Penny Dreadful - Adaptação para Mundo das Trevas

Criado por Rick_Dreadfull · 52 postagens

Rick_Dreadfull

Primeiro, minha motivação para adaptar este seriado para o sistema Storytelling é, além do fato de eu ser fascinado pelo cenário apresentado na série de TV, devido a WoD mexer muito com essa temática de suspense/horror sobrenatural. Tanto o enredo quanto o clima que o show passa para o expectador faz você se aprofundar na ambientação e se assustar com os momentos tensos. Tenho minha personagem favorita que é Vanessa Ives, interpretada pela fabulosa Eva Green e outros que serão comentados abaixo. Aqui irei apresentar um pouco do seriado, sinopse e como pretendo fazer aos poucos a adaptação. CLARO E OBVIAMENTE aguardo críticas e sugestões para ela. Após isso, passaremos para as fichas dos personagens!
Assim, aqui vai algumas informações sobre o seriado:



Penny Dreadful, a série do canal Showtime (exibida no Brasil pela HBO), criada por John Logan e produzido por Sam Mendes, já teve sua segunda temporada confirmada para 2015. Sendo assim, podemos presumir que a atração já agradou o público americano.

Com seu núcleo principal formado por atores bem conhecidos (Timothy Dalton, Eva Green e Josh Hartnett), a série junta vários personagens conhecidos dos livros, que posteriormente também fizeram sucessos nas telas do cinema e na televisão.

Apesar de se chamar Penny Dreadful, nomenclatura usada para literatura “barata” do tipo folhetim, acompanhamos uma história com nomes da ficção universal como Victor Frankenstein e seu monstro, Dorian Gray, Mina Harker e Van Helsing.

A série começa com o pistoleiro americano Ethan Chandler (Josh Hartnett) sendo contratado por Sir Malcolm Murray (Timothy Dalton) e sua assistente Vanessa Ives (Eva Green) para usar suas habilidades com o revólver em uma emboscada. Nessa primeira cena de ação nos deparamos com os três personagens enfrentando vampiros em um porão de um casarão de Londres.

Depois disso, ficamos sabendo que a filha de Murray foi sequestrada por uma dessas criaturas e que ele está montando uma equipe de investigadores para ajudar a encontrá-la. É aí que Victor Frankenstein (Harry Treadaway) é escalado por suas habilidades médicas para realizar a autópsia de um dos corpos confiscados, além de ajudar nas investigações. Também aparecem Dorian Gray e a criatura que Dr. Frankenstein cria, o seu promethean. 

Com vários personagens da literatura de horror juntos, muitos mistérios e intrigas ocorrem durante a exibição do seriado que fica por conta do diretor John Logan. Me conquistou rapidamente, era o que eu esperava do gênero e aguardo ansioso a próxima temporada que está prevista para ser exibida em Março de 2015. 


- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Cenário: Londres Vitoriana
Ano: 1891

Os eventos iniciais da série ocorrem bem na época do Jack, o Estripador. Uma mulher e sua filha são abduzidas e, mais tarde, encontradas em pedaços. As suspeitas recaem sobre o temido maníaco. No entanto, logo percebemos que há coisas muito mais aterrorizantes rondando as ruas da capital inglesa. Cenários macabros e escuros na medida, sem aquele breu exagerado que às vezes nos impede de enxergar as cenas. O luxo da elite londrina contrasta perfeitamente com o submundo sujo e nojento do restante da cidade. 
Algumas imagens do site da série podem ajudar um pouco:
http://penny-dreadful-develop.herokuapp.com//images/penny-dreadful-map-meta.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-HE3lzqraEOw/U3K44g-qpHI/AAAAAAAAUl4/G_ofEb-705s/s1600/1000323_1_0_prm-map_...
http://www.asset1.net/tv/pictures/show/penny-dreadful/Penny-Dreadful-Map-16x9-1.jpg
http://static.squarespace.com/static/51b3dc8ee4b051b96ceb10de/t/52af0af6e4b04f67f91bcbe7/13872033209...
http://cdn-static.denofgeek.com/sites/denofgeek/files/styles/insert_main_wide_image/public/jack_the_...
http://www.forbiddenplanet.co.uk/blog/wp-content/uploads/2012/06/7364874280_315f97571e_b-540x824.jpg

A narrativa neste cenário não difere muito das mais comuns, com a noite mais nebulosa, o inverno europeu sendo mais denso naquela época, as disparidades entre as classes são elementos que são explorados na série e devem ser explorados também no RPG. Acredito que reduzir Mundo das Trevas em caça aos monstros descaracteriza o clima dark que o jogo fornece para algo bem mais Liga Extraordinária, que apesar de eu adorar o filme, não acho que sirva para ser trama de um jogo de terror. Acho que o mote aqui é o suspense e terror que Mundo das Trevas evoca, é nisso que sugiro partir. Claro que não se pode ter um clima denso o tempo todo, afinal, momentos de humor e tranquilidade são necessários até para melhorar a motivação e união do grupo, mas sem deixar isso ser o personagem principal da crônica, acho que o protagonista ainda precisa ser o MEDO. 


Com isso, acho que já posso voltar para os personagens e alguns NPC's que surgiram durante o seriado (primeira temporada).







- Atualizado em

Marcinho

Massa, Rick!! Você vai colocar as suas narrativas aqui ou só apresentar o cenário? Achei muito legal as fotos do mapa com os locais de interesse destacados daquela forma!! Já nascem várias ideias em minha cabeça só por causa do visual, rsrs.

Rick_Dreadfull

Kkkkkkk Pretendo colocar alguma coisa sim, Marcinho. 
Minha intenção é colocar algumas ideias baseadas no cenário de Penny dreadful e vou usar alguns NPC's também, mas com uma pegada um pouquinho diferente para tornar mais jogável. Não li Hunters: the vigil então estou usando só os livros básicos que é o Mundo das Trevas e Antagonistas por enquanto. Mas só enquanto não leio Vampiro: réquiem, Lobisomem: Os destituídos e Mago: O despertar. Depois irei expandir mais um pouco. Confesso que não escrevo tão bem como outros daqui, mas tentarei trazer o que puder da trama. E esse mapa tá no site oficial do seriado, lindo mesmo!!! Também pretendo adaptar futuramente Salem para Storytelling, mas para isso terei de ler Mago: o Despertar.
Por se tratar de uma adaptação de um seriado que começou e terminou com poucos episódios na primeira temporada, temos poucas informações sobre a trama geral por que muitos segredos foram adiados para a segunda temporada, por isso, inventarei algumas coisas para colocar algum foco para o RPG. Mas sim, colocarei os NPC's (ou PC's conforme o narrador quiser) do seriado aqui!!!!
- Atualizado em

Rick_Dreadfull



Malcolm Murray
 (Timothy Dalton)                             Conceito: aristocrata e explorador inglês 
Idade: 56 anos                                                           Virtude: Temperança                                      
                                                                                    Vício: Orgulho
                                          
Explorador Inglês que está em uma grande busca desesperada para encontrar sua filha, Mina, que foi sequestrada por um ser sobrenatural. Sir Malcolm está juntando uma equipe para encontrá-la e enfrentar esses possíveis seres à qualquer custo.

Atributos: Poder - Inteligência 4, Força 2, Presença 3 / Refinamento - Raciocínio 3, Destreza 3, Manipulação 3 / Resistência - Perseverança 3, Vigor 2, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Ciências 3, Erudição 3, Investigação 3, Medicina 2, Ocultismo 2, Política 4 /
Físicas - Armamento 2, Armas de Fogo 3, Briga 2, Condução 1, Dissimulação 2, Sobrevivência 3 /
Sociais - Astúcia 3, Intimidação 2, Manha 2, Persuasão 3, Socialização 2.

Benefícios: Defesa: 3/ Deslocamento:10/ Força de Vontade: 7/ Iniciativa: 6/ Moralidade: 7/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 7/ Perturbação: Compulsão Obsessiva

Virtudes e Vícios: Esperança/Orgulho

Vantagens: Idiomas 1, Mente Meditativa, Ambidestria 3, Desarme 2, Esquiva (Armamento), Estilo de Luta (Duas Armas) 3, Recursos 5, Fama 3, Status 3, Servidor 3 (Vanessa Ives).







- Atualizado em

Rick_Dreadfull



Vanessa Ives  
(Eva Green)                     Conceito: Médium e assistente de Sir Malcolm
Idade: 29 anos                                         Virtude: Fé
                                                                 Vício: Luxúria

Assistente de Sir Malcolm Murray e uma misteriosa médium que ainda não teve todos os segredos de suas habilidades revelados, mas ela ouve e sente espíritos, além de haver uma misteriosa conexão de Vanessa com alguns seres sobrenaturais. Porém, essas habilidades espirituais também a deixam vulnerável a alguns fenômenos mais intensos como a possessão por entidades enigmáticas. Auxilia Sir Malcolm em sua busca pela filha, já que eram amigas quando crianças.

Atributos:
 Poder - Inteligência 3, Força 1, Presença 4 / Refinamento - Raciocínio 3, Destreza 2, Manipulação 4 /Resistência - Perseverança 3, Vigor 2, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Ciências 2, Erudição 3, Investigação 2, Ocultismo 4, Política 3 /
 Físicas - Condução 1, Dissimulação 3 / Sociais - Astúcia 2, Empatia 3, Expressão 4, Intimidação 3, Manha 2, Persuasão 4, Socialização 3

Benefícios: Defesa: 2/ Deslocamento: 8/ Força de Vontade: 6/ Iniciativa: 5/ Moralidade: 7/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 7/ Perturbações: Personalidade Múltipla ou Esquizofrenia (depende do narrador)

Virtudes e Vícios: Fé/Luxúria

Vantagens: Bom Senso 4, Senso do Perigo 2, Sexto Sentido 3, Senso de Direção 1, Aparência Surpreendente 2, Fonte de Inspiração 4, Recursos 3.

Especial: Vanessa tem o dom da mediunidade que sente espíritos e pode se comunicar com eles quando está concentrada, bem como tem um certo magnetismo sobrenatural. Em certas situações limite, algo desperta dentro dela que pode ser uma entidade que quer apossar-se de seu corpo para algum objetivo. Neste estado, Vanessa adquire algumas habilidades sobrenaturais quando possuída que devem ser decididas pelo narrador (na série há demonstração de leitura de mentes, telecinese e aumento de força, mas podem revelar mais durante a série).






- Atualizado em

Marcinho

Rick, você pode postar uma imagem clicando onde está marcado de vermelho aqui na imagem que postei




Mas tem que hospedar a imagem em algum lugar antes. Um blog, por exemplo.

Rick_Dreadfull

Beleza, Marcinho.
Vlw
Peguei imagens do Google e cliquei nos endereços com o final .jpg mesmo assim não tá rolando de visualizar. Acho que to fazendo algo errado então.
- Atualizado em

Marcinho

Se for no google imagem, você pode clicar sobre a imagem, depois disso, quando ela abrir, clique com o direito e vá em "copiar endereço da imagem". Cole no local onde te falei. Assim vai dar certo!!

Rick_Dreadfull

Opa, valeu, Marcinho.
Deu certo!!!

tecnowancer

Eu vi em vários tópicos a referência a este seriado, resolvi assistir a um ep, é muito bacana, estou partindo pro segundo e minha meta é acabar esta temporada hoje.

Estou realmente interessado na continuação da adaptação.

Abraços

Marcinho

Eu ainda não vi toda temporada. Também, tenho várias séries para por em dia! Com fé vou conseguir kkkkkk
Meu grupo de jogo deu uma pausa nessas férias porque todo mundo some nessa época, e estou aproveitando pra colocar as coisas em dia. Lendo lendo e lendo :)

Rick_Dreadfull

Eu tenho só algumas dificuldades com relação a alguns poderes de personagens, tipo a Vanessa Ives por que ela é médium e não há livro que tenha coisas mais específicas sobre isso. Mas vou continuar, tenho que acabar de ler o básico do WOD. Kkkk Vou tomar vergonha e fazer isso logo!!

tecnowancer

Estou no 5 ep e estou achando essa vanessa muito estranha, ainda não consegui perceber os poderes dela, ao certo...

Rick_Dreadfull

Ela é médium, mas algumas coisas vão se revelar. Continue acompanhando!!!

Rick_Dreadfull

Trailer da segunda temporada, galera. Vai estrear dia 03/05/2015!! 
To ligadão!!

https://www.youtube.com/watch?v=gbDySyWdMKI


tecnowancer

Terminei de assistir a 1 temporada, achei bem maneiro, mas ainda estou com algumas dúvidas...

Esperar a segunda temporada para ver...

tecnowancer

E a data anunciada dele é 26/04, uns dias antes :-)

Rick_Dreadfull

Mudou, agora será dia 03/05!!
Hehehe E sim, deixou muitas dúvidas mesmo, acredito (espero) que possam mostrar mais do potencial da série e dos personagens.
Aliás, abaixo continuo a adaptação.

Rick_Dreadfull


Ethan Chandler  
(Josh Hartnett)                     Conceito: Atirador e artista circense
Idade: 30 anos                                                 Virtude: Justiça
                                                                         Vício: Avareza

Artista circense e um exímio atirador, fora contratado por Malcolm Murray e sua assistente Vanessa Ives para ajudá-lo na busca pela filha Mina Murray. Apesar de não entrar no grupo de cara após ficar impressionado com as coisas que tiveram de enfrentar no primeiro episódio da série, acaba retornando para conseguir dinheiro e ajudar uma pessoa que gosta (que também será mencionada na adaptação, pois ela faz parte do elenco principal), tem sérios problemas de relacionamento com o pai e frequentemente, acorda pelas ruas sem saber o que aconteceu na noite anterior. O motivo disso é revelado no final da primeira temporada.

Atributos:
 Poder - Inteligência 3, Força 3, Presença 2 / Refinamento - Raciocínio 3, Destreza 4, Manipulação 2 /Resistência - Perseverança 3, Vigor 3, Autocontrole 2.

Habilidades: Mentais - Erudição 2, Investigação 3, Ofícios 2, Política 2 /
 Físicas - Armamento 2, Armas de Fogo 4, Briga 3, Condução 3, Esportes 3, Sobrevivência 2 / Sociais - Astúcia 2, Empatia 2, Expressão 2, Intimidação 3, Manha 3, Persuasão 2, Socialização 2, Trato com Animais 4.

Benefícios: Defesa: 3/ Deslocamento: 12/ Força de Vontade: 5/ Iniciativa: 6/ Moralidade: 7/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 8/ 

Virtudes e Vícios: Justiça/ Ira

Vantagens: 
Senso do Perigo 2, Esquiva (Briga) 1, Imunidade Natural 1, Pistoleiro 3, Reflexos Rápidos 2, Saque Rápido 1, Segunda Chance 1, Fama 1, Recursos 1

SPOILER: http://cdn.seriesecine.com/2014/06/Penny-Dreadful-1x0888.jpg
OBS: Não coloquei a foto diretamente aqui caso alguém tenha a curiosidade de ver a série antes de saber o que é.  Porém, quando iniciar a segunda temporada em que terei alguns materiais extras, irei postar as características do personagem.

- Atualizado em

Rick_Dreadfull



Victor Frankenstein
 (Harry Treadaway)         Conceito: Médico anatomista
Idade: 21 anos                                                 Virtude: Prudência
                                                                         Vício: Orgulho

Jovem médico ambicioso e com segredos obscuros, é procurado por Sir Malcolm devido aos seus conhecimentos de anatomia e acaba tendo de lidar com coisas bem mais misteriosas que a vida humana. Além disso, conforme o conto de Mary Shelley, ele acaba sendo atormentado pelo seu passado sombrio ao desejar chegar onde um mortal não deveria. 

Atributos:
 Poder - Inteligência 4, Força 1, Presença 3 / Refinamento - Raciocínio 2, Destreza 2, Manipulação 3 /Resistência - Perseverança 3, Vigor 2, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Ciências 4, Erudição 3, Investigação 2, Medicina 5, Ocultismo 3, Política 2 /
 Físicas - Armamento 2, Condução 2, Dissimulação 3, / Sociais - Astúcia 2, Empatia 2, Persuasão 3, Socialização 2, Trato com Animais 1.

Benefícios: Defesa: 2/ Deslocamento: 8/ Força de Vontade: 6/ Iniciativa: 5/ Moralidade: 6/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 7/

Virtudes e Vícios: Fortaleza/ Orgulho

Vantagens: Conhecimento Enciclopédico 4, Memória Eidética 2, Contatos 2, Mentor 2, Staus 2.


Especial: 
Apesar de sabermos que se trata da criatura que Frankenstein criou, há um detalhe na série que é importante guardar para aqueles que desejem acompanhá-la. Assim, vou detalhar também quando a segunda temporada começar.
- Atualizado em

Rick_Dreadfull



Dorian Gray
 (Reeve Carney)                           Conceito: aristocrata
Idade: 18 anos (aparente)                               Virtude: Caridade
                                                                         Vício: Luxúria

Muito pouco é dito sobre o papel de Dorian Gray na série, porém, ele faz muito bem a parte de sedução e o clima sexual do personagem. Trata-se de um sedutor nato que promove orgias e festas estranhas, além de fotografar tudo o que acontece nesses "eventos". Além de ser chamado para vários eventos ligados à aristocracia quase como um convidado de honra. Um detalhe importante é que ele tem uma verdadeira tara por pessoas belas que tenham alguma característica mórbida, como uma doença terminal ou sexo violento.

Atributos:
 Poder - Inteligência 4, Força 2, Presença 5 / Refinamento - Raciocínio 2, Destreza 2, Manipulação 4 /Resistência - Perseverança 2, Vigor 2, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Ciências 3, Erudição 3, Ocultismo 3, Ofícios 2, Política 4 /
 Físicas - Armamento 2, Condução 1, Dissimulação 4 / Sociais - Astúcia 4, Empatia 4, Persuasão 4, Socialização 5.

Benefícios: Defesa: 2/ Deslocamento: 9/ Força de Vontade: 6/ Iniciativa: 5/ Moralidade: 5/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 7/ Perturbações: Narcisismo.

Virtudes e Vícios: Prudência/Luxúria

Vantagens: Idiomas 1, Imunidade Natural 1, Resistência a Toxinas 2(*), Aparência Surpreendente 4, Fama 2, Habitué 1, Recursos 4

(*)Especial: Dorian Gray, como sabemos, tem a estranha habilidade de recuperar-se de quaisquer danos físicos que tenha sofrido (isso inclui imunidade a doenças) quando observa seu misterioso quadro num salão secreto. Na série ainda não foi revelado o que ele vê, se é um espelho ou um quadro com seu retrato, mas ele se recupera rapidamente. Em termos de jogo, seria 1 ponto de vitalidade por turno que ele gasta enquanto observa o quadro. Se for dano agravado o tempo de observação e concentração aumenta para 1 minuto por ponto de vitalidade a ser recuperado.








- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Mais detalhes serão feitos depois, por que estou lendo outros livros. Por exemplo, as habilidades mediúnicas de Vanessa ou a característica do Ethan Chandler precisam ser detalhados de acordo com as regras dos livros! 
Galera, aceito sugestões de modificações, principalmente por que não fiz contagem de pontos, fui colocando as características que eu achei lógicas para os personagens.

- Atualizado em

Rick_Dreadfull


Calibã (A Criatura)
Idade: ???                                  Conceito: 
Solitário
                                                     Virtude: 
Temperança
                                                     Vício: 
Ira

Caliban (Rory Kinnear) , a primeira criatura de Victor Frankenstein, essa sim seria a versão do livro de Mary Shelley. Só que não é tão bonzinho assim depois que aprende a maldade dos humanos. Só recebe o nome de Caliban depois que Victor o abandona e um dono de teatro o acolhe e lhe dá esse nome por causa do personagem Caliban da peça de teatro A Tempestade de William Shakespeare.

Com este pedirei um pouco de auxílio a quem tem a leitura de Promethean: The Created. Alguma sugestão? E quais livros me aconselham a ler para relacionar os dons especiais dos personagens acima, como: a mediunidade de Vanessa, a sedução de Dorian Gray pensei em usar a disciplina vampírica dos Toreador mesmo (mas ainda não li Vampiro: Réquiem) e vou ler Lobisomem: os destituídos para caracterizar Ethan Chandler transformado. Alguém sugere algo a mais?



vitorflash

Para Ethan, eu aconselho o livro Skinchangers world of darkness. A mediunidade de Vanessa pode ser visto no livro World of Darkness: Second Sight. Eu acho que Dorian Gray só tem um nível alto de sedução.


Rick_Dreadfull

Ele também pode se regenerar quando observa o quadro e é imortal também, podemos considerar isso um tipo de poder adquirido por pacto? E pensei na disciplina Presença do Toreador por que simula muito bem as aparições dele na série. Mas lerei suas sugestões!
Obrigado!! 

tecnowancer

Também não acho que Dorian seja apenas sedução em níveis altos, acho que tem um quê de místico nessa sedução. Além dele se regenerar tb...

Eu tb quero ver esse skinchangers, werewolf é a linha q mais curto :-), mas não curti o lance do pai lobo e etc, eu adoraria customizar essa origem aí.


Marcinho

Também acho que a sedução do Dorian seja um poder, sutil, mas um poder. E ele é virtualmente imortal (destruindo o seu quadro, ele morre).

Sério, tecnowancer, que a mitologia do pai lobo você não gostou? achei até melhor do que aquela coisa do Garous protetores da natureza que era o apocalipse.

Rick_Dreadfull

To com o Marcinho com relação à história do pai lobo de Ethan Chandler, tem muito mais sentido e um clima de terror e suspense clássico da história dos lobisomens que os guerreiros protetores da natureza, eles são seres amaldiçoados ou druidas com Forma Selvagem, entende?

E quanto ao Dorian eu vou ver as habilidades e poderes vampíricos para adaptar ou eu pensei em colocar algo como "avatar físico" de Mago para ele dando o poder da regeneração e da sedução mais poderosa a ele. E para a criatura do Dr. Frankenstein tem a regra de Imbuidos no livro Antagonistas do WoD, pelo menos à principio dá pra usar tranquilamente! Já para Vanessa tenho que ler com calma o Second Sight.


tecnowancer

Esses poderes do Dorian foram mostrados na série ou é conhecimento da literatura? Caso seja um livro, qual seria ele? Curti o personagem, queria ler mais. Ele é um vampiro?

Pois é, não curti muito o plot do pai lobo não, o antigo plot eu curtia bastante quando mais novo, hoje tenho ressalvas, mas consigo abstrair mais dele que a parte ECO do jogo, e o resto do LOA é muito boa.

Marcinho

Cara, O Retrato de Dorian Gray é um conto/livro pra lá de antigo. O resumo é esse aqui:

Dorian Gray é o tema de um retrato de corpo inteiro em óleo de Basil Hallward, um artista que está impressionado e encantado com a beleza de Dorian; ele acredita que a beleza de Dorian é responsável pela nova modalidade em sua arte como pintor. Através de Basil, Dorian conhece Lorde Henry Wotton, e ele logo se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata: que a beleza e a satisfação sensual são as únicas coisas que valem a pena perseguir na vida.

Entendendo que sua beleza irá desaparecer, Dorian expressa o desejo de vender sua alma, para garantir que o retrato, em vez dele, envelheça e desapareça. O desejo é concedido, e Dorian persegue uma vida libertina de experiências variadas e amorais; enquanto isso seu retrato envelhece e registra todos os pecados que corrompem a alma.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Retrato_de_Dorian_Gray

Como ele faz parte da gama de personagens da era vitoriana, já fez participações em algumas histórias como aquele filme A Liga Extraordinária, além de ter filme próprio.

- Atualizado em

vitorflash

Já li o livro "O retrato de Dorian Gray" e gostei muito. A imortalidade e regeneração fica subentendida e nada é explicito. No livro, ele não é esse super sedutor e sim um cara muito bonito que depois vai se corrompendo para a luxuria e outros pecados. Para mim, em relação a adaptação da série, o seu nível sedução seria alto e  ele teria um mérito que ajudasse além da regeneração e da imortalidade ligada ao retrato.  

Rick_Dreadfull

Sim, concordo. Pensei em algo como o Retrato ser um avatar físico como uma das desvantagens do antigo Mago: A Ascensão. Não li ainda Mago O Despertar, mas vou procurar algo que possa configurar os dons ou poderes do Dorian. Ainda serão descritos mais dois personagens: Sembene e a Brona, os antagonistas pouco explorados durante a série, mas que no final começaram a ter mais participação. Só o Sembene que não me atreverei a postar uma ficha completa, por que além de habilidade em combate corpo-a-corpo uma boa força física, não se sabe mais nada a respeito deste personagem.

tecnowancer

Brona não é a prostituta? Não me parece que ela possui algo em especial, nem perderia tempo fazendo realmente uma ficha para ela.

Marcinho

Como o mundo das trevas é vasto e misterioso, o Dorian não precisa ser encaixado em nenhum dos seres que conhecemos. Ele pode ser muito bem algo único (de fato ele é) e você define os poderes.

Rick_Dreadfull

Entendi, Marcinho. Só queria deixar como base para de repente se alguém quisesse jogar com este personagem em alguma narrativa, entende? Ou usá-lo como NPC tendo como base estas fichas.

Tecnomancer, sim, é a prostituta, porém no final da temporada uma coisa acontecerá com ela que a tornará um pouco mais que isso. Daí, não sei se preciso fazer a ficha dela ou deixar para depois que retornar a segunda temporada e ver as suas características durante a série.

Rick_Dreadfull

Crônicas possíveis: 
-Crianças estão desaparecendo de forma misteriosa e investigadores foram contratados para procurá-las, há boatos estranhos dizendo que as crianças ouvem uma música de flauta e seguem a canção até o nevoeiro, desaparecendo sem deixar pistas. Há quem diga que só as crianças ouvem tal canção! - Estratégias de inserção na crônica: um parente criança de um ou mais jogadores também são sequestradas, um investigador jogador é chamado para desvendar o problema, há figuras com certo poder aquisitivo envolvidas neste escândalo;
-Assassinatos brutais ocorrem pela cidade e as pessoas começam a ficar amedrontadas dizendo que é o retorno de Jack Estripador (um dos plots no início da série) e se isso é verdade ou não será escolha do narrador, o caso é que podem haver envolvimentos maiores que de um mero psicopata. Ou pior, esse psicopata pode ser muito mais do que aparenta;
-Os desafortunados, grande parte da população londrina nesta época, estão contraindo uma estranha doença e começam a um comportamento violento uns com os outros até que começam a perseguir feirantes e comerciantes. Entretanto, somente quando um aristocrata é morto que as autoridades realmente começam a se mexer e percebem que essa estranha doença está se espalhando, trata-se de uma fúria incontrolável que aumenta algumas capacidades físicas do ser humano e suas emoções afloradas, especialmente a fúria. Estratégia de inserção na crônica: um ente querido de algum jogador tem contato com Dr. Frankenstein ou Dr. Jekill que iniciam experiências estranhas em alguns sujeitos até que sai de seu controle, um dos sujeitos da experiência é um ou dois jogadores (no máximo) e cada um desenvolvendo um efeito e só é possível parar ao descobrir o antídoto com um dos médicos loucos;
-Uma mansão assombrada é palco de variados assassinatos e um médium (Vanessa?) é chamado para verificar o que está acontecendo, mas o médium descobre que há mais de um fantasma aterrorizando todos os que por ali passaram;
-Uma exposição de fotografia faz um dos personagens conhecerem Dorian Gray e até ser seduzido (a) por ele, após uma noite ardente de sexo e fotografias eróticas tiradas, aquele que realizou o ato com o fascinante Dorian começa a se sentir fraco e sua essencia vital sendo sua sugada de alguma forma, pondo em risco sua vida. A única maneira de se salvar é completando uma missão ou objetivo para o soturno Dorian;
-Vanessa os encontra e diz que Sir Malcolm procura pessoas habilidosas para invadir um casarão antigo que aparentemente pode ser uma pista do paradeiro de sua filha. O aristocrata poderoso paga muito bem e vai oferecer uma ótima recompensa para quem o aceitar, entretanto, ele não vai chamar as autoridades, só quem quer fazer um tipo de trabalho de mercenário. Estratégia de Inserção: Dinheiro nunca é demais para os personagens.

tecnowancer

Verdade Rick, agora que falou que lembrei que ela virou muito amiga do victor e do adao ne?

Rick_Dreadfull

Já terminou de ver a primeira toda, Tecnowancer?

Rick_Dreadfull


Sembene
(Danni Sapani)                                 Conceito: Valete
Idade: 40 anos                                                 Virtude: Justiça
                                                                         Vício: Ira

Sembene é o ajudante pessoal africano de Sir Malcolm. Um homem misterioso com a face marcada por profundas cicatrizes e rituais de escarificação. Ele possui um ar soturno e uma aura heróica, que o compele a enfrentar as trevas com uma determinação inquebrantável. O elo que o liga a Sir Malcolm parece ser mais forte do que a simples relação de servidão.

Atributos:
 Poder - Inteligência 3, Força 4, Presença 2 / Refinamento - Raciocínio 3, Destreza 3, Manipulação 2 /Resistência - Perseverança 3, Vigor 3, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Investigação 2, Ocultismo 2, Ofícios 2, Política 2 /
 Físicas - Armamento 4, Armas de Fogo 2, Briga 4, Condução 3, Esportes 2, Furtividade 3, Sobrevivência 2 / Sociais - Astúcia 2, Intimidação 4, Manha 3.

Benefícios: Defesa: 3/ Deslocamento: 13/ Força de Vontade: 6/ Iniciativa: 6/ Moralidade: 7/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 8/ Senso do Dever: Proteger Sir Malcolm.

Virtudes e Vícios: Justiça/Ira

Vantagens: Bom Senso 4, Mente Meditativa 1, Ambidestria 3, Costas Fortes 1, Desarme 2, Esquiva (Armamento) 1, Esquiva (Briga) 1, Estilo de Luta (Duas Armas) 3.

OBS: Muito pouco se sabe sobre Sembene, mas sua história será mostrada na próxima temporada. Entretanto, ele é um servo de Sir Malcolm com algum tipo de missão sagrada.

- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Falando sobre o cenário e trabalhando nos conceitos de Penny Dreadful.

Um primeiro aspecto a ser definido é que a Inglaterra de Penny Dreadful é nebulosa, misteriosa, cruel e obscura. Há a necessidade de passar este clima aos jogadores para que comecem a sentir como é viver numa cidade fria e onde as relações humanas com a cidade são bem violentas, não no sentido só físico, mas social. A Revolução Industrial britânica trouxe inúmeras consequências para quem não é abastado e mesmo os que possuíam dinheiro em determinadas áreas, perdeu-se muito devido à substituição do homem pelas máquinas nas fábricas. Bom lembrar características das diferenças sociais da época e trazer à tona os conflitos de uma pessoa pobre em busca de recursos para sobreviver e até mesmo a vulnerabilidade às doenças que acometeram a população da época, como tuberculose, gripe, sífilis, etc.

Pontos interessantes para mostrar aos jogadores é que os crimes famosos como os de Jack o Estripador, Sweeney Todd o barbeiro demoníaco, O Corvo de Edgar Allan Poe são ótimas referências para serem citadas durante uma crônica investigativa e trazer o ar de suspense que a narrativa evoca. Para quem curte, como eu, colocar aos poucos elementos sobrenaturais na história, esses temas são ótimos para iniciar uma boa campanha de Penny Dreadful. 

Tipos de personagens dos mais variados podem ser usados, vampiros, lobisomens, changelings, prometheans, etc. Entretanto, se a proposta for um horror investigativo onde são humanos tendo suas experiências com o sobrenatural talvez perca um pouco a graça do ar misterioso que é ter contato com essas criaturas e, desejando vampirizar ou "licantropiar" os jogadores, é legal fazer isso gradativamente, caso o contrário o grupo acaba sendo uma Liga Extraordinária sem os elementos interessantes que faz o mundo das trevas ser o que é: medonho, bizarro e aterrorizante. Estou narrando para meu grupo uma crônica usando o cenário e alguns personagens do seriado, cada jogador tem o seu próprio, alguns têm uma relação sutil com os NPC's do seriado, como a presença de Sir Malcolm, Dorian Gray e Vanessa Ives. Coloquei recentemente a presença de Victor Frankenstein só por um momento, mas nada que vá fazer diferença agora.






Rick_Dreadfull

Um pequeno exemplo de narrativa:
De maneira interessante e, pelo feedback dos jogadores, está divertido os personagens se encontraram para resolver um mistério de desaparecimento de crianças no orfanato de uma aristocrata emergente (Personagem jogador) por causa de herança de marido. Crianças e adolescentes estão desaparecendo sem explicações do orfanato e tudo leva a crer que não é algo normal, por isso, um detetive (personagem jogador) foi chamado para descobrir o desaparecimento delas. Além disso, um professor de esgrima que ensina à pessoas com poder aquisitivo a arte da "esgrima" (personagem jogador). E entrou um quarto jogador com um personagem universitário, um estudioso ocultista que será contatado pelos outros jogadores na próxima sessão. 

Cada jogador tem algum elemento em seu histórico ligado ao sobrenatural, a dona do orfanato é acusada de matar o marido para conseguir sua herança por outras pessoas da alta sociedade e têm flashes de parte de seu passado cruel - Para este personagem pretendo colocar elementos de Changeling os Perdidos. 

O detetive ficou órfão quando criança e não sabe como seus pais sumiram, mas graças aos recursos que tinham, herdou uma parte do dinheiro que deixaram para parentes cuidarem dele até a vida adulta. Seu objetivo é descobrir sobre o paradeiro dos pais e encontrou a forma de fazê-lo tornando-se um detetive. - Para este personagem terá contato com elementos de Vampiro, pois estou decidindo se a mãe ou o pai se transformou e matou o cônjuge e logo depois, fugiu para não machucar a criança. 

Enfim, só dei um pequeno exemplo do que está ocorrendo, fora que o plot principal que estou usando é o desaparecimento das crianças no orfanato, me possibilitando trabalhar não só o cenário como também a relação entre os jogadores e a atmosfera do jogo. Pesadelos, NPC's enigmáticos (uma criança que está tendo contato com alguma coisa entre as sombras ou apresenta sintomas de distúrbios mentais), outros fatos para tirar o foco dos personagens só naquele assunto, os estigmas sociais da época são elementos que estou usando bastante para narrativa. Fora, é claro, de uma seção espiritual que foi revelador para alguns deles (sim, usei a Vanessa Ives do seriado para apresentar este elemento). Enfim, muitos recursos (além de trilha sonora da série) estão sendo usados para narrar e o encerramento deste arco de história deve acontecer em duas ou três sessões para colocá-los mais envolvidos com o mundo sobrenatural e assim, será algo mais para Caçadores Caçados. Um dos jogadores, inclusive, já teve contato com um vampiro e foi mordido por um, mas irei apresentar algumas coisas de transformação aos poucos, dando-lhe uma certa vantagem e desvantagem ao mesmo tempo. 

Como todos aqui são fãs do gênero, acredito que não é difícil colocar um clima interessante para a narrativa, só pensei em algo mais voltado para Penny por que estava cansado de um WOD focado em intrigas de Vampiro, o lance da proteção da natureza dos lobisomens e a ascensão dos magos. É bem interessante tudo isso, mas tirou um pouco da finesse que essas criaturas apresentam, eu adoro bruxas e Mago: A Ascensão junto com outros jogos que focam em elementos místicos tornaram a magia um mero instrumento de rolar dados pra Bolas de Fogo e tirou o terror completamente do clima do jogo. Onde estão os rituais complexos com palavras cabalísticas e componentes materiais como velas e símbolos místicos? As maldições sendo lançadas apresentando coisas terríveis em vez de espetáculos pirotécnicos de BOOMs e ZZIIIIOM e PWAAAAANS?! Estou até hoje procurando um bom livro, filme ou série que me mostre história envolvente sobre bruxas e encontrei um pouco em Salem, apesar de algumas críticas ao roteiro do seriado, são aqueles elementos que eu procurava num jogo envolvendo feitiçaria e rituais místicos sendo levados ao macabro também. 


- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Enfim, para concluir, mostre a seus jogadores o lado mais sombrio do cenário de sua própria Penny Dreadful. Problemas sociais, exposição à violência, crimes hediondos, eventos bizarros... O que garante que Jack o Estripador não era um vampiro que tinha predileção por prostitutas como presas? Ou Sweeney Todd fosse possuído por espíritos vingativos e os faziam matar suas vítimas? Ou mesmo se o médium do grupo acaba sendo visitado por um fantasma que tem relação com outro personagem jogador? Quem sabe até se um personagem não é uma oferenda para alguma entidade e estão vindo cobrar seu tributo? Ou a criatura de Frankenstein vê no personagem feminino do grupo sua possível noiva e fará de tudo para consegui-la? 
Inúmeras possibilidades para fazer sua crônica de Penny Dreadful ser muito boa como a que estou narrando está sendo divertidissima para mim e, segundo meus jogadores, também está sendo para eles. Detalhe é que eles não curtiram muito o seriado, mas estão gostando da narrativa. Sou narrador com pouca experiência e está sendo a segunda campanha que narro de verdade, após 3d&t Alpha. Com isso, só me faz ter mais sede de narrar e também de passar um pouco da experiência aqui no fórum.

Abraços a todos e vou postando mais material que eu achar interessante aqui, assim como aguardo críticas, sugestões, etc.
- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Desculpem os erros de português, mas não revisei o texto, ok?

Rick_Dreadfull

Os Vampiros de Penny Dreadful: Aqui vai a descrição e imagens das criaturas que apareceram na primeira temporada da série.

A “criatura” que raptou Mina Harker e que fez seu pai, Malcolm Murray formar um grupo de aventureiros para resgatá-la. Essa “criatura” como podemos ver na série é um vampiro. Conhecendo a história de Mina Harker sabemos que ele foi raptada por Drácula segundo Bran Stoker no romance escrito por ele, mas os roteiristas preferiram seguir uma outra direção não citando Drácula, pelo menos nessa primeira temporada, já que no episódio #01 vimos Malcolm matar um vampiro e dizer para Chandler que existem muitos outros, dando a entender que existem vários vampiros espalhados pelo mundo. Pode ser que estes vampiros tenham sido infectados por Drácula ou não, isso ficando a cargo do Mestre decidir, já que Malcolm também está investigando o Livro dos Mortos egípcio que parece estar escrito na pele dessas criaturas e seria o responsável pela maldição do vampirismo. Lembrando também que os vampiros mestres tem a sua disposição um grupo de mulheres vampiras que agem como suas servas e companheiras, sendo necessário fazê-las um pouco mais fracas do que o vampiro que as criou. Todas elas possuem a mesma aparência após se transformarem: cabelos brancos, unhas cumpridas  e negras, olhos negros e com olheiras, roupas negras. Além disso os vampiros conseguem um grupo de servos humanos que os protegem durante o dia quando eles passam dormindo. Esses humanos farão tudo para proteger seus senhores na esperança de um dia se tornarem também uma dessas criaturas imortais.

A “criatura” da série existe a necessidade de comentar algumas coisas sobre ela. O vampiro mostrado em “Penny Dreadful” tem algumas semelhanças e algumas diferenças com a tradicional lenda do vampiro que conhecemos. Vamos listar abaixo algumas destas características:

  • Todos os vampiros são parecidos fisicamente e nenhum deles consegue se misturar no meio de mortais. Eles são mais altos do que um humano normal, a pele é substituída por uma proteção de couro meio acinzentada, são carecas e com dentes pontiagudos;
  • Eles não são imunes a tiros e danos de armas brancas, sofrendo ferimentos e morrendo normalmente. Mas segundo Van Helsing, em um dos episódios, é preciso decapitá-los e enfiar uma estaca no coração para ter certeza;
  • Durante o dia eles dormem agindo apenas a noite, longe da luz do sol;
  • Possuem alguns poderes não muito comuns a vampiros, como a possibilidade de fazer suas vítimas projetarem suas imagens para que outros possam ver e interagir com elas (é como se os fizessem transitar entre a vida e a morte cedendo algumas capacidades sobrenaturais dependendo da situação);
  • Não foi possível ver nesta primeira temporada se podem mudar de forma, como morcego, lobo ou névoa, ficando isso a cargo do Mestre;
  • Após a terceira vez que um vampiro se alimentar de sua vítima ela morrerá e se tornará também um vampiro.
  • Matar o vampiro líder mata todos os vampiros que ele criou e cura suas vítimas do vampirismo (apesar que na série isso não funcionou com Mina);


Vampiras Servas 

São as companheiras do Vampiro mestre que o acompanham e o protegem, muitas vezes sendo também as que atraem vítimas para seus senhores.




Servos Humanos (Carniçais?)

Estes servos humanos são os protetores dos vampiros durante o período que eles ficam dormindo nas horas do dia. Eles se tornaram escravos dos vampiros por vontade própria ou porque foram sugados pelo vampiro durante um ataque.


FONTE: https://ovelhinhodorpg.wordpress.com/2014/08/05/penny-dreadful-para-call-of-cthulhu-parte-3/

- Atualizado em

Rick_Dreadfull

Jogo: Penny Dreadful

Sistema: Storytelling

Ano: 1891

País: Inglaterra (Londres)

Sinopse: O número de crimes brutais tem aumentado no centro de Londres, cenário onde repousam histórias aterrorizantes de assassinos psicopatas famosos como Jack, o Estripador, ou Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco. As estações londrinas não parecem ser muito estimulantes já que o clima frio temperado e oceânico é predominante nesta região. A supremacia econômica inglesa é indiscutível, já que a Revolução Industrial iniciou da  Inglaterra e as relações de trabalho e produção influenciam diretamente a sociedade britânica e européia. Por Londres ser a maior cidade do mundo, a prosperidade das classes mais favorecidas é evidente bem como o poder político seguia da mesma forma! Mesmo assim, as injustiças para os mais desfavorecidos também são sinais de uma Inglaterra desigual e elitista. Era cada vez mais evidente que enquanto os ricos prosperavam e davam grandes festas regadas a bebidas caras e espetáculos impressionantes de ostentação, os pobres cada vez mais eram tratados como "ninguém" tendo em vista que o desemprego estava aumentando pelos avanços da Revolução Industrial e das fábricas. Entretanto, essa não é a situação mais caótica de Londres, pois aqui, as sombras escondem muito mais que as disputas de classes sociais...

Em meio ao estilo de vida londrino, uma onda de violência começa a aterrorizar o centro da cidade, assassinatos brutais e sanguinolentos, junto a desaparecimentos misteriosos têm preocupado as autoridades da Scotland Yard e a polícia de Londres. As pessoas suspeitam que seja culpa do famoso e monstruoso assassino Jack, o Estripador. 

Policiais descobrem os corpos de uma família inteira assassinada e deixados quase desnutridos, fatores concluídos pela perícia de que seja lá quem conseguiu tal feito, tem uma força monstruosa, mas o fato do sangue ter sido drenado de uma forma incrível, ele não sabe dizer. Tudo o que pôde deduzir é que o sangue foi absorvido por alguém ou algo!!! Em outro ponto da cidade, uma mulher é encontrada esquartejada, mas diferente da família com o sangue drenado, foi como se tivesse sido destroçada por um um animal grande. Enfim, nada conclusivo pôde-se chegar, mas a polícia ainda investiga ambos os crimes para achar os suspeitos. Afinal, tratavam-se de uma família pobre e a mulher era uma prostituta, alguém que a vida ignorou.

Neste contexto, estão os personagens jogadores: 

Lucrécia Livingstone Colle, 25 anos, uma linda jovem casada com um velho empresário de exportação de produtos agrícolas. Sua relação iniciou quando ela foi adotada pelo velho Milton Colle pois se encantou pela beleza da moça. Uma jovem interessada em conhecimento e culta, era vista como a prostituta de luxo de Mr. Colle, até que eles casaram-se. Ele com 52 anos e ela apenas com 17 anos de idade. 8 anos depois, o velho veio a morrer de uma crise cardíaca segundo os médicos, a jovem Lucrécia, é claro, foi apontada como principal suspeita, entretanto foi inocentada quando o laudo finalmente saiu. Apesar das fofocas na alta sociedade dizerem o contrário sobre sua índole, Lucrécia herdou a fortuna do falecido marido e também os empregados: uma governanta (Emma) e a noviça empregada (Kate). Fiéis no serviço à jovem dama, trabalham com afinco para agradar à patroa. Além do fato da jovem dama ter criado um orfanato para crianças e jovens abandonados em Londres, ela teve esta ideia para que outras crianças não precisem passar pelas dificuldades que passou quando maltratada pela sociedade desde a infância, antes de se tornar a Sra. Colle. Também é dona de uma biblioteca que abriu para complementar renda e se instruir cada vez mais, afinal, ser uma mulher viúva com pouca idade e ainda ter sido acusada de assassinar o marido, precisa de estratégias para resguardar-se contra possíveis agressores tanto da justiça como da sociedade. 


Frederick Abberline (Inspirado no filme A lenda do Cavaleiro Sem Cabeça), 35 anos. Detetive empenhado em encontrar os pais desaparecidos quando criança, ele foi abandonado para ser criado por um tutor designado pelo pai. Ninguém nunca contou o que aconteceu a seus pais para terem ido embora ou algum fato que os fizeram desaparecer, como sequestros, por exemplo. Teve uma vida confortável, mas o dinheiro diminuia conforme os anos passavam, assim, decidiu unir o útil ao agradável entrando na carreira investigativa. Deseja encontrar os pais e conta com a ajuda da lei para isso, talentoso investigador, porém é viciado em ópio devido aos sentimentos de solidão e culpa pelo desaparecimento dos pais. Auxiliou o famoso inspetor Sherlock Holmes na prisão de Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet. Com isso, ganhou algum prestígio dentro da polícia e foi convidado a trabalhar na Scotland Yard. 


(Continuação)

- Atualizado em

reef

Bom dia!
Caramba Rick parabéns é pouco pelo belíssimo trabalho e esforço em divulga-lo. Muito obrigado.

Rick_Dreadfull

Obrigado pelo elogio, Reef. Mas não fiz muito ainda, confesso que apesar de adorar escrever, eu faço isso quando vem a vontade e divulgo. Mas vou continuar divulgando aos poucos para falar sobre a aventura, ok?

reef

Fala Rick.
Por favor, continue sim. 
Abraço

tuelho

O ethan está mais para um sangue lupino com forma dalu e gatilho de lua cheia para fúria mortal

Rick_Dreadfull

"E então toda luz acabará e o mundo viverá nas trevas. O próprio ar será pestilência para a humanidade. E nossos irmãos, as criaturas da noite, irão emergir e se alimentar. Grandioso é o nosso poder, grandioso é o nosso reino, grandioso como o meu beijo."(Penny Dreadful, S3E8)

Essa é a profecia que Vanessa Ives, a Mãe do Mal, a noiva prometida de Lúcifer e obsessão de Dracula para que possam sair da escuridão e da prisão eterna que Deus os colocou. A saga da série finalizou com muitas pontas soltas, das quais serão mais trabalhadas nas HQ's que serão lançadas em 2017. Enquanto isso, faço minha própria versão da história dos personagens apresentados aqui. 

Sei que faz muito tempo que não escrevo, mas a narrativa tem acontecido de maneira muito satisfatória e quero ressuscitar esse tópico igual ao Dr. Victor Frankenstein. Kkk Assim, quando possível, irei voltar a escrever sobre a adaptação dessa série que tanto amo.


Marcinho

Acredita que ainda não via 2º temporada?!! Mas está na pauta e prevejo assistir em mais ou menos uma ou duas semanas hehehe (esperando só terminar umas que estou vendo atrasadas).
Mas nada que uma maratona não resolva :D