Livros/filmes/seriados/animes de inspiração para crônicas de Storytelling

Criado por Rick_Dreadfull · 57 postagens

Rick_Dreadfull

Bem, aqui é um tópico para falar exclusivamente de materiais de referência, podendo ser quase todo tipo de material que a galera encontrar! A proposta é mencionar o nome do material e dar uma pequena sinopse. Se for livro, filme, série, desenho, etc. Independente de ser voltado pra um ou para outro, aqui coloco de uma maneira geral. Assim, vou postar alguns filmes e seriados que acho muito válidos para crônicas em Storytelling:

Invocação do Mal (The Conjuring): a produção centra-se em dois demonologistas mundialmente conhecidos, que foram contratados para investigar fenômenos sobrenaturais que assombram a família Perron, residentes na pequena cidade de Harrisville. Os dois profissionais só não esperavam encontrar uma entidade demoníaca poderosa, que se tornaria a maior ameaça de suas carreiras. É baseado em uma história real.

A Entidade (Sinister): 
Ellison (Ethan Hawke) é um escritor de romances policias que acaba de se mudar com a família. No sótão da nova casa ele descobre antigos rolos de filme, que trazem imagens de pessoas sendo mortas. Intrigado com o que elas representam e com um estranho símbolo presente nas imagens, ele e sua família logo passam a correr sério risco de morte. 

Evocando espíritos (The haunting)Quando Matt (Kyle Gallner), filho de Sara (Virginia Madsen) e Peter Campbell (Martin Donovan), é diagnosticado com câncer, toda a família precisa se mudar para um local mais próximo da clínica onde realizará seu tratamento. Aos poucos Matt apresenta sintomas estranhos, tendo uma súbita mudança de comportamento. Ao pesquisar o passado da nova casa, Sara e Peter descobrem que ela fora um centro de pesquisas que procurava algo além do que o simples contato com espíritos. 

Séries:
Penny Dreadful
é uma série de terror com toques sobrenaturais que se passa na cidade de Londres na época vitoriana. A história conta com personagens clássicos da literatura como Frankenstein, Conde Drácula e Dorian Gray, e seus contos de horror, origem e formação se misturam à narrativa dos protagonistas. A série é estrelada pelos atores Josh Hartnett e Eva Green, e conta com Sam Mendes como produtor executivo da atração. Penny Dreadful é a aposta do canal Showtime no gênero do terror e do suspense, e tem uma abordagem psicossexual da trama de monstros, criaturas e demônios.

Salem
 se passa em Massachusetts no século XVII e acompanha a história de Mary Sibley, uma bela jovem casada com um rico membro do conselho da cidade, e que deixou uma antiga paixão para trás quando John Alden partiu para a guerra. John retorna agora, dez anos depois, para Salem, e encontra uma cidade mergulhada em uma louca caça às bruxas, com mulheres queimadas e enforcadas ao primeiro sinal de possessão demoníaca.

Por enquanto é isso, galera. Postei o que considero como novidades, ok?




 










- Atualizado em

SamCromwell

Sleep Hollow também tem uma trama interessante, os protagonistas são testemunhas do Apocalipse e estão tentando impedir que os quatro cavaleiros sejam libertos.

Rick_Dreadfull

Vi uns episódios, mas não me chamou tanta a atenção, talvez por que não vi desde o primeiro né.

Marcinho

Ótimas referências, Rick. Curiosamente, qualquer filme, série ou livro de terror pode ser usado como fonte de inspiração para uma crônica do Mundo das Trevas. É só ter alguma imaginação (e isso todos nós rpgistas costumamos ter de sobra).
Dos que você citou ainda não vi Penny Dreadful, mas como já ouvi falar muito bem, só estou esperando ter um tempinho livre pra poder assistir.
O Sleep Hollow que Sam falou é bem legal, mas depois que a temporada chega do meio pro final começa a usar a mesma fórmula de tantos outros seriados. Porém não chega a ser ruim (pelo menos não me fez abandoná-la no meio).
Vou contribuir com o tópico indicando um livro de um autor que li poucas obras dele, mas o que eu li coloco ele no topo dos livros do gênero. O livro é A Casa do Mal de Dean R. Koontz.
O cara narra muito bem a história de um homem que contrata uma dupla de detetives para descobrir o que diabos ele faz quando está dormindo! Se tiverem a oportunidade, não vão se arrepender.

SamCromwell

Caraca, Marcinho, esse A Casa do Mal me fez recordar de uma postagem (creio que do blog MedoB, na época em que era boa) sobre o The Rake. Deem uma olhada se puderem, é uma criatura foda pra se usar numa crônica de Hunter.

Marcinho

Anotado, Sam. Vou dar uma olhada mais tarde!!

Rick_Dreadfull

Que bom que gostaram do tópico, gente.
Realmente, Marcinho, qualquer obra do gênero terror/suspense pode ser usado para uma crônica do MdT, porém algumas coisas devem ser levadas em consideração dependendo do tipo de narrativa. Ás vezes, uma obra é muito bem descrita e desenvolvida num filme ou seriado, por exemplo, mas quando vai passar para a mesa de jogo, pode não agradar muito. 
De fato é uma questão de saber como trabalhar uma história na mesa de jogo. Confesso que não tive boas experiências no antigo Storyteller, principalmente com Vampiro: A Máscara e Lobisomem: O Apocalipse, eram muito mais do mesmo, vamos salvar o Príncipe, guerra entre tribos e nada mais. A simbologia foi completamente ignorada (talvez tenha sido imaturidade para jogar uma crônica séria no grupo, em minha época - fazem mais de 10 anos que joguei Storyteller) o que me distanciou muito do sistema. O NMdT traz uma abordagem menos fechada nos suplementos e, por isso, me agradou tanto. Assim, essas obras mais recentes de filmes/seriados e alguns livros têm se tornado ótimas fontes.

Drakon

Rick o Storyteller tinha esse problema mesmo, era mais do mesmo, sempre fazendo personagens que mais pareciam heróis que seres sobrenaturais.
r
Tem uma serie desse ano que eu recomendo principalmente pela temática de investigação e um elementos lovecraftianos, o nome é True Detective uma serie de oito episódios. alem de possuir ótimo personagens e um excelente roteiro, onde sempre fica ha duvida se o sobrenatural existe ou não.

Outra serie é American Horror Story que apresentam uma historia de terror diferente a cada temporada, com diversas temáticas como fantasmas, bruxas e outros seres.

Filmes de terror também podem ser boas fontes de ideias para historias, recomendo os filmes dos anos 80 e 90, e os filmes de terror asiático que sempre retratam historias bem tensas e abordam diversos assuntos. Agora não me veio nenhum filme especifico, mas sempre uma pesquisa rápida deve fornecer diversas informações. 

Sobre animes/mangas é difícil pensar em algum, mas Berserk se aplicaria com certeza ao Mundo das Trevas medieval, principalmente o arco da Era de Ouro, onde o sobrenatural apenas permeia a serie. Eu recomendo principalmente obras seinen, que são obras para adultos que normalmente tem temáticas mais pesadas e serias.

E sobre livros há diversos autores bons como Lovecraft, Barker, Stephen King também tem ótimos livros, mesmo que as vezes o final possa deixar a desejar.






Rick_Dreadfull

Drakon, gostei muito de suas dicas. Aliás, True Detective nunca vi, mas devido à sua recomendação e principalmente por ser de poucos episódios vou conferir. 
Me surpreendeu a dica do mangá Berserk, que apesar do clima mais denso e violento da obra, fantasia medieval não foi muito o que pensei para Mundo das Trevas. Com essa temática, eu iria aconselhar mangás como Death Note ou Kurotsuji. Outro que acho bem interessante e também por eu ser fã é Tokio Babilon, que apesar de ter um romance no contexto principal, a temática sobrenatural que o grupo Clamp, autoras do mangá, aborda é bem interessante.
Para quem não conhece, aqui vai uma sinopse de Tokio Babylon (Clamp): A trama gira em torno dos irmãos gêmeos Hokuto e Subaru Sumeragi e de Seishirou Sakurazuka. Subaru é o herdeiro da família Sumeragi, e, por isso, desde pequeno trabalha como onmyouji. Em seu primeiro trabalho ele havia encontrado um homem sob uma cerejeira, e ele tinha lhe dito algo que Subaru, entretanto, esquecera. Subaru e Hokuto eram bastante unidos, e ela fazia roupas especiais para o irmão gêmeo ir trabalhar, uma vez que, por ordem de sua avó, ele não podia tirar suas luvas. Seishirou é veterinário, e, tendo conhecido os dois irmãos, tornou-se um amigo bastante próximo deles, passando a ajudar Subaru, em segredo, a realizar suas tarefas mágicas, contudo nem tudo é o que aparenta ser. O desenlace da história se dá em X - 1999. Sou suspeito para falar desse mangá por que gosto do trabalho do grupo Clamp, então, melhor os que tiverem alguma curiosidade, lerem. Existe o mangá online!

 Eu curto American Horror Story também, me decepcionei um pouco com a temporada Coven por que começou muito bem e depois ficou muito "Hã?!"
- Atualizado em

Marcinho

Exatamente como disse o Drakon!! O CWoD tinha um cenário mais fechado, e pra completar, grande parte dos jogadores (e isso é até natural) jogava com vampiros, lobisomens e magos como se fossem super heróis ou super vilões, ao invés de monstros que já foram humanos e acabaram caindo num mundo de trevas.
O NWoD é muito mais aberto e dá um amplo leque pra você adaptar qualquer história ou lenda noturna na sua crônica.
E isso é o único medo que tenho do novo cenário "Deus Máquina". É que volte a centralizar muito e as histórias se tornem repetecos do CWoD.

Sobre mangá, já que tocaram no assunto, o Rick falou um dos melhores (pra mim) que é o Death Note. Mas precisa de um pouco de perícia por parte do narrador para adaptar à crônica.

Drakon

Rick creio que Berserk realmente se encaixe para uma partida em um mundo medieval de NWoD, e se o criador do Berserk tivesse começado a obra pelo arco de ouro o primeiro encontro com o sobrenatural ia surpreender e muito, pois havia nos apresentado um mundo comum cheio de guerras e violência. Bem Death Note também é um ótimo exemplo de uma partida no mundo das trevas. 

Marcinho eu não tive tempo ainda de lê a parte descreve o cenário do Deus-Máquina mas creio que a proposta seja que ele sirva como um meio de iniciar cronicas. Sempre é difícil achar algo sobrenatural que aconteça com todos os personagens, e o livro já trás alguns cenários prontos que creio que se assemelhem a Lugares Misteriosos.

SamCromwell

Pessoal, comecei a assistir uma série chamada Cult, que trata de uma série dentro da série. O clima de suspense e terror é fantástico e, apesar de não ter certeza de que continua bom ao longo da temporada, merece ter pelo menos o primeiro episódio visto. Me rendeu boas ideias e dá muito pano pra manga.

Nekrogoblin

Não gosto de filme de terror. Não sei o porquê, mas não gosto. Poucos filmes de terror me chama a atenção. Assisti dois filmes de terror este ano: O segredo da Cabana e A Morte do Demônio (não DESSE ano). Curto mais filmes de ação mesmo e também filmes de suspense, ou qualquer coisa que tenha origem do Stephen King. Quando vou narrar, me inspiro mais em um enredo mundano, que tenha a ver com o tema do jogo. Costumo me inspirar em jogos, normalmente de terror, como Siren, Condemned, Outlast, Amnesia. Me inspiro em jogos de ação como Call of Duty ou Doom. Mas prefiro misturar ação com terror (Metro 2033, Bioshock e Dead Rising). Depende muito do que eu quero narrar. Uma vez narrei um jogo inspirado no Manhunt (aquele jogo super violento da Rockstar). Não usei a historia, nem personagem, nem mesmo adaptei o jogo. Apenas usei a atmosfera do jogo (o clima tenso e a ambientação suja do jogo) na hora de desenvolver a história. Foi a primeira história no Mundo das Trevas que narrei. A trama não teve nada a ver com o jogo, mas o clima do jogo me ajudou muito a desenvolver a história. A fórmula que sempre uso (não sei se é errado fazer isso), é uma trama mundana com um toque do sobrenatural. Nunca há um conflito direto, quando há, é sempre no final (se bem que fica com cara de BOSS FIGHT, mas dá um climax tbm). Mas confesso que tenho dificuldade para criar uma história, principalmente na questão de liberdade. Algumas vezes acho um personagem interessante, aí eu coloco alguém parecido com ele na história. Mas é só isso. Acho que não faço errado quando utilizo uma trama dessa forma.

MarcioThrasher

Nekrogoblin, tu narra WoD e não curte filme de terror? Cara, tu é uma raridade, a verdadeira mosca caolha da cabeça branca! rs

Como fanático pelo estilo que sou, me sinto no dever de indicar uns dois ou três filmes (sério, não me conformo com isso! hahahaha):

Mártires (Martyrs, 2008): Uma menina sofre terríveis abusos num cativeiro, e quando consegue escapar vai parar num orfanato, onde faz amizade com outra garota e praticamente só se comunica com ela. Vários anos depois, a garota abusada comete um crime atroz e acaba envolvendo a amiga na parada, mas a partir daí as coisas vão ficando cada vez mais bizarras e violentas...

Se já assistiu, desconsidere. Mas se não viu, veja. Agora. Para de ler isso e vai!

Alucarda (Alucarda, la hija de las tinieblas, 1977): Uma jovem é levada ao convento para ser freira, mas logo após ela chegar acontecimentos de origem inquestionavelmente satânica começam a ocorrer. E isso é só o começo de um banho de sangue...

Não sei se tu curte filme mais antigo (e não-hollywoodiano), mas esse é FO-DA. Na moral.

O Enigma do Outro Mundo (The Thing, 1982): Americanos numa base científica na Antártica são atacados por noruegueses enlouquecidos de uma base vizinha. Indo até a base norueguesa, encontram tudo destruído, todos mortos e um cadáver de algo totalmente alienígena. Levando pra sua base para análise, eles descobrem que a criatura não estava realmente morta e consegue infectar qualquer organismo vivo e mimetizá-lo, eliminando todos aos poucos. Está instaurada a paranoia claustrofóbica, sem saber quem é quem e sem ter a quem recorrer no deserto congelado...

Tem outro filme bem recente com o mesmo nome, mas ele é um prólogo desse de 1982. Se passa alguns dias antes e mostra o que ocorreu na base norueguesa. Muito CGI pro meu gosto, prefiro filmes de terror à moda antiga, com efeitos práticos e maquiagem foda. O original é um clássico do terror e ficção científica.

Essas são minhas humildes dicas, e são pra galera toda na real. Poderia listar trocentos filmes aqui, mas aos poucos posso deixar uma dica ou outra.

Let the blood flow...
- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Voltando com minhas recomendações para o Mundo das Trevas.
Quem já assistiu ao filme Livrai-nos do Mal que está nos cinemas? 
A história é interessante, o suspense prende, não é tão assustador se levar em conta outros filmes do gênero.
Mas o enredo e os personagens surpreendem, sobretudo a pessoa que é "possuída" do filme, diferente do famoso clichê da criança/adolescente atormentada. É uma mescla de suspense, terror e ação também. Recomendo aos narradores assistirem para inspirar aventuras de MdT.

Livrai-nos do mal (Deliver us from evil): O policial Ralph Sarchie (Eric Bana) tem uma intuição especial, que sempre o leva a combater casos extremos e perigosos. Em uma mesma semana ele se depara com um bebê jogado no lixo e uma mãe que atira seu filho na jaula dos leões em um zoológico. Intrigado pelos acontecimentos, ele começa a investigar as pessoas responsáveis, suspeitando que alguma força sobrenatural esteja por trás das histórias. Com a ajuda de um padre especializado em demonologia (Edgar Ramírez), Sarchie descobre uma verdade assustadora, muito além do seu mundo cético e racional.
 
 Outra novidade é que comecei a assistir o seriado True Detectives! Abraços e até a próxima recomendação.







- Atualizado em

MarcioThrasher

Essa primeira temporada de True Detective é sozinha melhor que muita série aí com anos nas costas. Vale muito a pena assistir.

Rick_Dreadfull

Beleza, to conferindo. Vi o primeiro episódio ontem, o início foi ótimo!

Nekrogoblin

Como postei anteriormente e não indiquei nada, aqui vai uma parte da minha contribuição. Como se trata de jogos, não sei se a maioria se encaixa numa trama MdT. Mas são ótimos jogos. 

Vampire The Masquerade Bloodlines: Um jogo sobre vampiros baseado no velho mundo das trevas. Na trama você controla um neófito (escolhe o clã e preenche a ficha do mesmo). Como vampiro vc tem que interagir com outros amaldiçoados, se alimentar, enfrentar o sabbat e fazer coisas de vampiro. Claro que todo mundo aqui já jogou esse jogo, se não jogou deveria!

Dark Corners of the Earth: Nesse jogo você controla o detetive particular que é contratado para encontrar um funcionário de uma rede de supermercados. Seria um caso simples se a vítima não tivesse desaparecido em Innsmouth. Sim, uma história de Call of Cthulhu. O que isso tem a ver com o MdT? Tudo! DCotE é um jogo que mistura vários tipos de jogo num só. Ele é um FPS, com Stealth e Survival Horror. A história do jogo se baseia no suplemento oficial Escape from Innsmouth. 

Bioshock: Bioshock aposta num mundo incrível, cheio de mistérios com um toque de horror. Não é exatamente um jogo de terror, nem é um shooter qualquer. Você controla um homem que é levado Rapture -uma cidade construída no fundo do mar - depois de sofre um acidente. Agora que está preso, o protagonista precisa fugir de lá. Claro que tudo é muito difícil. O local já foi a referência da paz, mas agora tudo se encontra em declínio por causa de avanços científicos e jogadas políticas inescrupulosas.

Siren: Um jogo de Survival Horror desenvolvido pelo mesmo homem por trás de Silent Hill - Keiichiro Toyama. Apesar de ter muitos elementos parecidos com Silent Hill (névoa, sirene e etc.) o jogo caminha numa trilha totalmente diferente. No jogo você assume o papel de vérios personagens em vários recortes temporáis diferentes. Na maioria das vezes uma ação que você realiza com um personagem, influencia a jogabilidade do outro ou até mesmo o avanço na história. A história se inicia com Kyoya Sude, um rapaz curioso que viaja até as montanhas que rodeia o vilarejo Hanuda. Lá ele observa um estranho ritual, que não é finalizado por causa do próprio Kyoya. A região é colocada em uma maldição: As montanhas são substituídas por um mar de águas vermelhas, as águas são transformadas em sangue e os habitantes de Hanuda se transformam em shibitos (morto vivo em japonês). Os shibitos são imortais. Quando são derrotados em combate, adormecem e se levantam para te caçar. Na maioria das vezes você terá que se esgueirar e evitar que eles te vejam. A história centra no ritual, que era realizado para acordar o deus maligno Datatsushi.



Rick_Dreadfull

Galera, acabei de ver um link muito interessante com um artigo que pode colaborar para ótimas histórias em MdT: http://seuhistory.com/noticias/os-cinco-livros-malditos-da-historia-por-suposta-periculosidade

Abraços.


Velkan

American Horror Story é excelente e dá uma ampla gama de temas. Gostei das temporadas subsequentes, mas sou apaixonada pela segunda.

Supernatural, sei que muitos tem certo preconceito com ela, mas gosto bastante. E a forma como abordou demônios e depois anos me fez pensar em várias coisas. E nem fica tão distante assim do Demônio, A Queda.

Contos de Stephen King, este homem é um monstro! Tem um conto dele é que Crianças no Milharal, que massa! Eu amo este conto e me arrepio toda vez que o leio. Tenho até um pdf com inúmeros contos dele.






Rick_Dreadfull

Crianças no milharal é o que deu origem aos filmes Colheita Maldita. Muito interessante! 
Stephen King é um clássico para esse tipo de jogo! Faço minhas as suas palavras em relação a ele.

Quanto a Supernatural, não vi todas as temporadas por causa do Dragon Ball Z que se tornou, mas as temporadas iniciais eram interessantes mesmo. Não tenho muitas críticas acerca de American Horror Story, é ótimo. Os temas são muito bem mostrados, porém, os finais são meio decepcionantes, principalmente o Coven que pareceu um misto de X-Men com bruxas. Mas enfim... É legal.
 

Rick_Dreadfull

Opinião sobre True Detectives:

A narrativa é super envolvente e a trama principal apresentada no primeiro episódio caminha lentamente a meu ver. Mas a mesclagem de tudo no final torna o seriado muito interessante, pois o desfecho surpreende. A interpretação dos atores, desde os protagonistas aos NPC's (kk) digo, antagonistas e elenco de apoio são ótimas e traz uma nova perspectiva para seriados investigativos. Elogio principalmente por não ser nada CSI ou exagerado e até o "misticismo sutil" por trás do seriado o torna impecável.

Recomendo para todos!!!
Abraços e até a próxima recomendação.



MarcioThrasher

Aproveitando o gancho só pra lembrar os fãs de literatura fantástica/de horror que Carcosa e O Rei de Amarelo são criações dos autores Ambrose Bierce e Robert W. Chamber, respectivamete, e ambas foram incluídas no Mythos Lovecraftiano posteriormente.  Vale a pena a leitura especialmente de O Rei de Amarelo, que foi publicado no Brasil pela primeira vez esse ano.

E Rick, agora vou estragar tua mente com uma paródia genial! Hahahahaha

http://youtu.be/AKcUdDWIHOI
- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Infelizmente meu inglês não é tão apurado, Marcio. O que pude entender achei bem legal, as zoações com os filmes de comédia romântica dele foi o que mais entendi.
E peguei a dica dos livros, principalmente que durante a série Carcosa e Rei Amarelo eles falam o tempo todo. Lerei quando puder.

MarcioThrasher

Realmente é tenso de entender, o sotaque texano que o comediante fez ficou muito caricato e carregado. Os dois interrogadores é tranquilo, mas do cara eu só entendi 60% do que ele disse, rs.

Basicamente é uma zuera com a carreira do Matthew McConaughey, com os caras perguntando porque ele fez tantas comédias românticas idênticas e sem-graça na última década tendo todo esse talento que ele provou ter recentemente, e ele respondendo as perguntas com aquelas viagens filosóficas/niilistas do Rust. xD

Tô com O Rei de Amarelo no celular há meses mas ainda não comecei a ler, uma vergonha. Se por acaso tu ler, manda a opinião aqui pra gente ;)

Velkan

Os moderninhos que me desculpem, mas odeios em algo que nao seja no livro ou impresso. O que acharam de Grimm, eu particularmente odiei. Gostei um pouco da serie Dracula. Achei interessante o envolvimento de Hunter, humano e vampiro.

MarcioThrasher

Eu particularmente não tenho (grandes) ressalvas com livros digitais; vejo-os como algo que, muitas vezes, supre uma necessidade.
Um exemplo de algo que aconteceu comigo: queria muito ler o livro "I Have No Mouth, and I Must Scream", do Harlan Ellison, que nunca foi publicado no Brasil. Não querendo comprar importado às cegas, baixei e li. Vi que o livro era muito bom e merecia estar na minha coleção, comprei na Amazon e tá aqui na prateleira. Simples.

Também não carrego trocentos suplementos pra uma sessão de jogo. Em necessidade de consulta, tenho todos no tablet, enquanto meus livros físicos (que são caros, já que ninguém publica aqui e a gente tem que importar) tão sãos e salvos em casa. Uma verdadeira mão na roda =)

Velkan

O problema é que não consigo, tento mesmo. Já li uns 3 livros, mas não consigo, a leitura não rende.

Eu levo os livros, e detalhe que pareço uma tartaruga ninja, com aquele mochilão rsrs
Magrela e de mochila rsrs

MarcioThrasher

De livro, eu levo pras sessões só o corebook e o escudo, mas já vi que isso vai mudar quando voltar a mestrar D&D, já que Wizards não tem nem previsão de soltar os pdfs dos livros. Vou voltar a ser oldschool até nisso, rs.

Sobre Grimm, achei uma merda, na moral. Queria ver a opinião sobre a série da galera que curte Changeling. E Dracula eu adorei mesmo sendo uma adaptação muito louca do romance.
Tô até me sentindo traído pela NBC por terem cancelado a série, queria muito ver uma segunda temporada. Suspeito que foram os problemas com drogas do Jonathan Rhys Meyers que levaram a isso, o que é uma pena porque além de ele ser um puta ator, ainda é um Drácula muito carismático.
A desculpa deles de baixa audiência não convence, até porque séries com menor audiência e também "de época" (que são mais caras de produzir) foram renovadas em outros canais. Tá aí Salem que não me deixa mentir.

Rick_Dreadfull

Bem, não curti muito a série do Dracula não, ficou muito "bem-feitor" e tirou muito do clima "vampiro predador" de Bram Stoker (esse não sai de moda). 
Grimm é uma merda, mesmo para quem curte Changelling (rsrsrs)!!!
Séries mais assim eu curti alguns episódios de Sleepy Hollow e acho que Changeling tem tudo a ver com Once Upon a Time, tirando uma coisa muito "heróica", curti.

Marcinho

Passando rapidinho pra reforçar uma dica do Rick_Dreadfull... Penny Dreadfull é muito massa!!! Vi os dois primeiros episódios.
A única coisa que deu uma leve incomodada é a salada de personagens clássicos num mesmo cenário. Mas ainda assim, estou gostando
- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Que bom, Marcinho. Eu gostei justamente pelo fato de ter uma salada de personagens clássicos numa história legal. Se fosse uma salada pela salada realmente seria escroto, mas continue a assistir. Vai gostar muito!!!

Velkan

Pena que o tópico é para Crônicas de Storytelling.
Pois o livro A Fome de Íbus abre muito a mente para quem joga e narra D&D, muito bom mesmo. ^^

Rick_Dreadfull

Velkan, acho que não precisa necessariamente ser tão rígido. Sugestões de livros, filmes, etc para qualquer tipo de crônica também é bem-vindo, se os outros não tiverem objeções... Por mim tudo bem.

Velkan

^^
Sei lá, né. Vai que ..
Mas é uma excelente leitura, fluida o bastante para deixar com gosto de quero mais.

Um livro que achei interessante mas não sei como utiliza-lo em ambientação nenhuma é Desespero (Stephen King. Alguém á o leu?

Drakon

Por mim o que importa é que um livro possa fornecer inspiração para qualquer tipo de crônica. Além disso, o Mundo das Trevas não te obriga a jogar na idade moderna podendo ser tanto futurista quanto mediaval, o que um dos motivos que adoro este sistema.

Que bom que tu gostou de True Detective Rick, acho que foi uma das melhores series desse ano e a melhor que eu vi até hoje. 

Sobre esse livro Desespero eu ainda não li, mas tenho muita vontade de adquirir mais algumas obras de King pois o seu estilo de escrita me atrai bastante.



Rick_Dreadfull

O que acham de A Torre Negra? Alguém já leu? É legal?

Velkan

Não curti. Achei a leitura muito densa e cansativa. Mas pretendo terminar a saga. E o que acharam de A Batalha do Apocalipse ?

Marcinho

É, eu também não curti. Apesar de gostar muito das histórias do King, achei essa saga muito cansativa. Até tentei ler os quadrinhos, mas achei ainda pior que os livros. Um dia eu termino de ler todos os livros, mas por enquanto já coloquei muitos outros na frente.

A Batalha do Apocalipse ainda não li, mas já ouvi ótimas resenhas.

Agora estou esperando tempinho pra conferir True Detective que vocês estão falando bem.

Drakon

Eu já li parte da Torre Negra, e uma  boa serie, mas eu cheguei em um ponto que achei a leitura maçante, principalmente o quarto livro, que conta a historia de Roland. Sobre os quadrinhos eles abordam principalmente o passado, então creio que seja para quem mais gosto dos livros, mas faz tempo que não acompanho o andamento do quadrinho então não sei em que parte está.

Sobre a Batalha do Apocalipse eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas já li otimas resenhas. 

Velkan

Então, na Batalha do Apocalipse, o autor não tem tanta desenvoltura na escrita quanto ele adquiriu depois se comparado a Os Filhos do Eden ^^

Alguém já leu Diários de Vampiro? O que achou?
Eu parei no terceiro livro, mas gostei bastante. Claro que há um pouco de  romance meloso, mas vale a pena.

Rick_Dreadfull

Eu confesso que os vampiros atuais com cara de adolescentes em triângulo amoroso me assustam mais que qualquer monstruosidade ou até o próprio Chthullu. Estou traumatizado crepusculamente! Assim, tenho certa resistência com os vampiros atuais. Agora com Batalha do Apocalipse só ouvi boas críticas também!!!

Esses dias irei ver o filme Annabelle, aguardem críticas. Heheheh

E para aqueles que viram Penny Dreadful, como seria a regra de possessão e mediunidade como dom/poder para um personagem humano em Storytelling?
- Atualizado em

Marcinho

Tenho exatamente a mesma opinião que o Rick sobre os vampiros atuais "com cara de adolescentes" que são criados para o público teen.

Annabelle. O que dizer sobre esse filme... a primeira coisa é: pela propaganda esperava mais dele. Talvez por ter visto no cinema, um ambiente público, a minha percepção sempre se altera com relação ao "medo". E filmes de terror pra mim tem que incitar o medo, não apenas dar sustos. Ver em casa, sozinho e a noite é o melhor termômetro pra analisar filmes de terror.
(não vou falar spoilers) O tema é perturbador e achei que uma cena em especial poderia meter medo mesmo. As outras, apenas susto e em outras, um desconforto pela fragilidade dos personagens principais.
Achei o final forçado e previsível. Confesso que esperava a história (adaptada, claro) verdadeira da boneca.
Conclusão: da pra assistir e se divertir (se é bem essa a palavra kkkk) mas não espere aquilo que prometeram tanto. Ouvi dizer que ele foi proibido na França. Se isso foi verdade, pra mim não passa de uma jogada de marketing para promover o filme no restante do mundo.

Marcinho

Possessão e mediunidade tem regras em alguns livros do mundo das trevas. Não lembro se tem a possessão como dom, mas mediunidade sim (não lembro exatamente em qual livro. Se alguém lembrar, cita ai).
Acredito que no livro Inferno podemos achar as regras para utilização da possessão como um dom, pois o humano recebe poderes em troca de um demônio possuir o corpo dele.

Rick_Dreadfull

Fala, Marcinho. Gostei do seu comentário, acredita que ainda não vi Anabelle? Eu vi "Drácula: A história não contada" no lugar da bonequixa. Rsrssrsrs Mas realmente a galera tem postado críticas bem negativas ao filme, principalmente no enredo previsível e a história da boneca ser muito fraca e sem sentido. Verei assim que puder (online ou DVD mesmo) e concordo plenamente com você quanto ao clima de filme de terror ter que incitar medo e sustos, isso me atrai muito uma obra do gênero. 
Aliás, Invocação do Mal me fez sentir tudo isso, foi perturbador, fiquei pensativo sobre o fato de ser baseado em história real e tal. Livrai-nos do Mal é ótimo, mas não chega nem perto do primeiro! 
Quanto aos poderes, eu tava querendo ver isso para uma possível adaptação de Penny Dreadful para WoD, por isso eu to procurando ambos: Mediunidade e Possessão que concede habilidades (mesmo que este possa perder o controle de seu corpo). Vou dar uma  procurada em Inferno, mas este capítulo está traduzido também?
Abraços

Rick_Dreadfull

Galera, olhe só o que achei nas minhas navegações internautas, tava procurando "adaptação de Penny Dreadful para rpg" e esbarrei nisso (pode servir de base): 
http://mundotentacular.blogspot.com.br/2014/09/cacadores-cacados-parte-1-personagens.html
http://ovelhinhodorpg.wordpress.com/2014/07/30/penny-dreadful-para-call-of-cthulhu-parte-2/
http://ovelhinhodorpg.wordpress.com/2014/08/05/penny-dreadful-para-call-of-cthulhu-parte-3/

Quem tiver alguma vontade de ler, aqui está. Não é propaganda do site ou do sistema, é só que pode servir de inspiração para adaptações possíveis.



Marcinho

Interessante essas adaptações para o call of cthulhu, Rick. Assim, já da pra ter uma base pra utilizar no wod. E se não estou enganado, CoC sai esse mês aqui no Brasil, correto? Através de uma iniciativa de financiamento coletivo, se não estou enganado.

Não apareci aqui antes por causa da velha e boa correria de final de semestre!! rs

Você não viu Anabelle e eu ainda não vi Drácula!! Estamos empatados kkkkk
Invocação do Mal, tem todo ar de história real que causa mais medo em quem assiste e Livrai-nos do Mal também. Gostei mais do primeiro, embora tenha achado o segundo bem bacana.

Rick_Dreadfull

Hehehehe
Sem problemas, Marcinho. Eu entro ás vezes também, mas em alguns momentos de pausa de estudos em casa, dou uma olhada. 
Não sabia do lance do financiamento coletivo, interessante. Parece ser legal CoC!!!
Realmente dá  para ter uma base para WoD e possíveis adaptações.
Quanto aos filmes, to contigo nas opiniões!!! Heheheh


MarcioThrasher

Passando por aqui, porque quem é (morto-)vivo sempre aparece!

Quero indicar o filme The Den (2013). Uma inspiração excelente pra Hunter (minha especialidade, rs), o filme traz alguns "tropes" dos slasher movies pro contexto da era digital com bastante sucesso. Na história, uma garota vai fazer uma tese sobre o comportamento dos usuários de um site chamado "The Den" (um Chatroulette da vida), e depois de presenciar algo horrível numa chamada de vídeo acaba e entrando num pesadelo de paranóia e terror psicológico. 

Amigos, não deixem o fórum morrer! Com filho pequeno as coisas complicam, mas vou tentar voltar a ser mais ativo aqui (e terminar meu relato da one-shot de Hunter que narrei faz mais de 2 meses, tô devendo).

Abraços! 
- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Opa, Marcio.
Que bom que voltou a postar aqui, achava que só eu tava vendo de vez em quando o site. Rsrsrs
Não tenho filhos, mas estava estudando à vera para umas provas de concurso aí já viu, né? Vida social zero! Agora estou mais tranquilo, só aguardando resultados e sim, agora também poderei ler um pouco mais de rpg e postar mais aqui também. 
Iniciarei uma narrativa estilo Penny Dreadful para meu grupo, alguns personagens interessantes serão introduzidos como na série e tenho um jogador que já deu background e estava fazendo um prólogo pelo facebook para ele nos momentos que não estava estudando. Está sendo bem legal!! 
Irei ler mais profundamente os livros do WoD para iniciar a narrativa e postar aqui também como será a experiência, ok?



- Atualizado em

Marcinho

Posta mesmo Rick! E agora nesse tempo de férias já da pra voltar a ativa e tentar movimentar o site :)

Rick_Dreadfull

Galera, 

Acabaram as provas de concursos momentaneamente e me dei férias de ler coisas acadêmicas, assim, vou colocar algumas ideias para adaptação de Penny Dreadful para Mundo das Trevas. Vou criar um tópico falando um pouco da série e minhas intenções de adaptação, além de falar sobre os personagens principais e adaptá-los ao jogo, algumas referências para crônicas que queiram criar usando o cenário do show de TV. Assim que eu acabar de ler o livro básico já posto coisas lá, ok? Enquanto isso continuem postando idéias que tá muuuuiiito legal.
De primeira, postarei a sinopse do cenário, falando um pouco do resumo da série e possibilidades de crônicas.



httblyonn

O Strain também ficou muito bom! Mostra os vampiros de uma forma muito diferente. Na série eles são verdadeiras bestas...
O Annabelle também é um ótimo filme para a linha básica.



MarcioThrasher

Putz, eu li o livro Noturno, o qual essa série The Strain adapta pra tv e maluco... Não consegui terminar nem o primeiro episódio, cagaram muito em cima do livro já nos primeiros 15 minutos. Mas vou tentar de novo porque eu quero ver se os vampiros são iguais aos de Blade 2, porque no livro a descrição é quase idêntica, e tanto o livro Noturno quanto Blade 2 são do Guillermo Del Toro.

Rick_Dreadfull

Não vi ainda o episódio de The Strain, uns amigos me indicaram, disseram ser ótimo. 
Blyonn eu vi uns pedaços de Annabele e me decepcionei, mas a ideia original em Invocação do Mal é super bem-vinda.

Marcinho

O bom de jogar com mortais (sem poderes especiais de combate) no mundo das trevas é o clima de medo e tensão que se tem quando aparecem as "coisas" desse mundo.
Um dos nossos jogadores que havia parado de jogar "reviveu dos mortos" e começou a narrar uma crônica sobre mortais ambientada em Nova Iorque na década de 80. A premissa é básica: personagens humanos comuns que em algum motivo de suas vidas bateram de frente com o sobrenatural e agora procuram - cada um com seu motivo particular - desvendar mais desse mundo. Não temos nenhum poder especial e cada canto que entramos é uma uma corda bamba sob um poço cheio de setas.

Rick_Dreadfull

É neste clima que estou preparando a mesa de Penny Dreadful, Marcinho. Claro que terão contato com o sobrenatural e talvez haja a inserção completa nesse "mundo" sendo transformados em alguma coisa, possuídos, amaldiçoados, etc... Mas não é a premissa de início, to lendo o material para que início de Janeiro já inicie as aventuras com meus jogadores e até trilha sonora do seriado será usada. Heheheh