Suplementos Indispensáveis

Criado por volmer · 11 postagens

volmer

Neste mês o novo Mundo das Trevas completa seis anos de publicações. O novo cenário trouxe regras muito elogiadas e uma atmosfera mais rica e aprofundada. Foram lançados quase trinta suplementos WoD ao longo do tempo, só para a linha de mortais, como Chicago, Changing Breeds, Armory, Book of Spirits, Antagonists e tantos outros. Dentre esses, quais são seus livros favoritos? Quais suplementos gerais do Mundo das Trevas você considera essenciais para os narradores que desejam ir além dos módulos básicos e explorar os diversos aspectos extras apresentados pelos suplementos para mortais?

Filipe

Eu posso ser linchado por isso mas, eu não gosto de suplementos. Para mim são apenas maneiras das editoras conseguirem mais dinheiro.

 

Sinceramente, achoq eu o forte do RPG é ser criativo. Claro, com um livro básico nós temos o ponto de partida, daí em diante, achoq eu o certo é usar a criatividade e criar.

 

Não, não estou dizendo que todo suplemento é inútil. Tem alguns muito bons, como por exemplo, os que aprofundam mais nos clãs, sendas, augúrios e etc. Mas, em sua grande maioria, o suplemento só serve para saturar um cenário que poderia ser simples e ao memso tempo empolgante.

 

Claro, essa é a minha opinião ^^

 

Valeu!

Silver_Fangs

Faz sentido o que o Filipe falou. Realmente os livros básicos são o suficiente para uma boa crônica e a única coisa que um grupo precisa além disso é imaginação.

No Mundo das Trvas antigo existiam muitos suplementos inúteis e que só serviam para encher os cofres da WW. Porém acho que este quesito foi muito melhorado no novo MdT.

Vou citar um que acho indispensável para os mestres de Lobisomem que querem "sacudir" um pouco a crônica que é o Blasphemies.

Gosto dele pois ele dá ferramentas ao mestre para mudar o próprio mito em torno do pai lobo, pois sei que alguns não gostam do mito.

Suplementos de Casas, tipo Lodges: The Splintered e Lodges: The Faithful, acho menos úteis pois seria mais interessante que o próprio narrador (ou os jogadores até) criasse suas Casas; não nego porém que existem várias casas interessantes nesses livros...

volmer

Existem livros muito bons e outros que "forçaram a amizade por uns trocados". Esse aspecto ruim percebo principalmente nos suplementos das linhas de vampiro, mago e lobisomem, como os exemplos que citaram. Por isso que a idéia do tópico é abordar os suplementos da linha de mortais, que pode ser usada, teoricamente, em qualquer jogo. Particularmente considero-as bem interessantes e no geral são bem feitas. E aí, quais são os suplementos mais úteis da linha de mortais?

issak_sirko

Pra mim apenas com os livros Antagonistas e Lugares Misteriosos, da p/ fazer muita coisa. As possibilidades são amplas p/ mortais, vampiros, lobisomens oq for.

Dracobahamut

Depende muito do tipo de história que vc quer fazer. E nisso eu acho os suplementos de nWoD muito bons. O Slasher é otimo para seria killers, Tales of 13th precint otimo para personagens da policia, Dogs of War otimo para soldados e tramas militares e por ai vai. 

Eu mesmo quando decidi optar pelo Storytelling (eu estava usando d20 modern para mestrar Dark Matter d20) eu sabia que queria tanto magia quanto tecnologia na minha cronica, então eu dei uma olhada no suplementos e optei por Hunter, Armory, Armory Reloaded, Second Sight e Mirrors. Estou seriamente considerando o Slashers porque muita coisa ali combina com o Instituto Hoffman (a organização principal de Dark Matter) e usar Changelings para representar as raças alieniginas (Ogro = Sasquath, Darkling = Grey etc...)

Acho que embora existam suplementos fracos, poucos são os suplementos que serviriam para qualquer um. Agora os suplementos da linha basica na maioria são muito bons naquilo que tratam, e eu achei menos caça niqueis que os suplementos de vampire, ou werewolf (os suplementos de mago, changeling, promethean e hunter eu tmb achei mais uteis na média). 

Corifeuagourento

Atualmente?

Meu favorito é Innocents, disparado.

Hentges

O Slasher, ainda que tenha parte do material voltado a Hunter, abre uma discussão muito interessante a respeito de protagonistas que perdem a Moralidade, além de apresentar novas possibilidades para a criação de personagens.

O Hunter Recognition Guide apresenta, na forma do diário de uma célula de caçadores, quinze cenários prontos para serem desenvolvidos. É uma leitura muito interessante no estilo do que diversos membros do site tem publicado na seção de Materiais.

Por fim, o Book of Spirits, além de detalhar o Reino das Sombras e seus habitantes em constante busca pela essência das emoções dos vivos, traz conteúdo o bastante para a construção de qualquer antagonista de natureza etérea.

Cleriston

Bom, como qualquer outra coisa na vida, acho que cada caso é um caso.

Uma das melhores coisas no WoD é que cada um joga como quiser - e isso também vale pros suplementos. Por isso mesmo, vários deles abordam diversos temas diferentes, visando atingir o maior público possível. Pegando como exemplo a linha de mortais, temos histórias de guerra (Dogs of War), poderes psíquicos (Second Sight), artilharia pesada (Armory e Armory Reloaded), entre outros. Então, acho que o caso é de se ver que livros atingem o maior público.

No caso da linha de mortais, acho que Second Sight, Mysterious Places e Slasher são os mais indicados - não por serem indispensáveis, mas porque podem sacudir enormemente o jogo. O último em especial é praticamente um outro jogo.

De Requiem? Não conheço a linha a fundo, mas particularmente gosto do The Blood (em geral, os "guias de jogador" ajudam muito os narradores). Apesar que acredito que Damnation City pareça uma boa aquisição, mas não tenho certeza.

De Lobisomem, acho que os mais importantes são:

Blasphemies (novas idéias acerca do cenário sempre são bem-vindas, não?)

Lore of the Forsaken (pelas discussões acerca da magia espiritual dos Uratha);

The Pure (simplesmente porque eles são muito pouco falados no LoD);

Territories (por explorar melhor essa faceta tão importante do jogo);

The Rage: Forsaken Player's Guide e Tribes of the Moon (por expandir as opções dos jogadores, o que também significa expandir as opções do Narrador);

War Against the Pure (pra sacudir tudo quando nada mais funcionar. rs)

Anthonys_kloger

Todo suplemento é importante, há os de maior importância para uns, menor importância para outros, mas todos os suplementos são importantes, pelo menos no novo mundo das trevas. Narrador que não tem tempo para criar um cenário próprio: temos Chicago, Nova Orleans, Boston, Denver, Lugares Misterioros. Todos uteis. Apções diversas para personagens. Rage, Blood, Armory.

Eu sinceramente sou fã da série Night Horrors, por trazer apenas um antagonista ou uma cena para ser introduzida ou gerar uma crônica inteira com apenas um antagonista. Mas não descartaria nenhum livro suplemento não. Só por que ele não me serve não quer dizer que não seja bom para o grupo vizinho.

httblyonn

Pow, ainda não vi nenhum livro da linha básica que eu não compraria. Todos me parecem interessantes, cada um à sua maneira.

Eu comprei e recomendo  que todos comprem os que foram traduzidos "Antagonists" e "Mysterious Places".

De inediato, pretendo comprar o "Book of Spirits" e o "Mirrors". Compraria também o "Second Sight", mas já que ta sendo traduzido eu vou esperar e pegar a versão em português.

Adorei também o "Innocents".

Abs a todos!!!