Dúvidas - Magia

Criado por tiagoqmb · 13 postagens

tiagoqmb

Olá pessoal, sou novo por aqui e tenho uma dúvida referente ao lançamento de magia clássica. O livro faz duas referências importantes:
1° - Cada Ordem possui uma parada de dados de Habilidades+Perícias+Arcano para lançar seu clássico.
2° - Caso não seja um clássico da Ordem, use a parada de dados da Ordem que possui um clássico em determinada magia.
Porém, em determinada parte do capítulo Magia o livro informa que um Ordem não ensina seus clássicos a outra Ordem. Nesta questão como vocês procedem?

tecnowancer

Olá tiagoqmb,

Esse lance de clássicos de ordem, é para a criação de personagens, você não pode comprar um clássico de outra ordem.

Se você tiver aquela magia como um clássico vc vai usar a parada do clássico, Habilidade+Perícia+Arcano, senão, vc usa Gnose+Arcano

Marcinho

Velho, nesse caso eu uso uma regrinha que está na página 131. Ela diz assim:

Para cada efeito listamos um exemplo de feitiços clássico de uma das cinco ordens principais. Os clássicos não são feitiços exclusivos de uma ou outra ordem: a maioria das ordens tem suas próprias versões dos feitiços conhecidos. A Habilidade mencionada na parada de dados de um clássico não muda de uma ordem para outra. É uma característica inerente ao feitiço e não depende da técnica específica de uma determinada ordem. No entanto, ordens diferentes podem usar Atributos diferentes. Em geral, listamos a ordem mais conhecida por usar o tal clássico. às vezes, descrevemos a técnica alternativa mais conhecida de uma outra ordem. No caso das ordens não mencionadas, suponha que utilizem a mesma parada de dados da ordem para a qual o clássico é descrito.

Espero que seja de ajuda :)

Marcinho

Até na criação de personagem, tecnowancer, você pode comprar clássicos que não são da sua ordem.
Você pode ver com clareza isso naquele exemplo de criação de personagem. Uma mulher do Mysterium compra um clássico do Consílio Livre.

tiagoqmb

Exatamente Marcinho, disto eu tenho conhecimento entende? A questão é que o livro diz e depois rebate o que diz... É como se eu dissesse que tu não pode comer aquele pedaço de bolo, mas se não houver outra coisa pra comer que coma o pedaço do bolo, =P.
Enfim, eu decidi criar os clássicos de cada Ordem pra cada magia, caso com o tempo adquira uma gama possa ser que eu venha a postar como um artigo, valeu!

tecnowancer

Opa Marcinho, vlw pela dica.

Foi vacilo no entendimento mesmo... Enfim, então não entendo pq por os classicos para uma ordem...

Marcinho

É, tecnowancer, mais um mistério dos criadores do sistema... eles poderiam colocar os clássicos sem distinção de ordem e pronto. E quando preferir que tal ordem use aquele clássico, colocar a parada específica.
Nunca li os livros das ordens, mas deve ter muitos clássicos exclusivos neles.

tiagoqmb, seria bacana essa postagem! A galera vai adorar!

tiagoqmb

De fato Marcinho, dei uma olhada e é verdade, nos livros das Ordens há muitos clássicos específicos. E o melhor de tudo, ele explica como funciona a mecânica dos clássicos, tipo, quais habilidades mais utilizadas por cada Ordem e como é a mecânica de cada Arcano.
- Atualizado em

Marcinho

Poxa, massa isso. vou até dar uma olhada pra ver se aproveito algo, porque tudo vai ser difícil ler por agora rsrs :)
- Atualizado em

Marcinho

E eis que surge mais uma dúvida sobre as magias! :)
Acho que essa é simples, mas ainda assim me encuca...
1 - Com Vida, podemos transformar o sangue dentro de alguém em outra substância orgânica, tipo seiva das árvores.
2 - Para transformar o sangue em água, acho que Vida + Matéria resolve a parada.

Mas...
O que usamos para transformar o sangue dentro de um vampiro em outra substância? Vida? Vida + Matéria? Matéria (porque o sangue já está morto) ou Morte (porque com Morte pode-se afetar mortos vivos) ??

tiagoqmb

Acho que Morte é o mais lógico.

Marcinho

Essas são as falhas/brechas que o livro não cobre. Ou se passaram a cobrir em outros livros, nós do Brasil ficamos sem saber por conta da falta de lançamentos em nossa língua :/

Nicolas_Salermo

Bom, pelo sangue do vampiro não fluir normalmente como se estivesse vivo, acho que Vida não se aplicaria mais. 
Então seria uma magia envolvendo Morte + Matéria, ou seja, Moroi é o "Blade" dos vampiros. kkkkkk