Regras sobre vodu para changeling

Criado por bcanato · 15 postagens

bcanato

Pessoal,

Alguém sabe me dizer se a WW publicou alguma coisa sobre vodu no nWoD? Mais especificamente, claro, regras.


Obrigado. :)

issak_sirko

existe o suplemento night horros immortal sinners, la tem rituais vodu numa nova disciplina de feitiçaria sanguinea e tb existe suporte no livro do circulo da anciã e outros para se criar praticamente qq tipo de ritual

gessica-chan

Nossa... Esse pessoal daqui está foda, viu? Mal vejo o tópico com a pergunta e ele já tem resposta! A-do-ro! \o/

Hentges

O Second Sight apresenta um sistema de magia mais restrito do que o existente no Mago: O Despertar. Uma das opções é o Vodoun/Vodu. Deve ser exatamente o que você procura.

- Atualizado em

bcanato

Vou olhar tudo. Obrigado pela pronta ajuda. :)
Mas vou ver que vou ter um pouco de trabalho de adaptação. Imaginem um personagem changeling que mexia com vodu antes da abdução, e agora voltou e continua com essas memórias. Tenso.

renatorecife

O ideal nesse caso (do Changeling) é você usar os contratos mesmo, procura os contratos que tenham "cara de vodu" e usa.

Sei que o suplemento Rites of Spring fala sobre a mágica dos Changeling, mas não sei (outros usuários podem falar melhor) se ele traz dicas para criar os próprios contratos, caso seja possível acho que seria a melhor opção para você.

bcanato

Eu considerei isso - sobretudo o uso do Contract of Night and Shade. Acontece que a personagem era hougan antes da abdução, conhecia rituais e coisas antes disso - e, na verdade, ela teria acesso à magia de vodu antes da Durance.

Obrigado geral pela ajuda, pessoal. :)

(Agora me toquei que postei no fórum errado. He. Desculpem, moderadores.)

volmer

Sem problemas, tópico movido.

Hentges

Acho que não importa muito se a personagem tinha acesso a rituais antes do contato com as Fadas. Importa o efeito que essa capacidade tem em jogo, e ela pode ser coberta pelo Contrato da Sombra e do Espírito. Pode-se justificar com a afirmação de que suas capacidades foram distorcidas pelo modo dos habitantes de Arcádia.

Mas, se preferir, utilize o Second Sight mesmo. A personagem comprará os poderes em separado, por meio de Vantagens. A capacidade adicional será compensada pela ausência de pontos para investimento em outras características.

Corifeuagourento

Me corrijam se eu estiver errado, mas o fato de uma pessoa tornar-se sobrenatural não faz com que ela perca certas vantagens, como Unseen Sense?

Acho mais víavel usar Contratos relacionados, os quais ele poderá mascarar com ritual. Outra idéia é se especilizar em Frutas Goblin - especialização de Ocultismo, creio - e empregar algumas que tenham efeitos similares às "poções vodu". Verdade, a maior parte dessas frutas não podem afetar não-changelings, mas você como narrador pode permitir acesso a certos "ingredientes" que permitam tal licença poética.

renatorecife

Pois é, se não me engano no Second Sight é dito que se um mortal com vantagem de poderes psi ou magia limitada for abraçado, passar pela primeira transformação, despertar, etc. ele perde essas vantagens.

No caso, uma feiticeira/sacerdotisa vodu que fosse raptada pelos True Fae e se tornasse uma Changeling perderia qualquer poder sobrenatural não-feérico.

Uma opção que o Second Sight dá é ver quantos pontos de experiência valeriam os poderes que a personagem perdeu e conceder metade desse valor para ela gastar em poderes de Changeling que fossem equivalentes.

Hentges

Mas isso sao apenas as regras. Sou mais de ignorar se atrapalharem a criação de um personagem com conceito interessante.

renatorecife

Concordo que as regras não devem atrapalhar a narrativa, mas elas não foram criadas por nada, servem para trazer equilíbrio ao jogo, se você permite que um jogador ignore as limitações que as regras impõem existe o perigo de ele abusar da sua confiança e criar um personagem desequilibrado.

Sem falar que se você abre uma exceção para um jogador vai ter que abrir para os outros também, ou então vai estar favorecendo um e sendo injusto com os demais. Aí corre o risco do grupo virar um circo de aberrações, changeling-mago, changeling-vampiro, changelig-lobisomem, etc.

Não acho que as regras sejam "sagradas" nem nada do tipo, mas é preciso pensar muito bem antes de deixá-las de lado.

De qualquer forma, conte aqui depois qual decisão tomou e como foi o resultado.

Hentges

Sou da opinião que regras servem para proteger quem não tem bom-senso.

De qualquer modo, também aguardo pelo resultado.

bcanato

Opa. Minha idéia nunca era criar uma aberração mutante de sete braços. Queria ver as regras sobre vodu pra ver se narravam rituais, etc, etc - e sei que coisas como Unseen sense desaparecem quando um personagem abraça um template sobrenatural.

O Second Sight, de fato, dá regras pra hougans que fazem low magic. Não é poder de vampiros, magos ou changelings, nem nada - mas podem me dar uma noção melhor de como tratar isso dentro do jogo. Novamente, até pra fazer essa transferência e equivalência de low magic pra Contracts, é melhor entender a fundo como as coisas funcionam, certo? :)

Obrigado de novo pela ajuda.