Contrato das Horas
Contratos das Horas
- Rites of Spring (pag 102) -
Os caminhos para Arcádia se torcem através do tempo e espaço. Changelings podem voltar depois de uma década em Arcadia para descobrir que apenas quatro dias se passaram, e o inverso também é comum. Esses Contratos representam barganhas feitas para ganhar algum controle sobre a natureza instável o tempo dos Fée. De fato caminhar dentro e fora do passado e do futuro é impossível para Changelings (e provavelmente até mesmo para os Gentis), mas Changelings podem fazer uso desses Contratos para alcançar notáveis resultados da mesma maneira.Restauração da Beleza do Amanhecer (•)
Essa Cláusula permite ao usuário transformar um velho, dingsujo ou corroído objeto num objeto mais novo e em melhores condições. Flores murchas de repente aparecem recém-colhidas, amarelados, quebrados, papel torna-se nítido, branco e novo e metais corroídos se tornam brilhantes e lisos.
Custo: 1 ponto de Glamour
Parada de Dados: Fado + Ofícios
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling ou alguém de sua família possuía este
objeto antes do Changeling ser sequestrado.
Resultados da Rolagem
Falha Dramática: O objeto envelhece rapidamente e se desentegra em pó.
Falha: A cláusula falha e o objeto não é afetado.
Sucesso: Com um toque, o Changeling faz com que qualquer
objeto de até tamanho 3 se torne como um objeto recentemente feito. Um exame
minuncioso feito por qualquer especialista ou instrumentos científicos confirma
que o objeto é de recente fabricação. Um par de sapatos velhos com solas gastas
e couro frágil aparecem novos de primeira mão e com couro recém-bronzeado. Esta
cláusula não tem efeito sobre criaturas vivas. No entando, ela pode fazer restos
em decomposição de animais e plantas parecerem ter morrido recentemente. No
entando, esta cláusula não repara qualquer dano que não tenha sido causado pelo
tempo e não substitui quaisquer outras peças que faltem além de pequenos
pedaços gastos que descascavam pela idade ou corrosão. Um livro antigo que foi
rasgado e queimado por um incêndio parece um novo livro que foi rasgado e
queimado por um incêndio. O Changeling precisa tocar o objeto para afeta-lo.
Sucesso Exepcional: O objeto também é limpo de toda sujeita e manchas, e
se torna mais resistente a idade, durando três vezes mais que o normal em usos
normais.
Modificadores
Sugeridos
Mod. Situação
–1 O Changeling roubou o objeto.
+1 O objeto foi dado de presente ao
Changeling.
Momento Congelado (••)
O Changeling congela o
objeto no tempo por alguns minutos. O objeto não pode ser movido ou danificado
pela duração dessa cláusula.
Custo: 2 pontos de Glamour
Parada de Dados: Raciocínio + Fado
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling ativa esse Contrato no anoitecer ou no
amanhecer.
Resultados de Rolagem
Falha Dramática: O objeto vôa violentamente através da sala, possivelmente
quebrando ou machucando qualquer um ou
qualquer cosia pelo caminho.
Falha: O contrato falha e o objeto não é afetado.
Sucesso: O Changeling toca o objeto e o congela no tempo e
espaço pela duração de uma cena. O Changeling pode determinar precisamente quanto tempo ele deseja que o objeto fique
congelado. Enquanto o efeito da cláusula durar, o objeto estará completamente fora
do tempo — o objeto não pode ser movido e é imune a toda forma de dano. Um copo
d’água ou um objeto que tenha sido derrubado enquanto esta cláusula é usada
sobre ele permanece imóvel suspenso no ar
com a água não derramada até a duração expirar. Além disso, o tempo não
passa para o objeto, então se o alarme de um despertador está tocando enquanto
o contrato é ativado, ele permanece em silêncio até a duração do contrato
terminar, quando ele voltará a tocar normalmente de onde parou. O Changeling
pode usar esta cláusula em qualquer objeto de até tamanho 3, e precisa ter
tocado o objeto na hora ou momentos antes para ativá-la. Esta cláusula não pode
ser usada em criaturas vivas ou mortas-vivas.
Sucesso Exepcional: O objeto permanece congelado no tempo até o próximo
nascer ou pôr do sol.
Modificadores Sugeridos
Mod. Situação
-1 O objeto não foi motivo na última cena.
+1 O objeto está em movimento quando o changeling ativa esta cláusula.
Ladrão dos Dias (•••)
Esta cláusula faz um objeto inanimado envelhecer
rapidamente enquanto o personagem permanecer encarando o objeto. Em
pouco tempo, o Changeling faz o objeto envelhecer e degradar como se tivesse
passado anos ou décadas.
Custo:: 2 pontos de Glamour
Parada de Dados: Fado + Investigação
Ação: Instantânea
Brecha: O Changeling conhece o nome de um ex-propietário do
objeto, que agora está morto.
Resultado de Rolagens
Falha Dramática: Algum objeto que o Changeling carrega ou veste é
degradado por esta cláusula.
Falha: A cláusula falha e o objeto não é danificado.
Sucesso: Ao encarar fixamente o objeto não mais que um número de metros iguais ao
Fado do Changeling em distância do objeto, o changeling pode fazer ao objeto
corroer e decair. Cada sucesso adquirido na ativação desta cláusula inflige 1
de dano ao objeto, ignorando sua Durabilidade. Caso o objeto seja examinado por
especialistas ou instrumentos especializados, todo dano causado por esta
cláusula parece perfeitamente natural, danificado pela ação do tempo. O
Changeling pode afetar qualquer objeto de até tamanho 10 com este poder, Mas
esta cláusula não pode ser usada em criaturas vivas.
Penhores e outros
objetos féericos não podem ser afetados por esta cláusula pois eles estão
parcialmente fora do tempo.
Sucesso Exepcional: Nenhum bônus além do dano causado pelos múltiplos
sucessos.
Modificadores Sugeridos
Mod. Situação
–1 O Changeling pode ou não ver o objeto de forma clara ou pode ver apenas uma parte do objeto como uma arma em um coldre.
+1 O Changeling toca o objeto.
Horas Oscilantes (••••)
O Changeling aprende a
alterar o tempo que se passa quando ele está na Sebe. Esta cláusula pode fazer
o tempo passar mais rápido ou mais lento para o Changeling e seus companheiros
enquanto estão dentro da Sebe.
Custo:: 2 pontos de Glamour + 1 ponto de Força de Vontade
Parada de Dados: Raciocínio + Fado
Ação: Instantânea
Brecha: O personagem esmaga algum relógio, cronômetro ou
qualquer objeto que simbolize a passagem de tempo enquanto ativa esta cláusula.
Resultados da Rolagem
Falha Dramática: O personagem perde o controle da dilatação do tempo; ele
pode ao seu destino muito mais rápido ou muito mais devagar do que planejava.
Falha: A cláusula falh e o tempo para o Changeling
dentro da Sebe passa igual como se passaria se estivesse no mundo dos
mortais.
Sucesso: O personagem pode mudar a
taxa de tempo que se passa para ele e seus companheiros enquanto ambos estão na
Sebe. Ele poderá ativar esta cláusula quando
entrar na Sebe, e poder alterar a taxa de tempo para quaisquer companheiros que
entrar com ele durante ou depois da ativação da cláusula. Ele pode escolher
passar o tempo mais rápido ou mais lentamente na Sebe. Os sucessos adquiridos
irão determinar o grau de controle sobre a passagem de tempo.
Sucessos Diferença de tempo
1 Sucesso x2
2 Sucessos x3
3 Sucesso x4
4 Sucessos x5
5+ Sucessos x6
* Se conseguir três
sucessos, ele pode fazer o tempo passar 4x mais rápido ou 4x mais lento
enquanto estiverem na Sebe. Ele poderia passar 8 horas na Sebe, e quando
chegasse ao mundo dos mortais, teria se passado lá 32 horas. Esta cláusula é
uma excelente maneira de passar o tempo rapidamente ou se retirar para a Sebe
para dormir, se curar ou encontrar tempo para terminar algum importante projeto
em um anormal curto tempo. O limite nesta cláusula é a taxa de tempo
diferencial para qualquer um que acompanhe o changeling naquela particular
viagem pela Sebe; essa taxa de tempo diferencial termina para todos os
personagens tão logo o Changeling que ativou o contrato deixe a Sebe.
Sucesso Exepcional: Nenhum bônus além dos múltiplos sucessos adquiridos.
Modificadores Sugeridos
Mod. Situação
–3 O Changeling tem um relógio funcionando consigo.
–1 Algum companheiro do Changeling tem um relógio funcionando consigo.
–1 O Changeling não pode ver qualquer parte do ceu ao usar esta cláusula.
Saltando para
o Cair da Noite (•••••)
O Changeling faz uma
pessoa ou objeto pular através do tempo. O alvo instantaneamente desaparece e
reaparece em um tempo predeterminado. O tempo não passa para a pessoa ou objeto
que foi arremeçada através do tempo.Custo:: 4 pontos de Glamour + 1 ponto de Força de Vontade
Parada de Dados: Investigação + Fado ou Investigação + Fado vs.
Composure + Fado
Ação: Instantânea ou Instantânea e disputada.
Brecha: O Changeling usa essa habilidade quando o objeto ou a
pessoa está tocando ou passando através de um portal para a Sebe.
Resultados da Rolagem
Falha Dramática: O Changeling acidentalmente lentifica a si mesmo no
tempo por uma cena. Ele reduz sua parada de dados e sua Iniciativa pela mentade
(arredondado para baixo) e ganha um modificador de –2 para todas as rolagens de Destreza e
Raciocínio por uma cena.
Falha: A Cláusula falha e o alvo não é movido através do
tempo.
Sucesso: O Changeling manda o alvo através do tempo. Ele pode
usar esse contrato em qualquer objeto de até tamanho 10 ou qualquer ser humano
ou criatura sobrenatural. Mandar seres vivos através do tempo requer um teste
disputado. O Changeling deve tocar o alvo ao usar essa cláusula. O número de
sucessos determina o quão longe no futuro o Changeling pode mandar a pessoa ou
objeto. O Changeling pode determinar o segundo exato em quão longe deseja
mandar o alvo, desde que tenha obtido os sucessos necessários.
Sucessoes Tempo Futuro
1 Sucesso Um turno
2 Sucessos Um minuto
3 Sucessos Uma hora
4 Sucessos Um dia
5 Sucessos 1 semana
Sucesso Exepcional: Adicione uma semana para cada sucesso adicional depois
do quinto. O alvo aparece no futuro no exato lugar onde ele estava quando foi
enviado. Se algum objeto ocupa essa localização no futuro, o alvo aparece o mais próximo no lugar onde
estava originalmente.
Uma séria desvantagem desta cláusula é que o
Changeling não pode recuperar um alvo que tenha sido enviado para o futuro. Uma
vez que uma pessoa ou objeto tenha sido enviado para o futuro, nada nem ninguém
pode ter acesso a ele antes de ele reaparecer no tempo previsto.
Modificadores Sugeridos
Mod. Situação
–1 O objeto ou pessoa é mais novo que um ano de idade ou fabricação.
+1 O alvo é considerado “velho” ou “antigo”
para uma pessoa comum.
*NOTA: Se quiserem esse material melhor organizado, eis o link para o download. A medida que eu for traduzindo os contratos, estarei os postando. Como estou em final de semestre na faculdade, posso demorar um pouco pra postar, mas vai chegar. Qualquer errata sobre a tradução ou erro no texto que alguém tenha notado, por favor falar comigo.
http://www.mediafire.com/view/?sis7y2wyu5wz8uu