Oratório ou recursos.

Criado por Radamantys · 14 postagens

Radamantys

Estou com uma dúvida cruel, por que eu compraria a vantagem oratório se com recursos eu posso comprar uma casa do tamanho que eu quiser e com a segurança que eu quiser?

A vantagem sacrário tem como requisito oratório, mas com recursos eu poderia comprar o local onde gera mana e construir uma casa ou qualquer outro refúgio nesse lugar.

A vantagem Biblioteca é a mesma coisa.

Por favor, expliquem-me qual a utilidade de oratório.

murilodada

Eu diria que há coisas que o dinheiro não pode comprar. Tem que lembrar que os pontinhos são um jeito de por na planilha algo no mundo de jogo. Você pode ter recursos, mas não pode comprar todo mundo como contatos da mesma forma. Os livros da sua biblioteca não estão na Saraiva. O oratório é um lugar especial.

Por outro lado também tem outra interpretação: se você investir uma boa grana pra comprar um oratório, talvez vc acabe mesmo com menos recursos...

Pra mim, é isso.

Radamantys

Mas, se a pessoa não comprar oratório e tiver recursos 5, imagino que essa pessoa possa morar em uma mansão e em uma mansão há lugar de sobra pra colocar uma biblioteca arcana (que foi comprado com pontos de vantagem).

Na verdade só estou perguntando isso, pois um jogador de nosso grupo questionou essa possibilidade e eu não soube explicar.

murilodada

Faz sentido, mas eu deixaria claro a diferença entre comprar um oratório e ter recursos. Seu personagem quer colocar a biblioteca dele na mansão? Só espere que a faxineira não abra o livro errado. Quer fazer as reuniões da cabala na sala de estar do 5º andar? Perfeito, mas lembre-se que o arquiteto que construi a sala de acordo com especificações bem detalhadas comentou com alguém sobre essa peculiaridade.

Estou lembrando agora das primeiras edições de Sandman onde um ocultista aprisiona o Senhor dos Sonhos no subsolo da sua mansão. A maioria das mansões não teria essa área específica ou uma passagem secreta.

Eu deixaria isso claro para o jogador: quer usar recursos altos como pre-requisito das outras vantagens? Ok, mas a vantagem isolada seria melhor. Lembrando também que a vantagem oratório (e sacrário) podem ser divididas entre os jogadores. Já recursos (até onde sei), não.

Mas o livro do Mago deixa essa falha mesmo. Mas você não pode deixar os jogadores aproveitarem de brechas.

paulogothic

Existe uma discursão sobre refúgio e recursos? Também acho desnecessário comprar localização, tamanho e segurança sendo que se pode ter isso apenas com recursos, talvez a vantagem devese custar menos tipos um ponto valer dois ou algo parecido.

Radamantys

Olha, eu estou me esforçando pra entender, mas tá difícil.

Vou citar um exemplo:

Na criação do personagem eu não quero ter Oratório, nem Sacrário, nem Biblioteca, mas tenho recursos 5.

Esse personagem é milionário, mas como não tem oratório ele moraria aonde?

Supondo que eu possa morar em uma mansão com recursos 5 e depois de algum tempo de jogo eu adquiro alguns livros arcanos igual ao indice 1 de biblioteca, eu poderia colocar esses livros na minha mansão, ou eu teria que comprar também oratório?

Qual a diferença em construir uma mansão com recursos ou oratório? Algum arquiteto deve ter esquematizado a planta, independente da fonte da vantagem! Que eu saiba, o oratório só é um lugar mágico se houver um sacrário no mesmo local.

Desculpem pelas dúvidas.

Abraços.

  

poltergeist

O oratório é um local onde você vai guardar seus segredos arcanos, onde vai fazer seus rituais. O arquiteto que fizer um projeto, de uma sala muito mística ou escondida e com certo nível de segurança, no mínimo vai comentar com a família ou amigos.

E informações interessantes como essa correm como o vento...

murilodada

Eu queria adicionar um fato também a discussão. Você é o mestre, você define as regras. Se você achar que um jogador está tentando usar alguma brecha nas regras pra economizar uns pontos, vetê-o.  E não é injusto. Assim como qualquer outro jogador, e para qualquer outra vantagem, ele precisa pagar em pts de experência qualquer pré-requisito.

abssyntho

Essa é uma daquelas discussões que só pode ser resolvida dentro do jogo. Cada grupo adota particularidades que funcionam para eles. Não quer dizer que aquela abordagem funcione pra todos, mas apenas para o grupo em particular.

httblyonn

Isso aew, senão vira aquela busca interminável por brechas "que sempre vão existir", esquececndo o propósito maior do jogo!!!

 

Boa noite!!!

J_N

 O Oratório não é necessariamente o lugar onde você mora (apesar de alguns magi efetivamente fazê-lo). O que seu jogador quer parece realmente apenas algo que se possa arrumar com alguma grana, visto que ele não está muito interessado nos pormenores da vantagem. Para uma visão mais interna da Vantagem e de seus significados recomendo;

Sanctum & Sigil: Apesar de o nome parecer ser redundante, ele pouco fala dos Oratórios despertos, mais ao menos fala. Trata mais de politítica, más ouvi dizer que se encontra nele ótimas idéias para te ajudar. Se tudo mais falhar, ao menos a capa te dá uma boa idéia de um Sanctum que não depende só de dinheiro para sua aquisição.

Pesquise sobre oratórios misticos na net mesmo. Você vai ver suas relações com a budismo e com o feng shui. E talvez você entenda e consiga passar para seu jogador que uma coisa não necessariamente depende da outra.

Um exemplo disso é a Vantagem Altar dos Acólitos de VoR. Pelo nome, parece que pode ser conseguido com dinheiro más quando se lê a Vantagem, percebe-se que a bufunfa não cobre nem um terço de possibilidades de se arrumar e de manter essa característica.

J_N

0 que acontece com a vantagem Oratório (e que eu me esqueci de mencionar no post anterior por me perder de mais em divagações místicas) é que ele é essencialmente um lugar onde você pode fazer magia, livre de influências externas indesejáveis/irritantes.

Não é que ele será uma fortaleza impenetrável onde o mago pode relaxar imprudentemente sem se preocupar com a sociedade desperta do lado de fora. Só que o Oratório possibilita uma certa segurança contra influências externas que não queiram realmente causar mau ao seu mago ou as suas atividades sobrenaturais. Coisa que dificilmente você vai se livrar com o exemplo da mansão citado antes, graças a cobradores de impostos, vendedores, assaltantes da high society e outros pequenos incovenientes que possam aparecer.

É um debulhador. Ele separa o joio do trigo. Não é, como ja disse antes, que dentro de seu Oratório você vai estra inalcansável. Más esses pequenos contratempos certamente vão diminuir na medida que o índice da sua Vantagem aumenta. Pense sempre assim: é um local onde posso me dedicar aos meus comportamentos e hobbys estranhos livre (ou quase) de observadores casuais.

CWB_Yokai

Eu analiso da seguinte forma.

A vantagem "recursos", como o livro mesmo descreve é a sua renda de sobrevivência... Comida, água, luz; fatos que não nos atentamos muito ao jogar RPG, você pode usar esse recurso para pagar seu aluguel por exemplo, porém isso não faz de seu quarto de pousada um oratório.

A vantagem "Oratório", represente somente a este aspecto.


Eu vou exemplificar com um caso da minha mesa... O jogador não tem recursos, mas tem a vantagem oratório, para introduzir o mesmo na estória, eu fiz ele "encontrar" um local numa floresta onde ele percebia com seus sentidos de mago que a magia fluía de  forma mais fácil (Falando em regras ele não precisava gastar um ponto de mana para conjurar magias); isso não interfere no recurso dele pois ele não demanda dinheiro para manter o local.

Oratório não precisa ser, necessariamente um comodo "moderno", o oratório do meu jogador é uma caverna escondida na raiz de uma arvore.

Vale lembrar ainda que você pode gastar a vantagem oratório de duas forma, "Tamanho" e "Segurança".

No caso, se você gasta somente um ponto de oratório em "Tamanho", ele é simplesmente fácil de se achar (Em regras, não há penalidade para quem queira procurar), o meu jogador investiu um ponto em "Tamanho" e um ponto em "Segurança"; desta forma, a caverna a qual ele tem acesso, tem tamanho pequeno, e é protegida por uma magia simples (Retirasse um dado de quem queira procurar o mesmo e invadir).


Espero ter sido o mais claro possível.


Abraços

Zender

Cara uma forma facil de resolver isso é o seguinte , explique para o jogador que o oratório é um local mágico próprio para o mago e seus experimentos , caso ele possua uma mansão que nao seja um oratório ele estara a merce de vários incovenientes energéticos que lhe dará penalidades em suas magias ali dentro sem dizer os contratempos físicos como pessoas ou até mesmo espíritos curiosos ou changelings bisbilhoteiros que acharam por acaso um atalho na sebe que da dentro de sua mansão e agora observam a tudo de dentro da sebe , e quanto a biblioteca é a mesma coisa , só um louco guardaria livros arcanos em locais mundanos a merce de espiritos e outros seres capazes de viajar por caminhos sobrenaturais e sair direto dentro da biblioteca em questão ,enquanto os guardas estão la fora.