Me refiro aqueles suplementos da linha geral que mesmo quando tem conteúdo mais voltado para uma linha ou outra eles servem para o Mundo das Trevas em geral, como Slasher. São aqueles informalmente chamados "Blue Books"
Eu to voltando de um Hiatus em RPG desde 2007 quando o livro mais recente era Changing Breeds. Dei uma olhada superficial em alguns esses dias e achei alguns bem interessantes, mas não tive tempo para olhar melhor e queria saber quais são os que vocês mais gostam. O meus favoritos até agora são:
Ghost Stories: eu adoro histórias de fantasmas, são meu "monstro" favorito. A idéia de uma livro só com Histórias prontas de fantasmas me encantou e mesmo sendo o primeiro suplemento é até hoje meu favorito. Infelizmente a saturação de J-horror nos cinemas na última década deixou a maioria dos jogadores que conheço dessensibilizados e até cínicos para essas histórias e tenho evitado usá-los como antagonistas há alguns anos.
Shadows of Mexico: eu sou daqueles mestres que adora cenário pronto. gosto de criar detalhes e adaptar as minhas necessidades, mas quero o grosso pronto. Adorei a ideia da linha "Shadows of", uma pena que não continuaram. Shadows of Mexico mostra um Mundo das Trevas um pouco diferente daquele EUAcentrico que eu e muitos usam, e isso é bem legal.
Chicago: livro de cenário gigante pros três jogos principais? sim, por favor. Chicago nem é um livro brilhante, mas a Cidade em si é. Muitas possibilidades a serem exploradas, a cidade tem uma história bem legal e de fato acredito que esse livro deveria ter sido lançado aqui ao invés de Nova Orleans, embora imagino que o custo final do livro seria meio proibitivo. Ao menos seria um cenário com apelo pra todos os jogos lançados aqui (até o lançamento de Changeling) e Chicago meio que sempre foi a cidade standard do Mundo das Trevas, desde o Clássico.
Armory: é aquele livro que quando olhei a primeira vez foi com desdém. De cara me lembrou aqueles guias de armas mal feitos da Daemon e como meu estilo de jogo não envolvia tanto armamento, achava o material do livro básico mais que suficiente eu ignorei por um tempo. Mas aí vi como ele detalha bem o equipamento e não é só um catálogo do samurai urbano, além de novos merits. Virou um dos meus suplementos obrigatórios.
Second Sight: Caçadores Caçados era meu suplemento favorito de Vampiro: a Máscara 2ª edição. Por mais que hoje eu odeie o conceito de caçadores com super poderes, eu meio que sentia falta das regras pra psionicos e magia menor. E o capítulo final desse livro é simplesmente incrível.
Tales from the 13th Precinct: Eu adoro drama criminal. Prefiro a perspectiva dos criminosos como em Os Sopranos, Breaking Bad e outros, mas ainda assim gosto de conhecer mais sobre procedimento policial e esse livro foi uma mão na roda pra isso. Algum dia penso em narrar uma História estilo SWAT/BOPE e nem sei se usarei elementos sobrenaturais ou não.
Mirrors: eu posso apreciar os colhões de terem feito esse livro, boa parte do que ele faz é jogar uma lupa sobre as costuras do sistema. Eu não sou muito de adaptar jogo, eu gosto de adotar um flavor mais fiel ao que eu interpretei como sendo a proposta do livro. Acredito no entanto que eu esteja na minoria baseado em observação. E mirrors é uma mão na roda pra quem quer idéias para modificar o jogo para adapta-lo ao seu estilo pessoal. 95% é inútil para mim, fora o fato de provocar reflexão, mas admito que nunca achei que o sistema de Virtude e Vício funcionavam tão bem na prática quanto no livro e considero usar sugestões do Mirrors para criar uma alternativa em Crônicas futuras.