Oi, endorphines, bem vindo ao fórum. Quanto a sua dúvida, vamos por partes:
Se uma pessoa manda matar outra, ela deve rolar o teste de moralidade?
Depende da Mortalidade atual do criminoso. Julgue como se o mandante fosse o executor para determinar se deve fazer o teste ou não, mas aí aplique modificadores no teste de degeneração de acordo com circunstâncias que você julgue atenuantes ou agravantes.
Na minha humilde opinião, são pesos muito diferentes. Quando você mata, você vê a vida se esvair, você percebe o medo o desespero e por isso pode ser tão perturbador.
Não necessariamente. Você pode matar uma pessoa com um veneno e estar bem longe dela quando os sintomas aparecem, com uma bomba, com um cabo de freio cortado, et cetera. Você agiu diretamente mas não encarou a pessoa na hora da morte.
O que conta aí é o peso da vida tomada em si. Você pode aplicar modificadores ao teste de moralidade de acordo com as circunstâncias e sugiro que faça mesmo. É diferente matar alguém com uma ordem e uma mala de dinheiro do que com 5 tiros enquanto ela assiste televisão com a família. Mas ambos são assassinatos e merecem o teste SE a Moralidade no personagem for 3 ou mais (Crime Premeditado, jogue 2 dados).
Então eu queria saber de vocês, o que vocês acham? Rola teste de moralidade? Talvez com um mod+?
Se fosse eu eu daria 1 dado a mais pela pessoa não ser sujado as mãos diretamente e mais 1 se fosse inquestionavelmente uma questão de Virtude (Se a virtude é Fé e o personagem acha REALMENTE que é a vontade divina que essa pessoa morra) e talvez mais 1 se o o mandante conseguisse racionalizar bem. Daria redutores se o fosse por motivo banal (ele me insultou em público e agora deve morrer), se não for uma morte "limpa" (o assanino, com ordem suas ou não, fez a pessoa sofrer muito antes de morrer), se a pessoa fosse alguém importante pro personagem (namorada, pai, etc).
Talvez com o tempo o valor da vida se torne supéfulo? O que vocês acham?
Esse é o sintoma da Moralidade degenerando e pra isso é preciso que se faça os testes. Se matar pessoas ocasionalmente virou algo mais simples isso significa que essa pessoa se degenerou e deve possuir valores de Moralidade abaixo de 5. Não dá pra ficar encomendando mortes a torto e a direito com Moralidade 7 só na base da racionalização.
Espero ter ajudado. Não sei se você assistiu Os Sopranos ou acompanha Breaking Bad, mas acho que ambas as séries dão inspiração muito boas para lidar com um sistema de Moralidade como o do Mundo das Trevas.