Criando um grupo.

Criado por issak_sirko · 4 postagens

issak_sirko

Como eu faço p/ criar uma motivação/mote, enfim um motivo p/ grupo se unir em changelin ? nunca narrei antes. ele me parecer ser um jogo bem individual, tipo vampiro. Agradeço qualquer ajuda. 

Mortis

Boa noite Junior, o MdT aqui é meio parado, pode ser demorado conseguir repostas, uma pena pq o site é bem interessante. Enfim...

Na verdade todos os RPG's podem ser bem individualizados, depende muito da forma que o narrador passa a história para os personagens. Em vampiro por exemplo, cada clã tem suas próprias guerrinhas, brigas, intrigas, regras, o que faz com que os jogadores se desunam normalmente. Somado ainda há todo o poder interpretativo que cenários de horror pessoal permitem, cada jogador acaba vendo motivações para seus poderes, tem o desejo de usar aquilo que criou, de incrementar seu background e utilizar todos os recursos que planejou para seu pj.

Como narrador tento primeiramente desenvolver alguns requisitos que os jogadores devem preencher antes mesmo da narrativa iniciar. O que eles esperam do jogo, o que eles gostam e não gostam num cenário de RPG.

Caso eles não tenham jogado é interessante pegar uma história qualquer, um rpg simples e com poucas regras, uma história sem muitas motivações, como uma manjada invasão zumbi ou algo assim e fazê-los entender como o jogo funciona. Esse teste pode ser feito num período curto de tempo, uma história bem curta mesmo.

Depois disso proponha o questionário com as perguntas básicas (O que vocês querem numa história, o que acham interessante e o que não acham, gostam de estilo sobrenatural, etc..) para que os jogadores possam indicar aquilo que desejam e assim você possa ver se o Changeling é o ideal para seu RPG.

Se a reposta for positiva, utilize então os elementos que os jogadores mesmo colocaram e que desejam ver em seu jogo. Se eles puderem ser encaixados, perfeito. Se não, tente imaginar situações que trariam satisfações parecidas.

Ainda muito genérico, eu sei. Nunca joguei Change tb e pra dizer a verdade nunca nem li e não sei quase nada destas criaturas, mas imagino, conhecendo bem a white-wolf que as organizações deles devem ser semelhantes aos clãs de vampiro. Sendo assim, um bom começo seria fazer com que todos partilhassem do mesmo "clã" e lhes dar um propósito que deve ser executado em conjunto.

É aquela velha idéia do "se não fizerem nada, poderá acontecer algo terrível", ou seja, força-los a trabalhar em equipe. Na verdade isso será assim sempre, independentemente do cenário que você venha a escolher. Apenas motivações iguais manterão os jogadores unidos.

Próximo ponto: Os poderes. Todos os jogadores escolhem habilidades e poderes para seus personagens. Você deve saber muito bem todos eles e gerar desafios que os obriguem a usar, preferencialmente, todos os poderes presentes na ficha. Isso traz satisfação ao jogador. Permita que eles também possam realmente ser úteis através de suas escolhas feitas na criação do personagem, crie situações para tal, quebre regras para beneficia-los vez ou outra e mantê-los no foco do jogo.

Próximo: Individualize. Sim, se possível, deixe que eles joguem um pouco sozinhos, que façam o que desejam por algum tempo, uma noite, um dia. Que comprem coisas, que matem o que desejarem, que executem ações. Dê dinamismo ao jogo, faça com que as ações deles tenham resultados positivos e negativos.

E por último: Crie o desafio que obrigue que eles permaneçam unidos sempre, mesmo depois de cenas individuais. É de se esperar que os personagens criem vinculos uns com os outros no decorrer da história e que por fim quase não seja mais necessário você forçá-los a agir junto.

Espero que pelo menos alguma das ideias o ajudem.
Um abraço e qualquer coisa manda MP!

- Atualizado em

Mortis

Boa noite Junior, o MdT aqui é meio parado, pode ser demorado conseguir repostas, uma pena pq o site é bem interessante. Enfim...

Na verdade todos os RPG's podem ser bem individualizados, depende muito da forma que o narrador passa a história para os personagens. Em vampiro por exemplo, cada clã tem suas próprias guerrinhas, brigas, intrigas, regras, o que faz com que os jogadores se desunam normalmente. Somado ainda há todo o poder interpretativo que cenários de horror pessoal permitem, cada jogador acaba vendo motivações para seus poderes, tem o desejo de usar aquilo que criou, de incrementar seu background e utilizar todos os recursos que planejou para seu pj.

Como narrador tento primeiramente desenvolver alguns requisitos que os jogadores devem preencher antes mesmo da narrativa iniciar. O que eles esperam do jogo, o que eles gostam e não gostam num cenário de RPG.

Caso eles não tenham jogado é interessante pegar uma história qualquer, um rpg simples e com poucas regras, uma história sem muitas motivações, como uma manjada invasão zumbi ou algo assim e fazê-los entender como o jogo funciona. Esse teste pode ser feito num período curto de tempo, uma história bem curta mesmo.

Depois disso proponha o questionário com as perguntas básicas (O que vocês querem numa história, o que acham interessante e o que não acham, gostam de estilo sobrenatural, etc..) para que os jogadores possam indicar aquilo que desejam e assim você possa ver se o Changeling é o ideal para seu RPG.

Se a reposta for positiva, utilize então os elementos que os jogadores mesmo colocaram e que desejam ver em seu jogo. Se eles puderem ser encaixados, perfeito. Se não, tente imaginar situações que trariam satisfações parecidas.

Ainda muito genérico, eu sei. Nunca joguei Change tb e pra dizer a verdade nunca nem li e não sei quase nada destas criaturas, mas imagino, conhecendo bem a white-wolf que as organizações deles devem ser semelhantes aos clãs de vampiro. Sendo assim, um bom começo seria fazer com que todos partilhassem do mesmo "clã" e lhes dar um propósito que deve ser executado em conjunto.

É aquela velha idéia do "se não fizerem nada, poderá acontecer algo terrível", ou seja, força-los a trabalhar em equipe. Na verdade isso será assim quase sempre, independentemente do cenário que você venha a escolher. Apenas motivações iguais manterão os jogadores unidos.

Próximo ponto: Os poderes. Todos os jogadores escolhem habilidades e poderes para seus personagens. Você deve saber muito bem todos eles e gerar desafios que os obriguem a usar, preferencialmente, todos os poderes presentes na ficha. Isso traz satisfação ao jogador. Permita que eles também possam realmente ser úteis através de suas escolhas feitas na criação do personagem, crie situações para tal, quebre regras para beneficia-los vez ou outra e mantê-los no foco do jogo.

Próximo: Individualize. Sim, se possível, deixe que eles joguem um pouco sozinhos, que façam o que desejam por algum tempo, uma noite, um dia. Que comprem coisas, que matem o que desejarem, que executem ações. Dê dinamismo ao jogo, faça com que as ações deles tenham resultados positivos e negativos.

E por último: Crie o desafio que obrigue que eles permaneçam unidos sempre, mesmo depois de cenas individuais. É de se esperar que os personagens criem vinculos uns com os outros no decorrer da história e que por fim quase não seja mais necessário você forçá-los a agir junto.

Espero que pelo menos alguma das ideias o ajudem.
Um abraço e qualquer coisa manda MP!

May_Higurashe

Olá, sou novata no site também, mas tenho alguma experiência com o sistema.

O que eu posso te dizer é que os Changelings são bem sociais, eles dependem da organização que criaram pra se proteger dos Fées Verdadeiros e, por terem passado por um trauma semelhante, normalmente conseguem simpatizar uns com os outros com certa facilidade.

Isso não quer dizer, é claro, que todos são amigáveis ou que não existem aqueles que preferem a solidão ou caminhos mais escusos para trilhar, a questão é que é relativamente tranquilo juntar um grupo sobre um mesmo objetivo comum.

Algumas dicas que normalmente conseguem unir bastante os Changelings:

1. Ter servido ao mesmo Fée Verdadeiro - no caso de dúvida, sugira ao seus jogadores que eles tenham escapado do mesmo lugar, serviram ao mesmo Protetor. Eles já saem da Sebe amigos e uní-los não será mais um problema.
2. Use as promessas - a mecânica de promessas dos Changelings é muito poderosa e, como eles são desconfiados por natureza, oficializar a união através delas dá a eles uma garantia de que, se forem traídos, os traidores sofrerão as consequências.
3. Dê um inimigo comum - não é a toa que existe o ditado que diz "o inimigo do meu inimigo é meu amigo". Uma ameaça que afete o grupo todo fará com que eles se unam, por mais relutantes que eles possam estar, nem que eles voltem a dinâmica normal depois que o inimigo for neutralizado.

É basicamente isso, espero ter ajudado.