Bem-vindos à escuridão

por volmer em

Finalmente no ar! É com muita satisfação que apresento a vocês o site (comunidade) Mundo das Trevas. Há algum tempo estive incomodado com a necessidade de um espaço na internet que reunisse os rpgistas brasileiros de Storytelling. Quer dizer, já existem vários sites, blogs, fóruns sobre rpg em geral, que naturalmente também abordam os títulos do Mundo das Trevas, e também ótimos blogs específicos sobre o tema, mas sentia a falta de um ambiente de discussão para jogadores da linha. Logo, por que não? Por que não criar algo assim? Bem, o site que apresento é a minha resposta, ou ao menos o início dela!

A idéia foi oferecer um espaço colaborativo, uma comunidade que desenvolva e discuta conteúdos dos jogos Storytelling. Através de cadastro, os jogadores podem interagir entre si, discutir em fóruns, divulgar materias próprios e muito mais.

Esta primeira versão do site compreende quatro seções principais, acessíveis em qualquer página na parte superior, que eu descrevo aqui:

 

Blog

Área de divulgação de novidades, lançamentos, eventos e textos sobre o Mundo das Trevas. Os posts são escritos por usuários definidos como "Escritores", sendo este papel atribuído pelos administradores do site. As postagens podem ser comentadas por todos os usuários na parte inferior das páginas. Os textos são classificados em seções, como Vampiro, Mago, Mundo das Trevas - Geral, e assim por diante, sendo possível ver apenas os posts de uma determinada seção, pelas opções da coluna direita da página onde os posts são listados. Os textos também podem ser acompanhados via feed RSS!

 

Fóruns

Ferramenta de discussão que todos já devem conhecer. Nos fóruns podemos discutir sobre jogos, bater papo, tirar dúvidas e muito mais. Cada fórum aborda um jogo em particular, além do fórum geral de Storytelling. Em cada fórum os usuários podem criar tópicos de discussão sobre um determinado assunto (ligado ao fórum onde este tópico está sendo criado), onde a discussão vai desenrolar por meio de postagens. Existem também os membros especiais chamados "chefes", definidos pelos administradores da mesma forma que os Escritores do Blog, que têm a função de realizar manutenções nos fóruns, como edições, mover tópicos, bloquear/desbloquear fóruns e tópicos (itens bloqueados não podem receber novas postagens) e moderar postagens que não estejam de acordo com nossos Termos de Uso. Em cada postagem nos fóruns você pode opinar a respeito, marcando-a na parte inferior direita.

 

Materias

Essa é minha área favorita, que torço para bombar absurdamente (ou não =) ). Trata-se de um espaço para os usuários enviarem conteúdos criados por eles, como histórias próprias, ambientações, personagens interessantes, antagonistas desafiadores, etc. O material enviado fica logo disponível para apreciação dos demais usuários, que podem opinar com comentários, elogiando, criticando e dando sugestões ao autor. Os demais membros também podem dar uma nota para o material, de 1 a 5, na parte logo abaixo do seu título. Assim, os materias são listados num ranking de acordo com as notas médias que recebem (sujeitos a uma quantidade mínima de votos para poderem aparecer). O ranking geral é visualizado na página incial do site, com o Top 5 de materias. Um ranking mais detalhado, classificando os Top de cada categoria (ambientação, história, personagem, antagonista, etc) e de cada seção (vampiro, mago, lobisomem, etc) pode ser acessado  na opção "Mais" da box do ranking. A idéia com essa área é divulgar e prestigiar os materiais próprios dos rpgistas, já que encontramos tanto conteúdo genial criado por jogadores, não? Vamos pôr toda essa criatividade mórbida pra funcionar!

 

Mapa

Nosso mapa rpgístico! A idéia aqui é apontar a localização de lojas de rpg, lugares interessantes e abertos para sessões de jogos e para encontrar a galera. Os lugares são apontados pelos usuários, que cadastram o local informando alguns dados como endereço, cidade, breve descrição e outros opcionais, como telefone e e-mail do lugar (úteis quando se trata de alguma loja, por exemplo) e também apontando a localização no mapa. Após o cadastro, o lugar será analisado por um administrador, que o publicará em seguida. Essa atitude é tomada afim de se evitar lugares duplicados, já informados por outros usuários.

 

Espero que vocês curtam o site, aproveitem todas os recursos diponíveis e lotem o banco de dados de conteúdo!! =) E por fim, mas o mais importante! Desejo que o site seja desenvolvido em colaboração com todos os membros da comunidade, de verdade. Logo, caso você tenha qualquer crítica, sugestão de mudança ou adição de novas funcionalidades, entre em contato. Como estamos na primeira versão, você com certeza vai achar algum bug que passou despercebido aí em alguma esquina... quando isso acontecer, por favor, avise-me para que ele seja consertado, agradeço bastante. Também estamos recrutando voluntários que possam participar como escritores, chefes do fórum e também designers, para dar uma cara melhor para as páginas. Seja qual for o caso, você pode entrar em contato comigo pelo meu perfil, enviando-me uma mensagem, ou pela opção "Contato" na parte inferior. Sejam bem-vindos à escuridão!