Transitando pela Sebe

Criado por Hentges · 5 postagens

Hentges

Seguinte, as regras até podem fazer sentido, mas não para mim.

Até fiz um resumo das rolagens:

- Viagens curtas na Sebe: Uma rolagem de Clareza permite ao Changeling encontrar seu caminho através da Sebe em viagens curtas. Modificador de -3 caso o Changeling afaste-se de uma trilha;

- Viagens longas na Sebe: Inteligência + Sobrevivência. Em caso de sucesso, a viagem pela Sebe atinge seu destino em 10 horas menos a Wyrd mais baixa de todos os Changeling envolvidos. Em caso de Sucesso Excepcional, a Wyrd mais alta do grupo é levada em conta;

- Deixando a Sebe: Inteligência + Investigação + Wyrd;

- Familiaridade:

- Completamente Familiarizado: 1 minuto por rolagem;

- Familiarizado: 10 minutos por rolagem;

- Área visitada poucas vezes: 30 minutos por rolagem;

- Área nunca visitada, mas descrita em detalhes: 1 hora por rolagem;

- Área desconhecida: 3 horas por rolagem;

- Tempo transcorrido:

- Menos de 1 hora: 2 sucessos;

- Até 8 horas: 5 sucessos;

- Até 24 horas: 8 sucessos;

- Até 48 horas: 10 sucessos;

- Até uma semana: 15 sucessos;

- Mais de uma semana: 20 sucessos;

Porém, quando eu deixo de fazer rolagens de Clareza para começar as de Inteligência + Investigação + Wyrd? Depende apenas das intenções dos personagens? Ou isso acontece após eles se perderem, tendo falhado na rolagem de Clareza? E o que significa sair da trilha? Quer dizer caminhar através dos espinhos?

Gracias,

Hentges

Beleza. Na verdade, eu quero ter certeza de que entendi corretamente a regra para então decidir se vou utilizar como é apresentada ou modificiar conforme minhas necessidades. Todo palpite a respeito está valendo.

Radhra

Cara, você está certo, eu também acho que essas regras muito feita nas coxas e sem a mínima consistência. Essas e as regras de Sonhos. Porra, como puderam fazer o sistema troncho logo NISSO?? Eles achavam o quê, que os jogadores nunca chegariam perto dos espinhos e ficariam aterrorizados pra sempre? Porra, Mauricio!

Na minha opinião esse é o cenário mais "OWOD" de todos, com maior liberdade de regras e historias até mesmo pelo jogador, e acho que essas regras mal feitas acompanham o conjunto, nenhum sistema é perfeito.

Minha dica: adapte sem medo para sua própria crônica, pro clima e frequencia de uso das regras.

Nas minhas últimas crônicas de Changeling tive que adaptar não só essas, mas as de Sonho, dos Fetches, Goblin Markets (não tinha saido o livro ainda, muito obrigada por nada, White Wolf ~_~) e várias outras coisinhas que nenhum dos livros extras cobria (e ainda hoje não cobre). A crônica é sua, só vc vai saber o quanto uma coisa deve ser facil ou dificil ou o quanto vai encher o saco tantas roladas pra algo simples que vai usar toda hora.

Só tente usar as mesmas regras sempre, pq se perder a coerencia, pra conseguir voltar é um parto.

Corifeuagourento

Interessante, Radhra.

Diz aí pra gednte como ficaram suas adaptações, para que possamos chupinhar, rs.

Eu gosto de fazer adaptações em sistemas sempre que possível. Mas às vezes, como diria Macunaíma, "ai, que preguiça"...

Hentges

Pois é, também ando pensando em reduzir tudo a rolagens mínimas.