Ambientação - Brasil
Criado por RPGeiro · 31 postagens
RPGeiro
Rick_Dreadfull
Que tipo de narrativa será? Terá algo a ver com política, ações da Petrobras controladas por políticos com coligações sobrenaturais, problemas sobrenaturais em eventos que aparentemente seriam caso de polícia, não é muito diferente com o cenário exterior, porém, acho que as pessoas (me incluo nessa) não apreciam crônicas em terras brasileiras puramente por não estarmos acostumados a usar/valorizar coisas que mais nos familiarizamos, especialmente nossa nação.
RPGeiro
Se eu decidir por ambientar a história no Brasil, inevitavelmente os temas de Política e Corrupção, e as ideias de ganchos que tu sugeriu, estarão presentes.
Hentges
Nicolas_Salermo
A seriedade e a imaginação do jogo iria pros cafundó por conta dos jogadores saberem diversas algumas coisas do nosso território nacional.
Jogar WoD pra mim funciona que nem uma campanha medieval de D&D. São cenários pré-concebidos, mas que posso mexer neles como bem entendo.
Por exemplo, no território nacional falar que NPC ou jogador matou o Lula causaria uma crise de risos e/ou suposições mirabolantes de como ficaria o governo dali pra frente. Perderia um pouco aquela ideia de "mundo imaginário". É assim que eu penso pelo menos...
sp_santiago
Engraçado, na minha mesa acontece o oposto: jogadores sempre preferiram jogar no Brasil.Há uma certa mentalidade de "repulsa" de se ambientar no Brasil por tornar a experiencia de jogo sem graça. A seriedade e a imaginação do jogo iria pros cafundó por conta dos jogadores saberem diversas algumas coisas do nosso território nacional. Jogar WoD pra mim funciona que nem uma campanha medieval de D&D. São cenários pré-concebidos, mas que posso mexer neles como bem entendo. Por exemplo, no território nacional falar que NPC ou jogador matou o Lula causaria uma crise de risos e/ou suposições mirabolantes de como ficaria o governo dali pra frente. Perderia um pouco aquela ideia de "mundo imaginário". É assim que eu penso pelo menos...
Nicolas_Salermo
Mas eu concordo com você, dependendo do que acontece na mesa, vira piada.
Em um jogo recente, houve uma complicação envolvendo o filho do governador. Quando eu falei o sobrenome do sujeito, houve um silêncio constrangedor que, por um momento, achei que iria descambar para o humor.
Nicolas_Salermo
Com meu antigo grupo (mestre + 4 jogadores) com certeza seria uma piada e duraria no máximo 2 sessões.
Mas no novo grupo (mestre + 2 jogadores) acho que poderia rolar bem o jogo, mas é claro que teriam situações "estranhas" como a sua, Santiago. hehe
Pensando comigo mesmo, eu perco um pouco a magia do RPG ao jogar em "território conhecido".
Rick_Dreadfull
Hentges
o que isso significa?
RPGeiro
Como o Nicolas comentou, dependendo da história, a questão de NÃO conhecer bem um lugar pode ser importante e ajuda o mestre a criar um clima de desconhecimento e estranheza que pode se perder se jogada em cidades brasileiras.
Hentges
Nicolas_Salermo
Acho que dá pra rolar uma sessão de jogo sim em território nacional, mas acho que precisa de bem mais esforço do mestre pra ambientar e dos jogadores a levar a sério.
Rick_Dreadfull você narra Penny Dreadfull no Brasil? Que maneirooo!! kkkkkkk
Mestre
Hentges
Mestre
Nicolas_Salermo
Deve ter dado um trabalhão conseguir isso tudo, mas já que o jogo dura 6 anos, então valeu e MUITO a pena!
Hentges realmente não há erros nisso tudo, sendo que pra mim e alguns outros jogadores em minha situação acabam por ter dificuldades pelo grupo ou ambientação mesmo. Como o Mestre mesmo fez, ele imergiu literalmente na história da sua cidade pra construir um cenário convincente e completo, mas outra coisa que você falou é pura verdade e acho que atrapalha bastante: Maturidade.
Levar o jogo a sério como uma forma pra se divertir acho bem mais válido do que "zuera never ends" (O que já ando cansado...). Meu antigo grupo não teria como jogar nWoD , tanto que não jogam, mas meu novo grupo jogamos facilmente e sem perder o clima, mas em um cenário brasileiro, acho que não estamos preparados ainda. rsrsrs A imersão pra minha narrativa é melhor em lugares menos conhecidos.
(Eu não gravo nome de ruas e nem das cidades próximas, e muito menos escalas por quilometragem... hehe)
Mestre
Usando a cidade, fica mais fácil fazer com que os mesmo se localizem e imaginem muito melhor...levei 1 ano de pesquisas e estudos para fazer o cenário..costumo dizer que "profissionalizamos" o RPG já que levamos muito a sério...jogamos 2 vezes no mês e a galera só falta por motivo de força maior mesmo...
E uma coisa que fiz logo no início foi levar a galera pra dar uma volta na cidade e conhecer os principais pontos usados no cenário, além de usar mapas, fotos, relatos e todo o material disponível para que eu tenha um melhor aproveitamento e diversão de todos! :)
Nicolas_Salermo
Com seu grau de empenho acho que você transformaria As Meninas Super Poderosas numa crônica de nWoD bem pesado e cheio de horror facilmente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rick_Dreadfull
Mas não descartaria essa possibilidade!!!
Jab
Eu acho que cada estado do Brasil comporta uma série de criaturas. Vou usar como exemplo o Rio de Janeiro onde mestro uma crônica de Changeling.
Em primeiro lugar, uma ótima ferramenta que DEVE estar à disposição dos jogadores é um tablet/notebook com Google Maps. Assim os jogadores podem traçar rotas e explorar estabelecimentos reais.
Bom, minha crônica é ambientada na cidade de Cabo Frio que fica na "Região dos Lagos". Esta região é composta por uma sequencia de pequenas cidades litorâneas que tem como característica forte o turismo. Por ser uma cidade litorânea, As 4 estações são bem presentes.. O verão é MUITO quente, o inverno é frio e chuvoso, o outono deixa a cidade toda em tons de marrom por causa das folhas secas e na primavera, a cidade fica com outra cara devido a arborização de duas ruas. Sem contar que ela é destino garantido por ser refúgio de turistas no animado carnaval da cidade, no festival de inverno, na festa da padroeira da cidade e em todos os feriados prolongados.
Se continuarmos olhando para o Estado, A região serrana (Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, etc...) é propícia para os Uratha por serem mais isoladas e as cidades serem menores enquanto a região metropolitana (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Etc...) pode ser mais frequentada pelos Vampiros e por ser o local onde se concentra o poder.
Mas isso quem decide é o mestre. Se ele assim decidir, os Changelings podem ter expulsado os vampiros da área metropolitana, os Uratha podem ser tão fracos na região que uma outra "raça" domine todo o estado ou de repente, vampiros, lobisomens e demônios nem existam e os Changelings dominem todo o território Brasileiro divididos em vários reinos que lutam entre si por poder.
Mas pra não perder o tema do tópico, acho que Changelings combinam mais na Região Norte (por causa das lendas da floresta) , Centro Oeste (por causa das lendas da região do pantanal) e cidades históricas do interior de Minas (que também tem inúmeras lendas que envolvem principalmente fantasmas dos inconfidentes)
RPGeiro
MDSS
1- tenta pegar o mais parecido com a realidade possível. Esse modo é quase certo de dar problema, majoritariamente por que é certo de algum jogador conhecer um ou outro detalhe melhor que você (talvez ele queira ir num bairro que ele conheça como a palma da mão, mas por onde você nunca passou ou coisa parecida) o que acaba levando a diversas discussões sobre as minúcias do território nacional. Em tempos de crise política então, dúvido que se consiga terminar uma seção.
2- explique aos jogadores que a legislação é brasileira, a geografia nacional é brasileira, os estados e municípios mais conhecidos são brasileiros, a história de maneira geral é brasileira, mas que, sendo a prioridade a crônica, os npcs podem não corresponder com a realidade (talvez nem existam um Lula e uma Dilma no seu cenário) e o mesmo vale para bairros e outras localidades específicas, que serão transformados para melhor transpirar o Tema e Tom desejados. Desse jeito, com quanto que os jogadores não sejam chatos, não vejo por que não daria certo. É muito mais fácil de achar informações sobre coisas reais que se queira inserir na história, e qualquer coisa que divirja da realidade, os jogadores já terão aceitado de antemão que se trata de "liberdade poética" para o bem da crônica.
Particularmente, gostaria de ambientar uma crônica ou numa cidadezinha de interior fictícia, ou no ABC (paulista ou carioca, tanto faz). Eu cheguei a começar um grupo de Requiem no "Império da Guanabara", um único ancião teria tomado o Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá sobre seu controle, sendo que cada cidade tem seu próprio "Vice-Rei", uma cria direta do "Imperador", que está em torpor dês de 19XX. Cada cidade mantem relativa independencia, mantendo o clima local esperado do Réquiem, mas a chegada de forasteiros de outra parte do Grande Rio é bem mais comum do que o normal do cenário (o que continua sendo pouco para padrões vampiricos, a não ser para os que moram em uma cidade e trabalham em outra). O cenário tava interessante, com uma boa transição entre política local, com uma eventual reunião entre os 4 Vice-Reis de tempos em tempos (Embora o Rio seja a maior e mais poderosa das cidades, Niterói fica bem no meio do caminho parfa as outras 3, e assim, as reuniões costumam se dar ali, visto que os Membros não tem o dia[noite] todo pra ficar indo de um lado pro outro), infelizmente, vieram as provas, e dois dos três jogadores pularam fora. Quando procurei por novos jogadores, eles insistiram em ambientar em algum tempo no passado, e acabei deixando o cenário para formar um novo grupo.
Mestre
Quando estava montando o cenário, fui na Universidade, conversei com historiadores, fui em Biblioteca Pública e levantei os 400 anos de história da cidade e coloquei no papel e isso fez com que os jogadores conhecessem um pouco mais da história da cidade...foi gratificante em todos os sentidos e sei que está dando certo pq minha crônica já dura 7 anos com os mesmos jogadores.
Abraços... o/
Nicolas_Salermo
Sinto-me envergonhado pela minha preguiça de fazer isso tudo. kkkkkkkkkkkkk
E que mal lhe pergunte Mestre, é uma mesa de que? Vampiro O Réquiem?
Mestre
Ebbers
Ebbers
Nicolas_Salermo
Faz muito tempo que não temos novas historias dos usuários do site.
Eu mesmo acabei parando de jogar WoD e fiquei sem inspiração, mas ainda quero continuar as minhas.
Enfim, não esqueça não !!
Rick_Dreadfull
Mestre