Top 10- Filmes de Vampiro

Criado por issak_sirko · 42 postagens

issak_sirko

Nem sempre a sétima arte produz bons filmes de vampiros, mais alguns merecem destaque.

Eis minha lista

1. Entrevista com Vampiro
2. Os Garotos Perdidos
3. Drácula de Bram Stoker
4. Blade, o Caçador de Vampiros
5. Quando Chega a Escuridão
6. Nosferatu
7. Deixa Ela Entrar
8. Anjos da Noite
9. Fome de Viver
10. 30 Dias de Noite

Muitos deles ja me inspiraram em minhas crônicas.

issak_sirko

Vou dar um pequeno resumo e explicar um pouco pq escolhi estes filmes.

Entrevista com o Vampiro

A escritora do livro desta adaptação, Anne Rice, não queria nem saber de Tom Cruise no papel do vampiro Lestat. Depois que viu o resultado se retratou publicamente. Realmente tudo funciona bem no filme, o clima gótico e o elenco com 3 grandes nomes de Hollywood, além de Cruise estão Brad Pitt e Antonio Banderas. Não tem muitos sustos, mas por outro lado, é um dos melhores filmes sobre vampiros já feitos( pra mim O MELHOR).

Garatos Perdidos

Mais um clássico da 'Sessão da Tarde', 'Garotos Perdidos' continua atual e inteligente. É um filme que resulta numa divertida combinação entre horror, aventura e alguma comedia. Fuja com todas as suas forças da continuação feita em 2008. 

Dracula de Bram Stoker

Do realizador de Godfather e Apocalypse Now, eis, tal como o nome indica, a mais fiel das adaptações do original literário de Bram Stoker, a verdadeira historia do temível Conde Dracula. Coppola fez questão de homenagiar o escritor original do vampiro mais famoso de todos, mantendo seu nome no titulo do filme. Algumas curiosidades: os colegas tinham “medo” de Gary Oldman, pois ele se sentia e agia, nos bastidores também, como se fosse o próprio Lord Drácula. Atuação excelente dele somada com a de Anthony Hopkins consagrou este filme p/ mim. 

- Atualizado em

volmer

Boa lista. Deixe Ela Entrar é meu favorito, consegui achá-lo nem lembro como, faz foi bem antes de virar hype nas discussões de vampiro! hehehe

Entrevista com o Vampiro dispensa comentários. The Hunger é muito foda também, acrescentando-se ainda a participação do David Bowie e do Bauhaus naquele climão perturbador que é referência pra mim para abordagens sobre o vinculum e degeneração sob uma ótica mais dramática. Garotos Perdidos fez minha infância, só alegria lembrar do Jack Bauer como motoqueiro sinistro. Nosferatu é clássico dos clássicos, obrigatório. Já Blade, espero que você esteja se referindo só ao primeiro, que é razoável =)

issak_sirko

Valeu Volmer. Com certeza falo do 1 Blade, as continuaçoes foram horriveis.

voltando a falar dos filmes de minha lista.

Blade O caçador de Vampiros

Baseado numa série de Hqs da Marvel Comics, Wesley Snipes dá vida ao super-herói (e vampiro nas horas vagas) Blade. Durante a gravidez, a mãe do herói foi mordida por vampiros. Resultado? Um ser meio humano e meio vampiro(lembrando um carniçal bem forte dos tempos de VtM) que dedica a sua vida à caça de outros vampiros. Muito músculo, muita ação e uma das melhores e primeiras adaptações de Hqs ao cinema.

Quando Chega a Escuridão

É dificílimo encontrar uma cópia deste filme em VHS no Brasil, e ele nunca foi lançado em DVD. Mas o clássico 'Quando Chega a Escuridão', é um dos maiores filmes de vampiros da década de 80. Quando Chega a Escuridão' acompanha o jovem fazendeiro Caleb Colton, que conhece a jovem e linda Mae, e embarca em uma perigosa aventura. Seus companheiros - Jesse, Severen, Damondback, Homer - formam um grupo de vampiros que semeiam terror e morte em suas investidas à procura de sangue. Nesta assustadora aventura, são envolvidos também o fazendeiro e veterinário Loy, pai de Caleb, que tenta salvar o filho mediante uma transfusão, e a pequena Sarah, irmã de Caleb, que chega a ser sequestrada pelo macabro grupo.

Se encontrá-lo, não perca a oportunidade de assistir. Este é um filme que merecia uma refimalgem.

- Atualizado em

Hentges

Uma interminável lista de referências fornecida pelo IMDB:
http://www.imdb.com/keyword/vampire/?title_type=feature&min_votes=25

Mas, palpitando com algo trash: Um Drink no Inferno.

Lord_Anderson

 

Caramba. Foram tantos filmes, livros, seriados, desenhos....

Posso deixar passar alguns, mas esses são oq melhor lembro:

1. Deixa Ela Entrar
Sombrio, angustiante, sensivel, brutal, enfim, para mim o melhor filme de vampiros em muito, muito tempo.

2. Drácula de Bram Stoker  
Apesar da introdução de um elemento romântico a la Romeu e Julieta, essa ainda é a mais fiel adaptação do livro de Stoker. Era Vitoriana, elementos goticos, um vampiro implacavel seduzindo e espalhando morte...tem como não gostar?

3. Fome de Viver
Uma das primeiras abordagens que fugiam da visão "classica" dos vampiros, e tb das primeiras a enfocar sua sensualidade, os montrando como viciados não apenas em sangue, mas tb em luxuria.
E tem Susan Sarandon, David Bowie e Catherine Deneuve no elenco.

4.Nosferatu
A idade do filme pesa, mesmo assim ainda é um dos melhores exemplos de vampiro como criatura demoniaca.

5. A Sombra Do Vampiro
Uma homenagem a Nosferatu e seus realizadores, a ideia do filme é que o ator que interpretou o vampiro Nosferatu, realmente era um sangue-suga. Tb monstra a que ponto um mortal (o diretor) pode ir para alcançar uma obsessão.

6. Garotos Perdidos
Gosto pq fugiu totalmente do clima de angustia e maldição, monstrando que ser um jovem imortal com poderes pode ser bem divertido.

7. A Hora do Espanto
Uma boa mistura de horror e comedia, personagens carismaticos e todo o climão que só um filme dos anos 80 pode ter.

8. Inocente Mordida
Quando vampiros e mafiosas se encontram. Uma boa referência para Giovannis.

9. A Hora do Vampiro (Jerusalem Lost)
Uma cidade isolada, um estranho visitante e um lento e completo dominio dos vampiros,um dos melhores na categoria vampiros antagonistas.

10. Blade.
Para mim não é um filme de vampiros e sim de pancadaria, de qualquer forma é divertido ver vampiros se ornagnizando praticamente iguais aos do wod (Casas no lugar de clãs, a casa de Erebus no lugar da Camarilla, e o Livro de Erebus no lugar do livro de Nod).

issak_sirko

Nosferatu

Ok, se você não curte cinema mudo, e não aguentar ver Nosferatu, não sabe o que esta perdendo. Vale uma conferida.

Deixa Ela Entrar

Bem, é um filme sueco gente mas vale a pena. É diferente dos filmes que vc já pode ter visto antes… “Let the Right One In” (Em sueco: Låt den rätte komma in) é um romance-horror de 2008, dirigido por Tomas Alfredson, com base em um livro homônimo.

o filme é terrificamente encantador: a história de um garoto de 12 anos de idade atormentado por outros garotos que desenvolve uma amizade com uma criança vampiro em Blackeberg, Stockholm, no início da década de 1980. O foco principal é na história de amor entre os dois personagens principais. Destaque para a cena da piscina, vai estar na minha memória por anos...

Anjos da Noite

O filme tem vários pontos fortes. Não somente é um dos melhores filmes de vampiros já feitos, como também um dos únicos, se não for o único que também é extremamente bem produzido e com temática séria sobre lobisomens. Para nós rpgistas, o filme lembrou muito o OWOD. Se alguns fãs mais atentos prestarem bem atenção, há um grupo de vampiros que parecem ser Setitas, pelos óculos escuros… O clã de destaque parece ser Ventrue… A reação da vampira ao perceber a presença de um Lycan, grudando no teto, lembrou-me de muitas cenas de RPG e é muito primal, animalesca mesmo, muito com base no tradicional das “espécies” em questão… enfim, o roteiro tem intriga, romance e um excelente crossover entre vampiros e lobisomens – algo que já era difícil de fazer em RPG no antigo WOD e ficou muito bom neste filme.

Fome de Viver

Esse é um clássico mais cult e apreciado pelo tom sombrio, pela atuação de David Bowie e de Catherine Deneuve. Tem um tom denso e o a musica de Bauhaus ajuda mais ainda nesse quesito.

30 Dias de Noite

Em tempos de vampiros purpurinados, ver um bando vampiros selvagens cercar uma cidade no Alasca, é demais prazeroso. Os vampiros atacam a cidade durante o período que uma noite dura 30 dias. A partir disso, o filme é um banho de sangue. Baseado numa Hq de mesmo nome. Ótimo filme, assistam

- Atualizado em

gessica-chan

Assisti 30 Dias de Noite ontem e realmente é um ótimo filme! Troféu joinha pra ele (Y) Também recomendo para que assistam, o final é inesperado (ao menos foi pra mim .-.)

pedro

amiches que gostaram de 30 dias de noite... recomendo ler o gibi que o filme se baseou... eu particulamente achei o filme uma bela de uma porcaria (comparado com o gibi... ^^), mas pq esperei muito do filme...

 

é relativamente fácil encontrar o gibi pra baixar em ingles... e é diversão garantida...

 

VCarity

Eu já assisti muitos e parando para pensar o único que me lembro de ter realmente gostado é o Drácula de Bram Stoker. Agora estou tentando encontras as raizes do meu amor por Vampiros ^^

Alanuska

Hummm, acho que ainda não tenho uma lista com 10 filmes...

 

Drácula é um clássico, nada mais a dizer.

Blade, como disse Volmer, só é bom mesmo o primeiro.

Deixa Ela Entrar, hummm... Pela propaganda que Volmer fez, confesso que esperava mais.

Anjos da Noite tem uma sociedade vampírica bem interessante, mas confesso que os lobisomens chamaram muito mais minha atenção. (Fora que matar lobisomens como se mata um cachorro, por favor, né?)

30 dias de noite eu nunca assisti, mas já li a HQ (AS, na verdade, pois a série é composta de várias histórias diferentes), e também confesso ter preferido o "arco" Neve Vermelha, que não é o mostrado no filme.

Garotos Perdidos também embalou minha noite, poxa... O Sutherland tava tão legal de vampiro motoqueiro que eu já até criei um personagem inspirado nele.

Agora Entrevista com um Vampiro creio ter sido o melhor de todos, tanto pelos personagens como pela história, e a abordagem de Rice sobre a sociedade vampírica é linda, simplesmente fascinante. Todos os vampiros que imagino são mais ou menos "herdeiros" daquela concepção.

VCarity

Hoje eu assisti Entrevista com o Vampiro, e o meu imetro pessoal aprovou também ^^ daqui a pouco eu vou conferir Fome de Viver se o sono deixar.

gessica-chan

Não é bem meu "Top 10 filmes de Vampiro", mas esses são os que eu tenho visto ultimamente:

1: 30 days of night

2: Garotos perdidos

3: GrindHouse (o primeiro)

4: Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles

5: Bram Stoker's Dracula

6: Dog Soldiers

7: Lat den Ratte Komma In

 

Nem cheguei a oito... T.T

Não estou lembrando de mais nenhum...

VCarity

O Grindhouse que você fala é o de Robert Rodiguez com Tarantino? Porque eu não lembro de nada sobre Vampiros nesse filme não ^^, tanto no Planeta terror como no Death Proof. A única referência próxima seriam as Mulheres Nazistas da SS Lobisomens, que por sinal eu ri muito nesse trailer fake.

gessica-chan

Para mim aqueles bichos escrotos sugadores de sangue parecem vampiros... .-.

gessica-chan

kkkk Erro meu... Confundi Dog Soldiers com GrindHouse (Culpa da minha memória fotográfica e dos atores iguais nos dois filmes! >.<), mas GrindHouse é/são um/uns bom/bons filme/filmes... .-.

VCarity

Muito XD

gessica-chan

Puts... Quanta escrotice eu disse! o.O

Dog Soldiers é sobre lobisomens... Eu estava falando sobre From Dusk Till Dawn... Esqueçam tudo que eu disse... o.o Mas podem assistir os filmes... =D

VCarity

Pessoal eu tenho que perguntar, e respondam sinceramente vocês realmente gostaram de Fome de Viver? Ta certo que eu não sou o maior fan de filmes Cult, mas porra o filme é muito ruim, talvez seja só eu, mas eu fiquei impressionado da Vertigo ter recomendado o filme já que eles vão estrear mês que vem na revista Vampiro Americano, sério não tem como colocar esse filme no top não.

volmer

Que é isso, cara, Fome de Viver é um ótimo filme. Isso por se tratar de uma abordagem diferenciada do vampirismo, principalmente para a época, creio eu. A questão das relações, do apego (ou a falta dele) à vida mortal e à juventude, e principalmente, por demonstrar a tentativa dos vampiros de simular emoções humanas, mesmo esses sendo incapazes de sentí-la. Forever young? Creio que não. Isso foi um diferencial ao mito na ocasião e merece ser conferido com certeza, além de ser de grande inspiração.

viniciusventrue2

Esses diferenciais do mito são perigosos cara! Eu não assisti Fome de Viver... mas Crepúsculo também é um diferencial do mito.

 

/MEDO

volmer

Crepúsculo não é um diferencial do mito, é uma distorção. Ou vc realmente acha que o tal Edward e família são mesmo vampiros?

volmer

Além do mais o mito foi construído a partir de visões que exploraram certas características do vampirismo. Vejamos Nosferatu, por exemplo. Trata-se do vampiro brutal, a fera bestial e inumana. Entrevista com o Vampiro já mostra os amaldiçoados mais humanos, com conflitos éticos, outras vezes como predadores bon vivants e sádicos. Deixe Ela Entrar acrescenta o aspecto da solidão e mistério, e assim por diante. Sem contar que os diferenciais de Fome de Viver hoje em dia são corriqueiros para grande parte das abordagens do vampirismo, inclusive para Vampiro: o Réquiem. Não parece familiar concebermos vampiros paranóicos com seu próprio anacronismo, desenvolvendo simulacros de relações humanas, apegando-se aos seus próximos numa mistura de frieza, desespero e traição? Agradeça, entre outras grandes obras, a Fome de Viver.

VCarity

Olhando por esse lado, você realmente tem razão é uma puta idéia boa, mas o filme ainda é muito ruim! Sim crepúsculo é uma distorção, mas também se for observada da distorção ate que a história dos livros se torna boa, sei disso porque conheço muitas meninhas fans e eu assiste ao primeiro filme e escrevi uma review baseada nesse ponto de vista diferente, mas acredite eu não faço questão mesmo de ver qualquer outra merda com que seja da saca de crepúsculo.
Então Fome de Viver não se diferencia muito nesse aspecto, mas entendi o que você quis dizer e concordo, o mito do vampiro realmente foi posto numa posição um tanto quanto interessante e mudo minha opinião, por isso a Vertigo recomendou. Agora deveriam dizer "recomendado para conhecer o mito" porque sério o filme é muito ruim. (não se ofendam eu sou um pouco preconceituoso com filmes Cults, talvez estupido o suficiente para não entender um, mas toda vez que eu assitir um e eu não entender eu venho aqui no forum falar com vocês ^^)

E você me lembrou bem, ainda tenho que ver Nosferatu.

- Atualizado em

viniciusventrue2

O Volmer, meu brother... falei brincando cara... se acha mesmo que eu considerar CRAPusculo algo que deve se relacionar ou servir de referência a vampiros? XD

 

Como eu disse, eu não conheço fome de viver, acho que já assisti uma ou outra cena, pelo youtube, não tenho opinião formada a respeito dele.

 

Falei dos diferenciais do mito mais como brincadeira mesmo rs...

 

Abraço

volmer

Tranquilo xD

De qualquer forma eu adoro discutir sobre referências e sobre cinema, então o post valeu! (Y)

viniciusventrue2

Volmer, não sei se você já assitiu um filme do Stephen King chamado "Rose Red, A casa Adormecida"... se assistiu, concorda que de certa forma ele trata sobre vampirismo de uma forma indireta?

 

Afinal... é uma casa que suga a vida das pessoas...

VCarity

Se todo filme que tiver algo que suga a vida das pessoas nos considerararmos referência a vampirismo, não vai faltar referência ate aquele filme Celular um Grito de Socorro iria entrar o celular sugava a vida do cara ^^

viniciusventrue2

Sim, mas essa é a idéia. A única coisa é que esses filmes não servem de referência para Requiem mas para MdT no geral.

VCarity

Na verdade servem sim, imagina causar mais paránoia do que o normal em um ancião ou neófito atravês de um celular incriminado ele por algo que ele não fez, o que é de certa forma até comum no requiem, mas ousado pela forma como foi utilizado. Tudo, mas tudo usado da maneira que você preferir e que o grupo se divirta mais, é referência XD
Inclusive a poça de água em frente a sua casa pode lhe dar uma idéia maluca auaahauha
Isso deve ser discutido em outro lugar, nós já estamos offtopic de mais ^^

viniciusventrue2

Ou até mesmo VCarity, um refúgio de um ancião tão poderoso que até mesmo as paredes sugam seus pensamentos e sua vida para o antigo que está descansando em seus aposentos.

 

Seria como um refúgio que mimetisa seu senhor.

DanKbuloso

complementando a ideia do Junior sobre Nosferatu, a versão de 1922 é magnifica, uma obra excellente do cinema mudo e pai dos filmes de vampiro.

para aqueles que não tem estomago nenhum para esse genero temos Nosferatu: O Vampiro da Noite, versão do mesmo produzida em 1979.

vale a pena dar uma conferida em A sombra do Vampiro de 2000. versão onde conta a historia da Gravação do filme original onde o ator que Faz Conde Orlok seria um Verdadeiro Vampiro.

httblyonn

Tô assistindo de tudo!!!

Tudo me inspira!!!

Essa galera aqui é foderástica!!!

kkkkkkkkkk

Abs a todos!!!!

AndBecker

eu gosto de entrevista com o vampiro, rainha dos condenados, blade, 2019, anjos da noite...

- Atualizado em

estrela

Já vi quase todos..Só falta , quando chega a escuridão.

Vodevil

Cara, curti muito sua lista! Dos filmes 'recentes', acrescentaria Sede de Sangue (Bakjwi / Thirst) e As Donas da Noite (Wir Sind Die Nacht).

Você sabia que eles não refilmaram Quando chega a escuridão por causa do Crepusculo? Os produtores acharam que era muito parecido com a tematica de romance vampirico... ???!!!

Velkan

Curti 2019, o ano da extinção (acho que é esse o nome), por achar o tema intrigante .. humanos 'em falta', vitae em crise e afins. Curti a idéia.

Deixe-me entrar (Tbm acho que é esse o nome), sei lá .. achei maneiro reavivar a lenda de que um vampiro só entra em algum aposento se for convidado e gostei da atuação da menininha. *-*
- Atualizado em

Nekrogoblin

Não conheço todos esses filmes que cês colocaram aí. Um filme de vampiro legal é o "Vampiro de John Carpenter", que tem um grupo de caçadores de vampiros caçando os desgraçados usando meios bem bacaninha. Não tem uma organização vampirica e tal, mas é legal. Tem também o "Vampiros do Deserto", que é bem mais trash, mas é legalzinho. O Drácula 2000 (e a continuação também). Agora fiquei curioso com esse Fome de Viver.... 

MarcioThrasher

Depois de mais de duas décadas assistindo filmes de vampiro (tenho obsessão pela figura do vampiro e pelo vampirismo desde os 5 anos, sempre lendo livros/revistas e assistindo filmes/programas sobre o tema. Minha mãe até pensou em me levar num psicólogo quando era bem moleque por causa disso hahahaha) e muitos anos narrando A Máscara e posteriormente O Réquiem, vou aproveitar e postar meu Top 10 pessoal de filmes de vampiro:

1. Os Viciosos (The Addiction, 1995)

Uma mulher está estudando pra obter seu PhD em Filosofia, quando é atacada uma noite na rua por outra mulher, que lhe morde o pescoço. Depois disso, ela começa a sentir uma necessidade absurda por sangue, chegando a ter crises de abstinência e comportamento típico de drogados quando tenta ficar sem o líquido da vida.

Esse filme é uma bela metáfora do vampirismo como vício, comparando o sangue a uma droga hiper-potente. Em nenhum momento se fala a palavra "vampiro" no filme. Quem curte uns monólogos filosóficos e conversas com indagações mais cabeça vai curtir.

2. Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994)

Clássico, nem preciso falar nada.

3. Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula, 1992)

Outro clássico.

4. Martin (Martin, 1978)

Martin é um rapaz extremamente introvertido que se muda pra casa do tio, que tem certeza que o sobrinho foi acometido pela maldição do vampirismo. Certos hábitos de Martin levantam essa suspeita...

Esse é um filme mais introspectivo e paradão, como se pode imaginar de um filme dos anos 70. Muito mais drama que terror, tem um clima de solidão que lembra um pouco o sueco Deixe Ela Entrar. Dirigido pelo pai dos zumbis modernos, o lendário George A. Romero, vale a pena por ser bem diferente do habitual em filmes assim.

5. Fome de Viver (The Hunger, 1983)

Esse já foi mencionado aqui. David Bowie e Catherine Deneuve como vampiros, Susan Sarandon como mortal incauta, Bauhaus e um puta clima de romance vitoriano em plenos anos 80. Atmosfera bem World of Darkness, vale muito a pena assistir.

6. Nosferatu - O Vampiro da Noite (Nosferatu: Phantom der Nacht, 1979)

Esse remake do clássico de 1922 é muito foda. O ator que faz o Nosferatu, Klaus Kinski, é muito sinistro (coisa que ele se especializou ao longo da carreira). Ao menos tem a beleza da Isabelle Adjani pra compensar (leia-se: pagando peitinho hue).

7. A Sombra do Vampiro (Shadow of the Vampire, 2000)

E se Max Schreck, ator que fez o Nosferatu original de 1922, fosse mesmo um vampiro?

Esse filme é excelente, mostra como teria sido os bastidores da gravação do filme clássico sob essa premissa. Willem Dafoe como Max Schreck/Nosferatu tá foda demais, encarnou totalmente o personagem.

8. Sede de Sangue (Bakjwi, 2009)

Do diretor coreano Park Chan-wook (o mesmo do foderaço Oldboy), esse filme mostra um padre que se torna voluntário num experimento médico pra achar uma vacina/cura pra uma peste, mas o experimento acaba falhando e ele acaba desenvolvendo certas capacidades e necessidades estranhas depois disso...
Vale muito a pena assistir, na moral.

9. Os Garotos Perdidos (The Lost Boys, 1987)

Outro clássico que não podia faltar. Gangue de Anarquistas clássica d'A Máscara esse grupo de vampiros!

10. Subspecies - A Geração Vamp (Subspecies, 1991)

Não se deixem levar pelo subtítulo br tosco! Esse aqui é um filme muito bom de vampiro, todo gravado na Romênia. Na história, o vampiro evil-motherfucker-meio-que-Nosferatu, Radu, volta pro castelo de seu pai em busca da relíquia Bloodstone, capaz de sustentar um vampiro eternamente e dar a ele um poder muito maior que já tem. No meio disso, temos seu meio-irmão do bem (que é um dhampir) tentando impedi-lo, e umas cocotinhas universitárias estrangeiras pesquisando lendas romenas que acabam entrando sem querer na história.
Clássico obscuro, quase que obrigatório. Mas não assistam as sequências horríveis! rs.

Acho que é isso, galera.

Velkan

Sombras da Noite, com o Depp.
Achei intrigante a atuação dele referente a um cainita que acaba de despertar em um tempo muito além ao que ele entrou em torpor.

RPGeiro

Aproveitando o tópico específico para filmes de vampiro, recomendo o filme INFECTADO (Afflicted).

Erebo

Top 10 é difícil, tem muito filme bacana.
De cabeça agora a minha lista seria:

1. Drácula de Bram Stoker
2. Entrevista com o Vampiro
3. 30 Dias de Noite
4. Drinque no Inferno
5. Os Garotos Perdidos
6. Anjos da Noite
7. Quando Chega a Escuridão
8. Salem's Lot (1979)
9. Voo Noturno
10. Blade, o Caçador de Vampiros 1 e 2