Prequela de Mago

Criado por abssyntho · 14 postagens

abssyntho

O Despertar não é um processo fácil. Além de ser tragado para uma realidade que ele não imaginava existir, o Mago se vê obrigado a lidar com sua nova compreensão de mundo de forma a não pôr em risco seus familiares e amigos. A trilha do Mago por vezes é um caminho solitário. Ao adotar um Nome das Sombras, ele deixa prá trás não apenas suas antiga identidade mais sua vida e todos que dela faziam parte. 

Nas suas mesas de jogo, como ficam tais laços? Como seus magos lidam com os sentimentos fraternos para com a familia verdadeira? Desligar-se dos entes queridos é doloroso, mais necessário, pois o Mago é agora, um farol aceso para os predadores sobrenaturais. Ele conseguiria viver sabendo que a vida corre perigo, por sua causa?   

- Atualizado em

Alanuska

Mestrarei a partir desse fim de semana minha primeira crônica de Mago. Confesso que estou nervosa e preocupada em não conseguir aproveitar todas as nuances que o jogo oferece, principalmente porque só poderei mestrar por 10 dias antes de voltar pra Goiânia. Mago é um jogo complexo, mas acredito na habilidade que os jogadores terão em representar conflitos internos, no pouco tempo que teremos. O Despertar, a meu ver, equivale ao Abraço, em Vampiro (na nova terminologia seria o Beijo?), é um momento que altera profundamente as perspectivas do personagem,  principalmente porque o recém-Desperto não sabe ao todo a grandiosidade do que lhe aconteceu. À medida que amadurece como Mago, à medida em que conhece os mundos além da Mentira, penso que não ocorre apenas uma percepção do perigo que ele representa aos mais próximos, mas também a dolorosa constatação que aquelas pessoas não lhe "servem" mais como companheiros. Não desprezo, tampouco indiferença, mas uma não compatibilidade quase natural... Não se pode buscar a verdade Superna mantendo-se apegado aos companheiros Adormecidos que, além de nem suspeitarem de sua real condição, podem eles próprios ameaçarem sem querer, vide a Incredulidade e riscos de Paradoxo.. É algo complexo, estou sinceramente curiosa pra ver como os jogadores lidarão com isso ao todo... 

abssyntho

O agravante nesta constatação do Mago - a de que aquelas pessoas, com quem convivia quando Adormecido não lhe servem mais como companheiros - é que embora ele se possa dar ao luxo de afastar-se dos seus antigos amigos e família, estes, podem não encarar o distanciamento da mesma forma. Se o círculo de amizades era extenso, a possibilidade de esbarrar eventualmente com um conhecido no meio da rua é bem grande. Em outros casos, quando o seu circulo de amizades é pequeno, mas unido, é bem provável que seus amigos, pais, ex-conjuge, mova céus e terras para descobrir seu paradeiro (prezumindo que ele simplismente sumiu) ou reconquistá-lo (no caso de ter se afastado). Em resumo, mudar de vida não é uma decisão que dependa apenas do Mago, pois um antigo companheiro Adormecido pode não aceitar esta decisão, ainda mais sem saber dos reais motivos que o levaram a isso. Imagine só se o Desperto tinha uma namorada louca e psicótica, desequilibrada emocionalmente e até mesmo perigosa, que decide fazer parte da vida dele custe o que custar... (hum, idéias)  

Radhra

Acredite, isso é MUITO mais simples em Mago do que em Lobisomem, Vampiro, Changeling, PROMETHEAN! Você ainda é um humano sabe, não tem ataques de frenesi do nada, ainda anda de dia, ainda parece humano e ainda se lembra que é um. 

É cliche demais esse negócio de Óh! Agora que sou desperto não ando com a gentalha adormecida, que lástima! Hermético demais. Eu sempre me perguntei, e porquê não, hein? Vc de repente não ama mais as pessoas que amou, não respeita quem te criou ou quem vc criou? Ta isso pode por eles em perigo, mas ninguem nunca tenta?? Nunca vale a pena?
É muito "agora sou player e vivo sozinho", sempre. 

E boa sorte narrando mago. Tente não se deixar levar pelos clichês e estereotipos rasos do livro, ou a cronica vai acabar parecendo vampiro, e pior, vampiro a máscara: facadas nas costas voando pra todo lado.
Isso é realmente mais importante pros personagens do que o próprio caminho da iluminação?
Principalmente se forem recem despertos, porque uma sociedade que eles mal conhecem vai ser mais importante do que conhecer a si proprios em meio a tantas mudanças?

Lord_Anderson

Para mim o unico problema de manter muitos contatos com seus antigos amigos/familiares é que torna mais facil alguem descobrir seu nome verdadeiro.

"Hei, vc anda com o Orion, Senhor da Chama Dourada e Guardião dos Segredos de Atlandida?"

 

"Hein? Do que vc ta falando? Aquele ali é o Antonio Fonseca, a mãe dele é dona da padaria do meu bairro"

 

heheheh

 

Forçei um pouco, mas é algo a se pensar.

Ele tb teria que limitar um pouco o contato com mundanos p/ poder se dedicar ao seu Caminho , até p/ poder pratica sua Arte.

Filipe

A Radhra falou tudo na minha concepção.

De todos, o Mago é o único que tem a GRANDE chance de permanescer com as pessoas que ama. Após o Despertar, o artífice não deixa de sentir oq ue sentia antes e pior, as sensações tomam um novo sentido. Já pararam para pensar na análise de um Mago versado no Arcano de Mente e/ou Vida com relação ao sentimento que ele sente e que os outros sentem? E as correalações do Espaço e da Sorte?

Todos estes sentimentos tornam-se novos e mais podersos quando o Mago passa a compreendê-los através de sua Gnose e por conseguinte dos Arcanos.

Você acha que depois que um Mago versado no Arcano do Espírito que vê o cisco de amor gerado pelo seu sentimento por sua mãe, namorada, filhos, se fortalecer no mundo espiritual e ganhar consciência ele vai realemnte abandonar este novo espírito apenas porque isso nublará seu caminho para a Iluminação?

Acho difícil.

 

Para Lobisomens (Mesmo sendo seres espirituais e vendo o mesmo espírito de amor) é mais fácil pois a Fúria é constantemente presente e sufoca um relacionamento com qualquer mortal. Além do aluamento que impossibilita qualquer contato com as outras formas (Exceto Hishu e Urhan).

 

Vampiros eu nem comento. Qualquer sentimento é suplantado pela fome e pelo êxtase do beijo.

 

Bom... esta é minha opinião. Magos estão muito amis propensos a protegerem seus amigos e familiares e a nãos e afastar em definitivo do que qualquer outro ser sobrenatural.

Abraço!

Anthonys_kloger

Na verdade, as outras linhas realmente possuem formas mais distintas para evitar a continuidade da relação entre entes queridos e o individuo. Mas lembrando que o Despertar abre o foco da visão do Mago de tal forma que ele não conseguiria manter as aparencias por muito tempo sem comprometer seus companheiros de cabala e\ou a si mesmo. Imagine perder a festa de aniversário do unico filho planejada a meses, tirar um feriadão para viajar com a família, ser obrigado a faltar a um ritual da cabala por ter uma reunião de negócios do emprego em outra localidade! Tais coisas atrapalharia muito as coisas, por isso muitos abandonam e sofrem por isso para poder chegar a iluminação.

Se eu posso enriquecer da noite para o dia com Sorte, por que diabos irei sacrificar oito horas da minha vida todos os dias durante a semana inteira preso a um emprego tendo de aguentar um chefe adormecido soberbo, arrogante e mal educado?

Certas escolhas são mais faceis que outras. Deixar a familia pode ser doloroso, mas necessário.

abssyntho

Acredito que esa "facilidade" que o Mago ainda tem em manter traços de sua vida antes do Despertar é extamente o ponto que gera esta dicotomia. Vampiros agarram-se a humanidade, mas eles não são mais humanos e mesmo o mais beatificado dos mortos-vivos se dá conta disto cedo ou tarde.

Com Lobisomens e outros seres a coisa não é muito diferente. Sua mudança para algo que eles quando humanos não eram capazes de conceber acontece não apenas num nível psicológico mas também fisiológico. Seus corpos não são mais carcaças mortais, adquirindo cada um a seu modo, características que os distanciam fisicamente das pessoas comuns.

Para os Despertos não é bem assim. Seus corpos ainda são essencialmente humanos, seu entendmento acerca do(s) mundo(s) que o rodeia é que muda. Suas percepções vão além das de qualquer amigo ou familiar adormecido, o que faz com que o mago venha a se comportar de formas estranhas a sua anterior condição mundana. Como não agitar-se ao notar que os sentimentos de um amigo são influenciados por um Espírito ou que a doença de uma antiga namorada possui causas não-naturais? 

A situação dos Magos é muito parecida com a dos Hunters, que por traumas violentíssimos optam por dedicar o resto de suas vidas a caça de sobrenaturais. Um Caçador profissional sabe que os predadores sobrenaturais virão atrás dele, o que põe em risco a vida de todos ao seu redor. A diferença aqui é que enquanto os Hunter enxergam as trevas do mundo com uma vela, os Magos usam faróis (literalmente né?).

O conhecimento adiquirido e eventualmente conquistado com o passar do tempo atrai a atenção não apenas de mosntruosidades menores, mas sim dos grandes inimigos da realidade, dos perpetradores da Mentira, dos autointitulados senhores do firmamento, os Exarcas que até onde se sabe, são deuses em sentido mítico. E se os deuses estão contra nós, quem estará conosco?

 

publicano

Acho que todos os comentários provam como ser um mago é muito mais versátil do que os outros sobrenaturais, não só nos poderes.

No meu caso e do meu grupo, a gente está se ferrando um pouco porque alguns magos sabem os nomes verdadeiros de gente da cabala.  A Nêmesis é na "vida real" uma escritora de filosofia, com o nome e a foto na orelha dos livros.  Eu e Pepper somos estudantes da mesma universidade e nosso nome tá lá registrado; e Valois é professor adjunto da mesma universidade.  Só o Tom, o nosso Acanthus (cada um é de uma Senda diferente) é que ninguém sabe o nome, nem fora nem dentro da cabala.

httblyonn

A Radha é tão direta...

Tô me descubrindo fã dela aos poucos!!!

Rs

Puxa-saquismos a parte, eu escolhi o MAGO por último na linha VAMPIRO/LOBISOMEM/MAGO e tô me acostumando ao mesmo ainda!!!

Tô me encantando cada vez mais e não vejo a hora de colocá-lo em minha crônica principal! Ela tá esperando por ele já a algum tempo!!!

Tô gostando muito no nível das discussões desse site, são mais "maduras"!!

Continuem assim!

Abs a todos!!!

bdorneles

Magos realmente são criaturas mais propensas a permacenerem humanas, mas acho que vocês podem estar cnfundindo o "ser" com o "querer". Quanto maior a gnose e a sabedoria, maior as chances da Hubris, maior a chance de o mago se deparar com a fragilidade da finitude humana e tentar correr para longe dela.

 

Após despertar não vejo motivos suficientes para um amgo simplesmente abadonar seus familiares, afinal de contas os sentimentos são os mesmos.... mas e quando essas pessoas te acusarem de insanidade quando descobrirem páginas e mais páginas de anotações e desenhos bizarros? e quando essas pessoas te condenarem por uma coisa que apenas tu e teu círculo de amigos entendam? a partir de quando seus amigos de cabala se tornarão a tua família? Indagações que comprometem a vida humana de um mago com o tempo... mas com o tempo, não logo depois de despertar.

Zim

Essa é uma discursão interessante. O recém desperto se vê num dilema: buscar o apoio da família ou de um estranho (o q nem sempre ocorre) q diz saber o q ele está sentindo e com a promessa de ajudá-lo a superar. Blz a escolha dependerá do indivíduo: não é todo possível mago q irá abandonar sua "fampilia perfeita": pais compreensíveis, um "melhor irmão do mundo" e etc... para cair de cabeça num mundo totalmente diferente cheio de estranhos e seres estranhos, é óbvio q indivíduos q tiveram uma vida mais difícil e familiares menos bondosos terão uma propensão maior a abandonar sua antiga vida e seus companheiros, o contrário do estereótipo citado anteriormente. Na minha opinião o quanto será fácil para um recém desperto se desapegar desses valores dependerá de um conjunto formado pelo histórico do personagem e interpretação das características psicosociais desse personagem por parte do jogador.

felipewulf

bom realmente mago e algo palpável sentimentalmente, e algo a se explorar do ponto de vista mundano. mago em si é um jogo tridimensional de fragilidade e magia, as almas despertar tem corpos de barro, corpos de carme e coração de sentimentos genuínos, de afetos humanos de coisa simples de se sentir e ao mesmo tempo difícil de explicar.
 A magia e algo bom mais traz isolamento e no fim das contas o vazio , o medo de perder alguém para coisas, de não ser forte o suficiente para proteger aqueles que ama .....

CefasSathler

Eu penso que deve-se deixar isso a critério do jogador. Vejo algumas possibilidades.

Alguns podem nem querer saber dos familiares pois estão mais interessados no novo mundo, o Despertar nos muda. A visão de uma nova oportunidade de poder. O mago pode se desligar de seus familiares para protegê-los também.
Outrossim ele pode manter seus laços familiares, proteger seus entes queridos e o "mundo" que os cerca, isso dá ótimos ganchos. Um bom mestre sempre tem a opção de tocar nesse ponto mesmo que o jogador tenha realmente deixado de lado o mundano.