Ambientação [Música, Imagens, Literatura]

Criado por vitorpontes · 38 postagens

vitorpontes

Vamos direto ao assunto!
Todos já sabem, que o NWoD chegou com uma proposta de jogo diferente do seu antecessor, buscando retomar o lado sobrentaural, misterioso e filosófico das suas franquias, a narrativa fica mais suave, mais sutil, os inimigos passam a ser suas emoções e as consequencias de seus atos.

o que vocês narradores utilizam para invocar esta atmosfera de medo, desconforto em suas sessões? quais musicas, artistas, soundtracks vocês utilizam? quais as inspirações literárias? utilizam de alguns artefatos quando estão jgoando, velas, imagens, gelo seco, whatever?

eu particulamente adoro utilizar músicas de fundo, instrumentais, nada muito pesado, apenas um som de um piano quando se entra em um residencia luxuosa, latidos de cães, água pingando, vento etc ...

Utilizo bastante músicas dos jogos silent hill, resident evil, assasins creed, castlevania, pois estas conseguem transmitir aquela atmosfera de suspense, iniquietação.

As Trilhas sonoras, de filmes como O poderoso Chefão (I, II ,II), era uma vez na américa, entre outros também caem muito bem, dependendo do seu estilo de jogo.

irei comentando mais sobre as minhas inspirações com o passar dos comentários.

renatorecife

Eu não costumo usar trilha sonora e nem objetos (velas, etc.) durante o jogo.

 

Mas sempre converso muito com os jogadores sobre fontes de inspiração como filmes, séries, games e quadrinhos, recomendo alguns para eles procurarem e ouço as recomendações deles.

VCarity

Eu utlizo da luz ambiente, geralmente jogando em locais mais escuros utlizando somente abajur, e quando começar minha crônica do requiem (Que vai ser em New Orleans, sim eu vou aproveitar muito bem esse cenário amo essa cidade.) vou estrapolar no uso de música principalemente o Jazz.

Imaginem um personagem que se apaixonou por uma vampira que obviamente ele não sabe o que ela é, mas ela revela sua natureza pois se deixa levar pela paixão e começa a ama-lo. Porém devido as regras da noite ela jamais poderia ter lhe contado a verdade e tem que concertar seu erro, mas ela teria conquistado uma posição que lhe concede algum benefício e diante do desespero de ficar em solidão novamente ela o convida para uma dança. Ele sabe do que se trata e a aceita de braços abertos, enquanto dançam lentamentes ao som do Jazz, ela lhe da um ultimo beijo o qual seria lembrado junto com seu perfume apenas nas mais remotas memórias e então descendo devagar morde-lhe o pescoço e aos jorros de sangue que no começo eram causadores do mais profundo horror e dor logo se transformam em um prazer perverso que não se pode resisitir fazendo com que ele se entregue a morte. Porém logo depois ele acorda não esta vivo, mas também não esta morto se sente vazio e frio e toda a sua paixão parece ter se desviado para outra coisa, a qual ele pode sentir nos seres vivos ao seu redor.

Isso aconteceria nos anos 60 e a música que estaria tocando séria essa http://www.youtube.com/watch?v=R-xzfwDAn1I
Passaram-se anos e estamos na época atual que rumo poderia ter tomado essa história?
Eu gosto de viajar na hora de dar exemplos XD

- Atualizado em

vitorpontes

pô, muito bacana victor, deu pra imaginar legal e a música perfeita!
ansioso pelos seus post na parte de materiais, contos e relatos.

abraços!

Hentges

Nas raras vezes que utilizei música, sempre foi Midnight Syndicate e Nox Arcana.

- Atualizado em

vitorpontes

Midnight Syndicate é perfeito, utilizei demais em minhas campanhas de dungeons and dragons, e até estou utilizando no mundo das trevas.

VCarity

Eu nunca soube que havia bandas de música ambiente e eu achei bem legal as duas ^^

Cleriston

Nox Arcana é muito recomendado pra Vampiro. Mas queria trilhas pra Lobisomem...

Hentges

Ahahahahah.....Que tal Moonspell

vitorpontes

continuem a postar, nox arcana e moonspell eu não conhecia, perfeitas para projetos atuais e projetos futuros.

Radhra

A ambientação musical foi essencial para a última crônica que eu narrei, recomendo bastante para momentos de revelações, mas tem que ser algo muito em sintonia para não quebrar o clima.

Para mim, encaixou perfeito as bandas Agalloch e Explosions in the Sky, sublimes para ambientação instrumental. 

vitorpontes

Pesquisando sobre estas bandas que você recomendou Radhra!

enquanto a livros, romances, quadrinhos? o que vocês utilizam em suas crônicas?

VCarity

Acabei de postar em materiais as idéias de um crônica que Casa dos Mistérios influeciou bastante. É da revista mensal em quadrinhos Vertigo ^^, livro acho que muita gente conhece ne Lovecraft, Stephen King eu uso ate William Gibson que é de literatura Cyberpunk e não tem muito haver XD

- Atualizado em

VCarity

Aproveitando o tópico que eu falei sobre Vertigo, todo mundo devia ler Sandman antes de morrer, falo sério!

vitorpontes

Aproveitando o tópico que eu falei sobre Vertigo, todo mundo devia ler Sandman antes de morrer, falo sério! [2]

Ler Hellbalzer também é algo que pode ajudar demais.

Estou usando muito tbm elementos de Sin City, e filmes da Máfia pois minha crônica utiliza muitos deste elementos.

Possuo uma idéia de narrar algo na epóca de (1800 a 1920) epóca dos cowboys, indíos e bandiso americanos, sempre curti esta atmsofera, acho que hunter seria o mais provável ou Lobisomen, tood o elemento do xamanismo estaria ai, é uma empreitada arrsicada. Usaria muito as músicas dos jogos como Red Dead Redemption, Gun entre outros e usaria os elementos encontrados na revista Tex.

Corifeuagourento

Promethea é uma pusta duma referência para Mago. Tanto que tá na bibliografia deles, rs.

É simplesmente fantástico, especialmente como inspiração na criação de um Despertar.

E eu não consigo narrar sem música, e acho estranho quando jogo e não tem nada tocando. Música pode ajudar muito a "baixar o santo" do momento.

Lord_Anderson

Eu ainda não consegui casar bem musica com sessões de RPG, mas vou tentando.

 

Minhas referencias são mais livros, hqs e filmes.

Em quadrinhos, alem do selo Vertigo, eu recomendo Os Invisives de Grant Morrison como inspiração para Mago, e Sin City e algumas historias do Batman centradas no lado mestico de Gotham para vampiros.

Para um nwod basico, eu recomendo os livros do Stephen King e os de Clive Barker.

Para Changeling tem sempre O Labirinto de Fauno, HellBoy e o Exercito Dourado e o mais leve Pontes Para Terabita.

 Para vampiros nem sei que livros recomendar, visto a quantia absurda de titulos e abordagens para eles.

Para Forsaken é mais dificil por falta de filmes que explorem esse lado mais esperitual, Talvez filmes de gangues defendendo seus territorios ajudem.

Corifeuagourento

Os Invisíveis! Muito bem mencionado.

Do escocês maluco do Morrison, eu também gostei de Sete Soldados da Vitória. Claro, é um pouco heróico demais pro WoD, e a finalização desagradou alguns, mas aquele começo, no qual os sheedas massacram um grupo de heróis, pode ser muito inspirador para uma Wyld Hunt em Changeling.

Cleriston

Sete Soldados é foda. Nem tudo se encaixa no WoD, claro, mas Klarion e Frankenstein com certeza dá pra aproveitar. Acho até que o próprio conceito dos Sheeda pode funcionar, dependendo de como fazer.

Cleriston

Véi, Sandman serve pra QUALQUER ambientação de WoD. Aliás, Vertigo em geral tem boas idéias. Um amigo meu que mestrava Requiem usou o Cassidy, de Preacher, como NPC.

Particularmente, tiro a maioria das minhas idéias de quadrinhos. Mas bons filmes como Amnésia, Cidade das Sombras, Donnie Darko e Vanilla Sky sempre oferecem novas possibilidades. ^^

Lord_Anderson

 Sete Soldados da Vitoria é viagem de LSD cara.

 

Faz bem isso não, hehehe

vitorpontes

Preacher será uma das inspirações de uma crônica futura que será ambientada no velho oeste americano.

um seriado que me dá ótimas ideias de conceitos de personagem, e de como interpretar uma amaldçoado é o dexter, o desenvolvimento do personagem na série é demais, recomendo a todos.

VCarity

Como todo mundo sabe logo teremos em mãos a versão traduzida de New Orleans, então só vou dizer o que disse na comundiade do orkut, porém de maneira mais ampla.
TODA crônica ambientada em New Orleans não importanto de que seja, tem que ter algum estabelecimento com o nome de The Rising Sun, justamente por causa dessa música http://www.youtube.com/watch?v=MzcfTDD-tOo&feature=search que na minha opinião combinando o lugar com o tema da música é um ambiente perfeito para se ter na Cidade dos Amaldiçoados.

Por sinal Vitor estou guardando troco de pão para o encadernado de Preacher ^^

vitorpontes

será uma ótima aquisição.
os quadrinhos são uma das maiores influências para mim, ganha disparado de filmes.

Alexandre

Ainda sobre música, gosto de usar mais para me inspirar do que para criar um clima. Na minha crônica de Réquiem já usei de Mozart (Réquiem em Ré Menor) a My Dying Bride, passando por trilhas de filmes, como Drácula e A Noite dos Mortos Vivos.

Pra mim, essa música aqui é a campeã: http://www.youtube.com/watch?v=hEpvnkFAoe4
 

Anthonys_kloger

Grupos musicas de minha preferência:

Nox Arcana, Midnight Sindicate, Rapshody, Megadeth, Iron Maiden, Sepultura (discos antigos), trilhas sonoras de Filmes, (Batman Dark Knight, Alien, Daylight) são minhas principais trilhas sonoras.

 

Corifeuagourento

Ah, aproveitando a menção do Anthonys sobre trilhas sonoras, aqui vai um site que pode ser muito interessante:

 

http://trilhadomedo.blogspot.com/

 

Até sugiro como relacionados deste blog aqui.

DanKbuloso

Eu recomendo a trilha sonora e ate mesmo o filme para inspiração estilo Changelling. O Labirinto do Fauno. a trilha sonora é muito boa dando um clima de misterio e fantasia. Filmes como A troca (Changelling) e uma inspiração para criar a biografia de um PJ. Sonho de uma noite de verão e Labirinto: A Magia do Tempo de 1986 são recomendados

DanKbuloso

filmes inspiradores para WoD em geral.

Mago: Scanners [1,2 e 3], Carrie a estranha, a maldição de Carrie, A morte lhe cai bem, O vidente, da magia a sedução, o Retrato de Dorian Gray.

Fantasmas: Ao Cair da noite, O Orfanato, Poltergeist [1,2 e 3 ], sexto sentido

changelling: Labirinto: a magia do tempo, O labirinto do fauno, Sonho de uma noite de verão, Coraline e o mundo secreto.

Lobisomem: A Companhia dos Lobos, Um lobisomem americano em Londres, Um lobisomem americano em Paris, SkinWalkers, O lobisomem, Possuida, a hora do lobisomem

Vampiro: Entrevista com Vampiro, A rainha dos condenados, Garotos perdidos, 30 dias de Noite, Nosferatu (nosferatu o vampiro da noite, a sombra do vampiro), Dracula de bram stoker

WoD Geral:  A Bruxa de Blair [1 e 2], Coração Satanico, Coraline e o mundo secreto, Alta Frequencia, Anjos Rebeldes [1,2 e 3], Taxi Driver,  Dragão vermelho, O silencio dos Inocentes, hannibal, Hannibal: O Inicio, O clube da luta, Frankenstein, de Mary Shelley, O exorcista [todos], o Bebê de Rosemary.

vampiros vs Lobisomens: Anjos da noite [1,2 e 3], Anjos Das Trevas.

DanKbuloso

quase todos os filmes que eu disse podem ser encontrados em sua verção literiaria.

httblyonn

Cara, eu iniciei uma crônica de mortais usando o desenho da Coraline!!!

kkkkkkk

Ficou muito viajada, todo mundo gostou!!!

kkkkkkk

Tbm neh, pra quem já ambientou Destituídos na Springfield dos Simpsons!!!

kkkkkkkkk

Desenho tenso!!!

Abs a todos!!!

SrCalavera

Bom, primeiro me desculpem pela ressurreição do post.

Eu gosto muito de "som ambiente". Não são propriamente músicas, mas acho que dão mais clima ao jogo. Como as trilhas de alguns jogos. Algumas que vale conferir:

Silent Hill 1 OST
Shadow of Colossus OST
Fatal Frame 3 OST

Claro que nem tudo se aproveita, mas trilhas como a Hidden Carpenters do Fatal Frame 3, é perfeita para uma viagem em um antigo navio.

Slambrer

Onde eu encontro, musicas de sons ambientes? Ex:. porta batendo, rangir de uma porta abrindo sozinha, pessoas conversando em uma multidão, chuva, vento, agua corrente e eoutros elementos da natureza, batida de carro, carro saindo com super arrancada, grito de pessoas, sussuros deu pra ter uma ideia ne? O que vcs acham de utilizar um mp30 pra rodar os sons, imagens rolar dados  entre outras coisas?

Anthonys_kloger

Tudo aquilo que contribui para uma boa narrativa, por mais estranho e/ou inusitado que possa parecer, deve e eu encorajo durante o jogo.

Slambrer

Achei alguns links com efeitos sonoros

http://www.4shared.com/dir/Aw1JUksR/Efeito_Sonoro_Vinheta.html

Anthonys_kloger

Muito bom efeitos que o Slambrer disponibilizou para a comunidade! Valeu camarada!!!

Slambrer

Tambem achei o maximo. Ainda não ouvi tudo, mas muitos sons são aptoveitaveis, pois tem praticamente tudo. Só tenho a desejar, aproveitem ao maximo!!!

Slambrer

Sons como as musicas de fundo dão vida ao cenario e intensificam as nossos sensaçoes!