Vampire : O réquiem. Um começo !

Criado por anthelius · 11 postagens

anthelius

Fala gente, tudo beleza?

Eu quero aprender a jogar RPG de mesa... Um amigo me indicou Vampiro. Me disse que é bem legal e ótimo pra quem está aprendendo a jogar..  Vamos a minhas dúvidas.

Eu nunca joguei "RPG de mesa" antes, e essa seria a minha primeira experiencia. Os materiais: Eu comprei os livros: "Vampiro: o réquiem", "Vampiro: escudo do narrador" e "Mundo das Trevas - Livro de Regras" e também comprei 10 dados D10, como me recomendaram... 

Ok! Todo o material está aqui.

 

Certo, eu estou lendo o livro do Réquiem primeiro para ter uma noção do que irá de vir.

Li sobre os clãs, coalizões, etc..

 

Porém, eu gostaria de saber o seguinte, Quem seriam os inimigos dos jogadores (vampiros) ? Outra coisa seria uma pergunta de uma pessoa INICIANTE, por favor não me matem por essa pergunta.. hahahahaha 

Quando jogamos os dados? Eu ainda não li todos os livros, então por isso não tenho nenhuma noção...

Também gostaria de saber como funciona os danos, etc...

 

Muito Obrigado ! E desculpe pelas perguntas tontas, mais sinceras de um Iniciante. rsrsrs

 

 

obs: Eu comprei os livros, mais ainda ñ chegaram.. Estou lendo em PDF.. hahaha

J_N

Não fica chateado não. Não vou responder agora porque é meio complicado.

Más depois eu respondo.

Hentges

Dados são rolados para resolução de conflitos e inserção de um fator de sorte e drama no jogo.

Certas coisas não precisam de dados. Atravessar a rua por exemplo. Mas se você quiser atravessar a mesma rua enquanto foge de algo ou alguma coisa, uma rolagem pode ser necessária. Algo de errado pode acontecer: o personagem pode tropeçar, ser atropelado ou coisa pior.

É aí que entram os valores das características do personagem. Quanto mais "bolinhas" ele tiver, melhor é em algo. Assim, suas chances de ter sucesso em uma ação arriscada aumentam.

Uma coisa interessante do sistema do Mundo das Trevas é que ele não fixa os parâmetros das rolagens, sendo a combinação de atributo + habilidade a única referência mais ou menos constante (tem exceções).

No exemplo acima, o jogador poderia rolar Força+Esportes para atravessar a rua trombando com a multidão sem perder tempo. Ou Destreza+Esportes para ir saltando sobre os carros. Ou Raciocínio+Esportes para buscar uma brecha para passar entre os veículos sem perder o pique da corrida. Ou Raciocínio+Subterfúgio para encontrar rapidamente um local para se esconder.

Isso é uma forma de tornar a descrição que os jogadores fazem das ações dos personagens algo não apenas cosmético, mas também relevante na execução de suas ações, conforme o que determinam as regras.

E por aí vai...

- Atualizado em

J_N

Bom, não se "aperreie". Quando seus livros chegarem, e você dedicar em média 6 semanas para ler tudo, você vai entender melhor as coisas. Por enquanto, vale as explicações da gente aqui:

"Quem seriam os inimigos dos jogadores (vampiros) ? "

Outros personagens que você criou e que residem no mesmo cenário. Provavelmente você vai narrar em uma cidade de médio porte pelo menos, para ter possibilidade de alguns vampiros se reunirem sem chamar a atenção das pessoas comuns (eles se escondem de nós).

Eles normalmente se ressentem dos personagens dos jogadores por quererem algo que não podem ter ou por simples ciúmes mesmo. Meio complicado assim, más você entender tudinho quando ler o Mundo das Trevas e o Vampiro o Réquiem.

Ah, outra coisa; Parabéns, você vais jogar/narrar um ótimo jogo de aqui em diante. E mesmo que não seja outros jogos da linha Storytelling, "RPG de Mesa" é uma ótima atividade!

ninguem

Sempre se lembre que o Mundo das Trevas não foi feito para se focar em combate, mas o usar em favor do drama e suspense, que são o principal.

Hentges

Bem, cada um no seu quadrado.

Eu discordo de qualquer um que diga como devam ser as minhas histórias.

Vodevil

Baixa o roteiro introdutório: O filho de Maria (http://devir.com.br/mundodastrevas/vampiro/)

História pronta, publicada antes do livro originalmente, como forma de guiar o pessoal que está começando. (você encontra os outros capitulos em ingles na net, como no Drivethru RPG)

Vai te ajudar com relação a regras, como criar e narrar histórias, etc.

Bem vindo!

JessicaLang

Fica uma dica... O mundo dos vampiros não é muito diferente do nosso. A política, as intrigas são as mesmas, porém num nível mais sombrio e muitas vezes mais violento.

A moral é você criar um personagem, não apenas com bolinhas na ficha, mas com motivações e desejos que o impulsionem a seguir em frente. Por exemplo vingança.

Outra coisa importante é ele ter uma personalidade forte e definida. Você vai interpretá-lo de que maneira? Ele é amavel e simpático ou brigão e irritadiço?

Espero ter ajudado. ^^

hebert

Oi pessoal!!! Eu estou querendo começar a jogar vampiro. Estava procurando um Requiem para comprar mas pelo que vi na internet pra jogar O Requiem é preciso do livro Novo Mundo das trevas. Isso é verdade? Caso seja acho que talvez seja mais pratico comprar o Vampiro a Mascara, o que me dizem?
Desde ja muito obrigado!

JessicaLang

Verdade... o mundo das trevas é o livro básico para jogar qualquer um dos sistemas do novo WoD.

No entanto eu acho que sai mais barato você comprar o WoD e o Réquiem do que a Máscara, pois o valor dele aumentou nos últimos tempos. Ainda assim, é possível você encontrar por um preço bom. Nunca se sabe ^^

hebert

Achei no mercado livre o Novo mundo das Trevas, o Requiem com o esccudo do narrador e o Lobisomem com o escudo tambem, tudo por R$170,00!!! Comprei!
Muito obrigado por me responder SweetCookie!!!