Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. 

Um jogo típico une os seus participantes de maneira cooperativa em um único time que se aventura como um grupo, em busca da solução de enigmas, a caça de vilões ou com intenção de resolver qualquer tipo de conflito emergente na história. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

Como em um jogo de estratégia, há regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema. Como no teatro, cada personagem tem uma história, e deve ser interpretado assim como fazem os atores. Diferente de um jogo de estratégia, você não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário. Diferente do teatro, você não segue um roteiro, mas age pelo seu personagem com liberdade de ação, limitado somente pelo conjunto de regras do sistema em questão.

Os jogos de rpg podem ser jogados por duas ou mais pessoas, não há um número de jogadores específico. Um dos seus amigos deve fazer o papel do narrador da história, enquanto os outros serão jogadores e interpretarão seus personagens. Ao narrador cabe inventar as histórias, enigmas, cenário onde ocorre o jogo e também controlar todos os personagens não-jogadores.  Então para fins didáticos, poderiamos dizer comparativamente que o narrador faz o papel do 'computador', enquanto os jogadores controlam os personagens de um jogo - no entanto, os sistemas de rpg permitem uma infinidade tal de ações aos jogadores ao ponto dos rpg's serem muito mais abrangentes que os jogos de computador. 

Os jogadores terão cada um o seu personagem, e todas as características do personagem estarão descritas em uma ficha que deve permanecer com o jogador. A grande maioria dos sistemas de RPG terão fichas para os jogadores, onde estarão listadas as características do seus personagens, como: Força, Destreza, Vigor, Inteligência, Raciocínio, Perseverança, Presença, Manipulação, Autocontrole, pontos de vida, perícias (ou habilidades), características psicológicas, e poderes ou magias dos personagens. Cada sistema de rpg terá regras para lidar com os números que definem essas características anteriormente listadas. Assim, quando um jogador decide fazer alguma coisa, o narrador decide e narra para ele o resultado. Quando é uma ação complicada e/ou com grande chance de erro (como pular grande distância ou fazer uma acrobacia), o narrador pode exigir um teste, que é feito com uma jogada de dados. Estes representam o fator aleatório existente, a chance do personagem conseguir ou não realizar a ação pretendida. Cada sistema possui suas próprias regras para definir o sucesso ou falha de cada ação, calculando a probabilidade do resultado ser ou não favorável.

Cada sessão de RPG pode ser chamada de uma aventura. Uma sucessão de aventuras onde se usam os mesmos personagens mantendo a continuidade dos eventos torna-se uma "campanha". Cada jogador cria o seu personagem baseado no mundo e em suas regras preestabelecidas, que o narrador/mestre determinou, e viverá nele as suas aventuras. Ao término de cada aventura, o personagem recebe pontos de "experiência" (XPs), que representam o seu aprendizado. Estes pontos podem tornar o personagem mais forte, dando-lhe mais vantagens e habilidades. É por esse motivo que os mesmos personagens costumam ser usados em campanhas - uma vez que a progressão do personagem é evidente, diferente de várias aventuras isoladas em que cada personagem precisa ser feito do zero.

Que tipo de aventura pode ser criada pelo narrador? Qualquer tipo de aventura. O narrador pode usar as regras e sua própria criatividade para criar um jogo baseado em literatura, quadrinhos, contos, animes, filmes ou inventar algo completamente novo. No entanto, alguns sistemas de rpg foram criados com regras mais específica para um certo tipo de história, vejamos alguns exemplos: O D&D, 'Dungeons and Dragons', foi projetado para histórias em cenários de fantasia medieval, com guerreiros, armaduras, magias, elfos e anões, etc; O Storytelling emula muito bem histórias sobrenaturais no mundo contemporâneo, onde os personagens costumam ser vampiros, lobisomens, magos, demonios, caçadores de criaturas sobrenaturais, entre outras opções. Apesar dos sistemas de regras visarem um estilo de jogo, você pode adapta-lo a sua maneira, nada impede que o narrador use storytelling para narrar jogos medievais ou D&D para narrar jogos contemporâneos.

Convidamos você para ler o nosso próximo post 'O que é Storytelling?', onde explicamos um pouco mais sobre o sistema de regras usado no 'Novo Mundo das Trevas' - cenário de RPG abordado aqui no nosso site.

O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.