falkenstein?).

Por ter visto tanta coisa de lá pra cá é que me preocupo tanto com o risco das editoras de fazerem grandes investimentos em tiragens, não obterem retorno e acabarem interrompendo lançamentos (como aconteceu com a Devir).


Malphus

Galerinha... desculpe a ausência. Este mês eu estive realmente atarefado. Faculdade, estágio, provas, emprego, tudo me sobrecarregando. Felizmente, a partir de 12/06 estou livre das tarefas da faculdade (até o inicio do próximo período kkk), e então toda essa questão de traduções vai andar mais rápido. O motivo não é minha falta de tempo, mas é que a Jambo também esteve sobrecarregada nestes dias, e como eles tem um calendário de publicações que segue o calendário escolar, imagino que em junho ou julho eles também vão tirar um descanso. Nesse tempo, vamos estar conversando mais ativamente com o pessoal da Onyx, e vou poder acompanhar melhor tudo isso.

Essa semana conversei com Guilherme, ele me disse logo vai poder retomar a conversa com a Onyx, e reafirmou que pretendem levar o assunto até o fim. Eles realmente querem nos ajudar a publicar. Então não desanimem. A partir do dia 12 vamos ver como essa história prossegue. 

Abraço a todos.

Carlos_Henrique

Temos novidades?

Malphus

Olá Carlos. Falei com Guilherme a alguns dias. Eles estavam bem ocupados na Jambo, o 'Reinos de Ferro' estava recebendo os últimos acertos pra ser impresso na China. Nesta semana, marcamos pra investir no assunto a partir do final de Julho - assim o Guilherme vai poder lidar pessoalmente com o assunto. 
- Atualizado em

Anderson_Nomade

Ola a todos, eu tinha ouvido falar da perda de direitos pela Devir mandei um email a Jambo perguntando sobre e depois achei esse forum, entao a Jambo me respondeu isso:
"Olá Anderson, bom dia.

 

No momento os direitos da linha Mundo das Trevas estão com a Devir e, infelizmente, não há previsão para que possamos traduzi-los.

 

Qualquer dúvida, fico a sua disposição.

 

Atenciosamente,

Renan."


Sera que a esperança acabou?


PatrickPorto

Isso nos traz muita esperança!!!

Anderson_Nomade

Qual esperança se ainda esta com a Devir?

PatrickPorto

O importante é que temos alguém interessado. Só resta esperar questões burocráticas.

Anderson_Nomade

O problema é a Devir querer largar o Osso, a anos eles tem monopolio e nao largam.

Malphus

Qual esperança se ainda esta com a Devir?

Anderson_Nomade
A Devir esta com os direitos autorais de Vampiro Réquiem e Vampiro V20. Todos os outros cenários estão livres para serem negociados. Já conversamos isso aqui neste tópico, e na ultima conversa que tive com o editor chefe da Jambo essa situação ainda se mantinha. Lembrando, que mantive contato com a Jambo desde o princípio, e eles só estão compartilhando o andamento do negociação comigo por uma questão de cordialidade já que os ajudei a iniciar a conversa com a Onyx Path. Eles não tem obrigação de nos informar do andamento de negociações que são assunto interno lá na empresa. A Jambo quer um pouco de discrição nisso, e se vc mandou e-mail pra eles perguntando sobre a compra dos direitos e eles não quiseram lhe incluir na conversa, eu não acho nada estranho a resposta que lhe deram.

Quando eu voltar a conversar com o editor, faço outra postagem aqui. No entanto, se o pessoal de lá me pedir pra não divulgar absolutamente nada, então não farei mais as postagens aqui no fórum. Acho que todos vocês entendem como isso funciona.

Existe tb a possibilidade da Devir ter comprado os direitos autorais das demais linhas nos últimos meses, uma ideia que eu não descarto. Mas duvido um pouco que seja este o caso. Se for, até o final do mês eu confirmo aqui no fórum, já que agendei uma nova conversa com a Jambo apenas para o final de Julho.

Abraço a todos...


Anderson_Nomade

Espero que realmente seja apenas sigilo de negócios, pq a Devir pode comprar apenas por boicote 

Malphus

Também torço para que seja apenas isso. E também acredito que a Devir pode comprar apenas por boicote. Inclusive eu havia pedido a Jambo pra se adiantar comprando os direitos de Lobisomem e Mago, tanto pro novo cenário quanto pro W20 e M20 também. Sugeri isso na época pra prevenir o boicote mesmo, o que poderia é claro causar a reação inversa rsrs boicotando a própria Devir - mas minha intenção era evitar o boicote mesmo rsrs. 

Vamos esperar até o fim do mês e ai vamos saber... abração Anderson. 

Anderson_Nomade

Agora é esperar e ter esperança que poderei ter mais livros da linha, pq depender da Devir nao da.

Anderson_Nomade

Bem, sonhando um pouco, caso a conversa no final do mês seja algo bom, quando vc (Malphus) tiver noticia tambem pergunte quando essa "noticia" pode ser divulgada, pq seria interessante ter apoio dos jogadores, para a editora tb ter noção do mercado. Eu escrevo algumas coisas para uma pagina no face Mestre Veterano, quando puder seria legal espalhar a noticia. Claro que com o aval da editora para nao prejudicar projeto algum.
Abraços

Malphus

Opa... claro, pergunto sim! Mestre Veterano, parceirões... o/

Quando a noticia puder ser divulgada, faremos uma ação conjunta aqui no face. O que me diz? Podemos contar com vc's pra divulgarmos a notícia a todo vapor? Pelo que tenho visto aqui na comunidade, estão todos aguardando ansiosamente esse momento. Valeu mesmo pelo apoio...

Marcinho

Olha, minha sincera opinião: Caso a Devir tenha mesmo comprado os direitos dos livros é fato que continuaremos, em termos de lançamentos, sem nada. Estou com fé na Jambo, mas caso eles não consigam por um motivo ou outro, nos últimos dias estou vendo uma crescente e bacana iniciativa de jogadores que estão cansados de esperar e estão metendo a mão na massa com traduções. Mesmo não sendo traduções "oficiais" já está na hora das editoras abrirem os olhos, pois depois de traduzidos, a verdade é que poucos terminam comprando caso venham a ser lançados depois no mercado.
No final das contas, se os jogadores continuarem e não desistirem no meio, bem capaz de acabarmos nem sentindo falta dos livros no mercado.
(Um exemplo bacana foi o pessoal da Nação Garou, que traduziram um bom número de livros da linha Lobisomem o apocalipse. Livros importantes, mas que a monopolizadora nunca traduziu.

Anderson_Nomade

Malphus, alguma novidade?

Malphus

Olá Anderson...

Sim, e não. Eles realmente querem trazer os livros. Mas Reinos de Ferro, EIRPG e outros lançamentos estão esgotando bastante do tempo e recursos da Jambo. Guilherme disse que o momento perfeito pra lidarmos com esse assunto - e com a atenção que ele merece - deve ser logo após o lançamento de Reinos de Ferro. O que tb é importante, pq estão colocando a qualidade dessa edição acima de qualquer outro produto que a Jambo já tenha lançado por aqui. Quando Reinos de Ferro for lançado, o publico vai saber de imediato que a Jambo pode lançar nwod sem perder em nada na qualidade.

Como fã que sou, por hora estou aguardando o lançamento do Reinos de Ferro, que é um dos cenários que eu admiro muito. Depois podemos seguir com as negociações do nwod aproveitando a expectativa positiva que o Reinos de Ferro deve lançar no mercado.

Mestre

Malphus, depois do grande anúncio de uma possível segunda edição a caminho, não será essa a grande oportunidade de a Jambo conseguir a negociação desses direitos a partir já dessa segunda edição?

Marcinho

Mestre, quando li a notícia pensei exatamente a mesma coisa. É uma grande chance pra Jambo (e consequentemente pra nós jogadores). O que acha Malphus?

Malphus

Sim... concordo com vc's.

O próprio Guilherme queria começar com a tradução dos livros básicos que contem as novas regras. Então se os suplementos forem lançados com as novas regras - como no caso do Armory que já esta no cronograma - então a oportunidade é ótima. Essa notícia foi um ponto a nosso favor, sim. Ainda não tinha falando nada... mas a Jambo já esta sabendo também:

Oi Diego,

Obrigado pela notícia. E sim, é uma boa notícia! Vou entrar em contato com a Rose ainda esta semana. Te mantenho informado.

Abraço!

_______________________

Guilherme Dei Svaldi - Editor


Tendo novas notícias eu posto aqui... ^^
- Atualizado em

MarcioThrasher

Recém me cadastrei no fórum e tô aqui acompanhando esse tópico que, pra mim, é o mais importante de todos. Jogo RPG há quase 15 anos (com inúmeros e extensos hiatos de jogatina, infelizmente), muito desse tempo como narrador de CWoD, e migrei pro NWoD logo na publicação do livro básico pela Devir aqui no Brasil. Logo, esse assunto muito me interessa e muito.

Acompanhei muito das cagadas e descaso da Devir para com os rpgistas ao longo desses anos todos, e a Jambô agora se apresenta como a luz no fim do túnel pra galera que joga NWoD. Tô pra começar uma crônica de Hunter agora e, como narrador, é foda ser o único no grupo que entende bem inglês e ter que traduzir praticamente tudo na mesa pros jogadores.

Mesmo não curtindo muito o (pouco) que li das mudanças e acréscimos nas regras em The God Machine e Blood & Smoke, tô dentro dessa iniciativa.

E Malphus, continue com o excelente trabalho de mediador, fomentador e informador desse processo todo. Se isso vier a dar frutos reais, você merece que a gente faça uma vaquinha e te dê um Geist traduzido de presente, edição de luxo! rs

Mestre

Ae galera...alguém tem mais alguma noticia a respeito das negociações?

Malphus

Na semana passada eu havia conversado com Guilherme. Ele tentou entrar em contato com Rose, mas ela não respondeu por e-mail. Ele disse que iria tentar entrar em contato com ela por outros meios. Do jeito que andam as coisas, tanto pra Jambo quanto para a Onyx Path, eu imagino que essa história vai rolar um pouquinho mais. Ambos estão atolados de serviço. Guilherme havia dito que assim que laçarem o Reinos de Ferro, ele fica com mais tempo livre e pode cuidar pessoalmente e quase exclusivamente do assunto.

O esquema é esperar mesmo. Eu ando meio sumido aqui do fórum, e do site em geral, pq estou no último período de faculdade (acho que mais uns 45 dias e me livro da maior parte dos compromissos). Quanto a esse tópico, podem ficar tranquilos. Troco e-mails com Guilherme regularmente, então vou comunicando aqui assim que as noticiais forem relevantes.

Carlos_Henrique

Procede a notícia de que a Devir irá lançar o V20? Pergunto, porque foi anunciado no perfil do Facebook deles! Ou o que eu vi foi um facetruque ?

Leishmaniose

Olá,

Pelo andar antigo da carruagem, aparentemente eles estavam falando sério. O detalhe é que a Zanini saiu da Devir (ela acabou de anunciar no perfil dela no Face)... Minha única esperança de talvez sair algo bom por lá consistia na presença dela, levando em conta todo o trabalho e dedicação que ela teve pra linha do nWoD... Bem que a Jambô poderia correr atrás de contratá-la e deixar ela cuidar da linha, deixando o Guilherme mais livre para focar nas outras atividade, né? Só sugerindo assim de sugestão pois o Malthus tem 5 pontos em contatos e... :D

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

ciro_luna

Aff... A Devir é a maior cockblocker. Espero que eles nem tenham adquirido os direitos antes de anunciar, como faziam antigamente.

Malphus

... a Zanini saiu da Devir (ela acabou de anunciar no perfil dela no Face).

...

Bem que a Jambô poderia correr atrás de contratá-la e deixar ela cuidar da linha, deixando o Guilherme mais livre para focar nas outras atividade, né? Só sugerindo assim de sugestão pois o Malthus tem 5 pontos em contatos e... :DBonanças.Atenciosamente,Leishmaniose

Leishmaniose
Ótima ideia!

Eu estava por fora da saída da Zanini. Guilherme vai tentar entrar em contato com ela e ver o que ela pode nos dizer sobre esse rumor do V20 da Devir. Também vai ver se ela esta disponível pra trabalhar com a Jambô nessa linha.

Valeu Leishmaniose! Toma aqui teu XP que foi merecidíssimo!
- Atualizado em

Malphus

Olá galera....

Não tenho boas notícias.

O pessoal da Jambô não conseguiu resposta da Zanini. A Devir parece que vai continuar com os direitos autorais de vampiro, como eles andaram anunciando aí... a Jambô dificilmente vai meter a cara enquanto a Devir ficar empacando o caminho pois vai criar uma péssima relação entre as editoras se eles comprarem os direitos das outras linhas - digo isso pq Guilherme conversou com alguém lá da Devir, e esse ponto ficou subentendido na conversa segundo A MINHA interpretação.

A Devir deve lançar o V20, como já anunciou - talvez até o final do ano, estou pensando alto aqui, não é uma informação que me passaram. Não sabemos quando. Quanto ao Novo Mundo das Trevas, não existe nenhuma previsão pra Devir voltar a trabalhar com esse material.

Tenho um descontentamento enorme com a Devir. A empresa não tentou nenhum kickstarter pra manter a linha do nwod em curso. Mas não vou despejar isso aqui. Vou ver se escrevo um e-mail pra Devir sugerindo kickstarter, etc... coisa que todos nós estamos cansados de fazer pra falar a verdade. Mas eu encorajo todos vocês a fazerem o mesmo.

Um abraço galera... se tiver novidades posto aqui.






MarcioThrasher

Resumindo a opera: a Devir detém os direitos de publicação de ambos os RPGs Vampiro (A Máscara e O Requiém) aqui no Brasil, mas só vai publicar um deles e deixar o outro em torpor (e nos sabemos qual deles vai ficar em torpor).

Enquanto isso, a Jambô também não vai querer se indispor com a Devir ao negociar com a Onyx Path os direitos das outras linhas, e também por uma questão mercadológica não seria inteligente assumir o Mundo das Trevas sem o seu carro-chefe. 

Em suma: continuaremos na merda. :(

- Atualizado em

Marcinho

Então 2015 começa péssimo pra gente! E o pior que a Devir não ganha mais pontos negativos porque não tem mais pra onde descer!
:(

Malphus

A Onyx Path anunciou o Dark Eras lá no kickstarter, então aproveitei pra enviar uma mensagem ao Richard Thomas (já sabendo a resposta) por lá, pedindo se haveria possibilidade de adicionarmos uma meta paralela para a tradução do livro para o português.

Eu sabia que a resposta seria algo como "apenas vendemos os direitos" ou algo assim. Mas para minha surpresa não foi o Richard que respondeu, foi Rose - mas não se empolguem, a resposta é a mesma, claro:

"Hi, Rose here :)
We don't do translation in-house. Another publisher would 

need to approach us for the translation rights, and they'd probably want to 
do their own Kickstarter."

Eu não pude perder a oportunidade de dizer a verdade: que outras empresas não estão comprando os direitos de tradução pois parte deles estão com a Devir, que se nega a fazer kickstarters apesar dos nossos pedidos frequentes.

Não sei se vc's chegaram a ver lá no site, mas é provável que logo saia um novo livro básico 2.0 do Mundo das Trevas. Eles estão arrumando isso pra deixar as edições melhor divididas, pq ficou muito bagunçado esse negócio de god machine... acho que estavam com medo de não vingar. Podem ver ai no kickstarter o banner do nwod 2.0 como add-on por $15 doleta, em pdf.



Eu encorajo vocês para que enviem e-mail lá pra Devir pedindo kickstarters. Uma pressãozinha dos dois lados pode acabar tendo algum efeito positivo, quem sabe role um milagre rsrs.
- Atualizado em

Marcinho

Malphus, quando você começou o texto eu comecei a ter esperanças, mais ai veio a parte do "mas não se empolguem..." kkkkkkkkkk


Malphus

Huahua... ainda estamos 'no mato sem cachorro'. Essa caçada tá um osso.

Eu queria que a jambô tivesse assumido ao menos uma das linhas. Se tivesse assumido mago ou lobo, e fizesse um bom trabalho com ela, logo a Devir iria largar o osso em relação a vampiro ou iria retomar o trabalho sério em cima dessa linha. Mas pra ser viável a Jambô pegar uma dessas linhas precisamos do Lobisomem 2.0 ou o Mago 2.0 - edições independentes - pra que a Devir não tenha como refém o sistema básico do nWoD.

Vamos esperar sair o Lobo 2.0 (vai vir antes de mago) pra fazer uma nova investida.




PatrickPorto

Eu acho viável eles pegarem o nWOD 2.0 sem conflitar com a Devir e esquecer as outras linhas por enquanto. Pois a Devir não tem direito nem sobre o Vampiro dessa linha.
- Atualizado em

Mestre

Concordo com o Patrick. Essa seria uma saída interessante sem entrar em conflito com a Devir.

Malphus

Então... foi o que eu pensei. Mas o negócio é que a Devir tem os direitos de tudo em relação a vampiro. É o que deu pra entender da história toda. O V20, Réquiem e 2.0 - todos com a Devir.

Se a Jambô pegar alguma linha... precisa esquecer vampiro. Eu imagino que mago e lobo seriam ótimos, independente da fama que vampiro tenha aqui no BR. Tem tanto rpg meia boca sendo lançado e consegue de manter no mercado... impossível que um bom trabalho em cima de mago ou lobo fique de lado. Ainda mais agora, nesse momento onde o cenário que a Jambô lançasse seria o único a ter sequência por aqui.


Mestre

Mas será que a Devir, mesmo depois do lançamento do V20 vai se recusar a abrir mão dos direitos do Vampiro? Porque não faz sentido manter e não publicar. Acredito que um acordo entre as partes pode ser verificado nessas condições de após o lançamento a Devir liberar os direitos para a Jambô.

Malphus

Pois é... o Guilherme entrou em contato com alguém lá da Devir. Trocou umas figurinhas com o povo de lá. Foi depois disso que ele decidiu esperar pra ver ser a Devir lança ou não o V20. Pq é meio incerto ainda. Mas se não lançar talvez fique um caminho completamente livre pra Jambô.

Ainda acredito que a Devir vai lançar, sim. Mas bem pro final do ano, e apenas vampiro, mais nada.

Mestre

Então se, e somente se, houver alguma mudança ou sinalização para a Jambô, provavelmente será para 2016! Que coisa maravilhosa se levarmos em consideração que 2015 acabou de começar! Quanto mais eu leio essas coisas mais raiva sinto da Devir.

Marcinho

Malphus, você disse:

"Mas pra ser viável a Jambô pegar uma dessas linhas precisamos do Lobisomem 2.0 ou o Mago 2.0 - edições independentes - pra que a Devir não tenha como refém o sistema básico do nWoD."

Você chegou a sugerir essa semente de ideia para a Jambô? Acredito que eles devam gostar dessa alternativa.

Marcinho

é... Mestre. Acho que todos nós temos esse sentimento com a Devir. Para os jogadores do WoD, ela passou a ser a grande vilã.

Malphus

Havíamos conversado sobre isso quando a Onyx lançava o réquiem sob o nome de "Strix Cronicle". Essa ideia tinha despertado interesse, sim. Vamos esperar o Lobisomem 2.0 se aproximar e ai voltamos a conversar com a Jambô. Estou acompanhando as notícias aqui pelo site da Onyx.

Mestre

Também tenho acompanhado com bastante interesse esse desenrolar...o que me chateia, ou melhor, chateia a todos é esse larga ou não larga da Devir. Esse tipo de coisa é triste e segurar o desenvolvimento do jogo no Brasil como a Devir tem feito só a torna inimiga de jogadores de RPG como eu e muitos dos que conheço. Mas vamos ficar de olho nas novidades, e obrigado pelo intermédio, Malphus. Se possível transmita a Jambô nossos desejos de que tudo de certo porquê acho que quando falo isso, falo em nome de todos os RPGistas que estão cansados dessa situação.

Malphus

Resposta da Devir referente as críticas e sugestões que fiz por e-mail, no decorrer da semana:

Prezado,

Primeiro, gostaria de agradecer a sua ajuda e ao seu e-mail, muito pertinente em vários aspectos.

Nós sabemos que estamos em débito com os fãs de WOD e também com os fãs da Devir.
A principal razão disso, e que afetou todas as nossas linhas editoriais, é que desde o final de 2013 a editora entrou num intenso processo de reestruturação que vai terminar agora em Março. É claro que nesse período não deixamos de trabalhar as nossas linhas de produtos, mas tivemos sim, muitas alterações de planejamento, que ocasionaram muitos atrasos.

Não posso divulgar informações relativas aos nossos contratos, mas posso dizer que os nossos planos para o V20 permanecem inalterados e que uma das diretrizes implementadas nesse período foi o comprometimento com as nossas datas de lançamento.

Tenha certeza de que a próxima data de lançamento de um livro da Devir que você ler será cumprida.  Naturalmente que imprevistos acontecem, mas eles serão, como devem ser, exceções.

No decorrer do mês de março teremos maiores informações e divulgaremos a todos.

Voltei: No e-mail eu questionei a falta de kickstarters, o abandono da linha nwod, e perguntei se eles voltariam a publicar o nwod. Inclusive, disse que se a Devir não pretende se comprometer com a linha de jogo, seria melhor liberar os direitos de tradução para que outras editoras tenham caminho livre para realizar esse trabalho em nome dos fãs. Como vc's viram, não mencionaram nada a respeito de retomar a linha, mas querem cumprir os prazos de lançamento quando eles dizem que vão lançar algo - ou seja, provavelmente vão anunciar um livro por ano e aí não vai ter atraso mesmo huahau.

MarcioThrasher

Sabe o que é pior? Ter quase certeza que a Devir é maior (leia-se: com mais dinheiro pra investir) que a própria Onyx Path, mas não tem 1/10 da boa vontade e respeito com o público consumidor que o pessoal da Onyx Path tem. Triste.

Mestre

Pelo que eu entendi eles vão manter o cronograma a respeito da publicação do V20, mas não falaram nada sobre retomar a linha NWoD; sendo assim vamos esperar até março para ver o que irá ser anunciado como lançamento, porque se de fato algo mais for anunciado além do V20, então significa que a Devir não pretenderá abrir mão dos diretos, o que será uma pena a todos. De qualquer jeito foi muito oportuno o teu e-me-mail Malphus e acredito que deves manter o contato com a Jambô para caso alguma coisa modifique possamos ter boas notícias.

Strix

Ae galera,
Mais alguma notícia a respeito das publicações e como está essa coisa toda de negociação?
P.S.: Sou o Mestre, é que mudei de nome :)

Marcinho

Eu bem acredito que não houve nenhuma notícia, caso contrário o Malphus, que está antenado com isso, já teria se manifestado.
Vamos ver agora, com o lançamento da 2ed de Lobisomem se vai balançar um pouco isso tudo. Até porque, andei pesquisando tanto na net, quanto fisicamente e realmente está esgotada a 1ed. Mandei um email pra Devir e eles responderam que não tem previsão de reimpressão (espero que eles façam como sempre fizeram: não cumprir com o que dizem, e então reimprimam, rsrs). Dos core em português, ele é o único que me falta :/

Strix

Estou comprando todos os livros direto do Driver Thru, mas meu grupo de jogadores é grande e nem todos sabem ler em inglês, embora a maioria corra atrás. De qualquer jeito vamos ficar ligado e esperançosos né!

Carlos_Henrique

Existe indícios de que o Vampiro 20 anos está traduzido, alguém tem noticias sobre lançamento para este ano?

Marcinho

Em 20 anos será lançado pela Devir.

Brincadeiras a parte, o V20 está em processo de tradução. Mas não sabemos nem se vão realmente lançar.

danielsdh

 Bem, companheiros. A Devir lançou uma luz sobre sua produção RPGística, e, sinceramente, eu não sei se fico feliz ou triste.
 O fato é que haverá o Encontro Internacional de RPG, que sempre foi realizado pela editora, mês que vem. E como é de praxe, haverá o lançamento de alguns jogos durante o evento. O grande porém de tudo isso é que foram anunciados os lançamentos do Pathfinder Livro Básico, além de alguns relançamentos e suplementos das linhas GURPSUm Anel, mas nada foi declarado à cerca do V20. Nada, absolutamente nada, sequer uma resposta aos vários questionamentos feitos pelos usuários nos comentários.
 Quem quiser conferir o anúncio é só visitar a página deles no Facebook: https://www.facebook.com/DevirBrasil/timeline?ref=page_internal

 Então, retomando o meu comentário, eu não sei se fico feliz, por imaginar que a editora tenha finalmente largado mão do WOD, e que agora outras pessoas possam trabalhar com a linha editorial no nosso país; ou se fico triste por imaginar que a Devir continuará detendo os direitos de publicação da linha, mesmo não tendo a intenção de publicar nada, só para que nenhuma outra editora consiga os direitos, sustentando essa situação por tempo suficiente para que o interesse de publicação da linha no Brasil diminua até sumir por completo. (sim, a Devir é capaz disso)
 Portanto, acho que o momento é oportuno para uma nova abordagem à Jambô Editora, à Onyx Path, e a todos os interessados em não ver a linha morrer em nosso país.

MarcioThrasher

Aos amigos que estão mais inteirados do mercado editorial de RPG no Brasil: vocês realmente acreditam que a Devir seria mesmo capaz de tamanha patifaria? Segurar os direitos de publicação do WoD sem publicar nada, apenas pra sufocar o último suspiro da linha aqui e fazer qualquer outra editora perder o interesse em adquiri-los?

E em outra instância, temos que ser francos e admitir que o WoD agora é nicho do nicho. O cenário não tem nem de longe a relevância que tinha antes no mercado, tanto que tudo que a Onyx Path lança é via Kickstarter e, salvo as edições de luxo, tudo é em pdf via DriveThruRPG. Sabem o que mais é lançado prioritariamente em pdf? Os jogos indies, tipo Monsterhearts, Lamentations of the Flame Princess, Kagematsu e etc. que são excelentes, mas não tem o potencial de vendas (nem o backup de uma grande empresa injetando dinheiro) como D&D, Pathfinder, Call of Cthulhu ou até mesmo Shadowrun e Mutants and Masterminds. 

O WoD não tá mais na liga principal do RPG, pessoal. Eu duvido que, mesmo sem essa atitude ridícula da Devir, alguma empresa fosse realmente se empenhar em lançar a linha aqui com o respeito que ela (e nós) merece(mos). Quantos membros constantemente ativos nós temos nesse fórum? Poucos, e isso é triste. Em qualquer grupo no Facebook da recém lançada 5ª edição de D&D (que não foi e nem será traduzido pra nenhum outro idioma tão cedo, ordens da Hasbro), tem-se pelo menos entre 200 a 500 caras ativos, perguntando, respondendo e debatendo o tempo todo.

É foda admitir, mas acho que o nWoD no Brasil nunca engrenou realmente e não vai ser agora que vai engrenar.

Strix

Concordo contigo Márcio, em parte haja vista que muito desse desinteresse também se deve ao fato do não investimento em fazer com que a linha seja conhecida...de fato leva tempo para isso mas o que se viu foi um completo abandono do cenário por parte de quem deveria faze-lo. É triste mesmo termos um blog desse nível como é o Mundo das Trevas em que poucas pessoas participam...de fato. Não sei se estou sendo ingênuo mas muito desse desinteresse se deveu a Devir que amealhou ao longo dos anos um séquito de pessoas que não gostam da editora e por isso a boicotam... Ainda acredito que podemos virar isso...Não sei se a Devir seguraria esses direitos mas se o fizesse não seria novidade, estratégia de mercado é até compreensível, de qualquer jeito se nada foz feito, nós sairemos perdendo mais uma vez. Concordo que é hora de sondar novamente outras editoras, me incomoda particularmente esse silêncio.

Marcinho

Concordo que a linha está ficando pra trás, porém, o Mestre/Strix falou algo importantíssimo: não há investimento na publicidade da linha.
Tirando isso, ainda estou vendo uma luz no fim da escuridão. Sobre a Devir, nem deveríamos falar mais, visto que ficou claro que eles não estão se importando com a linha. A pouco tempo o Malphus mediou de forma fantástica a comunicação entre a Jambo e a Onyx, e teria dado certo se a Jambo não se seduzisse pela linha V20 que ainda pertence a Devir. O fato é que uma negociação que esperávamos que desse certo, esfriou.
Assim, não ficamos parados. Segui o exemplo do Malphus e entrei em contato com uma outra editora que abraçou a ideia e neste momento está negociando com a Onyx. Não cheguei a comentar nada aqui (e ainda não posso esclarecer muito, inclusive o nome da editora) porque esta editora pediu para guardar a novidade para apenas quando tudo estivesse fechado.
O que posso adiantar, é que eles estão muito interessados e animados com isso tudo. Assim como a Jambo, sentiram falta do V20, mas não pretendem cometer o mesmo erro de desanimarem por falta dessa linha.
Concluindo, acredito que tudo dando certo, até conseguiremos ter uma forte participação na escolha dos títulos a serem lançados, pois o diálogo com eles é bem aberto e franco. Resta agora ficar na torcida para que a negociação com a Onyx chegue a um bom final feliz (principalmente pra gente).

Carlos_Henrique

Eu não entendo nada sobre as editoras, mas espero que algo de bom saia! 
Mudando de assunto eu acredito que ainda existe um mercado sim! Pois tem muitos grupos de vendas no facebook e todos estão sempre girando muitos livros de mundo das trevas, é claro que mais da antiga linha. 

Strix

A linha antiga tem mais pq foi a inovação no RPG da época e marcou toda uma geração; o que eu sinto é pelo fato de o nWoD já existir a mais de 10 anos e pouco foi feito para que ele fosse bem conhecido por aqui, haja vista que mercado para o RPG sempre vai existir, desde que haja publicidade.

Carlos_Henrique

Então, Strix. Existe um apelo maior também por causa da quantidade de títulos em português do antigo WOD?
Visto que o material novo do NWOD de forma alguma é ruim, podendo ser usado em outras linhas de RPG como material de referencia.

Strix

Bem, se olharmos por uma ótica mercadológica, resta evidente que o antigo WoD é mais rentável pois teve muito mais títulos traduzidos e mais tempo para cativar um público bem grande de fãs do sistema; quando tive a oportunidade de conversar na época com o Justin Achilli, developer do sistema, ficou claro para mim que eles estavam finalizando um sistema que embora tivesse feito tantos fãs estava claramente esgotado por uma série de motivos que aqui não cabem por hora citar, fato é que o nWoD conseguiu resolver pelo menos 90% dos problemas que os sistema possuía e que havia atingido finalmente sua "maioridade" , entretanto o mesmo não foi visto aqui no Brasil onde tais títulos novos foram inicialmente vistos com desconfianças por jogadores mais conservadores e nada foi feito para anuviar essa impressão inicial, unido ao fato de que a imagem foi se desgastando, resta a impressão que o sistema "faliu" por aqui o que eu pessoalmente não concordo.

Malphus

Olá pessoal... como estão vc's?

Ando meio sumido das postagens, mas fico aqui de ofuscação, só de olho.

Estamos torcendo para que a negociação ocorra bem. O pessoal da editora esta bastante empolgado. O Marcinho esta conseguindo orienta-los quanto a algumas dúvidas sobre as edições, etc... Aos poucos isso deve desenrolar. Não é tão rápido assim pq tanto a onyx quanto nossa 'editora misteriosa' estão envolvidos com vários projetos. Mas a expectativa da editora com o WoD é grande. Parece que a agora vai emmm...

O Marcinho esta na linha de frente conversando com a editora, e hora ou outra o Marcio me convida pra opinar sobre alguns assuntos ou trocar alguma ideia. Ele esta carregando essa tocha olímpica com excepcional habilidade.

Talvez nossa 'editora misteriosa' lance os livros de aniversário de 20 anos primeiro. E isso seria bom, pq os novos títulos do WoD 2.0 ainda estão sendo lançados. Talvez até o lançamento dos títulos de aniversário no Brasil o material do 2.0 já tenha crescido com a onyx, e aí fica mais fácil pra escolher o que lançar e como lançar o material 2.0. Essa é a conversa atual, que pode mudar, claro.

Um abraço a todos vocês, guerreiros incansáveis.

Strix

Malphus, Marcio...graças a vcs ainda poderemos ter esperanças! Estaremos aqui sempre no aguardo por novidades e pode ter certeza que o XP's de vcs estão devidamente registrados! 0/
- Atualizado em

MarcioThrasher

Eu espero que não tenham me entendido mal. Eu amo o nWoD, sou muito mais fã e defensor desse cenário como jamais fui do oWoD. Acho ele mais maduro na sua proposta, muito mais coerente e com alguns dos melhores suplementos já escritos pra um cenário de RPG (qualquer que leu Requiem for Rome, Slasher, Innocents, e vários outros vai concordar comigo). Só que eu não acho que a baixa aderência e má aceitação do sistema e cenário aqui no Brasil tenha sido apenas ou principalmente por causa de desleixo no setor de marketing da Devir. Acho que a causa-mor foi a preguiça e a velha mania dos nerds de se apegar a algo que gosta e não querer mudanças, ainda mais tão radicais como as que houveram entre o old e new WoD.

O cenário antigo era totalmente "plug and play" e "power play".
"Plug and play" porque tava tudo pronto pra se criar uma história pra narrar, sem pensar muito; já existia o conflito eterno entre Camarilla e Sabá/Garous e Wyrm/Magos e Tecnocratas, todas as criaturas sobrenaturais se odiavam, o Armagedom estava próximo, com toneladas de lore e backstory, etc e etc. Um monte de coelhos pro narrador preguiçoso tirar da cartola e garantir a jogatina sem queimar muitos as pestanas.
"Power play" porque todo mundo era super-poderoso, vampiros saiyajins, lobisomens cavaleiros do zodía... de Gaia, magos Matrix... so on and so forth. E quem não gosta de se sentir fodão no RPG, né? 
Aí você vai abdicar disso pra jogar num cenário novo, aprender tudo de novo, sendo que vários dos clãs/tribos/tradições que você gostava não existem mais e tendo que se esforçar de verdade pra criar histórias interessantes, com personagens bem mais fracos? Por isso a grande maioria passou longe do nWoD, por preguiça e apego ao antigo. Não só aqui, mas no mundo inteiro. Não precisa de nenhum censo rpgístico pra imaginar que em qualquer lugar do mundo a qualquer instante, há mais mesas de A Máscara do que de O Réquiem.

Eu gostaria muito, mas muito mesmo de ver o nWoD engrenando lindamente por aqui. Se a "editora misteriosa" (que eu tenho quase certeza qual é, já que ando acompanhando as empreitadas deles com interesse desde o primeiro projeto) realmente pegar a linha, vou estar na linha de frente apoiando. Mesmo com o meu ceticismo, podem contar com o meu apoio incondicional (leia-se: comprando os livros quando saírem e incentivando outros a fazerem o mesmo, rs).
- Atualizado em

Strix

Concordo contigo Márcio, quando migrei para o Requiem em 2004 fomos super polêmicos e muitas pessoas deixaram de jogar; reformulamos os cenários da nossa mesa e nos adaptamos. Os que gostaram do sistema perceberam que de fato estamos com um sistema mais maduro e muito mais bem escrito em quatro de regras; eu narro Vampiro a 17 anos e super incentivei meus jogadores a migrarem também é os que aceitaram não se arrependeram. No que eu puder ajudar, seja comprado ou divulgando podem contar comigo e com todos aqueles que de fato querem ver essas traduções.

JoaoRPaulon

Acho que a Devir está represando tudo que existe no RPG. Ela deveria abrir o capital para que ao capitalizar-se poderia dar seguimento a todas publicações.

Marcinho

"Represando" .... gostei da expressão!

Carlos_Henrique

Dando sequencia ao assunto, a ultima novidade a ser adicionada é a 4ª edição do Vampiro, estamos diante de uma nova variável ou iremos ficar do mesmo jeito?

Strix

Pra mim o que foi anunciado em mais uma questão mercadológica do que algo novo de fato. Embora o sistema do NWoD não tenha agradado a grande maioria dos fãs do Vampiro, foi inegável que o sistema de regras era muito superior ao que existia na Máscara, sendo assim e pensando na questão das vendas em face do apelo popular e por tudo que li e conversei em fóruns americanos sobre, o que a Onyx Path fez foi pegar o V20 e relançar com o nome de Vampire: The Masquerade IV, ou seja, mesmo cenário, mesmas histórias e tudo igual mas com as regras do NWoD. Minha idéia a respeito: mais do mesmo, tanto é que o Réquiem 2°ed acabou de ser lançado e eu prefiro muito mais esse do que a Máscara embora tenha jogado ele por 10 anos da minha vida e acho um cenário mítico e que fez gerações mas que está claramente esgotado, tanto que me lembro do Justin Achilli nos dizendo isso quando veio ao Brasil no EIRPG.

Malphus

A máscara 4ed vai ser uma atualização do metaplot antigo para o século 21. A Rose saiu da direção do Réquiem pra encabeçar o novo projeto, a ideia é que ela - que conhece bem o réquiem - possa fazer um trabalho diferente na máscara garantindo que não seja mais do mesmo.

A 2ed fiou meio bagunçada com essa história de lançar as regras de god machine em suplementos, pois eles não vendem como livros core. A Onyx percebeu a burrada tarde de mais. Tentou colcoar as regras em core, mas ai viu que pra vender precisaria de atualizar a história dos livros. Tentaram mudar o nome dos livros, e a coisa até saiu um pouco do controle até definirem como réquiem 2.0 atualizando a capa, inclusive. Tudo isso é mt precipitado vindo de uma edição gigante de vampiro, mago, etc... acho que mercado reluta um pouco em comprar outra tonelada de suplementos. Então desviaram um pouco o foco fazendo os livros do v20, que atraiu um público que aceitou o réquiem e também a parcela que ainda o rejeitava. Perceberam que precisam diversificar, pois é precipitado d+ sair lançando mais uma tonelada de suplementos pra 2ed.  Mas então, oq podemos esperar da segunda ed? O Rich Thomas já havia dito no ano passado que eles precisavam lançar menos livros, mas lançar com qualidade e conteúdo. Acredito que vai ser assim com a 2ed. Esperem menos livros, e mais qualidade (oremos kkkk).

Como fica a 2ed no BR ou 4ed?

Espero ter ambas aqui. Estamos trabalhando pra isso. Hmm... 98% de certeza de termos ambas? Sim, acho que sim.

Marcinho

Complementando o que o Malphus disse, em relação a o que lançar primeiro aqui, é a dúvida da editora que se interessou em comprar esses direitos de tradução. Assim, como eu já tinha falado em outro post no fórum, estávamos elaborando uma pesquisa para entregar o resultado a essa editora com a nossa opinião, afinal, somos todos nós os principais interessados nesses lançamentos.
A nossa comunidade apesar de grande, é pouco frequentada, então, além daqui, vamos tentar buscar outros pontos de pesquisa, como o facebook e os parceiros.
Esperamos que dê resultado.
O link para a pesquisa está nesse Zine:  https://mundodastrevas.com/zines/pesquisa/posts/link

Malphus

Compartilhem XDD

ciro_luna

Peraí... Por que essa pesquisa aí só inclui livros do nWoD?

Malphus

Estão na pesquisa os livros do nwod, primeira e segunda ed. A Editora tem interesse na 4ed que deve sair mais pro final do ano que vem. Então os livros do aniversário de 20 anos ficaram de fora da pesquisa. Não que eles não pretendam lançar, mas a intenção não é começar com o old. Isso pode ser acertado depois, quem sabe. Coloca de observação lá na sua resposta, já é um indicativo pros caras ficarem de olho na edição comemorativa.

Leishmaniose

Olá,

Acho que é porque eles devem esperar a 4ª edição do Classic, Sandman, pra aí sim começarem as movimentações. :) Enquanto que com a 2nd do nwoD, eles já tem três materiais, indo pra quatro - seis, se contarmos o Demon e o Beasts.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Malphus

Exatamente.

IronMan

Olá pessoal. Bom eu não sei vocês sabem, mas pelo menos há dois meses caiu na rede uma tradução caseira do V20 em português feito por uma fã. Ele afirmou que levou 1 ano traduzindo e diagramando o livro e até mandou uma copia para a Devir que simplesmente não fez nada positivo ou negativo sobre o assunto. . Agora com esse livro traduzido e rodando na net como vai ficar o lançamento do livro físico? Pois duvido muito que a Devir ou qualquer outra editora vá investir nele agora que há uma versão não oficial traduzida e disponível na net. . Até mais
- Atualizado em

Marcinho

IronMan, não acredito que isso seja obstáculo pra nenhuma editora realizar tradução ou não, afinal quantos livros existem traduzidos não oficialmente pela net e nem por isso deixamos de comprar quando temos oportunidade? Se fosse por isso nenhuma editora faria mais lançamentos. Inclusive, os livros que acabam de ser lançados já ganham uma versão pirata na net, mas não conheço um fã que não prefira o livro oficial em mãos.
A exemplo disso, você deixaria de ter comprado seu seu livro físico oficial V20 (mesmo em ingles) por um pdf do mesmo? (e o pdf saiu poucos dias depois do lançamento)

PatrickPorto

Pessoal, que tal nós mesmos traduzir os livros?

Malphus

Patrick, o pessoal da editora deve estar fechando contrato com a onyx logo, logo. Acontece que o valor do dólar não esta bacana pra esse tipo de transação. A Onyx não é muito maleável na negociação, e o valor dos direitos de tradução não são nada baratos se comparar com outros títulos do mercado de rpg.

Dê um tempo pra nossa editora fazer o trabalho deles. Enquanto isso, nada impede que a comunidade traduza títulos por conta própria. Garanto que isso não vai afetar as vendas já que a própria editora deve fazer tanto os pdf's quanto os livros físicos do nwod. É complicado vocês dedicarem horas e horas traduzindo os livros e aí a editora traduz e imprime; logo vocês acabarão perdendo tempo com isso. Se forem traduzir alguma coisa, sugiro que foquem nos suplementos, materiais mais rápidos pra traduzir e que no mínimo vão demorar mais pra serem traduzidos por aqui, nesse caso, vale o esforço.

dgconti

Suspeito que essa editora misteriosa seja a new order editora

Carlos_Henrique

Suspeito que essa editora misteriosa seja a new order editora

dgconti
Estou esperando o meu Numenera, atrasado por sinal...

dgconti

Finaciamentos coletivos costumam atrasar tenha um pouco de paciencia, tenho certeza que vai compensar. a onyx path publishing tbm atrasou alguns kicstarts.
e o resto do pessoal aposta em quem colocar o WOD em destaque no Brasil novamente?


PatrickPorto

Por que a comunidade não pode ajudar a editora a traduzir? Seria um bom trabalho colaborativo.

Mestre

Acredito que a melhor forma de termos custo-beneficio seria fazer exatamente como a Onyx Path tem feito; Print on demand.
Acho que aqui teríamos benefícios nesse tipo de formato!
Seria legal se a editora que vai adquirir os direitos pensasse nessa possibilidade e também na formação de um grupo de apoio a tradução...acredito que essa seria uma excelente forma de aproximar mais o publico da editora.

dgconti

no USA sei que esse formato é popular, mas no Brasil não tenho noção do mercado de Print on demand.

Mestre

Pois é, também não sei como seria essa aceitação aqui, mas sei que é o formato mais barato que podemos ter em relação a custo-benefício...acho que uma boa campanha de conscientização da galera que curte mesmo RPG e quer ter livros, unido ao fato de livros com boas qualidades a preços acessíveis (sim, pq para eu ter qualidade estou comorando tudo direto do Drive Thru RPG e nenhum livro saiu por menos de 200 contos até agora), e incentivo a comunidade teríamos sim uma boa pedida nesse sentido...tiro pela minha mesa que tem 10 jogadores e todos querem os livros mas não aos preços praticados! 

PatrickPorto

Aqui no Brasil temos http://www.casadocodigo.com.br/ que trabalha com livros técnicos Print on demand.

Um projeto que nós podemos realizar é uma parceria com a Onyx Path para que os livros sejam disponibilizados no próprio Drive Thru RPG. Estamos falando de uma estratégia que diminuiria os custos da implantação de uma nova plataforma e uma valorização do que já existe.

Essa abordagem não dependeria da Devir, iria a favor do plano de negócio da 
Onyx Path e favoreceria o público em geral.

Hoje existem várias ferramentas para controle de mudanças, podemos usar algumas delas para acompanhar a evolução das traduções, ajudar na revisão e propor mudanças. Isso reduziria a duração do processo de tradução.













Malphus

PatrickPorto, a Onix Path não traduz para o português e não tem interesse nisso. Acredite, já tentei. Foi a primeira tentativa inclusive e eles refutaram completamente a possibilidade.

Sobre a impressão por demanda. Não vale a pena no BR. Pra vc's terem ideia, a Rocco e outras grandes editoras estão imprimindo tudo na China. O custo tem caído em torno de 50% em relação as impressões nacionais. Um bom exemplo é a Jambô, que imprimiu o Reinos de Ferro, todo colorido, na China. Aqui no BR este segmento esta enfrentando problemas a mais de cinco anos. Pod geralmente tem uma impressão controlada, mas com custo elevado. O negócio é mais lucrativo se a impressão vier de fora. Esses livros do Diablo 3 rolando por aí... tudo made in china; 50 tons de cinza? Made in China! É provável que esse seja o caminho, ainda mais com o Yuan caindo em relação ao dólar. Ao menos essa vai ser uma notícia boa pros Rpgístas.

Quanto a comunidade ajudar na tradução... acredito que seja possível conversar com o pessoal da Editora pra ajudarmos a definir alguns termos específicos, do léxico ou do sistema de regras, coisas que vão afetar toda a linha de um jogo, etc... mas ajudar na tradução inteira vai mais atrapalhar que ajudar - nesse caso, tenho pena do tradutor huahaua. Se quiserem ajudar com alguns termos de jogo, coisas que vão entrar na ficha por exemplo, isso pode ser conversado com a editora, acredito que pode dar certo, sim.
- Atualizado em

PatrickPorto

Maphus, minha proposta não era da Onix Path traduzir para Português, mas a Editora com a comunidade traduzirem e apenas disponibilizarem na plataforma da Onix Path. Hoje o Drive Thru RPG oferece filtro para livros em português, mas poucos títulos estão disponíveis.

Sobre a tradução, de forma geral é preciso disponibilizar os textos em uma plataforma, definir um vocabulário e um conjunto de regras. Não é fazer todo mundo meter a mão e ver o que acontece, é simplesmente propor, analisar e aceitar. A editora seria totalmente responsável pela diagramação que estaria fora desses termos. Estou aqui aplicando uma visão leiga, mas me baseando em processos semelhantes ao que ocorre em grandes projetos de software e de tradução comunitária de jogos.

Qual é o custo disso? Essa é a grande questão que sempre voltamos. Estamos sempre colocando nessa fórmula a Devir,  mas isso não tem haver com ela, o que deve entrar nessa fórmula é o público.
  • Quantas pessoas existem em uma comunidade sobre Mundo das Trevas?
  • Quantas pessoas podemos atrair para esse Hobbie com essa proposta?
  • Qual é o meu custo de produção?
  • Quanto cada um está disposto a pagar por um livro traduzido?
  • Qual será o retorno financeiro?
  • Como eu vou investir nesse mercado? 
Fazendo uma pequena analogia: O cinema não vende filme, vende pipoca. A editora precisará investir para ter um retorno financeiro sobre esse segmento, isso se dará através de eventos e acessórios. Os livros só deverão ser o ponto central desse investimento.
Todos os negócios possuem risco, o segmento de RPG não seria diferente.

Leishmaniose

Olá,

Bem, falando um pouco do que vejo de PoD, a Iniciativa Daemon, um grupo da comunidade do Face que tem feito material pro Trevas independente da Editora, tem utilizado o PerSe - até a Editora Daemon colocou alguns livros pra testar, mas como se envolveram com financiamentos coletivos de card game e livros infantis, não sei qual retorno obtiveram (o pessoal da Iniciativa Daemon diz que tem dado um certo retorno). Antes de entrarem no PerSe eles fuçaram todas as PoDs e viram que essa é a mais lucrativa - inclusive uma amiga minha que estava em um outro PoD migrou pro PerSe quando falei do site e ela disse que é bem melhor mesmo. Salientando que a comunidade da Daemon é muito menor que a do WoD (classic ou new), eu compararia à comunidade do Tagmar em tamanho e ainda assim tem tido um certo retorno, o suficiente pra pagar ilustradores e revisores. Só dando meus cinquenta centavos na discussão.

O ideal pra mim seria o Drivethru, mas o ship é pesado. D: Tem algum site de PoD chinês que esteja em inglês? :D Porque se houver seria uma alternativa bem viável, não só pra materiais do WoD, mas diversos outros.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Mestre

Não podemos nos ater a quantidade de jogadores que o sistema possui ou mesmo ao RPG, acho que jamais teremos a dimensão disso mas é um segmento arriscado..qualquer que seja a Editora que venha a deter e traduzir os livro ou suplementos deverá necessariamente investir em publicidade pq eu não conheço um jogador de RPG que se pudesse não compraria os livros.
Acabei de comprar o 2ª edição do Réquiem e me custou 225 reais e vou compra o básico do Werewolf e lá se vão mais 300 pilas pq o Dólar ta caro pra cacete...
Enfim, acho que deve-se investir de alguma forma de trazer os jogadores e fãs para mais perto e auxiliar na tradução ou montagem de plataforma de auxilio de tradução seria uma boa iniciativa.
Tudo bem que podemos não ter vantagem para o PoD com a crise que enfrentamos e se o negócio da China for mais lucrativo então que seja...bem não sei como estão as negociações mas acredito que assim avançamos... 

Malphus

Entendo as questões que o Patrick levantou aí. No início eu pensei nisso com alguma frequência.

A gente pensa em resolver o problema, e quer pensar em conjunto. Mas no final as coisas não andam por esse caminho, pois ainda é um negócio, e o negócio é das editoras. Quando eu comecei a entrar em contato com as editoras teve uma questão que ficou clara durante todo o percurso. Eles sabem quanto custa um livro, sabem a média de vendas, também sabem quanto vale a pena investir e quando, sabem os custos de tradução e de compra dos direitos de tradução, sabem como vendem os suplementos e como vendem os livros core, mas... não se sentem a vontade de compartilhar essa informação - talvez não devam mesmo. Eu senti essa barreira em relação aos números com todas as editoras, ninguém quer falar de números, e por isso não fui desagradável o suficiente pra insistir nesses tópicos come eles. Eu pessoalmente não me preocupo mais com números. Essa é uma coisa que a Editora deve se preocupar - deve mesmo -, e se dar essas informações a nós não lhes parece nada interessante, eu compreendo.

A onyx disponibiliza o texto pq estão lançando algo novo que passou por todo um processo de criação junto com a comunidade deles nos blogs semanais. Outro caso é uando o livro chega pra ser traduzido aqui. Ele já foi lançado lá fora com acabamento e tudo, podemos ver nos pdf's. A única coisa encomoda que as vezes acontece por aqui são os termos da tradução, isso os que pertencem ao sistema, nem me refiro ao corpo da narrativa do texto. Se deixarem a gente opinar nisso, ótimo. Se não deixarem, não é motivo pra choro.

Olhando para o mercado brasileiro que é pequeno e não costuma fazer kickstarters, tivemos a sorte de conseguir uma empresa competente que faz kickstarters pra assumir a linha. Só isso já uma vitória. Em vez de pagar 300 reais pelos livros vamos pagar de 100 a 150 em português. Eu não preciso de mais nada, e  ainda me coloco a disposição da editora pra dar um apoio.

O pessoal da editora disse que quer a participação da comunidade nesse processo, quer o apoio da comunidade... e tb conhecem esse tópico. Acho que a coisa começa nesse ponto: Qual é o apoio? Com certeza Marketing, acho que podemos fazer isso tanto na comunidade quanto fora dela. Nos pediram a pesquisa também, esta lá rodando. Se nos convidarem pra definir alguns termos, abrimos a discussão aqui.

Dgconti pediu aí se a comunidade esta disposta a apoiar uma editora que traga o nwod de volta. Eu não tenho dúvidas quanto a isso, a comunidade apoia, com certeza. Mas acontece que por aqui esta cheio de gatos escaldados hahahah... Depois de uns 2 anos tentando trazer os títulos de volta, o pessoal ficando um pouco pessimista, suponho kkkkk.

Vou tentar trazer alguém da editora aqui nesse tópico logo, logo. Acho que resolve.

Abraço a todos.

PatrickPorto

Usar o Drive Thru RPG como plataforma de vendas não necessariamente é usá-lo como plataforma de distribuição.

Mestre

Malphus, essa galera com quem conversas da editora tem acesso a esse Forum ou ao que estamos discutindo aqui? Pq acho que seria interessante isso...

Leishmaniose

Olá,

Mas isso não quebraria o PoD, Patrick? Porque a vantagem do PoD pra editora é não ter que imprimir X livros e correr o risco de manter encalhado X-Y. Então o livro é produzido no momento que é comprado, ao invés de ter custos de estocagem e de despesas de manutenção do produto que não é vendido. Um verdadeiro modelo Toyota de produção.

E com as pistas do Malphus, eu palpito que ou a parada é da New Order ou da Retropunk, porque são as duas que mais possuem foco na produção por financiamentos - não considero um financiamento o suficiente pra se definir que a editora tem esse foco de atuação.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Mestre

O nome da editora ta mais bem guardada com suspense que final de novela...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ciro_luna

Eu estou com o Leish. Acredito mais no PoD do que nas grandes tiragens. Infelizmente, nao adianta traduzirem, diagramarem e venderem apenas uns 10 exemplares. Por isso o crowdfunding se faz necessário, há um custo mínimo para que se tenha os direitos de traduçao e pelo uso das ilustrações que pode não valer a pena se os livros venderem e muito pouco no PoD.

ciro_luna

O nome da editora é algo pelo qual não estou tão curioso, na verdade. Desde que o trabalho não fique tão ruim quanto o das primeiras tiragens de cWoD da Devir, pra mim tá ok (e, sim, existe pior que a Devir. Alguém chegou a tentar ler a edição brasileira do Ars Magica?). O problema do cWoD com a Devir na edição revisada foi que os termos mal traduzidos já estavam no vocabulário dos jogadores brasileiros por tempo demais e mudá-los poderia causar um estranhamento muito grande. Os grupos de tradução do cWoD passaram por este dilema e optaram por usar os termos da forma que já eram conhecidos. Espero que a editora que pegue tenha que desarmar essa "bomba" faça boas escolhas quanto à questão.

PatrickPorto

Leishmaniose, quando falo em distribuição não me refiro a ter um armazém com 500 exemplares de cada livro, mas sim ter uma empresa especializada aqui no Brasil para impressão dos produtos. Os livros seriam vendidos através do Drive Thru RPG, mas a solicitação de impressão viria para a empresa responsável pelo PoD no Brasil. Se o produto é em português mostra para o usuário o preço e prazo de entrega conforme a "distribuidora" local, senão avisa que é um processo de importação. 

Leishmaniose

Olá,

PatrickPorto, o Drivethru funciona desta forma? Porque pelo que eu entendi quando li sobre o esquema dele, ele é quem cuida da produção toda, sem bancar o atravessador - por isso as editoras que além de disponibilizarem lá realizam impressão de tiragens costumam disponibilizar seus produtos já impressos em outros lugares, como site próprios. Foi por isso que o pessoal da América Latina correu pra sites locais em vez de tentar por lá, já que as gráficas que trabalham com o Drivethru são dos EUA (atendendo América do Norte) e UK (atendendo Europa). o.o Pelo menos é o que eu sei, por isso achei estranha essa "possibilidade".

Tu sabes exatamente onde eu posso encontrar o formulário do Drivethru que permite essa possibilidade? Gostaria de dar uma olhada, porque isso mudaria muita coisa aqui pelo Brasil, não só pro WoD. :D Procurei no Drivethru (demorei a responder porque decidi sentar e fuçar melhor por lá pra ver se encontrava antes de falar besteira por aqui, já que quando olhei há um ano atrás não tinha encontrado), mas só acho as partes que eles tratam que eles farão a impressão física (eu tinha até a impressão que era por isso que a WotC não colocou na lojinha do D&D lá os livros básicos da 5ª edição, assim como os próprios materiais do Reinos de Ferro só estão à venda em pdf e não em livro, já que a PP trampa com impressão por tiragem).

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

- Atualizado em

ciro_luna

Cara, pelo que entendi, DriveThru não é tipo MercadoLivre que só vende, eles se responsabilizam pela impressão e pela postagem, embora o envio seja por outra empresa. Vender livros PoD no Brasil pelo DriveThru significa que os livros seriam comprados em Dólar Americano e que o envio sairia exorbitantemente caro apesar do produto ser isento de imposto.

PatrickPorto

Vamos partir da hipótese que isso não exista, realizar essa adaptação através de uma parceira é mais barato do que adaptar o que já existe. Pois não haveria custo adicional de infraestrutura, desenvolvimento e manutenção. Essa é minha visão profissional sobre o assunto.

Leishmaniose

Olá,

Bah, eu parti da hipótese de que isso existia, devido ao seu post.

O Drivethru no geral trabalha com uma infraestrutura muito maior do que somente os livros de RPG, já que atua no campo de livros de ficção, quadrinhos, cards e até miniaturas. o.o Você acha que ela ia se envolver numa negociação assim sem dar suporte a toda essa infraestrutura? Com todo o mercado editorial brasileiro correndo pra utilizar gráficas na China? o.o Tipo, até a Red Box (confirmei em um e-mail na lista de discussão deles) está utilizando a gráfica da China, assim como a Jambô e livros de ficção já o vêm fazendo, como relatado anteriormente pelo Malthus. Ao meu ver, seria dar um tiro no pé por parte dela - ainda mais com o Brasil sendo conhecido como "buraco negro" lá fora por causa do nosso sistema de correios.

Por isso que o pessoal independente, que não pode recorrer à China, correu pro PerSe, como o Taliba da Iniciativa Daemon: http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1379523779344 E ainda assim, o PerSe pra mim tem um defeito que não mantém uma Biblioteca como o Drivethru faz, mas foi a única opção viável em sistema de PoD - e acredite, o pessoal saiu caçando e procurando bem um sistema de PoD que dê pra fazer o material de forma independente sem ter tanta dor de cabeça.

Mas como o Sandman (vulgo Ciro) bem mencionou, sem o financiamento coletivo as licenças, direitos autorais de ilustrações, salário de tradutores, revisores, diagramadores e "cositas mas" envolvidas no processo não se pagariam pelo PoD. O PoD é uma espécie de pós, quando todo o material já foi disponibilizado e a editora põe lá pra ficar de dinheiro pra cerveja de final de semana, já que a demanda não é tão alta assim.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

ciro_luna

Bem, eu não disse que o PoD não pagaria a tradução, as ilustrações e a editoração dos livros. O que disse é que tentar pagar isso tudo com o PoD é tão arriscado quando fazer uma tiragem de livros grandes e não vender. Digo isso porque, bem, a empresa teria que ter o capital inicial para comprar os direitos de tradução e produzir o livro e apenas depois rezar para conseguir vender o suficiente e cobrir pelo menos esse custo, isso sem falar em lucro. A WW (e acredito a Onix Path) era bem linha dura quanto às publicações. Uma das razões de Trinity não ter saído no Brasil foi a do livro ter tido que mudar te título (antes era Aeon Trinity, mas o desenho da MTV tinha os direitos) e eles removeram a encadernação da impressão original, fizeram encadernação de caderno e colocaram uma nova capa por cima. Uma gambiarra sinistra, mas quem quisesse publicar o livro ao redor do mundo teria que seguir as mesmas diretrizes. Por outro lado, eles já flexibilizaram também. Kindred of the East teve versão nacional mais barata de capa mole. Lobisomem 2a Edição teve ilustradores brazucas trabalhando nele porque os direitos das ilustrações eram muito caros para a Devir na época (na época, a WW ainda não era tão grande e nem tão exigente quanto a formatos). Enfim... Tem toda uma política de controle de qualidade da empresa detentora da propriedade intelectual que tem que ser atendida e que nem sempre é condizente com a realidade do país na qual a nova versão está sendo publicada, algo que pode encarecer o produto final (especialmente em tiragens PoD, que não são exatamente tiragens no sentido mais estrito da palavra) e inviabilizar a coisa toda.

ciro_luna

Bem... Isso foi pra explicar a necessidade de um crowdfunding. Ficou confuso, eu sei.

ciro_luna

Sobre a pesquisa, fiquei decepcionado ao ver que o cWoD ficou completamente de fora. Exigir que quem gosta do cWoD tenha que especificar de outra forma (uma diferente da convencional) faz com que estes jogadores acabem formando um número inexpressivo no resultado final, o que pode não condizer com a realidade.

Marcinho

Bom, a pesquisa sempre foi direcionada para o nWoD, que é o que mais tratamos aqui na comunidade e são os livros atuais em relação às publicações da Onyx.
Está nos planos da editora realizar algo para o cWoD, mas vai ter a ver com a coisa mais atual, como a 4ed que foi anunciada pela Onyx.
Por isso não havia motivo par incluir o clássico na pesquisa. Sacou o motivo?

Marcinho

Exatamente Lightbringer. :)

Malphus

O pessoal que é Fã do cwod precisa esperar sair a 4e. Os livros do aniversário de 20 anos ficam complicados, a Devir comprou o vampiro V20. Ninguém vai comprar os outros títulos e deixar a Devir com vampiro.

Nesse caso, observe que a primeira edição do nwod esta melada por conta da devir, assim como a edição de aniversário. A 4ed do cwod vai começar a ser discutida em 2016, nem sei se vai ter o vampiro a máscara 4ed lançado nesse mesmo ano. Então oq temos disponível? A segunda edição do nwod.

Considerando tudo isso, observe que não faria sentido colocar os títulos do cwod na pesquisa. O foco de publicação será a segunda edição do nwod. Os títulos da primeira edição edição que estão lá (mummy, geist, hunter, etc...) servem pra medir o interesse do pessoal nesses títulos, mas não esperem vê-los publicados com o formato da 1ed - pq a intenção é traze-los direto na 2ed, sem depender do livro básico da Devir que sempre esta esgotado.

A situação é essa aí... não foi preferência nossa tirar os títulos da cwod. Colocamos na pesquisa oq pode ser lançado. Não adianta medir o quanto os jogadores querem certos títulos que não tem possibilidade de serem lançados pela editora. A realidade é essa.
- Atualizado em

ciro_luna

Ok, Malphus. Tua resposta faz bastante sentido. Valeu! :)

Caesar

olá,

Estou acompanhando esse tópico, é meu primeiro post. Putz estou esperando o lançamento de VTM20 já faz anos e agora mesmo com a confirmação do lançamento pela Devir fico com o pé atrás. Quero dizer: acho que não vão lançar e que todo esse auê é propaganda da Onyx Path par vender material em inglês mesmo! Acontece que já tenho alguns títulos em pdf por que que não compensa importar o livro físico que é muito caro. Gostaria de ver W:tA, e Mage:the Ascencion  20 anos traduzidos para o português, mas acho que isso não vai acontecer.

Nessa situação, o que lançarem ( mesmo se for o novo mundo das trevas  do qual tenho muita desconfiança) - vou acabar comprando...

Mestre

Então no fim das contas só nos resta esperar mesmo, já na certeza de que o que vem por ai, seja qual for a editora brasileira que compre tais direitos, será os títulos do 2ª edição mesmo, o que particularmente me agrada muito haja vista ser muito fã do NWoD.
E qual é mesmo o nome da editora interessada? 

Marcinho

Mestre, ainda estamos (assim com todo mundo) esperando ela dizer que podemos soltar o verbo!! rs
Mas a demora toda é mesmo com a Onyx que demoram muito pra dar continuidade na comunicação entre eles e a editora.

Só nos resta aguardar mesmo, infelizmente.

Malphus

Os caras da Onyx tem o péssimo habito de não responder aos e-mails e outras mensagens com facilidade. Eu geralmente consigo resposta pq uso e-mail, fórum, as mensagens no site e até aquelas de kickstarter pra pentelhar, até que alguém responda. Mas é de se esperar que alguém que pertença a uma editora não faça o mesmo que eu pra conseguir respostas da Onyx. Esse é um dos motivos pelo qual o Guilherme sempre pedia pra eu tentar ver se me respondiam, pq ele n conseguia respostas tão rapidamente.

É esse o caso: a onyx demora meio século entre um e-mail e outro.

A essa altura do campeonato vc's não imaginam como isso me deixa irritado hauhau, mas n tem jeito, eles não passam outro meio de contato mais direto e aí ficamos empacados até que venha resposta. A Devir é complicada, mas a Onyx tb n fica muito pra trás quando a questão é responder e-mail's.

MarcioThrasher

Acabei de ler a notícia que a empresa sueca de desenvolvimento e distribuição de games Paradox Interactive comprou da CCP os direitos de tudo relacionado ao catálogo da White Wolf (incluindo os jogos de PC Redemption e Bloodlines, e o MMO que não saiu).

Até agora ninguém se pronunciou sobre a Onyx Path, mas isso pode afetá-los com certeza, dependendo da natureza do contrato deles com a CCP.

Alguém tem mais notícias sobre isso? Malphus, você que tá mais em contato com a nossa editora (não tão) secreta e com a Onyx Path, alguém já falou algo?

- Atualizado em

Marcinho

Tomara que essa notícia seja boa pra gente, Marcio, pois o projeto do MMO que tinha ganhado tantos fãs na espera, acabou ficando embargado :/

Sobre a editora, não sei ainda o que essa notícia pode repercutir (vou perguntar a eles se muda alguma coisa nas negociações), mas o que posso dizer que eles tiveram bom progresso até agora. Infelizmente (e isso está me corroendo por dentro) ainda não posso dizer o que está ocorrendo, mas estamos mais perto do que antes!!

Marcinho

Pelo - pouco - que vi, a Paradox Interactive é uma empresa de jogos eletrônicos. Acredito que nada vai mudar em relação aos jogos de mesa.

MarcioThrasher

Na verdade, pode mudar tudo sim Marcinho, porque eles adquiriram tudo o que é propriedade intelectual da White Wolf, incluindo os livros.

Mas aqui tem algo pra dar uma tranquilizada (mesmo que momentânea) nas preocupações: http://www.rederpg.com.br/2015/11/02/novidades-da-onyx-path-o-que-muda-com-a-compra-da-white-wolf-pe...

MarcioThrasher

EXTRA! EXTRA!

Acabou de ser publicada uma nota oficial da Onyx Path sobre a compra da White Wolf pela Paradox Interactivehttp://theonyxpath.com/a-pair-of-ducks-bought-white-wolf-monday-meeting-notes/

- Atualizado em

Marcinho

Massa Marcio. Eu li em algum lugar (acredito que na página do facebook deles), uma resposta que postaram para um fã nesse sentido. Eles responderam que nada muda em relação aos livros. Vou tentar achar para postar aqui.

MarcioThrasher

Sabe qual o medo que eu tenho disso? Da Paradox e a Onyx Path não se entenderem, ou a Paradox dar a louca e simplesmente não querer trabalhar com Onyx Path. Porque o Rich Thomas mesmo falou ali que a Paradox já montou uma nova White Wolf Publishing e já botou um cara pra encabeçar a parada. E a Onyx Path não tem direitos sobre nada do WoD, ela é só licenciada. Como ele disse, por enquanto tudo ok. Mas até os caras realmente conversarem e se acertarem, eu fico com o c* na mão. Mesmo os caras se conhecendo e sendo camaradas, as políticas internas de grandes empresas não se importam muito com isso. Mas vamos esperar pelo melhor.

Marcinho

Disso tudo, meu maior medo é alguma coisa disso tudo atrapalhar o andamento das negociações deles com a editora daqui do Brasil, pois um belo - apesar de lento - progresso já foi feito.

Até porque, como eles disseram, a Onyx vai continuar no mínimo com o que foi anunciado até 2016

- Atualizado em

dgconti

enquanto a opp estiver dando lucro, a paradox nao reverterá a licensas do won novo ou classico

Bartolomeu

Bom, enquanto isso, 2015 está chegando ao fim e nada de notícias sobre o V20 da Devir, que deveria chegar ainda nesse ano. Se realmente estavam programando lançar por agora, no mínimo deveria haver algum banner no site deles divulgando o livro... Pelo jeito, o V20 aqui vai ficar pra 2016 (como foi lançado em 2011, eu chamarei de V25 só pela zoeira, hehe).

Quanto ao V4, ao contrário do que foi dito pelo nosso amigo Strix, não será um relançamento do V20 com regras do nWoD. Ele vai continuar o metaplot da edição revisada de 1998 e os suplementos da época que apontavam a Gehenna, como o Tempo do Sangue Fraco. O V20 nem entrou na cronologia do cânone como uma nova edição porque foi uma compilação das edições anteriores (basicamente uma mistura de 3ª Ed., Guia da Camarilla e Guia do Sabá).

O V4 se passará num mundo pós-Gehenna, ambientado no século XXI, mais ou menos na época de seu lançamento, e com regras e mecânica atualizada, mas não necessariamente as do storytelling. Teremos então duas linhas de jogos distintas e autônomas: Réquiem e Máscara, que continuarão a ser exploradas. Me lembro bem que na época do lançamento de Réquiem a editora explicou que o mundo de VtM realmente havia se exaurido. Mas após 11 anos de Réquiem e o sucesso do V20, eles viram que o universo antigo ainda possuía muitos fãs fiéis, e um potencial comercial.

O próprio Richt chegou a dizer que à época do lançamento do V20 eles nem imaginavam em lançar um V4, e a edição de aniversário seria apenas uma edição comemorativa de um universo já extinto. O próprio V20, inicialmente, existiria apenas em edição de luxo e seria vendida somente para aqueles que fizeram reserva prévia e compareceram ao Grand Masquerade, um evento realizado pela White Wolf. Mas nos dias que se seguiram a demanda foi tão alta que resolveram lançá-lo no mercado. Diabos, a legião de fãs é tão grande que na verdade impulsionou até a V4, e agora está rolando um brainstorming online para as premissas básicas da nova edição...

Bom, eu estou no aguardo de novidades, tanto das 2 Ed. do nWoD quanto do V20 da Devir... Já o V4 sei que é algo pra se ver talvez daqui a 2 anos... isso em inglês.

- Atualizado em

dgconti

Bartolomeu, nos ultimos anos a Devir anunciava data pros lançamentos e não cumpria as datasprometidas e depois começou a fazer sem nenhum tipo de divulgação. assim como vc e muito aqui tenho duvidas se a devir trará esse titúlos do mundo das trevas ( novo ou velho) para o o Brasil. deve valer mais a pena comprar em inglês mesmo

Mestre

Quando eu comecei esse tópico a mais de ano atrás, foi justamente movimentado pelo 'sumiço' repentino e silêncio da Devir a respeito de quase tudo sobre WoD e NWoD e pelo que vejo não mudou em nada a respeito do comprometimento da editora para com os seus clientes;nem vou falar nada a respeito do atraso na publicação do V20 que será somente reclamar mais do mesmo....a Devir, no que diz respeito ao cenário de RPG para com os sistemas citados já está completamente exaurida, não espero mais nada dali.

Bartolomeu, quando eu falei que achava que o V4 seria uma rejeitará do V20 (eu sou o Strix tb...kkkkkkkk), era pq esse era justamente o meu medo; narrei o VtM por 13 anos e sei bem o problema que o sistema apresentava, de fato seria mais do mesmo....Hoje fico feliz em saber que estou errado quanto a isso, agora acredito sim que a mecânica do jogo será a do VtR já que ela agregou tudo o que os anos mostraram que estava errado ou prejudicava o jogo...

Bem, eu sou e serei um eterno fã do Vampiro, já estou jogando a 2°ed do VtR a 4 meses e todos os meus jogadores adoraram não somente a história como toda a mecânica; é claro que a Máscara sempre deixará fãs pois não somente a história mas fez parte da vida adolescente de quase todos nós em nossa vida de RPGistas.

Abraços e ainda esperando novidades sobre a editora brasileira....

MarcioThrasher

Eu li no blog da Onyx Path que a última coisa que eles tão se preocupando sobre o VtM 4th é em mexer nas regras, porque, segundo eles, quem joga VtM durante todos esses anos já tá acostumado com os pequenos defeitos nas regras e sabe contornar isso, mas haverão pequenos ajustes provavelmente.

Ou "seje": vai continuar dentro da tranqueira velha que é o Storyteller. 

Mestre

Pows...eu narrei VtM durante todos esses anos, o que não significa que gostasse daquelas regras....uma pena muito grande isso...maaaaas...pra quem gostar....

MarcioThrasher

Era meu sonho também que eles trouxessem o cenário pro sistema Storytelling. Além de integrar todos os jogos num sistema só, isso ajudaria MUITO a dissipar o preconceito dos "grognards" com o Storytelling, se pá até alavancaria as vendas dos jogos como um todo.

Esse também seria o único jeito de eu me animar e voltar a querer narrar no velho cenário que me é tão querido, mas desse jeito nem rola. Fico com meu Hunter: The Vigil que ganho mais, rs.

Marcinho

Ao contrário da maioria dos jogadores clássicos, conheci o RPG através do VtM, e ele ainda estará "no meu coração", mas após esses anos todos a evolução das regras até o nWoD deixou o Storyteller pra trás.

Alguns me crucificam, mas até a proposta do cenário, acho que o novo é mais condizente. Um jogo de terror, e não um jogo de política.

E isso não quer dizer que não gosto do clássico. Gosto sim, só não compraria mais. Aposto no novo.


Mestre, foi bom você postar que está esperando notícias da editora, pois isso me lembra de cutucar eles pra conseguir alguma notícia, rs. Volto a postar aqui com alguma novidade quando me responderem lá. Ou a mim ou ao Malphus.

Marcinho

MarcioThrasher

Parece que deu tudo certo nas conversas entre os caras, menos mal! =D

Só que só o fato dele ter mencionado o nome do Chuck Wendig já me deu um aperto no coração... Quando saí Hunter 2nd Edition meldelz, não aguento mais esperaaaaaaar!

Mestre

VtM sempre estará no meu coração pois fez parte de toda a minha adolescência junto com os meus amigos e sei exatamente o que é ser crucificado por entender que o NWoD era a concretização da maioridade do sistema...

Infelizmente houve brigas e desentendimentos no meu grupo e aqueles que não aceitaram bem o novo sistema se desligaram do meu grupo e montaram uma mesa só para VtM enquanto que aqueles que entenderam o meu ponto de vista a respeito de o VtR estar mais maduro e melhor representa a proposta do Vampiro de ser um jogo de terror, continuaram comigo...

Mas é isso...jogo que segue e vamos narrar....

Qualquer notícia estamos de olho....kkkkkkkkkkkkk

- Atualizado em

Bartolomeu

Eu não sei se V4 virá com a mecânica do storytelling, eu espero que sim, apesar de terem dito que vão "melhorar e atualizar" as regras, o que não significa necessariamente abandonar o storyteller. Comecei a jogar VtM em 2000, mas quando VtR chegou ao Brasil (salvo engano em 2006), meu grupo já havia se esfacelado por conta das rotinas da vida, faculdade, trabalho, namoradas (antes ninguém sabia o que era isso, kkkk), e por isso nunca cheguei a jogar o novo cenário.

Em 2013 surgiu o papo de voltarmos a jogar, e enquanto o projeto não engrenava de vez, a única coisa que ficou definida era que eu seria o narrador. Cogitei Pathfinder, mas eles queriam Vampiro, então comprei a 2a Ed. Brasileira de VtR, Lugares Misteriosos e até o escudo do narrador do VtR. Quando finalmente decidimos começar o jogo, o grupo que estava afastado há mais de 10 anos do RPG preferiu retomar o velho VtM. De lá pra cá tenho narrado VtM, mas ficou evidente o quanto o sistema estava clamando por atualizações. Outro dia demoramos quase 3h pra resolver uma situação de combate numa sessão que envolvia 2 jogadores e 3 oponentes, isso porque minhas histórias têm poucos combates. Por fim eu já estava meio que fazendo os NPCs "desistirem" da luta pra agilizar sua derrota.

Há alguns meses paramos de jogar porque o grupo teve que se reorganizar, uma jogadora deixou de frequentar, enfim. Vou aproveitar esse hiato para retomar com uma nova crônica e finalmente ingressar no VtR, agora que o grupo está menor e passará por uma reformulação.

É como o Mestre/Strix (kkk) e o Márcio Thrasher disseram, a linha Storyteller já trouxe muita diversão, histórias incríveis e mistérios, mas já teve seu tempo.

- Atualizado em

Mestre

Bartolomeu, recomendo que recomece pelo VtR 2°ed...Se as regras do sistema Storytelling já são boas, no segunda estão melhores ainda...posso afirmar que a mecânica está bem mais rápida e é mais real...Vale muito a pena.

Estou esperando a tradução pq infelizmente não são todos da minha mesa que sabem inglês...a gente ajuda como pode mas seria de grande ajuda para os jogadores.

PatrickPorto

Tem uma tradução aqui no fórum Mestre

Mestre

Valew PatrickPorto, meus jogadores acompanham este fórum e já baixaram e usamos tudo o que aqui a galera posta e faz, o que diga-se de passagem e de altíssima qualidade.

- Atualizado em

Bartolomeu

Exatamente isto que farei, Mestre. Como eu não estava por dentro de VtR desde o lançamento, só consegui entender a "bagunça" das crônicas originando as segundas edições do NWoD lendo este fórum e o fórum da Onyx Path. Já que retomarei, vou começar logo na 2a ed. (e diga-se de passagem, gostei do que li até agora).

Não comprei o módulo básico do MdT dois anos atrás porque não se encontrava mais nas livrarias (a Devir nem faz reimpressões), e quando eu já estava procurando o livro usado ficou definido que jogaríamos VtM, então deixei de lado. Pelo lado bom, vou iniciar direto na 2a edição.

O problema é que na minha mesa só eu e um jogador somos fluentes em inglês. Vou repassar o material traduzido que existe aqui para eles, mas no fundo seria bom mesmo se existissem os livros no nosso mercado para todos terem acesso.

Claro que reconheço essa cultura de muitos jogadores ficarem nos velhos jogos por comodidade. Um exemplo claro foi o do meu grupo que resistiu ao novo sem conhecer, ou o grupo do Mestre que chegou ao extremo de se dividir. Mas não se pode negar o peso do fato de a linha NWoD estar abandonada aqui no BR há muito tempo. Isso contribui para que os novos jogos não sejam conhecidos e a galera fique na linha clássica pela inércia.

Por exemplo, descobri este site no começo do ano, e de tanto o Márcio Thrasher e outros elogiarem Hunter: The Vigil, fiquei curioso e fui dar uma pesquisada, mas se não tivesse a iniciativa de vir aqui no fórum, no site da OPP e lido as reviews dos jogadores no DriveThru, nunca teria ouvido falar.

E assim retomamos o foco deste tópico... Sobre a editora misteriosa que está trabalhando para adquirir as outras linhas do NWoD da OPP. Pelo menos se o nosso nicho tivesse acesso às outras linhas que não o VtR sob custódia da Devir, já seria ótimo. Vamos aguardar e confiar.

- Atualizado em

MarcioThrasher

Bartolomeu, tu não és o primeiro que diz ter se interessado por HtV por causa da minha empolgação pelo jogo, e isso deixa muito feliz. Nunca cheguei nem a ler o antigo Hunter: The Reckoning, mas com The Vigil a paixão foi instantânea e fulminante! A linha é pequena e fechada em si mesma, dá pra jogar tranquilamente sem precisar nem ter lido os jogos-irmãos. 

Aproveito pra indicar a todos que leiam o suplemento Slasher, que trata de serial killers como antagonistas em Hunter, desde o tipo "comum" como Ted Bundy ou Jeffrey Dahmer, até máquinas sobrenaturais de matar como Jason Voorhees e Freddy Krueger, passando também por tipos como Dexter e John Doe. 

Slasher é, mesmo com seus pontos fracos, um dos melhores suplementos já lançados pra um RPG. E agora acabou o jabá de HtV, podemos voltar à discussão real desse tópico, rs.

- Atualizado em

Marcinho

Para manter vocês atualizados, uma mínima, mas valiosa notícia. A Onyx adiou as negociações com a editora brasileira até dezembro por conta das mudanças que aconteceram, mas o pessoal está otimista. Parece que as mudanças serão pra melhor!

MarcioThrasher

Se empolgação do Rich Thomas for indicativo de algo, com certeza vai ser pra melhor. Parece mesmo que a Paradox vai dar muito mais suporte à Onyx Path do que a CCP vinha dando (e qualquer coisa é melhor que nada, já que a Onyx Path tava fazendo tudo sozinha, na real).

Se a gente chegar a ter em português as 2nd edtions do Mundo das Trevas, Vampiro e Hunter, eu já dou pulos de alegria. Aí só vai faltar Promethean e Geist pra eu louvar a nossa editora secreta até o fim dos meus dias na Terra! hauhauahauhauha

Mestre

Bem, eu estou otimista pq pelo menos a gente tem idéia de que algo está acontecendo né...o que não podemos fazer é ficar sem respostas e na dependência de uma editora como aconteceu com a antiga detentora dos direitos...vlws galera!!

Soldado

Ola pessoal boa noite a todos jogo o mundo das trevas a algum tempo e estou completamente perdido com tudo que esta acontecendo alguém pode me resumir como andas as coisa com o o mundo das trevas no brasil quando sairá novos livros que historia e essa de segunda edição de todos os livros to meio perdido quanto mas eu leio mas confuso fico alguém pode meda uma luz ai?

Marcinho

Bem, Soldado, aqui no Brasil o Mundo das Trevas não vai bem faz um bom tempo. A situação hoje é a seguinte: Foram lançados os livros O Mundo das Trevas (Módulo Básico) e dois suplementos, Vampiro o réquiem (e alguns suplementos), Lobisomem os destituídos, Mago o despertar e Changeling os perdidos.

Parou por ai. A editora antes responsável pela linha no Brasil abandonou os jogadores.

Enquanto isso, lá fora, a linha cresceu, passou por uns testes com alguns lançamentos e acabou ganhando uma nova edição, melhorando todo o sistema e o cenário.

Nem todos os livros já ganharam essa 2ª edição. Apenas Vampiro e Lobisomem. Mas já estão previstos O Mundo das Trevas, Changeling, Mago, Promethean, Hunter. Outros já foram criados dentro dessas novas regras, como Demon e o mais novo Beast. Ao que tudo indica, todos os livros vão ganhar uma edição nova, mas esses foram os anunciados.

Hoje, aqui no Brasil, há uma outra editora em negociação com a Onyx tentando trazer novamente a linha pra gente. E vendo o cenário do jeito que está, optaram por trazer direto a 2ª edição, pois assim vai poder acompanhar os lançamentos da Onyx praticamente simultaneamente.

Em resumo é esse o cenário.






Soldado

Poxa muito obrigado deu uma boa esclarecida e qual e a editora q trara os livros para o brasil?

Marcinho

Infelizmente eles pediram pra segurar essa notícia até que toda negociação esteja concretizada.

Malphus

Dezembro de 2013. Janeiro de 2016. Ainda vamos lembrar muito destas datas.

MarcioThrasher

Eita lasqueira, será que vem anúncio oficial por aí? 

Mestre

Eita!!! O que teve em Dezembro de 2013? Minha memória já não está me ajudando muito....uhauahuahuhahau

Marcinho

Dessa vez nem eu lembro kkkkk

Mestre

O nome da editora brasileira que está negociando está mais bem guardado que final de novela...uahuahuahuauahauahuahuahauh

Marcinho

Não tive contato com eles nesse final de ano. Provavelmente Malphus falou com eles, vou perguntar :D

MarcioThrasher

Dezembro de 2013 foi a data do lançamento da segunda edição d'O Réquiem, ainda sob o título de Blood and Smoke.

Drakon

Talvez seja a fundação da Editora?

A New Order que eu lembre surgiu em 2013, e pelas conversas pode ser a mais provavel editora.


Soldado

oq aconteceu em janeiro de 2016 nao to sabendo

Mestre

Até agora não aconteceu nada...ou pelo menos nada muito significativo.

Carlos_Henrique

Está acabando o mês, espero que ainda de tempo de termos novidades! :)

Carlos_Henrique

Agora tivemos uma nova entrevista que mudou o panorama das coisas, CoD se sair do papel será com pouquíssimo material e o MdT antigo conseguirá ter bastante lançamento já que está abarrotado de material antigo?

Mestre

Não entendi...

Leishmaniose

Olá,

Não, não. O material do CoD continuará sendo feito pela Onyx Path. O que ele disse na entrevista é que o CoD não terá suporte para outras mídias, como jogos eletrônicos, animações e tudo o mais - algo que ele pretende fazer pro WoD. E ele se manifestou tão mal que praticamente todos os autores de RPG famosos criticaram a postura dele de ter falado mal da WW e da OP. Até o Pramas que costuma ficar na dele quando rola tretas soltou tweets sobre o assunto.

E pra quem não leu:

https://nwodbrasil.wordpress.com/2016/02/16/novidades-da-white-wolf-para-o-mdt-e-o-cofd/

E a "correção" das palavras dele, soltadas hoje, após ele ver a caixa de maribondo em que ele mexeu.

https://nwodbrasil.wordpress.com/2016/02/16/esclarecimentos-do-diretor-da-white-wolf-martin-ericsson...

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose



MarcioThrasher

Leish, quem é esse tal de Pramas?

E como eu falei lá no grupo da REDERPG no Facebook, parece que pro Martin Ericsson o CofD gera ao menos lucro o suficiente pro pessoal da Onyx Path continuar trabalhando na linha, mas não é rentável o bastante pra ganhar mais atenção, como um investimento em marketing e, talvez, até uma pequena tiragem de livros pra ver como os jogos se saem no cenário atual do mercado de RPG. Mas a vaca sagrada e datada dos anos 90 terá todo o apoio, amor e carinho por parte da Paradox. 

O cara é uma baita viúva do (o)WoD, assim como toda a equipe que ele reuniu pra manejar os espólios da WW, e vão produzir material pras outras milhares de viúvas ao redor do mundo. Um bando de saudosistas que preferem se apegar a um cenário que antes de seu fim oficial já não tinha mais nada a oferecer, e eles vão tentar ordenhar essa vaca exangue ainda mais. Todo o meu respeito à equipe da Onyx Path, porque foram eles que, além de produzir excelentes jogos só com o apoio dos fãs, também mantiveram a marca da White Wolf viva até hoje. Se não fosse eles, esses senhores da Paradox não teriam produto nenhum pra explorar.
- Atualizado em

Leishmaniose

Olá,

É o cara da Green Ronin (Dragon Age, Game of Thrones, etc.).

Nada. O pior é que pelo que ele deu a entender, os livros serão o mesmo material do Guia do jogo eletrônico, apenas com as regras de adicional - que serão iguais às do jogo eletrônico (sabemos que não dá pra emular bem as regras do Story em pc). Regras essas, aliás, que sairão dos "eternos anos 90" e dos "baldes de dados" e visarão uma maior comunhão entre os jogos eletrônicos e os RPG's.

Estou vendo o mesmo filme da compra da Wizards pela Hasbro - e hoje a Wizards tem 12 pessoas em sua equipe porque a Hasbro descobriu que RPG não dá dinheiro como os brinquedos dela dá. HAUHAUAHUAHUAHAUHAUAUAHA!

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

MarcioThrasher

Ele falou que "as edições futuras vão mover o cenário, o mythos, a metaplot e as mecânicas quase uns 15 anos pra frente até os dias de hoje". Isso quer dizer que ele tem planos pra vários livros, alem da mudança nas regras. 

Tenho até medo da merda que eles vão fazer. Se não deixaram o sistema mais parecido com  o Storytelling, sabe-se lá que vão inventar. Mas se eles mexerem demais, vão afastar as viúvas que são o público-alvo deles, justamente a galera que torceu o nariz pras mudanças quase que cosméticas feitas nas regras na 1e de Chronicles of Darkness (em comparação com as mudanças bem mais acentuadas da 2e).

Alguém fez alguma matéria sobre a repercussão negativa dessa entrevista e o que o pessoal lá fora falou sobre isso? Eu gostaria muito de ler.
- Atualizado em

Leishmaniose

Olá,

Eu vi o tweet do Pramas, vi alguns tweets de uma galera brazuca e soube dos comentários da Evil Hat e de outros autores através de conversas de wp. Mas não soube de alguém que tenha feito alguma notícia sobre o assunto a ponto de reunir as palavras do pessoal que criticou. o.o

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

MarcioThrasher

E sobre a nossa editora secreta, alguém tem notícias?

P.S.: Nota mental pra eu nunca mais postar ou responder nada nesse fórum através do celular. Auto-corretor e auto-preenchimento e espaçamento de palavras podem ser uma merda LOL

Marcinho

É, Marcio, eu tenho receio de ficar postando mais coisas e soar como só desculpas. Mas você falou algo que me chamou atenção sobre o pessoal não ligar muito pro CoD - "parece que pro Martin Ericsson o CofD gera ao menos lucro o suficiente pro pessoal da Onyx Path continuar trabalhando na linha, mas não é rentável o bastante pra ganhar mais atenção, como um investimento em marketing e, talvez, até uma pequena tiragem de livros pra ver como os jogos se saem no cenário atual do mercado de RPG."
Só que a maior dificuldade da nossa editora aqui, pelo que nosso contato deu a entender é por parte da própria Onyx. Ao que parece, realmente eles não dão importância à linha a ponto de praticamente dificultar o lançamento em outros países.
Ainda por cima, eles (a Onyx) não investindo em publicidade, piora tudo pra linha. Acho que eles mesmos estão sendo o "freio" da linha.
E esse negócio de deixar o RPG igual ou mais próximo dos jogos eletrônicos, sinceramente, é uma merda. RPG de mesa é uma coisa, RPG eletrônico é outra. Foi justamente isso que me fez parar no D&D 3.5. Pois as edições posteriores queriam deixar o sistema como um vídeo game.

MarcioThrasher

Então Marcinho, mas o problema também é que a Onyx Path não tem dinheiro. Pra lançar um diabo de PDF ela precisa fazer Kickstaster. E eu tô falando de mídia digital, que não custa uma fração do que custaria de milhares de cópias de livros físicos com mais 300 páginas cada, coloridos, capa dura e com papel de qualidade. Os caras não têm caixa nem pra pagar autores, artistas, diagramadores e o caramba sem a ajuda dos fãs.
Se pra fazer PDFs eles precisam de ajuda monetária dos fãs, é óbvio que eles não têm 1 centavo furado pra investir em marketing. 

Agora, quem tem dinheiro e é dono da propriedade intelectual com as quais a Onyx Path trabalha, também não tem o menor interesse em promover esses produtos. O Martin deixou isso bem claro nessa entrevista dele. Ele tá cagando e andando pro CofD, a Onyx Path que lide com essa marca e boa noite. E isso é triste pra caramba.

Agora, sobre a Onyx Path também não parecer se importar com um licenciamento de tradução, acho que eu imagino o porquê. A Paradox certamente é dona de tudo que não seja criação exclusiva da Onyx Path (como o Beast, o Deviant que está por vir e talvez alguns suplementos produzidos por eles). As licenças pra tradução d'O Réquiem, Os Destituídos, O Despertar e etc,com certeza têm que passar pela aprovação da Paradox. E, certamente, o dinheiro também vai pra Paradox.

Se a coisa for mesmo do jeito que eu tô pensando aqui, até dá pra entender esse desânimo deles. Mas é uma pena, infelizmente. O que não dá pra dizer é que os caras não batalham pelo CofD, porque qualquer outra empresa na mesma situação deles por todos esses anos já teria desistido de lançar material novo há muito tempo. Os caras amam o cenário sim, mas certas coisas são de abater qualquer um.
- Atualizado em

PatrickPorto

Manchete do Jornal: Liga extraordinária da comunidade fracassa, não haverá tradução dos materiais existentes.

Marcinho

Realmente é triste pra nós que jogamos. Como você falou, eles devem amar o cenário realmente, mas com tudo isso quem sofre somos nós. E aqui nas terras tupiniquins sofremos em dobro.

Patrick, ainda não fracassou. Apesar da demora infinita, a última palavra da editora que busca tradução dos livros ainda é de que estão em negociação.

É que a nossa editora fala por email e a Onyx responde por carta. (isso é uma analogia, ok? rs)

Mestre

Galera, É uma pena ver um cenário tão próspero e um sistema tão maduro como o do CofD não dar certo. Entendo que o público alvo, ou as viúvas(gostei dessa analogia), que são quem fazem a rentabilidade do jogo dar certo, tenha sido decisivo para o "pseudo-fracasso" do sistema, afinal livro sem leitor ou comprador não é nada. Quem gosta de um sistema gosta e quem não gosta não gosta, ponto; forçar os jogadores a engolir um sistema goela abaixo só piora as coisas e uma algo que não podemos esquecer é que por mais que amem RPG de mesa(e sim, pra mim RPG é de mesa), ambas empresas que detém os direitos de publicação, ainda sim são empresas e devem dar lucro. Se não estava acontecendo então era mais do que óbvio que algo mudasse. Tenho um amigo que diz que essas viúvas são revoltadinhas pelas histórias e não pelo sistema pq o sistema do CofD é incomparavelmente superior e mais maduro. Quando anunciaram o rompimento entre os sistema de forma independente, acreditei que essa seria a solução, mas pelo visto me enganei pq a sensação que tenho ao ver e ler tudo isso é que sim, alguém está trabalhando nos bastidores para o fim do CofD. Amo o OWoD, minha adolescência foi nele durante 14 anos, mas como narrador, não posso negar a superioridade do CofD e se tiver de escolher algum já o fiz....uma pena que tenha que ser assim. Quanto a nossa editora misteriosa, em face do que tem ocorrido, acho que não vamos contar com nada para esse ano....pelo menos não vejo nada nesse sentido no horizonte.... Abraços galera, 0/

MarcioThrasher

Mestre, vou te dizer que já vi muitas(os) viúvas/órfãos do Storyteller reclamando até da Defesa passiva no sistema de combate do Storytelling e da retirada da jogada de absorção de dano, que sempre foi um troço que causava situações absurdas como o "soco de festim".
Pra quem não sabe, o "soco de festim" acontece quando um infeliz tinha trocentos sucessos na jogada de ataque de um soco, depois mais vários sucessos na jogada de dano e o outro infeliz que tomou o soco vai lá e absorve tudo com uma jogada de Vigor (+Fortitude).

Vendo por aí, você já nota que o problema não é só a ausência do metaplot "massavéio" que tinha n'A Máscara. Os caras não gostam de mudança mesmo como um todo, e preferem um diabo de um sistema truncado e um cenário datado permanentemente nos anos 90 por causa de saudosismo.

Marcinho

Se algo pode se dizer "sorte", é que, pelo menos da 1ed, tem muito material (que não veio pra cá) e que não seria difícil fazer adaptações para a 2ed (no caso, dos suplementos), dada a criatividade de quem joga.
Então como aqui no Brasil ainda estamos anos em atraso do que foi lançado, pelo menos pra gente teria coisa pra ser vista.
E assim, no final das contas, caso não haja nada no nosso horizonte, voltamos aos tempos antigos, juntando um grupo, traduzindo, diagramando e disponibilizando PDFs com traduções não oficiais. Cada grupo imprime e encaderna (ou joga com os livros abertos em tablets) e assim seguimos.

Marcinho

Marcio, kkkkkkkkk esse soco de festim me lembra muito outro absurdo, mas no mesmo pensamento. Um cara atira com uma pistola e tem muitos sucessos, acima de 5 (que é considerado um sucesso extraordinário). Vamos dizer que o defensor até tem direito a esquiva mas não consegue nada. Na hora de rolar o dano nenhum sucesso foi alcançado. Quer dizer que o cara tomou um tiro ultra certeiro e não sofreu nada de dano?
kkkkkkkk

MarcioThrasher

Bem lembrado, Marcinho! O Storyteller é mesmo um sistema ruim pra cacete, pqp heauheauaehaeuhae

Mestre

Galera, é um absurdo maior que o outro...Márcio, eu narro o NWoD desde 2005 e pqp pra quem narra é uma diferença absurda em todos os sentidos...mas acredito que essas viúvas não gostem mesmo só pelo não gostar...metaplot's são melhores, crossover permitido já que o sistema é integrado e não ficar na dependência do Narrador-Deus que tinha que inventar regras onde havia lacunas... Galera sente falta é das histórias...só que o que não sabem é que o NWoD nesses 12 anos já tem seus próprios personagens e histórias.... Sou apaixonado por Vampire e é o que eu narro desde sempre, sempre ensinei e ensino jogadores novos até hoje a aprenderem que estamos interpretando monstros, quem jogar é pq gosta do natureza da monstruosidade e o psicológico que vem junto, e não "super-heróis" que era o que existiam na Máscara por exemplo, com super poderes e tals.... Tenho uma mesa que já dura 10 anos e de lá pra cá só nos adaptamos ao que saiu de melhor, e agora ao CofD, jogamos com os livros em inglês e quem sabe inglês ajuda quem não sabe...da galera mais antiga ninguém quer voltar para o antigo sistema, mas sei que somos a minoria no contexto geral...Estamos agora comprando os livros todos em inglês assim que são lançados...Como disse, fizemos a nossa escolha!! Abraços galera,

dgconti

modificaram a parte de rpg do site da devir, com execeção das fichas do mundo das trevas e vampiro o requiem, e dos velho mundo das trevas não existe mais nada da white wolf no site da devir.

Carlos_Henrique

Será que agora teremos noticias boas?

Malphus

O processo é lento, mas esta rolando.

Onyx esta avaliando o material que a editora já publicou aqui no BR a fim de verificar a qualidade das edições que são produzidos aqui. Os livros foram enviados pra Onyx e agora já devem esta nas mãos da Rose. É normal a Onyx pedir isso, eles pediram até pra Devir quando venderam os direitos autorais pra eles, lembro disso pq o pessoal da Devir comentou comigo bem no início das conversas que tive pra retomar as publicações.

Faz uma força galera. Vai rolar!

Drakon

Na real os RPG Indies, lá forá são grandes é que no Brasil nunca foram muito populares por não serem publicados

Marcinho

O que é RPG Indies?

MarcioThrasher

RPGs indies é uma nomenclatura dada a jogos independentes de empresas menores, normalmente com um foco mais "narrativista" ao invés de "gamista" (maior foco na construção de uma história em conjunto do que com estatísticas de jogo e rolagem de dados). Em muitos deles não existe a figura do Mestre, com o jogo funcionando em narrativa compartilhada.

Exemplos desse tipo de jogo publicado no Brasil são Dungeon World e Fiasco, mas tem muitos outros.
- Atualizado em

Marcinho

Valeu Marcio, não sabia que esses jogos tinham essa nomenclatura. A verdade é que eu nunca tinha ouvido falar nesse termo.

MarcioThrasher

Eu também desconhecia completamente. Só sei porque nós últimos dois anos voltei a me envolver com comunidades de RPG nas redes sociais, seguir páginas, ler notícias e matérias, etc. É o tipo de informação que a gente não vê em fóruns como esse, que tem um foco bem específico. 

Drakon

A colocação do Marcio está correta. Os Indies tambem usam sistemas diferenciados para rolagem.

Ribs_Bacs

Chances de o CoD virar indie?

MarcioThrasher

Chances de o CoD virar indie? bacala
Já é, rs. Quem leu alguma das segundas edições lançadas pela Onyx Path sabe, e isso não é uma coisa ruim.

MarcioThrasher

São autossuficientes e não são. Ainda não li o livro básico do CoD, mas o que os outros livros sempre indicam é que o livro básico detalha muito mais as regras gerais que servem pra todo mundo, logo ele se faz sim necessário, ao menos pro Narrador. 
Mesmo assim, acho que dá pra lançar O Réquiem primeiro tranquilo, mas faria mais sentido lançar o CoD primeiro.

Marcinho

Segundo o nosso contato na editora que está a frente disso, eles querem ver primeiro se vai dar certo o lançamento da linha, então vão publicar primeiro o Réquiem sim, pois é o título de maior aceitação (resultado daquela pesquisa que fizemos) e depois sim, lançar os outros. A grande vantagem dessa segunda edição é exatamente ser auto-suficiente, Morningstar.

Marcinho

Marcio, mas o CoD já foi finalmente lançado completamente lá no Tio San?

MarcioThrasher

Já sim, Marcinho. Tá disponível em pdf e POD no DriveThruRPG já faz mais de um mês, acho.

Marcinho

Massa Marcio!! Com a demora da Onyx nesse título eu tinha deixado de olhar kkkkkk

dgconti

não é obrigatorio o cod. para narrar vampiro o requiem 2 ed vc so previso do livro do vampiro,  pelo menos é isso q diz na capa do vampiro e dos livros da 2 ed.

IronMan

Olá pessoal

Bom. É não tão necessário como a da edição anterior, mas na minha opinião seria legal ter o básico do CotD em mãos para entender melhor o sistema da 2a edição. 😉

Até mais.

Marcinho

Não só o sistema, quanto o cenário em si

Mestre

Bom dia pessoal,

Eu narro já faz alguns meses o 2ªed. e ele é quase que totalmente autossuficiente...você pode sim jogar somente com ele, criar cenários estendidos, antagonistas, PCs e NPCs somente com ele sem problema algum; o que 
o CoD trás de fato são somente algumas regras avançadas para deixar seu cenário e PCs/NPCs mais personalizados, únicos em vários sentidos...
Eu achei essa autossuficiência muito boa pois evita o gasto exacerbado de dinheiro com uma série de livros...e o melhor é que logo no primeiro capítulo do 2ªEd do Réquiem vem dizendo quais os livros que podem ser utilizados como complemento, tipo os clanbooks ...
Por isso acho que faz sim todo o sentido de fato traduzir primeiro o Réquiem, que é o mais conhecido, como forma de experimentar o cenário pelas bandas daqui.

Abraços aeeeeeee.... o/

Marcinho

Mestre, esses livros que podem ser usados como complemento, eles citam da 1ed?

MarcioThrasher

Sim, são todos da primeira edição, Marcinho. Acho que tá no cronograma da OPP lançar novos livros de clãs e coalizões pra adequar tudo ao cenário modificado dessa segunda edição, mas enquanto isso toda a referência de material que eles fazem são de livros da 1ed. 

Mestre

Sim Marcinho,
Logo no início do livro ele fala quais os livros do 1º Ed. que são suplementos para o 2ª Ed.; os clanbooks, God - Machine, WoD e o Damnation City...tudo está na página 09 do livro...
Lá na parte que explica a criação de novos Rituais e Milagres para o Circulo e o Lancea, o livro diz para usar a regra do Blood Sorcery já que o Rulebook não informa como fazê-lo.
Minha interpretação, inclusive na mecânica no jogo é que esses são os únicos suplementos "autorizados" para o 2ª Ed.

MarcioThrasher

Sem esquecer do Requiem for Rome (e, por consequência, Fall of the Camarilla), talvez o livro mais importante pra segunda edição do Requiem. 

Mestre

Verdade Marcio uma vez que toda a base do cenário para o Réquiem está lá, entretanto o 2ª Ed. não cita esses suplementos em ponto algum do livro, o que eu considero uma pena.
Estou aguardando essa revisão de novos suplementos como os livros das Convenções, clanbooks e o próprio Requiem for Rome atualizado para o 2ª Ed.

Marcinho

Hummm... vou olhar o livro pra ter essa noção. Valeu a informação gente!! :)

MarcioThrasher

Mestre, o Requiem for Rome é citado na página de créditos do livro, onde eles agradecem à equipe criativa de RfR pela inspiração que ele foi pra formulação da nova edição do Requiem. 

Mestre

Sim, é verdade...entretanto falo a respeito da consulta como referência de regras avançadas para o Roleplay...

MarcioThrasher

Galera, vim só contar pra vocês que eu fui gentilmente convidado a escrever sobre o nosso querido Chronicles of Darkness no blog Livro dos Espelhos, que a maioria (senão todos) aqui devem conhecer. 
Antes o blog falava quase que exclusivamente do antigo Mundo das Trevas (especialmente Mago), mas agora rolou uma reformulação editorial e o escopo se abriu pra outros sistemas e cenários de RPG. Vou fazer o que estiver no meu alcance pra divulgar e, com sorte, atrair o interesse das pessoas pro CofD, e quem sabe assim a gente ter uma base de fãs maior pra trazer o cenário traduzido pra cá.
Assim que sair o primeiro texto meu lá eu divulgo aqui, mas já digo que vai ser bem introdutório e não vai ter nada que a galera aqui já não saiba, rs.
Era isso, valeu!

Marcinho

Valeu Marcio!
Isso ae, o importante é expandir :D

Mestre

É isso ai meu brother...conte com o nosso apoio!!

MDSS

ah, tava justamente procurando saber se tinha o CofD traduzido em algum lugar... parece que as traduções ainda podem acontecer então. Vem cá, e quanto a Devir? a primeira página disso aqui é de 2014, dois anos depois eles ainda não publicaram nada de novo?

Mestre

MDSS, cara a Devir não vai mais traduzir nada a respeito do WoD, a galera aqui está negociando com outras editoras brasileiras os direitos de tradução que tem avançado mas é um caminho meio tortuoso esse então demora assim mesmo.
Fica acompanhando aqui o tópico que sempre alguém posta alguma coisa a respeito de como andam as negociações com a nossa editora misteriosa, agora quanto a Devir, desencana que esse fantasma já era!! auahahuauuauauhahahauhu

MarcioThrasher

Alias, a Devir deveria abandonar o mercado de RPG de vez. Pelo que eu vi no site, atualmente eles só publicam o Um Anel e Pathfinder agora, e eu tenho muita pena dos fãs de Pathfinder por causa disso. Primeiro porque Pathfinder tá aí desde 2009 e a Devir nunca vai dar conta de dar suporte pra um jogo tão inchado de suplementos como esse, e segundo porque Pathfinder tem um sistema muito bugado e com regras saindo pelo ladrão, seguindo a boa tradição de D&D 3.5. A galera devia é aprender inglês e ir jogar D&D 5.0 xD

Mas posso dizer uma coisa: se a negociação com a OPP der certo e a editora secreta for a que eu tô pensando, a galera aqui da comunidade vai ter alguma voz na tradução, ao menos com a consulta de alguns termos e coisas do tipo.Vai ser bom pra todo mundo ^^
- Atualizado em

Leishmaniose

Olá,

Eu particularmente acho que a Devir já tirou o carro fora há muito. Ela só está publicando o Pathfinder por causa do boardgame (que já foi tachado como terrível devido aos erros crassos de tradução e até de regras no jogo) - faz parte do contrato do PF boardgame a responsável publicar o RPG, assim como antes a Devir publicava D&D por causa do Magic. Não tenho certeza porque a fonte que me falou não é tão confiável, mas parece que o modelo do Um Anel é na mesma vibe (de traduzir os materiais de boardgame).

Se a voz na tradução for a que eu estou "penzando", faço voto pra que estejas certo em teu palpite! :D

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Mestre

To me sentindo parece marido traído... Todo mundo fala dessa editora secreta e só eu não sei qual é! 😭

Drakon

Mestre em tese eu acho que pode ser a New Order.

Ela é uma editora recente deve ter uns três ou quatro anos no mercado e acostuma com crowfunding no Brasil, publico por esse meio Yggdrasil (RPG com a temática de se passar na Escandinávia nos seculo IX e X). A qualidade do livro é ótima e ainda colorido, alem de ser muito semelhante ao original, e não haver muitos erros de tradução.

Outro que eles trouxeram para o Brasil foi o Numenera (RPG de ficção cientifica passado na Terra daqui a um bilhão de anos, em uma sociedade que vive no meio de maravilhas tecnológicas, mas não sabem usa-las) que pelo que vi das artes e comparações está com a mesma qualidade do original. Infelizmente por alguns problemas eles atrasaram sua publicação, mas pretendem entregar esse mês ainda.

Mais um deles foi o 13º Era (RPG medieval com um sistema que mistura a terceira e quarta edição de D&D) tem uma ótima qualidade de tradução e na impressão.

O ultimo que foi publicado foi A Lenda dos Cinco Anéis (RPG de samurais, bastante popular lá fora) quem tem toda uma qualidade excelente de tradução e impressão. E lançaram um suplemento para o mesmo sendo que ele foi lançado ano passado e deve ser entregue esse mês. Uma observação foi que nesse caso foi publicado sem depender de financiamento coletivo.

Além de ter uma tradução em andamento de um jogo com o mesmo sistema que o Numenera, chamado de The Strange com uma proposta diferente do Numenera.






Mestre

Drakon, depois de 5 anos finalmente alguem me deu um nome!!!! Conheço essa editora e já vi algumas obras, inclusive já li o Numenera e gostei do que vi, só não vi o original em inglês então não tenho meios de comparação, mas se VC esta falando que ficou muito parecido então ta valendo.... Sei que nesses anos esse tópico aqui já foi mais do que amplamente discutido mas nunca é demais falar: seja qual for a editora, o sucesso da mesma para com o público, mas do que evitar erros grosseiros de tradução, acredito que depende da forma como a mesma deva aproximar a gente, o conpardor do processo de tradução, haja vista que se participarmos é quase certo que comprarem os o que for publicado. Sei que há problemas de mercado, logística e tradução e tal, mas meu medo é saber se uma editora tao nova terá cacife para entrar em um nicho de mercado que é tao incerto e dividido como é o meio RPGístico; de qualquer jeito espero muito mesmo que tudo de certo nessa negociação e em fim tenhamos uma editora a quem recorrer e ajudar na difusão dos nossos jogos.

Drakon

Eu também não tenho o físico mas vi uma comparação do original é o traduzido do numenera. Das editoras de RPG atuais a jambo já foi discutida e levou a um beco sem saída. A retropunk ficou bem menor nos últimos anos. É não há outras editoras de grande porte de RPG no Brasil q não a própria new

MDSS

em último caso a própria comunidade aqui poderia montar uma empresa e comprar os direitos de tradução na vaquinha mesmo :v (alguém faz as contas de quantos anos de doações a gente ia precisar juntar pra conseguir isso)

Mestre

Hauahauahauahuahuaahuahuahuah....pra fazer coleta com os meus amigos de mesa pra comprar um livro a gente leva quase 6 meses pra acertar tudo, imagina montar uma editora....mas fica a dica né... Vai que!!! Drakon, falando assim entao é mais certo mesmo que seja a New....nem estava sabendo do papo da Jambo!

Drakon

Foi um dos primeira papos lá no inicio desse tópico. A questão é que a OP não aceitaria uma empresa que ainda não publicou nada, como já foi comentado aqui ela analisa a qualidade da publicações das tradutores. Mas tem pessoal traduZindo o material aqui no fórum. O vampiro ta no quinto capítulo faltando um total de 100 paginas, mas acabei ficando sem tempo para continuar ela.

E esqueci de comentar que a New Order já publico mais um que era o Crônicas um RPG financiado pelo catarse, mas que a editora que ia publicar teve problemas e os escritores que são daqui publicaram com eles, e devo dizer que tem umas artes muito iradas.

Quiserem eu posso depois postar umas fotos do material da New Order, se for a mesma podemos ter certeza da qualidade do material


- Atualizado em

Mestre

Eu lembro do papo da Jambo aqui no forum, foi se não me engano, a primeira a ser cogitada e tal,mas não sabia dessa exigência da OP. As traduções que a galera daqui faz são da maior qualidade e certamente uso esse material na minha mesa com a galera, uma boa seria já aproveitar alguma coisa aqui já que estão bem avançada as traduções que fazem aqui. Queria fazer parte dessa equipe mas infelizmente meu tempo é escasso,mas sempre que posso passo aqui!!
- Atualizado em

MarcioThrasher

EXTRA! EXTRA! NOTÍCIA FRESCA CHEGANDO!

Comentei no último post da página da Onyx Path no Facebook (esse post aqui) que o preço do dólar tá alto pra caralho pra nós, brasileiros, compramos livros no sistema de impressão por demanda no DriveThruRPG e que gostaríamos de ver uma editora brasileira publicando os livros por aqui.
O pessoal da Onyx Path me respondeu e vou postar a tradução livre aqui:

"Nós adoraríamos trabalhar em parceria com uma editora para lançar traduções no Brasil. Tivemos algumas conversas, mas as empresas não eram uma boa para nós."

Quando eles dizem "não eram uma boa para nós", no original é "were a bad fit for us", o que quer dizer que não houve entendimento entre as partes de algum tipo. Ou eles não curtiram o "approach" das editoras, ou os valores de contrato propostos não agradaram, ou sei lá.
Só sei que isso quer dizer que, aparentemente, não tá rolando mais negociação nenhuma. Ou isso, ou a pessoa que lida com a página do Facebook não tá totalmente por dentro das negociações, mas eu dúvido. A OPP é muito pequena, quem lida com as redes sociais certamente é alguém envolvido diretamente com outras funções importantes lá dentro.

Não queria dizer isso, mas acho que rolou um banho de água fria nas nossas esperanças, camaradas :'(

EDIT: Não acho que eu precise dizer isso aqui porque a galera é muito mais madura e civilizada que o povo de grupos de Facebook, mas enfim... Não vão lá inundar o post da Onyx Path com pedidos de BR que não vai adiantar, só vai fazer a gente ficar com má fama entre os gringos (como sempre) e isso é a última coisa que a gente quer nesse momento.
- Atualizado em

Mestre

E voltamos a estaca zero se novo novamente outra vez! 😥 Vou voltar a falar mal da Devir mesmo que dava mais conversa...hauahauahuahah Brincadeiras a perte mas isso me abre um sinal vermelho: não temos de fato ninguém no cenário RPGístico brasileiro que tenha cacife para arcar com uma edição; isso não é só triste como também preocupante mas inviabiliza de o RPG internacional que tem um grande apelo chegar a popularização de fato.... Uma pena pois perdem eles e principalmente perdemos nós. Mas checa essa papo ai Marcio pra ver se não tem alguma informação desencontrada...vai que né!
- Atualizado em

MarcioThrasher

Vamos supor, só pelo exercício hipotético, que a "editora secreta" seja mesmo a New Order. Cara, eles negociaram com sucesso o Numenera e The Strange com o Monte Cook e a empresa dele, e o cara é simplesmente um dos maiores e mais conceituados escritores de RPG da história. Negociaram também com sucesso Legend of the 5 Rings com a Fantasy Flight, empresa que tá há mais de 20 anos no mercado. Além de 13th Age, Yggdrasil, Kuro que tá vindo por aí...

Se forem eles mesmo, eu não sei o que pode ter dado errado. A minha hipótese é que a OPP cobrou caro pra cacete mesmo e tá falando que as nossas editoras é que são mão-de-vaca, rs. Se eu estiver certo, aí não tem muito o que fazer, porque o problema é lá, não aqui.
- Atualizado em

Mestre

Entendo, mas se o problema for monetário (sempre em um exercício hipotético), como que a Devir, que não é a maior e mais rica, conseguiu bancar durante anos esses valores? Pra mim simplesmente não faz sentido, ainda mais com esses fatos relevantes de que a New já tem tradição em negociar direitos de tradução.🙎

Drakon

Vamos com calma. Pode ser que o administrador da pagina não saiba de negociações, o que pode ser provável que ainda esteja em negociação mesmo.

MarcioThrasher

Mestre, a Devir bancou Magic: the Gathering e D&D por anos a fio, mais um monte de outras coisas. Os caras tem dinheiro pra cacete.

MAs assim, eu sei de fontes fidedignas que uma editora brasileira fez o contato com a White Wolf/Onyx Path em algum momento querendo negociar os direitos do Mundo das Trevas ORIGINAL; Vampiro: A Máscara e essas tranqueira velha toda.
A fonte me disse que o preço pelo WoD era ABSURDO, coisa de outro mundo mesmo, e que a editora brasileira recuou.

TALVEEEEEZ (e isso que eu vou dizer agora é só especulação e hipótese) a nova diretoria da White Wolf esteja forçando uma "venda casada": só leva um se levar os dois, ou seja, só leva o CofD se levar o WoD também. Isso faz sentido se você levar em conta que eles tão pra lançar uma quarta edição de Vampiro: A Máscara e provavelmente de Lobisomem: O Apocalipse e Mago: A Ascensão também.

Mais uma vez, se eu estiver certo, aí fica muito complicado, porque o valor dessas duas propriedades deve ser algo colossal. Aí tem que ter muito dinheiro mesmo em caixa pra conseguir esses direitos de tradução.

Mestre

Huuuummmm....isso faz todo o sentido levando em consideração que de fato eles estão ressuscitando com força o OWoD. De fato, uma venda casada dessas proporções é inviável mesmo já que as editoras brasileiras não tem esse suporte pra bancar isso mesmo...mas ainda sim estamos no campo da especulação; acho que vcs que sabem quem é essa "editora secreta" deveriam sondar algo a respeito pq ai o papo já morria por aqui mesmo e não uma esperança em algo que não vai acontecer. Já quanto a Devir, é verdade que eles tinham outras fontes de recurso e valorizaram tanto essas fontes que o RPG clássico foi para o Limbo.

Leishmaniose

Olá,

Lembrando que a New Order pode estar com dinheiro em ca$h, mas ainda é uma empresa de duas pessoas à frente - assim como a Retropunk, por exemplo. Ela ainda não tem o perfil da Jambô que tem uma estrutura de média empresa (o fato de utilizar-se de financiamento coletivo costuma ser visto como a falta de capital para produção através de pré-venda, o que é comum em empresas pequenas e independentes - sim, a OP é tida como pequena, já que ela não tem o porte da antiga WW [b]E[/b] ainda assim o Mago 2nd vai sair sem FC este mês mesmo...).

E a Paradox pode estar fazendo essa pressão de tentar vender as duas licenças, assim como a WotC segundo consta alguns rumores está fazendo (segundo tais rumores, a WotC só aceita tradução se for de todos os pacotes: RPG, o tradicional e ok; Magic, também ok; Boardgame, é pesadinho mas ok; Jogos eletronicos como o Sword Coast e o MMO do Neverwinter, aí não é mais ok... Única empresa brasileira capaz de suportar todos os 4 materiais ao mesmo tempo seria a Grow).

Então, se a tendência for essa mesmo, talvez a coisa fique mais tensa, porque a Paradox pode começar a exigir que quem licencie cuide também dos futuros jogos eletrônicos dela... Também é preciso ver que as negociações paradox-op ainda estão meio nubladas pra todo mundo de fora, ainda mais com aquele louco falando besteira sobre a op.

Por fim, eu acho que não custaria tentar descobrir quanto é o valor do licenciamento do material. o.o Até pra ter uma noção da coisa toda, assim paramos com especulação e partimos pra algo mais concreto.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

MarcioThrasher

Eu realmente não sei qual é a "editora secreta", então vou esperar como todo mundo um dos que sabem ler o tópico e falar o que eles acham. *cof cof* Marcinho e Malphus *cof cof*

Leishmaniose

Olá,

Só um adendo em relação ao post do Mestre: A Devir só publicava D&D porque era obrigada devido ao Magic. E por isso o lançamento foi pouco. A produtividade de RPG lá foi minguando, minguando, mas pelo menos na linha do nWoD estava se mantendo graças a Zanini. Mas parece que a pessoa que mexia com essa parte mais voltada pro RPG faleceu ou saiu ou algo assim e agora ela só publica o Pathfinder por causa que quer lançar o card game e boardgame (já que D&D ela não consegue suportar porque teria que cuidar dos jogos eletronicos).

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

MarcioThrasher

Concordo com o Leish. Vamos esperar um pronunciamento da tal editora através dos emissários aqui no fórum. E seria mesmo interessante se a editora passasse pra gente os valores que tinham sido negociados até então do licenciamento. Nem precisa ser o valor exato, algo como "acima de US$500.000" já tava ótimo. Aí a gente realmente pararia de maltratar nossos corações com esperanças vazias e voltava a fazer o que brasileiro faz de melhor: se virar nos 30 xD

Leishmaniose

Olá,

E gastar o dinheiro nos livros do Drivethru. Acabou de sair o Mage Awakening 2nd. <3

http://www.drivethrurpg.com/product/181754/Mage-the-Awakening-2nd-Edition?src=slider_view

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Mestre

Acho que a palavra 'especulação' deveria acabar de vez; Acho que nem me importo mais em saber qual a 'editora secreta' mas sim esse valor absurdo que ao que parece é o que esta atrasando ou inviabilizando essa negociação. Me lembro que quando estive em SPa anos atrás por conta do EIRP e conversei com o Justin Achilli sobre traduções e tal na época ele já comentava sobre esse problemas, principalmente para a WW. Zanine sempre manteve esse setor na editora não somente pelo publico mas pelo amor que ela mesmo tinha, mas como falecimento do apoiador principal ela perdeu força, tanto que antes de acabar de vez ela chegou ate mesmo ser relocada de setor lá dentro. Se o fato impeditivo for de fato essas possíveis vendas casadas, não vejo por hora nenhuma editora de médio ou pequeno porte que possa arcar com isso, ainda mais se no pacote vier exigências de MMORPG... Ainda sim digo que existem informações desencontradas e seria bom essa galera que cuida mais de perto disso aqui no blog tentar averiguar algo, afinal foram 2 anos de especulações e amanha quando o povo acordar e vir essa agitação toda aqui isso só vai aumentar...
- Atualizado em

MarcioThrasher

Esse é justamente o problema pra mim. Eu não vou dar 70 mangos num PDF, sem chance. E eu também não tenho como dar mais de 300 conto num livro print on demand (já somando o frete absurdo) que ainda por cima tem qualidade inferior ao livro feito em grandes tiragens. Se eu dou esse dinheiro numa tacada só num livro meu filho fica sem comida e sem fralda o mês inteiro xD
É muito complicado, mas fazer o quê :(

Mestre

E é esse valor mesmo...meus livros tem saido em media de 300 pilas mesmo... 😞

Marcinho

Ontem eu vi o meu email pipocando com avisos de postagens daqui do site e eu tinha certeza que era sobre esse assunto kkkkkk

Gente, vou dizer sim o nome da "editora secreta" porque eles deram carta branca para falar. Porém, sim, ficamos numa situação delicada agora de uma hora pra outra (digo no sentido das negociações entre as editoras).

A New Order estava com tudo encaminhado, inclusive já tinham acordado verbalmente, faltava só fecharem as negociações. Eles enviaram suas publicações para a Onyx avaliar e tudo mais. Porém, segundo nosso contato na NO, a Onyx simplesmente desistiu. Isso não tem mais que uma semana atrás.

Conversamos, eu, Malphus e nosso contato, e os caras ficaram realmente muito tristes com isso pois a Onyx não deu um motivo para ter encerrado. Durante nossa conversa, surgiu até a possibilidade de mobilizar a comunidade para fazer um abaixo assinado de forma que a Onyx veja o apoio que damos à NO nesse processo (o que pensando com calma, não é uma opção tão boa).

O Malphus conversou posteriormente com a Onyx e eles disseram que estavam interessados ainda em vender os direitos de tradução. Mas que não poderiam conversar sobre os detalhes da negociação entre eles e a NO (e nem de nenhuma outra).

Bom, o andamento disso tudo é que, depois de conversarmos novamente com a NO, eles disseram que vão continuar com as negociações, até para saber da Onyx os reais motivos deles encerrarem abruptamente, para poder ter ferramenta para negociar. Porque ficou algo do tipo "se não sei o que vocês querem, como posso me adequar as suas exigências?"

Marcinho

sSobre preço, concordo totalmente com Marcio. Nenhum livro, por mais completo que seja, vale 300. Pra mim, por exemplo, inviável.

E sobre 70 num PDF. Jamais. Ainda mais que, não só por isso, mas você encontra esse pdf de graça na internet. O valor de um pdf deveria apenas cobrir custos de criação e não equivalente a impressão.
- Atualizado em

Mestre

Agora fiquei com a sensação de que entrou mais concorrente na história do que estão falando e por isso as negociações emprerraram e não pararam.

Marcinho

Ou então, Mestre, pode ter acontecido todas as outras opções que falaram aqui no tópico. Exigência de venda casada... preços exorbitantes... etc.

O que me pareceu, no email da Onyx é que a Devir está fora do páreo. Pois eles falaram que sabem como a linha foi "mal tratada no passado". (não foram essas palavras exatamente).
Embora não seja nada confirmado.

Leishmaniose

Olá,

Não teria a ver com a situação com a Paradox? Mas corroboro com a sensação de algum outro concorrente na parada, ainda mais se a do Douglas 3 quiser focar nesse nicho (já começou comprando os direitos de in nomine). Mas, novamente, cai na especulação.

E sim, 300 conto em um livro é pesado, mas a tendência é os livros chegarem a 200 atualmente. O Fronteiras do Império da Galápagos já teve o reajuste com esse aumento de preço e os da New Order estão sofrendo reajuste também.

E tenho um questionamento sobre o assunto que se trata da questão dos suplementos. o.o Porque a NO está trazendo muitas linhas ao mesmo tempo e como fica o suporte e atendimento a essas linhas todas? o.o

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Leishmaniose

Olá,

Marcinho, mas se rolou preço exorbitante, as negociações não teriam de ser paradas pela NO? Porque se foi a OP quem encerrou, não acho que o fator preço exorbitante tenha envolvimento - tipo "não vou licenciar pra vocês porque cobramos preços exorbitantes, valeu falou"?

E não tem nem como conseguir o valor dos preços pra termos noção, né? :/

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

MarcioThrasher

Livros de RPG a 200 reais é elitizar um hobby que já é extremamente de nicho. Vamos voltar ao cenário dos anos 80 e início dos anos 90, onde só quem é classe média-alta e quem puder importar material é que vai ter acesso a isso tudo.
E aí a "geração xerox" vai voltar, só que dessa vez na forma da "geração scan" que já disponibiliza PDFs ilegais. É muito triste isso, de verdade. Achei que o RPG por aqui tava indo por um bom caminho, mas na verdade estamos retrocedendo novamente. 
- Atualizado em

Mestre

Enquanto não tivermos uma ideia melhor, de fato pode ser qualquer coisa o motivo 😞

Mestre

Mas a questão é que quanto a preço e qualidade não podemos controlar absolutamente...infelizmente sabemos que existe fatores mercadológicos que são bem pesados ai, mas o que o Leishmaniose falou faz todo o sentido.

Marcinho

Leishmainose, como não nos deram detalhes de outro concorrente não temos como saber de verdade. Acho que eles estão no direito deles não falar em termos de negociação com a gente, mas que eu queria saber, sim queria kkkk

Sobre os suplementos, veja, a NO pretende trazer a 2ed. A princípio os livros básicos. Depois deles, aqueles suplementos que já tiverem passado pela atualização e depois os que servirem para as duas edições sem precisar mudar. No geral isso é uma linha de pensamento correta, até porque a velocidade com que a Onyx lança os livros é bem lenta em relação ao que víamos antes com a White-wolf.
Também tenho certeza que a ordem dos suplementos seria lançada depois de pesquisa (como aquela feita com os básicos) e a gente vai ter uma grande participação nessas escolhas.

MarcioThrasher

Acho que as editoras tão entrando num ciclo de autodestruição sem perceber. O brasileiro médio fodido tem condições de apoiar só uma pequena quantidade de financiamentos coletivos ou de comprar tantos livros por vez. Com vários livros sendo lançados por várias editoras, e todos a preços exorbitantes, vai faltar cliente com poder aquisitivo pra consumir tanto produto caro. E aí as editoras vão começar a cair como moscas.
Mas enfim, vou deixar o tópico pro assunto que interessa, rs. 
- Atualizado em

Marcinho

Rapaz, elitizar o rpg é um problema seríssimo. O rpgista, principalmente os mais jovens, não querem saber de mercado, etc. Se o preço estiver grande, "foda-se. scaneio e distribuo". E assim, quebra o mercado, consequentemente a tradução de livros, consequentemente o rpg no país.
Tudo gira em torno de preço justo. Queremos ter nosso hobby aqui no Brasil, mas somos criativos (o rpgista em geral) o suficiente pra sobreviver sem os livros lançados aqui. Se não tiver preço bom, é certo como um 1 no dado que o mercado morre.

Leishmaniose

Olá,

Concordo contigo, Marcio. A idéia do uso do Financiamento Coletivo é justamente pra deixar os produtos mais próximos a preço de custo, não de venda de mercado.

Por isso que há críticas no uso do Financiamento Coletivo aqui no Brasil porque se está usando o danado como se fosse pré-venda, quando a idéia é justamente liberar os produtos a um valor muito mais barato e com o mínimo de lucro possível, sendo esse justificado e apresentado pra onde irá o orçamento - como alguns FC's internacionais que dizem que o adicional arrecadado irá pra editora ou pra impressão de tiragem adicional de tantos livros, esses sim pra pré-venda e geralmente com um valor bem maior do que o do FC.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Marcinho

Não quero me estender no assunto, mas o que vejo no geral é que o empresário de hoje enxerga errado em relação a negócio. Da a sensação de que quer enriquecer na venda de 01 produto, e não pela consequência das vendas a longo prazo.

Mestre

Marcio isso e demais relevante, acho que o futuro mesmo é fazer como é feito lá fora, não acho que financiamento coletivo seja uma boa para a nossa cultura mas acho que o futuro é em vias de PDF e PoD para aqueles que quiserem o livro físico (como eu que odeio ler em eletrônicos). É claro que a OP tem todo o direito de não revelar termos de negociação, mas acaba que nós é quem mais uma vez ficamos sem ter noticias de nada. Mais uma vez, pra mim não faz sentido a OP ter rompido a negociação e ainda sim posteriormente dizer que esta sim interessada em vender direitos de tradução, isso é um contra senso... O mais chato de tudo é que agora estamos perdidos sem nem se quer saber qual os próximos passos, se é que haverá próximos passos.

Marcinho

Mestre, eu e o Malphus pretendemos entrar novamente em contato com a NO para saber como está andando agora depois dessa notícia. Estamos dando um tempo de resposta da OP para eles (sabemos que a OP demora pra responder).
Não vamos deixar aqui às escuras. 

Leishmaniose

Olá,

O PerSe já utiliza esse método de PoD e particularmente os livros que vi da Iniciativa Daemon (um grupo que aproveitou-se do Daemon ser licença aberta e lançaram suplementos) ficaram bons - o do clube do livro, por exemplo, a capa costuma vir borrada. Mas vejo pouca adesão por parte das editoras de RPG nesse método, infelizmente. Porque, em tese, isso diminuiria a produção do custo por terceirizar a parte mais pesada e deixaria os livros a preços mais acessíveis.

Só resta ficar esperando notícias e torcendo pra maré virar.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Mestre

É, infelizmente o PoD tem esse lado que é ruim para as editoras, mas vendo pelo lado do jogador brasileiro e da cultura que temos nesse sentido, a maioria não se importa em ter PDFs piratas então pq não "legalizar" isso oferecendo a venda do mesmo? Pelo menos é assim que acho que daria certo...mas enfim, não entendo disso muito bem, sou Advogado e meu entendimento de mercado é enquanto consumidor 😞

Nicolas_Salermo

To acompanhando o papo desses dias todos de uma vez hoje, então em desculpe qualquer besteira que eu diga. rsrs
Além da questão do mercado , tradução e tudo mais, há algum outro empecilho para publicação de livros de RPG no Brasil? Impostos, licenças e coisas do tipo.
Sei que as questões já abordadas por si só já complicam e MUITO trazer novamente o materiais deste RPG para o Brasil, mas parece que justamente a linha WoD/CofD é a problemática dos últimos anos. 

Leishmaniose

Olá,

Tem linhas mais problemáticas, como o próprio D&D e o GURPS. Mas um dos maiores empecilhos atuais é justamente a gráfica, tanto que as grandes editoras (Martins Claret, etc.) estão usando gráficas chinesas. Os livros atuais de Reinos de Ferro só estão com aquela qualidade toda com aquele preço mais "acessível" porque estão usando gráficas chinesas - os livros se fossem aqui, com aquela qualidade de papel e tudo mais custariam no preço final uns 230 (e olha que eu achei a qualidade superior a do Fronteiras do Império).

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Drakon

Olha o objetivo dos financiamentos coletivos nunca foi reduzir os preços dos produtos, e sim criar a oportunidade de um produto que nenhuma editora ou empresa grande se interessou em produzir, e quanto maior o valor da contribuição mais recompensas vem com isso.

Eu até o momento vi que maioria dos livros de RPG produzidos hoje dependendo da qualidade tem um preço em torno de R$ 100 a 150 reais, nada exorbitante, e considerando a media de publicação de livros aqui não sai caro demais comprar os mesmo. A própria Jambô só publico um livro de RPG esse ano até o momento e como conheço a Jambô a mesma dificilmente consegue cumprir seu próprio cronograma (se não me engano seriam oito livros de RPG e pelo andar da carruagem não cumprirá novamente).




dgconti

tem um video do rederpg e o cara fala que a new order é a nova devir, melhor dizendo aquilo que queriamos que a devir fosse. http://www.rederpg.com.br/2016/05/09/rederpg-video-resenha-6-porque-voce-deve-apoiar-a-new-order/  quando aos sulementos acho impossivel no brasil termos todos, mas creio q a NO traria pelo menos 60 a 70% dos livros.

Mestre

No auge da Devir, em relação a V: tM, muita coisa foi traduzida aqui nessas linhas, se a NO os direitos de tradução e traduzir pelo menos os livros básicos das linhas, já teremos um avanço no cenário gigantesco uma vez que os livros básicos são quase autossuficientes em relação ao sistema.

MarcioThrasher

Aí galera, como prometido tá aqui a minha primeira matéria tratando do nosso querido Chronicles of Darkness no site Livro dos Espelhos!

Link: http://livrodosespelhos.com/as-cronicas-das-trevas-no-livro-dos-espelhos/

Se puderem, divulguem! hehehe
- Atualizado em

Leishmaniose

Olá,

Excelente artigo, manolo! Só recomendo dar uma revisada quando a cabeça esfriar - sei como é após a gente terminar de escrever - porque tem muitos trechos se repetindo. Já compartilhei nos meus grupos de RPG do Telegram! :D

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Marcinho

Muito bom o artigo, Marcio!! Ótimo tanto pra quem nunca viu o cenário quanto pra quem já conhece.

Marcinho

É galera, como prometi, aqui estou eu dando alguma notícia pra vocês sobre a negociação entre as editoras para trazer os livros para o Brasil.
Esperei durante um mês e então, hoje perguntei se a Onyx tinha dado alguma resposta e para nossa infelicidade, nada!
Fiquei realmente triste pois acredito que a New Order seria uma boa editora pra trazer a linha de volta. Eles disseram que ainda tem esperança, pois realmente a OP demora pra responder... mas um mês é bizarro!

Mestre

Bem, um mês é estranho...acho que estão segurando essa resposta por algum motivo, mas ainda sim acredito que ela virá.

Marcinho

Assim espero!!
Nem ao último email do Malphus, a Rose respondeu (e ela costuma responder quando ele entra em contato)

Mestre

É, estranho!! Muuuuuito estranho!! 🔎

MarcoFeitosa

Olá, pessoal. Vinha acompanhando o tópico há algum tempo, embora silenciosamente, e achei a possibilidade de a New Order publicar material do CofD no Brasil absolutamente excelente. Participei dos três primeiros financiamentos coletivos deles (perdi o prazo do The Strange), e apesar dos atrasos e dificuldades que eles enfrentaram, a qualidade da tradução e da impressão dos livros é inquestionável.
Mas já faz mais de mês que tivemos qualquer notícia com relação a essa possibilidade... Morreu mesmo? A OPP teve a delicadeza de ao menos explicar o motivo de ter cortado a negociação?
Abraços

Marcinho

É bem complicado tentar dizer o que está acontecendo. Nem eu nem o Malphus recebemos novas notícias. Tentamos ver com a NO, mas tudo está como estava. Então, não tem porque colocar lenha em uma fogueira ainda sem chamas.
O máximo que podemos fazer é mesmo aguardar :/

Mestre

Então,
Voltamos a estaca zero....vou recomeçar o tópico...hauauhahuahuahuauhau

PatrickPorto

Olá a todos,

Embora seja sempre muito criticada, a Devir possui os direitos de publicação da linha de jogo do Mundo das Trevas no Brasil; mas o que aconteceu entre 2013 e 2016? Porque esses anos foram perdidos em publicações para essa linha em suplementos e módulos básicos? porque os site da linha ficou desatualizado e posteriormente fora do ar? Onde esta Zanini? 
Sei que são muitas perguntas mas tento entrar em contato e não consigo, ninguém de la me responde então, se alguém aqui tiver alguma informação ou estiver bem mais informado e puder/quiser informar, ficarei muito grato.
Abraço. 

- Atualizado em

Leishmaniose

Olá,

Muitas dessas dúvidas estão ao longo das 32 páginas deste tópico. :P Mas vamos às questões:

A DEVIR não possui mais os direitos há muito tempo, estava segurando apenas a de Vampiro, o que impedia que editoras novas tentassem algo, já que sempre foi o carro-chefe do MdT. Por fim, a DEVIR não trabalha mais com RPG. Ela está publicando Pathfinder porque ela é obrigada pra poder publicar o boardgame e o cardgame do PF, já que ela perdeu a licença de Magic.

Zanini está fora da Devir já faz muito tempo. Desde 2012 ou 2013, eu acho. Todo o material publicado do novo mundo das trevas foi feito por ela como editora da linha do nwod na Devir - ou seja, esse material só saiu porque ela estava à frente. Por ter se saído muito bem, ela virou editora-chefe um pouco após a tradução do Changelling e uns seis meses depois saiu da DEVIR, sem dar maiores explicações sobre sua saída. Apenas disse que não estava mais trabalhando lá. E sabe-se que um dos motivos do sumiço dela após o Changelling foi a comunidade tóxica do antigo mundo das trevas que chegou ao cúmulo de pegar fotos da filha dela e fazer montagens e outras coisas absurdas para jogar na internet. Depois disso ela se fechou quanto a ter contato com a comunidade, pra bem ou pra mal.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose
(antes que alguém entenda errado, eu entendi que a postagem do Patrick é com a postagem inicial que abriu o tópico. :P Foi mais dando uma resposta que eu daria hoje ao ver o mesmo assunto - e falei que foi respondida ao longo das 32 páginas porque quem quiser detalhes, só caçar lá)
- Atualizado em

Mestre

Patrick, todas as tuas perguntas estão respondidas neste tópico, é só dares uma olhada nas 15 primeiras...vais ver que está tudo lá.
Mas em síntese: a Devir ainda tem alguns direitos sim, mas não mais irá publicar nada referente a linha WoD e a Zanini e alguns anos que já não trabalha mais lá.
Da uma olhada no inicio do tópico.

MarcioThrasher

Tava pensando aqui com meus botões e é muito provável mesmo que as nossas especulações sobre os motivos das negociações da OPP com a New Order não terem ido adiante estão corretas. O jeito que a OPP me respondeu no bendito post que iniciou todo esse novo rebuliço aqui há algum tempo atrás, dizendo que a proposta que eles receberam da editora brasileira não era aquilo que eles queriam, dá mesmo a entender que a chefia da White Wolf quer enfiar o pacote completo ou nada: One World of Darkness, Chronicles of Darkness, Exalted, Pugmire, futuros games eletrônicos... a porra toda. Só assim pra uma editora como a New Order, que tá trazendo vários RPGs de peso pra cá, não conseguir negociar com a OPP.
E se for isso mesmo, amigos, melhor ir todo mundo fazer um bom curso de inglês porque não há (ao menos no momento e não num futuro próximo) nenhuma editora no Brasil voltada para o/com interesse em RPG que tenha cacife pra arcar com um contrato desses.
- Atualizado em

Marcinho

Concordo Marcio, e concordo principalmente com o "fazer um bom curso de inglês" kkkkk Acho a melhor opção.

Agora, fugindo um pouco do tópico, deixa eu te perguntar algo sobre Hunter... como eles lidam com o aluamento que os lobisomens causam nos humanos quando estão nas formas monstruosas?

Mestre

Boa noite galera, Assim, tudo esta se encaminhando de fato para que nossas especulações estejam certas, mas uma delas já não é mais especulação, uma delas é fato: não teremos livros traduzidos por pelo menos mais 2 anos. Se formos olhar pelo lado da OPP, talvez vender o direito de tradução de uma única linha não seja mercado logicamente o melhor investimento, principalmente para a editora que quer ressuscitar o old system... Não temos uma editora que vá arcar com esse pacotão assim, então concordo com o Márcio....aprender inglês. Na minha mesa já não usamos nada em português mais, e aqueles que sabem inglês ajudam aqueles que não sabem; hoje em dia os que não sabem, já conseguem ler coisas bem especificas e já não são mais tao zerados.... Enfim, o que não pode é o RPG parar por conta disso; se não temos em português, então teremos em inglês and go ahead...

MarcoFeitosa

Realmente, se eles condicionarem a licença de publicação ao pacote completo, não vejo como termos os livros publicados no Brasil... São muitos anos de produtos das Crônicas das Trevas para publicar (mesmo considerando somente o que veio depois d'As Crônicas do Deus Máquina), mais tudo que há de ser lançado nos próximos anos, com a revitalização que a White Wolf está passando.
Infelizmente, importar os livros dificulta muito, mesmo tendo um nível suficiente de Inglês pra os ler. Convenhamos que pagar 60 dólares mais frete num livro, na atual situação do país, é pesado... E aí acabamos caindo numa situação similar ao que tínhamos nos anos 90: piratear os livros. Hoje não seriam xerox, mas impressões de scans dos livros em inglês mesmo ou traduções livres, o que pode ajudar a disseminar o hobby, mas diminui o apelo desse mercado pras editoras.
Pessoalmente, comprei o Yggdrasill e o 13ª Era mais como uma contribuição pessoal pra estimular o mercado de RPG no Brasil que por ter interesse nos jogos em si. E não me arrependo, mesmo não tendo jogado esses jogos ainda, inclusive pela inegável qualidade da edição da New Order.
Mas voltando ao tópico, é uma pena... Certamente não vou deixar de jogar por não ter os livros em edição brasileira, e se é o que temos, é o que temos. Mas gostaria muito de ver as publicações nacionais de RPG voltarem a ter a visibilidade e destaque que tinham 10 anos atrás.

Mestre

É exatamente isso... Eu comprei os livros em inglês e paguei o frete; embora os tenha no PC (sim, pirateados 😁) não abro mão de ter o livro físico, mas confesso que saem muito caro (paguei algo em torno de 250-300 reais em cada um dependendo da cotação do dólar da época), mas sei que essa não é a realidade do Brasil e nem muito menos da grande maioria das pessoas que jogam. Valores muito altos, unido a barreira linguística só aumentam a dificuldade de difundir o sistema e o jogo. Só nos resta fazer o que já fazemos, tradução livre feita por fãs, e quem sabe ajuda quem não sabe para que a mesa possa fluir...quem realmente gosta de RPG vai lendo de um jeito ou de outro (tenho um jogador na mesa que não sabe inglês mas instalou no celular um APP que traduz o livro e é o que ele usa em jogo durante a mesa) e assim a gente vai jogando...ao jeitinho brasileiro de resolver as coisas e rezar para que os deuses do RPG possam ajudar, por que acho que esse tópico desde que eu criei é a testemunha viva de que todos aqui de um jeito ou outro fizeram e fazem tudo o que está dentro do possível para ajudar nessas publicações.

MarcioThrasher

Então Marcinho, na página 319 do livro de Hunter tem uma sidebar de meia página com o título "The Madness of the Unnatural: Lunacy", que fala exatamente disso. Vou colocar aqui a tradução caseira que fiz: 

"Algumas criaturas são tão não-naturais que a mente humana mal se mantém inteira quando contempla o seu 'aluamento'. O lobisomem é uma criatura que inspira tal reação, mas apenas sob sua forma híbrida massiva. As reações de um caçador ao ver um monstro realmente não-natural (incluindo um lobisomem na forma híbrida) dependem de seu nível de Força de Vontade - quaisquer ações que ela tomar pelo resto da cena que não sejam dar o fora dali da forma mais direta possível, sofrem uma penalidade de [10 - sua Força de Vontade] dividido por 2. Se sua Força de Vontade for inferior a 5, ele irá bloquear a memória do evento - embora com o advento do sistema de câmeras de circuito fechado e de telefones com câmera, ele ainda pode reunir provas do que realmente aconteceu. Com Força de Vontade inferior a 10, ele deve ser lembrado do evento por alguém para que sequer seja capaz de trazê-lo de volta à mente, embora ele não tente negar que isso aconteceu ou racionalizar sua experiência.
Este medo não é normal. O caçador que vir um lobisomem em sua forma híbrida sabe que aquilo está vindo para comê-lo. Uma fera impossível que ele não sabia que era possível existir está vindo para desmembrar o seu corpo e beber a medula de seus ossos.
Condicionamento pode ajudá-lo a trabalhar esse medo, algo representado por gastar Experiência em Força de Vontade. Alternativamente, quando enfrentando um lobisomem em sua forma híbrida, o caçador com a maior Força de Vontade do grupo pode rolar Perseverança + Autocontrole. Para cada sucesso, seus companheiros de célula adicionam +1 ao seu nível efetivo de Força de Vontade, mas somente em relação ao cálculo de penalidade para as ações - sua inspiração não pode ajudá-los a se lembrar do que aconteceu. Caçadores que aumentam a sua Força de Vontade desta forma não podem aumentá-la a um nível maior do que a Força de Vontade do caçador líder - 1.
Muitos caçadores só se lembram de seus encontros com lobisomens na forma híbrida em pesadelos e vendo gravações. Este é o verdadeiro problema com os lobisomens, mais do que a ameaça muito real da morte - mesmo o próprio caçador não se lembra do que aconteceu. Para alguns, este é o verdadeiro horror: não se lembrar do que matou seu amigo ou destruiu sua casa, mesmo que você estivesse ali do lado."
- Atualizado em

Marcinho

Muito bom Marcio. Complementa o que tem no livro de Lobisomem, mas sob o ponto de vista dos caçadores. Achei bastante interessante que eles não ignoraram essa informação, transformando um lobisomem algo realmente terrível para um caçador enfrentar.

MarcioThrasher

Mestre

Livros já possuíam isenção, o que o Governo quer é acabar com a isenção.... Uma pena pq o que já era caro vai ficar carissimo. 😓

MarcioThrasher

Uma leve correção, Mestre: O que já era absurdo vai ficar inviável. Um livro da OPP que você compra no DriveThruRPG e tá saindo hoje ridículos 300 mangos, vai pular pra quase 500. QUINHENTOS FUCKING REAIS NUM LIVRO DE RPG. Mais da metade de um salário mínimo. Cara, fico até sem palavras, sinceramente.

MarcoFeitosa

Sinceramente, não sei como funcionaria isso, mas a constituição veda tributação de qualquer tipo sobre livros (art. 150, VI, "d"). Provavelmente seria cobrado o imposto e a gente teria que provar (depois de pagar, claro) que essa tributação foi errada, entrar com um pedido de ressarcimento do valor, e depois de muita burocracia receber o valor novamente, sem correção e etc. Sem falar no quanto é absurdo cobrar imposto sobre o frete, mas entrar nos pormenores da legislação aduaneira é pedir pra passar raiva.
Meu sonho de infância é o DriveThruRPG fazer acordos com editoras em outros continentes pra minimizar o custo de envio dos livros, pelo menos. Algo tipo imprimir os livros em algum lugar na América do Sul, na Europa, na África, e na China, e distribuir pra quem compra de onde for mais barato.
Ou então, se estamos fadados a piratear livros, ter um serviço de PoD no Brasil que fechasse os olhos pro que tá imprimindo e só fizesse de acordo com o que o cliente pede, que se ficar 300 dinheiros pelo menos tá circulando essa grana dentro do país mesmo.

MarcioThrasher

MarcoFeitosa, se você acompanha minimamente os imbróglios políticos desse país de malucos, sabe que pros caras aprovarem na maciota novas emendas à constituição e/ou anular certos trechos já existentes é muito fácil. No situação atual do Brasil, não dá pra tomar nenhum dos nossos direitos como algo garantido.

O bom é que sempre temos alternativas, mesmo elas não sendo aquelas que realmente gostaríamos. Fico triste e indignado com o valor proibitivo de um mísero livro, mas dou o meu jeito. Se o livro tá quase o mesmo valor da creche do meu filho, pior pra editora e seus parceiros. 

MarcoFeitosa

Não discordo de você de forma alguma, Marcio. Realmente, pra sair uma PEC que altere isso não custa nada, e não é nem só no momento atual... Falei da lei porque se houver algo assim a imprensa vai fazer muito barulho, já que afetaria eles também, como foi na questão do Marco Civil da Internet. No mínimo, a gente saberia com alguns dia de antecedência, e num cenário mais extremo haveriam recursos à ONU por afetar acesso a educação e tals. Mas seu ponto de vista está absolutamente correto.

Quantos às alternativas, novamente concordo. Tento sempre comprar os livros, mas se não der pirateio. Os livros do nWoD/CofD só tenho "em carne e osso" o que saiu no Brasil, e mesmo assim com dó de dar dinheiro pra Devir. Mas em pdf tenho tudo que achei, por gostar muito da forma de fazer horror deles. Pensei em investir em abrir uma empresa de PoD, mas tem que ter o que investir e analisar se seria sustentável. Penso que alguns de nós RPGistas pagariam sim pela impressão dos seus livros favoritos, inclusive as versões traduzidas. Enquanto isso, pago dois meses de escola da minha filha com o valor de um livro no DriveThruRPG, e não tem dúvida de qual é prioritário...

Mestre

É um absurdo mesmo, e sem tamanho.
De fato a CF/88 veda tal tributação, mas existem meios de reverter isso sem muito esforço; não vou ser tecnicista aqui, mas me entristece muito isso.
Não tenho filho, então ainda posso me dar ao "luxo" de pagar pelos valores que pago quando compro no DriveThruRPG, mas está ficando cada vez mais absurdo; hoje em dia espero o melhor momento do dolar para poder pagar 300$ no livro, enquanto isso a gente faz o que pode...
Como já falei aqui, minha mesa vai se virando e assim já são 16 anos de mesa...mas eu sinto muitíssimo por aqueles que não conseguem isso...muito mesmo.
Aqui em Belém já fiz palestras, montei grupos, dei Workshop de narração para incentivar mas sempre esbarro na mesma coisa: preços.
Não vou perder as esperanças, mas não acredito que teremos mais livros traduzidos pelo menos num futuro observável.
A uns 3 anos atrás um amigo abriu uma loja de RPG, tinha uma proposta que em tese aparentava que faria sucesso e seria auto sustentável, faliu em 9 meses, motivo: tudo muito caro para os nossos padrões, e olha que a margem de lucro dele não era nem de 10%, quase feito somente pelo amor ao RPG.
Enfim, essa é a nossa triste realidade...mas ai já pagar 500 contos num livro? Não, me recuso veementemente!

MarcioThrasher

Acho que todo rpgista é meio colecionador e prefere mil vezes ter o livro físico. Por exemplo, eu mesmo tenho duas cópias d'o Réquiem lançado pela Devir: a primeiríssima edição comprada no dia do lançamento, que além de ter um miolo horrível que desmontou muito rápido, ainda tem o título na capa que começa a se "desmanchar" depois de um tempo só de manusear; e a segunda, bem mais robusta e com errata. Fora outras coisas que a Devir publicou aqui pro CofD e mais uns importados via Amazon, Noble Knight Games e DriveThruRPG, comprados na época que o dólar não passava de R$2.
Um serviço de PoD aqui seria uma coisa muito boa, mas realmente é um investimento que provavelmente precisaria ter um bom dinheiro reserva pra ir injetando mesmo depois de "inaugurado", porque é não é algo que se sustentaria com os próprios lucros logo de cara.
 
Mas enfim, falando da OPP e da nova diretoria da White Wolf, se as nossas especulações estiverem corretas, eles estão sendo gananciosos demais. O Brasil não têm um público consumidor de RPG tão grande assim pra dar conta de todos os produtos que eles gostariam de pôr no mercado, e nós também não temos tanto poder aquisitivo assim. Mais fácil e inteligente seria apostar num nicho fiel e garantido (leia-se: nós, fãs de CofD) do que tentar saturar um mercado de nicho, mas pelo visto com eles é tudo ou nada. Uma pena. 

MarcoFeitosa

Agora fiquei curioso com a possibilidade do PoD... Usando de base de comparação a tradução livre do Demon: the Descent, e pensando no livro em capa dura, 281 páginas em papel couché fosco 90g, que valor (sem o frete) vocês considerariam justo pagar? Vocês acham que haveria interesse da galera que joga rpg, ao menos o suficiente pra ter retorno do investimento?
Tenho um certo pé atrás com isso por, além de ser ilegal, os artistas não verem nem cheiro do dinheiro. Penso que se a pessoa comprar o pdf no DriveThruRPG a parte ético-legal fica resolvida, mas aí sobe bastante o custo.
Quanto à licença de tradução/publicação, não acho que a estratégia de vender tudo ou nada seja boa. Uma licença modular com exigência de número mínimo de livros (variando por linha) a ser publicada seria o mais razoável, ao meu ver. Tipo vender CofD ou WoD ou Pugmire exigindo publicar todos os livros básicos mais uns 5 suplementos de cada linha num tempo de 10 anos, por exemplo. Assim não saturava o mercado, vendia uma tiragem razoável pra um nicho pequeno como é o RPG, e agradava a todos os interessados. Mas é difícil afirmar sem um estudo mais completo de mercado.

PatrickPorto

Pessoal, acredito que precisamos apelar para traduções comunitárias de alta qualidade para não deixar o cenário muito enfraquecido em nossas terras.

kiran-junqueira

Buenas, pessoal! Acabo de chegar a esse tópico e li TODAS as 34 páginas! Acho que sou o mais velho daqui. (40 anos em novembro) e a ÚNICA COISA que joguei do NWoD foi o suplemento 'The Innocents". Triste acompanhar o definhar da Devir... O último suplemento deles que eu comprei foi o Guia da Tecnocracia. Saudades... Podem me chamar de "viúva" sem crise...

Marcinho

Aproveitando que o cenário fala de terror, coisas que retornam dos mortos... vou ressuscitar o tópico aqui, rsrs.... Alguém, após todos esses meses teve alguma notícia boa em relação ao "nosso" cenário da Crônica das Trevas?

Nicolas_Salermo

Faaala Marcinho e galera !!

Andei sumido e trouxe algumas notícias interessantes!
 
Achei essas matérias sobre jogos digitais que a White Wolf produziu baseado no Mundo das Trevas.
Segue os links:

http://bauarcano.com.br/white-wolf-lanca-jogos-de-vampire-e-mage/

http://judao.com.br/uma-decada-depois-white-wolf-lanca-um-novo-produto-de-vampiro-mas-e-dai/


Sinceramente, não entendi muita coisa. Tem tanta empresa envolvida que não sei qual é o veredito. De repente, nem há algum veredito na verdade... 
Ficamos na torcida do nosso RPG voltar...


Marcinho

E ae Nicolas!!!
Eu tinha visto que eles tinham lançado esses jogos pra vampiro e mago (nada mais são do que jogos pra celular - stream também, pelo que pude ver - no estilo "aventura-solo" que você escolhe entre as respostas pra história seguir adiante). Postei na página do Face, inclusive.

Só que isso, nada tem a ver com nosso jogos de mesa que tanto queremos né! kkkk

Vejo tanto texto nessas reportagens e que na verdade não respondem nada pra gente. Porque realmente não liberam a tradução dos jogos para outro países (no caso, para as editoras que se interessaram por elas aqui do Brasil, como a Jambo ou a New Order?)

Depois de tanto tempo continuo vendo uma má vontade e falta de interesse dos gringos em expandir.