Jogando Storytelling com apenas 1d10.

Criado por Malphus · 4 postagens

Malphus

Enquanto eu buscava algum artigo sobre a probabilística de Storytelling acabei encontrando, por acaso, um post no blog Quimera RPG indicando uma forma de jogar usando apenas 1d10. Como a explicação não é longa, vou colar o texto a baixo:

"Você sabia que você pode jogar Storytelling com apenas 1d10? O número alvo para conseguir sucessos é sempre igual a 10. Cada número acima do número alvo representa 1 sucesso.

Ex.: Se você tirou 12 somando atributo + habilidade + valor do dado, você tem 2 sucessos.

No combate o mesmo número do dado deve ser somado à Defesa: 10 + Raciocínio ou Destreza, o que for menor.

Testes de Sorte ficam idênticos: se os modificadores acumulados forem maior que a sua "parada" você joga apena o d10 torcendo para tirar um 10. 1, como é de se esperar, é uma falha dramática.

Todos os outros cálculos continuam normais, inclusive bônus e penalidades."

As vantagens, como indicado no próprio blog, são a agilidade - pois vc precisa conferir apenas 1 dado -, e o custo reduzido graças a dispensa de todo aquele jogo de búzios (5d10 a 10d10, usualmente usados). 

E então, vale a pena usar a regrinha ou não? Opiniões, dicas, observações? 


Prosaiko

Achei prático. Realmente precisa-se de teste pra ver se não altera muito a dinâmica do jogo, mas parece ótimo para jogos com pilhas enormes de dados, como Lobisomem e Scion.
- Atualizado em

Marcinho

É uma boa regra, principalmente naquelas situações que você for jogar e de repente ninguém leva os dados (pouco provável, rs).
Mas todo jogador gosta de "jogar búzios" e para alguns deles é a parte mais divertida do jogo, kkkk

Prosaiko

Quanto às explosões:

10! >> ao tirar um 10 natural no d10, você contabiliza os sucessos e rola novamente o dado, somando com seu Atributo + Habilidade normalmente, como se fosse outro teste e vai acumulando sucessos enquanto 
tirar 10 no dado.

9! ou 8! >> mesma coisa, soma os sucessos e rola novamente o dado, como acima.

Se bem que, pensando aqui, se o personagem tiver Atributo + Habilidade = 2 e explosão de 8, pode ser que o dado exploda sem acumular sucessos... Tipo ele tirar 8 no dado, somado aos 2 da parada, resulta em 10. Como conta-se sucessos a partir do 11, o jogador vai re-rolar o dado sem acumular sucesso algum...

Para resolver isso, uma opção seria diminuir a dificuldade. Ter uma explosão além do 10 diminui a dificuldade em -1. Não importa se é uma explosão de 8 ou 9, a dificuldade diminui em -1 para cada explosão extra.

Exemplo: se o personagem tem explosão de 8, ao invés da dificuldade ser 10, passa a ser 9. Ou seja, qualquer valor a partir de 10 conta como 1 sucesso.

Que tal?